Preparação da época 2014-2015

Parece algo prematura a abertura do tópico, mas de certo que a direcção já prepara a próxima época e apeteceu-me fazer um pequeno exercício e partilhar com vocês. A qualidade dos reforços e os valores das vendas dos nossos jogadores com mais mercado vão depender do acesso à Champions. Isso parece-me indiscutível. Vamos assumir que o Sporting acaba o campeonato em 2º lugar, ou seja, que assegura desde logo o acesso à fase de grupos da liga milionária. Não me parece nada improvável, atendendo principalmente ao momento de forma do puorto.
Posto isto, o plantel da época 2014-2015, deveria ser algo do género, na minha opinião:

Guarda Redes

Rui Patrício - não acredito que saia muito sinceramente
Marcelo - se quiser jogar poderá sair, e veria com bons olhos o ingresso do Ricardo (Académica) por exemplo

Defesas

Laterais

Cédric
Jéfferson
Piris - tentar garantir mais 1 ano de empréstimo. Caso não consigamos um bom negócio, tentar encontra um lateral que jogue dos 2 lados

Centrais

Eric Dier
Maurício
Paulo Oliveira (Guimarães) / Yohan Tavares (Estoril)
Ruben Semedo / Matias Perez (B)

Médios

Médio Defensivos

Contratação de trinco possante - não me recordo de nenhum agora, mas o perfil seria idêntico ao do William
Jogador com potencial para a posição - o Anderson do Leixões seria perfeito, mas parece que vai para o Stuttgart

Médios Centro / Nº10

Adrien Silva
André Martins
Evandro (Estoril)
Iuri Medeiros

Avançados

Extremos

Carrillo
Héldon
Shikabala
Jefferson Montero (Monarcas Morelia,) / Sebá (Estoril)

Avançados

Fredy Montero
Slimani
Derley (Marítimo)

Não tenho dúvidas que o Marcos Rojo e o William Carvalho serão vendidos, por valores elevados. Agora é hora de tentar recuperar o que der dos seus passes. Também venderia o Capel.
Não incluo no meu exercício alguns jogadores da B com potencial para dar o salto, excepto o Iuri que, para mim, vai explodir na próxima época.
Não incluo o Wilson Eduardo, porque o venderia se houvesse alguma proposta decente. Também deixava sair o Magrão e o Vítor de caras.

Portanto, o Sporting faria 6-7 contratações (1 central, 1 lateral, 2 trincos, 1 médio box to box, 1 extremo e 1 PL), o que me parece perfeitamente realista e enquadrado na realidade do clube. Os reforços não seriam caros principalmente devido ao “boost” financeiro que a entrada na Champions daria. E muito sinceramente, com o Leonardo Jardim e estes reforços, num grupo acessível, acreditaria numa passagem aos oitavos.

Bom, até Maio-Junho muita coisa vai acontecer, portanto poderei achar ridículo o que escrevi aqui daqui a uns meses :lol: , mas mesmo assim decidi abrir o tópico. Digam de vossa justiça. :great:

E caso saia o Adrien ou A.Martins? Sugestões? :think:

Já contando com a “suposta” entrada do Evandro… :slight_smile:

É subir o Iuri, o Esgaio, o Fokobo(se renovar), o Mica/King, o João Mário e o Ruben Semedo.

Depois ver a evolução de jogadores como Wallyson, Chaby, Perez, Dramé, Riquicho, Ponde e por aí fora que certamente estarão na calha para poderem fazer parte de algumas convocatórias dos A.

Analisar a questão dos emprestados: Rinaudo, Betinho, Cissê, Salomão, Miguel Lopes, Tobias Figueiredo, Viola, Rubio, Evaldo, Zezinho e perceber quem deve regressar e quem deve sair. E perceber se accionamos ou não a opção do Piris.

Depois despachar/não renovar com Welder, Gerson Magrão e Elias(contando que não sai agora, cruzes credo) e ponderar/analisar propostas por Rojo, Vitor, Capel, Wilson(dependendo da opinião de LJ).

A nível de entradas não conto com muitas, estará dependente das saídas. Gostaria de ver entrar um central se o Rojo saísse, um extremo a sério se conseguirmos vender o Capel e um criativo, a não ser que o Shikabala seja um craque :pray: .

Não estou a ver nenhum clube a dar 45M pelo William e tudo o que for abaixo disso é mau negócio, por isso espero vê-lo de verde e branco na próxima época.

