Preparação da época 2014-2015 (EQUIPA B)

Acho que faltava um tópico onde se pudesse discutir a constituição do plantel da equipa B para a próxima época. Já vi alguns foristas a colocarem o seu plantel da equipa B no outro tópico, mas acho que com este tópico se evitava tanta confusão.

Que jogadores mantinham na equipa?
Que jogadores emprestavam numa perspectiva de elevar o seu nível competitivo?
Que jogadores promoviam dos juniores?
Que jogadores contratavam para a equipa B numa perspectiva de “maturarem”, antes de entrarem na equipa principal?

Boa discussão. :great:

• Emprestava a uma equipa de primeira liga com garantias de jogo, Chaby, Semedo, Wallyson - Setubal, Estoril ou Guimaraes.

• Renovar com Fokobo e apostar nele a titular. Dar mais uma oportunidade ao King.

• Dispensar\vender Stojanovic, Nuno Reis, Everton Tizou, Enoh (pareceu-me fraquissimo, mas merece mais tempo).

• Regresso do Tobias Figueiredo e Cisse.

• Iuri, Esgaio e Drame com portas abertas para a A, alternando com a B.

• Dos juniores, Daniel Podence e Geraldes para a equipa B.

11 base com os disponiveis:

Defesas - Meira (Ribeiro) , Riquicho, Tobias, Matias Perez, Mica (King, Sambinha, Esgaio, Hugo Sousa)

Medios - Fokobo, Zezinho, Geraldes, Contratação, Contratação Iuri, Esgaio (Hugo Sousa, Kikas)

Avançados - Cisse, Drame. (Enoh e Podence)

21 jogadores. Iuri tem de jogar este ano. Se tanto ele, como Esgaio forem para ser aposta constante na A, sera necessario reforçar a B.

Mesmo com Abel, tem de se ver evolução em alguns jogadores com potencial para ver o que dao - Cisse, Drame, Zezinho, Fokobo, Matias Perez, Mica e Tobias.

Todos eles ja mostraram talento e que podem vir a ser uma soluçao, assim trabalhem para isso.

Kikas, Hugo Sousa, Enoh e Sambinha, parecem-me jogadores para “enxer” e que difciilmente vao algum dia ser promovidos aos As, no entanto para a equipa B, neste momento, completam o plantel.

Equipa B:
GR: Micael Meira, Guilherme Oliveira
DC: Tobias, Sambinha/M.Perez, Domingos Duarte, Hugo Meira(Jr), Bruno Wilson(Jr)
DE: Mica, João Serrano(Jr)
DD: Riquicho, Braimá Candé
MD: Palhinha, Edi Ié
MC:(Wallyson A), Geraldes, Fabinho(Jr), Gakuto Notsuda
AL:(Dramé A), Takumi Minamino, Gelson Martins, D.Podense, Matheus(Jr)
PL: Cissé, C.Ponde, José Postiga(Jr)

Regressos: Tobias e Cissé
Saídas: Golas, H.Sousa, King, Fokobo, Kikas, Luka Stojanovic, Manafá e Enoh
Empréstimos: L.Ribeiro, Semedo, Chaby e Betinho

edit: verde - sugestões do VeDrIx :great:

Acho que vai ser muito, muito diferente da solução do @never… e felizmente, na minha opinião, pelo motivo que apresento a seguir.

[hr]

Recuperando uma proposta feita anteriormente, tendo em atenção o facto de este ser um campeonato com 46(!) jornadas, havendo a possibilidade de alguns poderem jogar também na Taça da Liga, depois dos recentes episódios:

GR: Mika Meira e Guilherme Oliveira
DC: Tobias Figueiredo, Domingos Duarte, Matias Perez, Samba, Hugo Sousa
DE: Mica Pinto e Rúben Ribeiro
DD: Riquicho e Braima Candé
MD: Palhinha e Fokobo/Edi Ié?
MC/MO: Francisco Geraldes, Luka Stojanovic, Marcos Barbeiro, Pité, Gakuto Notsuda, Filipe Oliveira
AL: Matheus Pereira, Gelson Martins, Podence, Takumi Minamino
PL: Ponde, Mama Baldé e José Postiga

Empréstimos:

Para a 1ª Liga: Ruben Semedo, Kikas, Chaby, Betinho, Cissé / Wallyson, Dramé, Esgaio, Iuri - quem não ficar no plantel A.

