Preparação da época 2014-2015

GR: Rui Patricio, Marcelo Boeck

Mantinha os GR do ano passado a menos que existisse uma proposta vantajosa pelo Rui Patricio (15M no minimo). Caso o Rui saisse nao investia muito na posição e ia buscar o Vagner (Estoril) para competir com o Marcelo

DD: Cedric, Petkovic?

O Cedric deverá ser o titular e pelos vistos o Petkovic estará muito proximo de ser fechado

DC: Rojo, Mauricio, Dier, Paulo Oliveira

Eu tentava a todo o custo nao vender o Rojo. Evoluiu muito e foi na epoca passado dos melhores centrias do campeonato e um dos nossos esteios. Com a contratação do Paulo Oliveira ficamos com 4 centrais muito capazes, dois mais experientes e dois mais jovens mas com grande potencial. Caso o Rojo saia avançava para o Yohan (Estoril) ou Ewerthon (Anzhi). Não vou sequer supor a saida do Dier (seria um grande tiro nos pés, é o nosso ativo com maior potencial e pode realizar um encaixe financeiro muito significativo além de rendimento desportivo)

DE: Jefferson, Ali Adnan (Çaykur Rizespor)/Planas (Barcelona B)/Edimar (Rio Ave)/Djavan (Académica)

Precisamos para esta posição um jogador que possa competir com o Jefferson pelo lugar. O Ali Adnan impressionou me muito no ultimo mundial sub-20. Excelente a nivel ofensivo e cumpre a nivel defensivo (aqui o Marco teria que o trabalhar como fez com o Jefferson quando chegou a Portugal) e com boa estampa fisica (1.88m), era a minha 1ª escolha para dar concorrência ao Jefferson, parece me que bem orientado o Adnan vai muito longe e quem sabe pode ganhar mesmo o lugar ao Jefferson ainda esta epoca apesar dos seus 20 anos (na minha opinião tem potencial para ser muito melhor que o Jefferson).

O Planas confesso nunca o vi jogar mas pelo que li aqui no forum seria também uma boa opção e com a aliciante de acabar contrato com o barça (apesar de ao que parece ter bastante mercado em espanha mas a posiibilidade de competir na champions pode ser um trunfo a nosso favor).

Os outros dois são opções a nivel interno a baixo custo. O Edimar é um lateral bastante competente a defender e certinho a atacar, já o Djavan é bastante bom a atacar mas tem que aprender a defender melhor. Nenhum deles me parece melhor que o Jefferson mas são opções a ter em conta a baixo custo.

MDC: William, Oriol Rossell (Kansas City)

O William deverá ser o titular, com o Oriol (Que parece já estar praticamente fechado) a fazer lhe sombra e a preparar a sucessão. Sem duvida ficamos muito bem servidos, o William é o que todos nos sabemos (fantastico jogador) já o Rossel apesar de só o conhecer do youtube tem um perfil que me agrada. É um jogador com a escola do barça, muita quaildade de passe e boa leitura do jogo, talvez tenha que melhorar nos aspetos defensivos mas nada de preocupante. Tem o senão de vir de uma liga fraquissima como é a MLS mas caso tenha qualidade isso não o vai atrapalhar (como não atrapalhou o Montero)

MC: Adrien, Slachev, André Martins, João Mario

Aqui com a contratação do Slachev parece me que ficamos com opções de qualidade e caracteristicas diferentes. O Wallyson e o Zezinho não me parece terem espaço tentava empresta los esta epoca a 1 clube de 1ª liga em que pudessem ser titulares. Tentava inclui los no negocio do Derley por exemplo.

MO: Jano Ananidze(Spartak Moscosvo)/ Nikola Ninkovic(Partizan)/ Bruno Fernandes (Udinese)/ Piotr Zieliński(Udinese)/ Constantin Budescu(Astra Giurgiu)/ Omar Abdulrahman(Al Ain) / Iuri

Esta é uma posição chave a ser reforçada, aqui e nas alas tem que ser contratado um jogador que nos faça elevar de nivel têm que ser ‘As contratações’. O André e o João Mário podem fazer esta posição mas para mim são jogadores de pegar a bola mais atras.
Um must buy era sem duvida o Evandro (jogador muito completo por 1.3M é dado) mas parece me que esse já escapou para o norte infelizmente…

Caso aja alguma possibilidade económica a minha escolha iria para o Jano sem duvida. Quando apareceu no Spartak (com 17 anos) era pretendido por meia europa mas foi perdendo fulgor e a epoca anterior foi emprestado ao Rostov onde fez uma boa epoca (mas ainda longe do que pode realmente valer), talvez seja a melhor altura para o pegar em termos financeiro (mesmo assim seria sempre uma transferencia de dificil concretização). Mas valia a pena cada centimo gasto nele, o miudo é verdadeiramente um craque. Tem um toque de bola que não engana, não é nada egoista e tem uma excelente visão e classe sobretudo. Faz me lembrar um pouco o Iuri (mas o Jano já está num outro nivel), pode jogar a extremo mas penso que é no meio que rende mais. Era sem duvida ‘A contratação’ (e com 21 anos ainda tem muito por onde evoluir e não tenho duvidas que iriamos ter além de retorno desportivo um grande retorno economico com ele).

Outro que me parece muito dificil (para não dizer quase impossvel este) mas que seria um reforço brutal é o Ninkovic do Partizan. Muito objetivo, com exclente tecnica e criativadade para dar e vender é mais um jovem de muita qualidade do Partizan. Com 19 anos ainda tem muito por onde evoluir mas já é muito bom e assumiria sem grandes problemas a titularidade e papel de destaque no Sporting e no nosso campeonato. Teria de ser uma jogada de antecipação já que é pretendido por varios clubes de topo mas o esforço valeria a pena.