O Rojo e o Capel saem quase de certeza e o Patrício se fizer um bom Mundial.

Eu também acho que dificilmente alguém dará os 45M, mas estas coisas é preciso ter cuidado. Prefiro vender agora por 35M do que daqui a 2 anos por 15M.

É mau vender o William por 35-40M, se tivermos 100% do passe?! Porra, era uma venda do outro mundo!

Evandro pró lugar do A. Martins e pró lugar do Adrien não sei, mas gostava de ver o zezinho por estas bandas again.
Para trinco gostava muito do Anderson mas ele preferiu Alemanha…
Só um reparo, viram estes dois médios que sairam da 2ª liga? Rafa e Anderson? É continuar atento e apostar nos nossos que, sem muita dificuldade, são dos melhores da 2ª liga

O problema é que muito dificilmente vamos ter os 100%. Neste momento não temos €, no fim da época com o Mundial nem vale a pena tentar.

Os 40% que não temos têm uma clausula de recompra. Penso que não pagas o valor de mercado por eles.

Onde viste isso?

Esses 40% fazem parte do fundo do BES, aquilo tem regras. Para recompra. Já não me lembro onde li.

Já que estamos numa de brincar :mrgreen: :

GR: Marcelo, Vítor Golas(se renovar) ou Ricardo (AAC - baixo custo e contrato curto) e Luís Ribeiro
LD: Cédric e Ricardo Esgaio
LE: Jefferson e Djavan (AAC)
DC: Eric Dier, Maurício, Rúben Semedo e Paulo Oliveira(VSC)/Ewerton(Anzhi) ou Yohan Tavares (Estoril)
MD: Danilo Pereira (Marítimo) e Fokobo (se renovar), senão outro jogador jovem, como o Filipe Augusto
MC: Adrien e Zézinho
MO: Evandro (Estoril) e João Mário
Ext: Sebá (Estoril), Carrillo, Héldon e Willyan (Beira-Mar)
PL: Montero, Slimani e Derley (Marítimo)

Como este plantel já estou antever as vendas de 3 jogadores importantes, Rui, William e Rojo. Assim como vendas para libertar massa salarial e dar alguma capacidade para ir ao mercado, AM, Capel, Wilson, Vítor, Rinaudo (regressado de empréstimo), Magrão, Welder e Piris em final de contrato, etc.

Muito bom tópico e lançado no momento certo. Quando tiver mais certezas venho cá expor as minhas ideias

Entre Carrillo, Héldon e Shikabala tem de haver algum que pegue de estaca e seja consistente (tem dúvidas que isso aconteça até ao final da época), caso contrário tem de se apostar forte num extremo que não deixe margens para dúvida para ser o último elemento do quarteto.

Boa análise João Leão :great:

Sugeria então:

Guarda Redes
GR:Rui Patrício / Matt Jones (Belenenses)
GR:Marcelo
Defesas
DC:Eric Dier
DC:Maurício
DC:Yohan Tavares (Estoril)
DC:Ruben Semedo / Matias Perez (B)
DD:Cédric
DD/DE:Iván Balliu (Arouca) - ex Barça que pode jogar também à esquerda
DE:Jéfferson
DE:Mica (B)
Médios
MDF:W.Carvalho / Slavchev (Litex)
MDF:Filipe Augusto (Rio Ave)
MC:Adrien Silva
MC:André Martins
MC:J.Mário
MO:Kakitani
MO:Shikabala
Avançados
AL:Carrillo
AL:Héldon
AL:Jakub Kosecki (Legia) - 23 anos, avaliado em 2M pelo transfermarkt
AL:Mané / Iuri
AV:Fredy Montero
AV:Slimani
AV:Kudo

Apoveitando a sugestão de alguns foristas era isto ;D

Saídas: Patrício(?), Rojo, Piris, W.Carvalho(?), Vítor, Capel e Wilson.
Despachar também Elias, Magrão e Welder.

Eu não vou fazer já a equipa, pois é sempre imprevísivel antever as saídas. No entanto, parece-me óbvio que com o ingresso nas competições europeias na próxima época será preciso um plantel cirurgicamente mais extenso. Pode ser com base de elementos na equipa B, mas não só. Um outro lateral (caso Piris não fique, serão precisos 2), uma alternativa séria a William, mais um elemento para o meio campo (com mais jogos será necessário rodar o duo Adrien/A. Martins, e Vitor e João Mário talvez seja curto), um extremo titular e superior aos 2 que saírem (provavelmente Capel e Wilson ou Carrillo) e um central (Rojo possivelmente irá sair, logo será preciso alguém para titular, e não me parece que a solução esteja na equipa B).

