Preparação da época 2016/2017

[member=22933]GonçaloC

Aposto um tomate em como não vamos abordar a próxima época com esse lote de extremos. Seria uma inconsciência e um reconhecimento de que não se aprendeu nada com esta época.
Também gosto do Adrien no banco. O melhor jogador desta época.

Ele não tem que rentabilizar, ele tem que perceber se são rentabilizaveis.

Honestamente abordar a próxima época com Barcos e Spalvis como pontas de lança parece-me um risco demasiado grande…aliás, nem risco parece, parece sim uma receita para o desastre. Que entre um avançado com 31 anos sem o mínimo calo europeu e outro de 21 sem o mínimo calo de uma liga competitiva…não estou a ver onde vamos buscar o rendimento imediato que o Sporting precisa. A venda do Slimani implicará a contratação de outro ponta de lança, assim espero. Até porque o Barcos pode perfeitamente jogar no apoio, aliás, há quem diga que joga melhor assim.

Portanto Barcos\Contratacao mais Spalvis\Contratacao. Não o vejo a ser de outra forma.

Quanto ao perfil do Montero, preferia alguém mais rápido, íncisivo e com outra garra, de preferência. :mrgreen:

De resto vendo o teu 11 não consigo perceber o Adrien no banco, é o MVP da época do Sporting e o jogador que mais cresceu, Capitão, todo o terreno. Ficando nem por sombras se abdica dele no 11 inicial.

Tambem reparo que não vês necessidade em reforçar a lateral direita e que os extremos mais uma vez seriam jogadores sem calo e\ou qualidade.

Não gosto de muito do que vai para aí. :mrgreen:

Adoro o Adrien e adoro o João Mário. Pus por aquela ordem porque sim, se estivesse ao contrário estava igualmente bem. Para termos mais sucesso na Champions/Europa, temos de poder mudar jogadores sem perder qualidade.

Quanto ao lote de extremos, é possível que tenhas razão, mas também é possível que Matheus e Mané tenham a sua época de explosão… o Mané em particular, em minha opinião, já tem capacidade para ser titular como extremo-esquerdo. Mais até que o Bruno César, de quem gosto (e que acho que tu também gostas).

Gosto do Bruno César sim, acho que está claramente em sub rendimento.
Extremos para o ano não deve fugir muito de:

Gelson, Iuri, Ruiz, Bruno César e reforço para entrar no 11.
Mais o João Mário que deverá continuar a jogar a interior.
Acho que o Matheus vai rodar (preferia que rodasse o Gelson). O Mané não tem espaço, IMO.

Bom, o investimento vai depender se entramos ou não directamente na champions porque ai dá para poder investir sem receios, são 12M. Temos a juntar o valor do novo contracto da NOS.

Penso que um investimento de 20M na equipa seria o ajustável, resta rescindir alguns contractos e contratar outros.

Temos a questão Coates, até ao momento convenceu mas 5M é muita fruta, pode ser que justifique no final.

GR- É necessário a contratação de um 3 Gr, mais experiente. Não duvido da qualidade do míudo, mas não quero ter 2 miudos a estagnar como 3 opção, prefiro um jogador velho para ocupar a 2 vaga.

DD- Limpeza geral, o JP não é o suficiente para aguentar e não confio em nada no esgaio, um DD para competir directamente com o JP por esse lugar.

DC- Nada a mudar, isto claro, se a cláusula do Coates for activa.

DE- Regressar o Jonnatan, temos 3 DE capaz de competir pelo lugar e um deles ainda por dar uma perninha na ala toda.

MD- William, Wallyson e Bruno Paulista. Depende ou não da saída do William, mas quero os 3 a competir pelo lugar.

MC- João Mário e contratação. Assumo a saída do Adrien como certa, senão ainda melhor porque não precisamos de investir aqui, estamos muito bem servidos.

Extremos - Temos Gelson, fazer regressar Iuri e experimentar Matheus e Mané durante a pré-epoca, se não convencerem, deixar sair. Dependendo da performace, necessário contratar 1 extremo ou 2 caso existe saldo para isso. Manter o Bruno César como Backup.