Outra excelente opção para MO e esta com a ‘vantagem’ de ser português é o Bruno Fernandes Já o ano passado achava que o deviamos ter ido buscar ao Novara para primeiro se ir ambientando na equipa B que o rapaz tinha futuro. Mas foi para a Udinese (conhecida por não ter medo de lançar jovens jogadores) e hoje em dia não sei se não estará fora do nosso alcance. Com 19 anos fez uma excelente epoca de estreia na Udinese com 4 golos e 6 assistencias em 24 jogos. É um criativo e se continuar a evoluir como até agora num curto prazo estará na equipa A de Portugal (pelo menos aos sub 21 já merecia ter ido). Não gostei muito dele no torneio de Toulon (estava demasiado individualista, provavelmente acusou a pressão de ser o mais consagrado dos portugueses e não soube assumir essa responsabilidade) mas gostava de o ver a crescer por cá sabendo que já é um jogador acima da media (tinha boas hipoteses de ser titular por cá) e que pode chegar ao topo.
Na mesma Udinese e um pouco underrated também há o Piotr Zieliński. Com 20 anos não foi muito utilizado pela Udinese esta epoca e parece me financeiramente possivel. Era sem duvida uma belissima adição ao nosso plantel não fica a dever muito ao Bruno Fernandes (mas deve ser bem mais barato).

Virando me para o campeonato romeno não me importava nada de cá ter o Budescu. Brilhou no Astra na epoca passada onde apontou 13 golos e 11 assistências. Mostrou muita objetividade, boa meia distancia e é especialista em bolas paradas. Tem como senão já ter 25 anos e só esta epoca ter realmente despontado na liga romena mas qualidade ele tem.

Uma aposta algo arrisca mas possivelmente a baixo custo seria o Omar Abdulrahman. Conheci-o nos JO de Londres onde em especial no jogo com o Uruguai deslumbrou. Qualidade técnica ele tem sem alguma duvida (quem dera aos nossos extremos ter aqueles pezinhos, no capitulo técnico niguém tem nada para lhe ensinar é top) mas parece me muito brinca na areia (pouca objetividade perde se muito em ‘bonitos’) e o facto de ainda não ter saido dos EAU também não ajuda. Não sei se os Sportinguistas teriam paciência para o Omar mas caso fosse bem ‘domado’ e direccionado pode dar um grande jogador, magia ele tem.

Caso não haja dinheiro para contratar alguém que possa ser uma verdadeira mais valia para esta posição então apostaria no Iuri. Qualidade não lhe falta no entanto tenho duvidas que esteja pronto para a equipa A do Sporting (se continua com a mesma atitude era queimado ao 1º jogo). O ideal seria empresta lo a uma equipa da 1ª liga bem orientada onde pudesse ganhar o seu espaço e evoluir. O estoril seria o ideal (vai participar nas competições europeias e é orientado por um bom treinador)

Extremos: Heldon, Shikabala, Esgaio, Carrillo, Mané, Sarabia (Getafe)/ Rotariu (Dinamo Bucareste)/ Josef Martinez (Young Boys)/ Jefferson Montero (Morelia)

O Heldon e o Shikabala deverão ficar já que chegaram recentemente e depois mantinha também o Carrillo e o Mané (que para mim são os nosso melhores extremos). O esgaio pelo que fez nestes 2 anos na equipa B também merce ficar no plantel principal.
Aqui a minha primeira opção seria o Sarabia. da formação do Real (era um dos melhores jogadores espanhois da usa geração nas camadas jovens) tem muita muita qualidade mas ainda não explodiu (tem ainda 22 anos), ficava por cá muito bem e não me parece que fosse necessário um grande investimento, sendo que também pode jogar no meio sem perder qualidade.
Depois temos os já falados para nós Rotariu e Josef Martinez. O 1º já o conhecia e fez uma excelente epoca apenas com 18 anos ainda era um investimento para trazer retorno. Já o 2º só o conheço pelo que li e vi dele no youtube mas gostei daquilo que vi e li, um avançado ala com bom remate, tecnica e sentido de baliza.
A minha ultima sugestão para esta posição é o Jefferson Montero. Anda perdido no Mexico mas tem qualidade para mais que isso podia causar estragos cá em Portugal.

Avançados: Montero, Slimani, ViolaDerley (Maritimo)/ Rafael Martins (Setubal)
Mantinha o Slimani e o Montero (mas não descurava vender o Slimani por uma proposta muito tentadora).
A minha opção para discutir o lugar com ele não é muito amada aqui no forum mas é um jogador em quem eu acredito muito e acho que encaixa bem como avançado mais movel, falo do Viola. É uma avançado explosivo bastante diferente quer do Montero quer do Slimani e bem trabalhado pode surpreender muita gente por aqui (tal como o Rojo surpreendeu esta epoca).
Caso o Slimani saia ou caso se decida não integrar o Viola no plantel a minha preferência vai para o Derley mas caso este seja demasiado caro virava me para o Rafael Martins que não é muito pior e pode discutir o lugar.

Com isto ficavamos com um plantel equilibrada e com profundidade suficiente para discutir as 4 competições em que nos encontramos.

Para jogos em casa contra as Academicas desta vida (equipas que jogam com o famoso autocarro) utilizaria:

Para jogos da Champions (aqui caso seja um jogo em que somos os underdogs talvez seria mais sensato utilizar o Esgaio e o Carrillo nas alas que defendem melhor) e jogos do campeonato mais equilibrados:

Isto considerando as minhas primeiras opções (que são um pouco de dificil concretização especialmente o Jano).