Dentro deste parâmetro, existem algumas boas sugestões aqui pelo Fórum, com especial destaque para o Kakitani que junta ao talento, a polivalência e o potencial do mercado japonês (um pouco ao exemplo do Shikabala). No caso do Patrício sair, vejo aí muita gente a sugerir o Ricardo (Académica), mas parece-me cada vez mais um caso de GR de equipa pequena. Tanto faz grandes jogos, como faz grandes erros.

Antes de mais, gostava de expressar a minha satisfação pela abertura deste tópico. Finalmente! Posto isto, acrescento também que considero que ainda muita coisa pode (e vai, com certeza) mudar nestes 5 meses e por isso não me vou detalhar muito e vou-me limitar a fazer um pequeno esboço, algo simples, não muito trabalhado, do plantel da próxima época.

[hr]

Plantel 2014/2015:

GR: Rui Patrício* / Marcelo Boeck / Luís Ribeiro
DC: Maurício / Eric Dier / [glow=greenyellow,2,300]Contratação[/glow] / Matías Pérez
DD: Cédric Soares / Iván Piris*
DE: Jefferson / Seejou King
MDC: William Carvalho* / [glow=greenyellow,2,300]Contratação[/glow]
MC: Adrien Silva / João Mário / Zezinho
MCO: André Martins / [glow=greenyellow,2,300]Contratação[/glow]
Ext: [glow=greenyellow,2,300]Contratação[/glow] ou Shikabala / Carrillo* / Héldon / Esgaio
PL: Fredy Montero / Islam Slimani / Salim Cissé

Nota prévia: Assinalei com um asterisco (*) os jogadores que, apesar de não dar por certas as suas saídas, penso que poderão vir a, eventualmente, abandonar o clube, no verão. A castanho estão jogadores ou da equipa B ou emprestados que, na minha óptica, podem perfeitamente integrar o plantel da equipa principal, na próxima temporada. Se o farão ou não, isso já é uma questão totalmente diferente. Dependerá maioritariamente do rendimento que apresentarem até final da época, quer-me parecer.

Tentava realizar um encaixe significativo com a venda de Marcos Rojo (15M€, por aí), mas antes necessitamos de recomprar, pelo menos, 25% do seu passe. O ideal seria mesmo recuperar os 75%, mas duvido que isso aconteça. Para colmatar a saída do argentino, agradam-me nomes como Paulo Oliveira (VSC), Ewerton (Anzhi) ou Hugo Ayala (Tigres), este último em final de contrato. Tentava fazer alguns “trocos” com jogadores como Capel, Wilson e Vítor e fazia tudo para manter William. Se não for possível, então gostava que se apostasse no Gonçalo Santos (Estoril). Quanto ao Ru1, se algum clube se aproximar dos 15M€, aceitava a proposta. Se não, então deixem-no cá estar, que está cá muito bem. Para colmatar uma eventual saída de Patricio, não desgostava de Ricardo (AAC). O Piris é bom jogador, acho que cabe perfeitamente no plantel, mas duvido que o Sporting bata a cláusula de opção de compra (3M€, se não me engano). Por isso, das 2, 1: ou se tenta negociar um novo empréstimo ou se vai ao mercado por um lateral. Se for mesmo necessário ir ao mercado por um lateral, então que se aposte no Roberto Rosales (FC Twente) que, se não estou em erro, está em final de contrato. Para o meio-campo (e para além da inclusão de JME e Zezinho no plantel) contratava o Evandro (Estoril), jogador que aprecio muitíssimo. Quanto aos extremos, creio que vai depender muito do rendimento apresentado por Héldon, Carrillo e principalmente Shikabala. Se o egípcio corresponder e os outros dois se apresentarem a um nível minimamente aceitável, então não creio que seja necessário reforçar as alas. Se assim não acontecer, então é urgente o reforço das mesmas. Que se traga um extremo que acrescente qualidade e regularidade à posição. Jefferson Montero (Monarcas Morelia) era uma excelente opção, IMO. Na frente de ataque, não mexia. Limitava-me a fazer regressar ou Cissé, ou Betinho. Para servirem de backup. Um deles regressa, o outro permanece emprestado. Em relação aos miúdos da B, penso que jogadores como Esgaio, Iuri e Mané necessitam de “elevar” o seu jogo, ou seja, competir num patamar superior à II Liga. Uns ficam, outros vão (emprestados). Vai depender da vontade do treinador e do rendimento por estes apresentado na pré-época.