Avançados- Spalvis, Barcos e contratação.

Vendas - André Martins e Teo. Para além de todos os excessivos, onde posso acrescentar o Aquilani.

Vendas rentáveis - Slimani, Adrien e W.Carvalho. Vendas apenas para equilibrar as contas.

Esta seria a minha gestão :great:

João, outra questão que não referi, prendia-se com a venda de jogadores. Se vendesse o Slimani, mantinha o Adrien. Se vendesse o Adrien, mantinha o Slimani. Não vendia o William, porque fisicamente é importante para o lugar — de 6 —e o João porque acho que tem um potencial imenso.

De resto, não sei se o Jesus não vai optar por manter o João Mário à direita, “resolvia” o problema desse lado. E digo isto porque acredito mesmo muito no Mané para o lado esquerdo, ainda que ele me possa falhar. Pelo que é sobretudo pelo valor dele que discordamos, acho.

Nuno, era o maior crítico do João Pereira no início da época, mas evoluiu muito e encaixa muito bem na ideia que o Jesus tem para o lugar (que o Maxi já encarnava) - agressivo, intenso, dinâmico. Como disse ao João, acredito imenso no Mané e no Matheus. Podem-me desapontar, mas…

GR
Patrício
Contratação
Azbe Jug

DD
Contratação
João Pereira

DC
Coates
Paulo Oliveira
Ewerton
Naldo

DE
Jefferson
Jonathan

MC
William
Contratação
Adrien
Wallyson

Extremo
João Mário
Bryan Ruiz
Iuri

Extremo
Contratação
Matheus
Gelson

2º avançado
Contratação
Contratação

PL
Contratação
Barcos
Spalvis

Patricio, reforço

João Pereira, Reforço (Tenho gostado de ver o André Geraldes no belém)

Marvin, Jonathan

Coates, Semedo, Paulo, Naldo

William, Palhinha

Adrien, Wallyson, Gauld

João Mario, Ruiz, Iuri, Bruno César, Reforço

Barcos, Spalvis, Reforço, Reforço

6 Reforços contando já com Spalvis.
Precisamos de dar força ao nosso ataque.

Emprestaria Gelson, Matteus (matteus até o preferia ao Bruno César mas não me acredito que Jesus pense o mesmo), Paulista, Riquicho e Geraldes.

Vendia Slimani, Ewerton e jefferson

Infelizmente este tornou-se o tópico mais apelativo do forum para mim

:wall: :wall: :wall: :wall: :frowning: :frowning: :frowning: :frowning: :frowning:

tendo em conta que não estamos a jogar football manager, vou tentar fazer a coisa mais realista possível…

em relação à baliza… se aparecerem 12M ou mais por patrício pode ir à sua vida se assim ele quiser e a equipa técnica entender, jug serve para segundo existem putos suficientes e bons para terceira posição

defesas direitos - fica como está (schelotto e joao pereira), emprestar esgaio

defesas centrais - para mim o sector mais importante a resolver… temos naldo que para mim foi uma agradável surpresa e se não fosse a lesão era titular indiscutível por isso fica, temos paulo oliveira que até à lesão andava a jogar menos bem mas todos sabemos do que ele é capaz por isso fica, ewerton… sinceramente não o vejo ser útil num plantel que precisa de jogadores regulares, é a minha opinião, por isso se aparecer alguma proposta interessante é pensar, coates tem mais um ano de empréstimo logo fica, tobias e semedo são para emprestar, porque não sendo titulares, parados também não vão evoluir, ou então ficar com o semedo e emprestar o tobias

defesas esquerdos - zeegelaar fica e jefferson se aparecer alguma proposta boa pode ir à vida dele, não gosto dele, nunca gostei é a verdade, cruza muito bem é uma verdade, mas é a única coisa que lhe vejo… não sei quem comprar para a esquerda! ou entao regressar jonathan!

meio campo - andre martins, adeus, obrigado, william, adrien e joao mario para ficar claramente, fazer regressar palhinha e slavchev que não sei porque acredito que possa render! em relação a aquilani para o salário que aufere e para o que joga… acho que o melhor é sair…bruno paulista se não joga é emprestar e ter atenção ao ryan gauld e ao francisco geraldes da equipa B, talvez um empréstimo aos 2 não fosse má ideia! ah e não esquecer o wallyson!