O @Verdrix que venha aqui, que ele explica-te já isso. :mrgreen: :great:
[hr]

Quanto à equipa, para mim há jogadores que são fundamentais segurar, visto que o mais certo é terem bastante mercado no final do ano, que é o caso do: William, Maurício, Cedric, Adrien, Montero. Não quero dizer que os outros todos podem sair, mas se for a ponderar entre um Maurício e um Rojo, ou um Adrien e um A.Martins, nem pensava duas vezes. :great:

Depois, temos os jogadores com bom valor de mercado, que podem ser transferíveis, que é o caso de: Rojo, Capel, A.Martins.

Depois o meu plantel era o seguinte:

RP (só em último caso é que sai)
Boeck (aqui mantinha também)

Cedric
Piris (caso haja possibilidades de comprar o jogador, que é de uma utilidade tremenda)

Maurício
Dier (assumir-se, definitivamente, como titular)
Contratação 1 (apesar de ainda termos o Tobias Figueiredo e o Rúben Semedo, que tem ambos, um bom potencial)
Matias Perez

Jefferson
Contratação 2 (acho que com a quantidade de jogos que vamos ter para a próxima época, seria importante ter dois laterais para cada ala, mas em último caso, se ficar, temos o Piris)

William
Contratação 3 (Fokobo, pode ser chamado à equipa principal em definitivo)

Adrien
A.Martins
Shikabala
João Mário
Zezinho

Carrillo
Esgaio
Iuri
Heldon
Contratação 4

(fala-se muito nos nossos extremos, mas eu sinceramente, à qualidade que temos na equipa B, nem mexia muito)

Montero
Slimani
Cissé/Betinho

Quantos às contratações:
1: Paulo Oliveira, seria perfeito. É português, é novo, do nosso campeonato e não creio que venha a custar fortunas. Seria um suplente perfeito (eventual titular).
2: Sinceramente não me estou a lembrar de ninguém que pudesse vir para o nosso clube, para esta posição, a um baixo custo. Caso não surja ninguém, que se aposta no Mica/King.
3: Por mim era o Anderson do Leixões. Mas como se fala que já tem acordo com o Estugarda, caso não possa vir, apostava no Fokobo.
4: Cada vez me convence mais: Sebá. Tem um bom pé esquerdo, muita força e velocidade, é bom no drible e no remate. Nem pensava duas vezes. (consoante o preço, claro)

(nota final):
Eu gostava que fosse uma equipa dentro deste género, óbvio que muita coisa pode mudar. Wilson, Vítor, Magrão podem sair, desde que renda alguma coisa, mesmo que seja pouca. Quanto ao resto dos emprestados, vendia a maioria deles, caso ninguém os quisesse era voltar a emprestar, ficando isentos de salários dos mesmos.

O Patrício é aquela velha questão, e sinceramente não ando muito atento aos outros campeonatos não sei a resposta, que clubes com capacidade para dar para cima de 10M precisam a curto/médio prazo de um guarda-redes? Não estranhava se cá continuasse.

Quanto ao Piris considero um jogador mediano e não vale os 3M da cláusula. Para lateral esquerdo penso que o Mica para o ano já poderá assumir o lugar de reserva ficando a faltar um lateral direito. O Riquicho mais um aninho na B e depois entra na mesma lógica.

Centrais, o Maurício fica o patrão na A com o Eric e o Semedo. O Matias e o Tobias titulares na B. Não sei se vale a pena investir aqui.

Médios é o principal problema, para jogar na Champions há o William e o Adrien. Falta qualidade e quantidade para juntar a estes dois.

Depois acho que só falta um avançado mais móvel e também ainda falta ver as respostas do Shikabala e do Héldon.

Boeck, Meira

Cedric, Piris, Jefferson, Djavan

William, Pele/A.Leao/D.Pereira/F.Alexandre

Adrien, A.Martins

Vitor, Shika, Chaby/Esgaio

Heldon,Carrillo, Sami, Wilson

Montero, Slimani (Enoh/Cissé para um PL possante na B pronto a substituir), Seba

Vejo mais o Martins como um 8. Para um plantel para a Champions barato, podemos ficar com o Vitor e A.Martins a actuar a 10 em jogos difíceis e o Shika ou Chaby em jogos mais de autocarro. Várias opções para extremo (Sebá incluído).