ataque - slimani, barcos, spalvis, bryan, bruno cesar, mane, gelson, matheus e iuri medeiros para ficar no plantel, dá 3 avançados mais de área, bryan e bruno cesar mais cerebral para jogar a 10 ou encostado à esquerda, e 4 miudos com finta, agilidade e velocidade, teo é para vender claramente

resumindo acho que o plantel só precisa de pequenos ajustes…e nada de loucuras, temos bom material dentro de casa que esta emprestado… ja agora em relação aos emprestimos

geraldes vender, sacko vender, heldon vender, iuri e palhinha regressar, jonathan pode regressar, tanaka vender, luis ribeiro vender, miguel lopes não sei muito sinceramente, regressar ou vender, rosell emprestar ou vender, cisse empresta ou vender, sambinha vender, slavchev regressar, wallyson regressar!

Sem duvida que temos de mexer na frente!

Pontas, só o Slimani convence (falta ver mais do Barcos).
Falta aquele extremo abre-latas. (Gelson e Matheus não chegam).
Teo é para sair!

De resto…
Um lateral, o Schelotto ainda não me convence!
Alternativa ao William!

Assumindo que os titulares não saem!

Assumindo que nenhum jogador nuclear sai, o plantel seria

GR

• Patricio
  • Jug
  • Pedro Silva

DD

• Contratação de qualidade
  • Esgaio
    (dispensar Scheloto e JP)

DC

• Coates
  • Paulo Oliveira
  • Ewerton
  • Tobias/Semedo
    (vender Naldo)

DE

• Jefferson
  • Jonathan
    (vender Zeegelaar)

MC

• William
  • Palhinha
  • João Mário
  • Adrien
  • Wallyson
  • Gauld/Geraldes
    (dispensar Aquilani)

EX

• Bruno Cesar
  • Iuri
  • Mané
  • Matheus
    (Emprestar Gelson)

Av

• Contratação de qualidade
  • Barcos (em avaliação até final da época)
  • Ruiz
  • Contratação (ou manutenção do Gelson do plantel se Iuri contar para 2º Av)
    (venda de Slimani)

Essencialmente, defendo que o Sporting devia investir forte em 2 posições: no Ponta de Lança (não 2º avançado), que deve ser um jogador que assegure golos e consiga resolver jogos, como Jonas ou Jackson faziam, e no DD que deve ser alguem que traga qualidade ofensiva e defensiva. Podemos estoirar aqui 14-15 milhões só nestes 2 jogadores. É o que nos falta para subir o nível. Nas restantes posições, estou mais que satisfeito com o que temos em casa

Penso que para o ano vamos ter 3 saidas importantes do plantel:

[ul][li]Rui Patricio[/li]
[li]William Carvalho[/li]
[li]Slimani[/li][/ul]

outras saídas:

por empréstimo:

[ul][li]Tobias Figueiredo[/li]
[li]Domingos Duarte[/li]
[li]Jonathan[/li]
[li]Francisco Geraldes[/li]
[li]Matheus Pereira[/li][/ul]

final de contrato:

[ul][li]Schelotto[/li]
[li]André Martins[/li]
[li]André Carrillo[/li][/ul]

vendas/dispensas/etc…

[ul][li]Coates (não vamos ter dinheiro para o contratar)[/li]
[li]Ewerton[/li]
[li]Aquilani[/li]
[li]Oriol Rosell[/li]
[li]Carlos Mané[/li]
[li]Teo Gutierrez[/li][/ul]

Posto isto, penso que o plantel irá ser qualquer coisa do tipo:

GR:

[ol][li]a contratar[/li]
[li]Azbe Jug[/li]
[li]Pedro Silva[/li][/ol]

DD:

[ol][li]João Pereira[/li]
[li]Ricardo Esgaio[/li][/ol]

DE:

[ol][li]Jefferson[/li]
[li]Zeegelaar[/li][/ol]

DC:

[ol][li]Paulo Oliveira[/li]
[li]a contratar[/li]
[li]Naldo[/li]
[li]Rúben Semedo[/li][/ol]

MD:

[ol][li]a contratar[/li]
[li]Bruno Paulista[/li]
[li]Palhinha[/li][/ol]

MC:

[ol][li]Adrien Silva[/li]
[li]João Mário[/li]
[li]Wallyson[/li][/ol]

MO/AV:

[ol][li]Bryan Ruiz[/li]
[li]Iuri Medeiros[/li]
[li]Gauld[/li][/ol]

EE:

[ol][li]a contratar[/li]
[li]Bruno César[/li][/ol]

ED:

[ol][li]a contratar[/li]
[li]Gelson Martins[/li][/ol]

PL:

[ol][li]a contratar[/li]
[li]Lukas Spalvis[/li]
[li]Hernan Barcos[/li][/ol]

Não tenho o know-how de muita gente aqui, mas pronto, ficam aqui os meus humildes 2 cents.

Assumindo desde logo a venda de Slimani por uma boa quantia (sempre acima dos 20M) e também o modelo/preferências do JJ, vou dar a minha sugestão de plantel:

GR:
Rui Patrício (se vendermos por bom preço era logo o Valdés)
Azbe Jug
Pedro Silva

DD (não accionava a opção de extensão do Schelotto):
João Pereira
Esgaio ou Riquicho

DE (tentava vender Jefferson)
Marvin Zeegelaar
Jonathan Silva

DC
Coates
Naldo
Paulo Oliveira
Ruben Semedo

MDC (se conseguisse acima dos 30M vendia William)
Marko Bakic (zerozero.pt :: Porque todos os jogos começam assim...)
Paulista, Slavchev ou Palhinha (o ou os 2 que agradassem mais)

MC (vendia Adrien acima dos 20M)
João Mário (para se fixar definitivamente a 8 )
Wallyson Mallmann
Chico Geraldes

Extremos
Iuri Medeiros
Bruno César
Gelson Martins (eu não sou fã, mas o jj é…)
Bruma (zerozero.pt :: Porque todos os jogos começam assim...) /

Avançados (vendia Slimani, despachava Teo a todo o custo)
Spalvis
Barcos
Mané
Ruiz
Leo Bonatini (zerozero.pt :: Porque todos os jogos começam assim...)

Emprestava (só a equipas com um modelo de jogo adequado, como por exemplo este belenenses)
Matheus Pereira
Daniel Podence
Ryan Gauld
Chaby
Paulista ou Palhinha
Tobias
Riquicho ou Esgaio

Plantel sem acréscimo de custos (talvez até diminuição), e que seria competitivo qb para atacar a liga com toda a força, tendo opções de qualidade para todos os sectores (talvez à excepção dos laterais, para os quais não consigo arranjar melhorias evidentes).

SL

A haver contratacoes, na minha opiniao terao de entrar de caras para o 11 inicial (ou com prospecao disso):

GR: Rui Patricio e Luis Ribeiro
DD: Contratacao 1 e J. Pereira
DC: Coates, P. Oliveira, Naldo e R. Semedo ou Tobias F.
DE: Contratacao 2, Marvin ou Jonathan
MDef: Contratacao 3 e Palhinha
MC: Adrien e Gauld ou Wallyson
MAD: J. Mario e Gelson
MAE: Contratacao 4 e Matheus P. ou Iuri M.
SA: Ruiz e Iuri M. ou Matheus P.
AVA: Contratacao 5, Spalvis e Barcos

Contratacoes:
1: Hugo Mallo, Mayke ou Montoya
2: Jetro Willems (caro?) ou Ansaldi
3: Fernando (Sampdoria) ou M’Vila (dificil)
4: Kostic
5: Seb. Haller ou H. Preciado

Vendas significativas:
William Carvalho: Nao menos de 30M
Slimani: Nao menos de 20M

O meu onze tipo seria algo do genero:
Rui
Montoya | Coates | P. Oliveira | Ansaldi
Fernando | Adrien
J. Mario | Kostic
Ruiz | Haller

SL

[member=12830]João Leão, já agora, lembrei-me da nossa conversa ao ver o Lindelof e o Renato Sanches… e comparando-os, por exemplo, com o Gonçalo Guedes.

Muitas vezes, a qualidade não tem idade e os jogadores jovens só evoluem com jogos nas pernas. Diga-se que o Sporting, como clube vendedor, também não pode apostar apenas em jogadores maduros.

A questão sobre o Matheus e Mané é a seguinte: são eles Renatos/Lindelofs ou Guedes? Eu acho que também eles têm qualidade para ser aposta forte. E que só precisam de confiança para render, porque o talento é enorme.

Fazendo um primeiro esboço gostava de ver isto:
As dúvidas tiravam-se na pré-época

[b] Rui Patrício
                                                  Contratação
                                                    Azbe Jug

Contratação Paulo Oliveira Sebastián Coates Contratação
Contratação Semedo Naldo/Ewerton Zeegelaar/Jonathan

William/Contratação
                            B.Paulista/[u]Wallyson[/u]
                                    [u] Palhinha[/u]
                                                                  Adrien Silva
                                                         [u]Ryan Gauld[/u]/[u]F.Geraldes[/u]

João Mário Bryan Ruiz
Gelson Martins Matheus
Contratação Bruno César/Contratação
Iuri Medeiros Slimani/Contratação
Lukas Spalvis
Barcos(?)[/b]

Sublinhado: Jogadores que já são nosso mas que ainda teriam de integrar a equipa.
Cor: Contratações.

Vendas: Ewerton/Naldo, Jéfferson, Mané e Teo.
Saídas: André Martins e Schelotto (acabam contrato), João Pereira, Aquilani e Barcos(?).
Empréstimos: Miguel Lopes, Esgaio, Tobias, Podence e Chaby.
Vendas/Dispensas: André Geraldes, Slavchev, Rossel e Heldon.

O 11 base mantém-se, com a entrada de um lateral direito, lateral esquerdo e avançado. Melhorando algumas segundas linhas, a aposta em Iuri Medeiros e o regresso de alguns emprestados.
Contratar para a lateral direita um titular de qualidade e um suplente promissor. Na central renovar o empréstimo do Coates e manter outros 3 (saia Ewerton ou Naldo). Na lateral esquerda vender Jéfferson e se JJ não quiser apostar em Jonathan que se vá buscar por exemplo o Raphael Guerreiro, Zeegelaar servirá para suplente.
No meio campo sai Aquilani e André Martins. Chico Geraldes pode perfeitamente fazer o papel do Aquilani e até ter mais oportunidades na próxima época ou então o Gauld, ver-se-ia na pré-época qual encaixava melhor. Palhinha volta para ser uma alternativa a William que não tivemos este ano, bem como Wallyson que também pode fazer a posição mais avançada (se Bruno Paulista não alcançar as melhores condições), precavendo-se assim alguma saída que possa haver no meio campo.
Na ala direita manter Gelson e João Mário (que é mais uma opção para o meio campo avançado) e na esquerda manter Bryan Ruiz e Matheus e contratar alguém de qualidade se tivermos dinheiro para tal senão fica Bruno César.
Para a frente de ataque regressa Iuri com uma época fantástica, que até se poderá fixar como titular à esquerda se não contratarmos ninguém. Já temos Spalvis para concorrer com Slimani, falta a contratação de um segundo avançado que possa entrar no 11, com mais jeito de ponta de lança em relação a Ruiz/Iuri e que faça golos.
Caso alguém do importante do 11 base saia (ex.: Patrício, William, Adrien, J.Mário, Slimani), aí teremos de ir ao mercado buscar um substituto à altura. Não faço ideia qual destes poderá sair mas mais prováveis serão William e Slimani.

porra eu devo ser o único que acha que o João Pereira está numa forma do caraças… :inde:

Acho um erro dispensarmos o João Pereira. A meu ver pode muito bem fazer parte do plantel, se possível como 2º opção

A mim a composição do plantel pouco me importa, agora como o que quero é o SPORTING campeão acho que não vamos lá vendendo os melhores, com o intuito de equilibrar as contas, essas equilibram-se depois com os títulos e sucessivas presenças na CL