Para a 2ª Liga: Luís Ribeiro, Vumi Mpasi, Liu Yiming, Yan Zihao, Enoh.

Coloco os dois chineses para empréstimo porque nunca me pareceram com qualidade suficiente para entrar nas contas, por agora. O Vumi Mpasi é mais por desconhecimento, confesso. Fica ainda a nota para total desconhecimento sobre o Valdú, também.

Aquisições:

Pité - Jovem de enorme potencial e que devíamos garantir o quanto antes. Pese embora o recente encaixe de 2 milhões de euros (venda de Willyan ao Cardiff), acredito que fosse possível realizar o acordo por valores reduzidos. Possível encaixe no negócio de jogadores como Kikas, King ou Enoh.

Filipe Oliveira - Nos mesmos moldes de Pité, mas acessível por valores inferiores.

Notsuda e Minamino - Juntos os dois pois são, em tudo, semelhantes. São, na minha opinião, os dois jovens Sub-20 mais interessantes do Japão e acredito que poderiam ser enormes surpresas. Como tem sido normal nos últimos tempos, seria claramente possível trazê-los por empréstimo na primeira época (possivelmente até 6 meses, início da época 2015 no Japão), com opção de compra. Notsuda é um 10 “à James”, Minamino um extremo (dextro mas joga pela esquerda) “à Ribery”.

Em itálico, as promoções dos juniores.

O Pité dizem que pode ir para o Porto B… :inde:

Concordo com o ingresso do Filipe Oliveira, mas não acredito que o Marítimo vá abrir mão facilmente do jogador. :inde: É bem possível que suba à equipa A na próxima época. O Marítimo não é de vender jovens com bastante valor, como é o Filipe Oliveira.

O meu plantel seria algo do género (sem contratações):

Guarda Redes

• Meira
  • Guilherme Oliveira

Laterais

• Riquicho
  • Candé
  • King
  • R.Ribeiro

Centrais

• Perez
  • Sambinha
  • Domingos Duarte
  • H.Sousa
  • Liu Yiming

Médios centro

• Fokobo (Se renovar)
  • Palhinha
  • Luka
  • Geraldes
  • Chaby
  • Gelson Martins (pode jogar a extremo também, aliás é mesmo essa a sua posição de origem)
  • Barbeiro

Extremos

• Iuri (A)
  • Dramé
  • Podence
  • Matheus Pereira (junior)
  • Zhiao

Avançados

• Ponde
  • Enoh
  • Mama Baldé

Emprestava:

• Luis Ribeiro
  • Semedo
  • Tobias
  • Mica Pinto
  • Kikas
  • Wallyson
  • Betinho
  • Cissé

Não assinava contrato profissional com o Mpasi.

Incluí os chineses no plantel da equipa B, visto que têm contrato profissional assinado e passam a seniores para o ano. Não os conheço.

Este plantel é algo fraco na frente de ataque, perguntar-me-ão se não faria sentido manter o Betinho ou o Cissé na B por isso mesmo, contudo acho que ambos devem voltar a ser emprestados, não me parece que tenham muito a ganhar em jogar na II Liga. Preferia contratar algum jovem com potencial, a baixo custo claro.

Obviamente que não refuto contratar outros jogadores para outras posições, dentro destas permissas (jovens, com potencial e a baixo custo). O tal Pité parece ser interessante.

Fazendo apenas um esboço muito ao de leve:

GR: Michael Meira e Guiherme Oliveira
DD: Riquicho e Manafá
DE: Mica e King
DC: Tobias, Matías Pérez, Domingos Duarte e Sambinha
MD: Kikas, Palhinha
MC: Chaby, Geraldes, Stojanovic e contratação
EXT: Matheus Pereira, Dramé, Podence, Gelson Martins
PL: Ponde, Postiga, Mama Baldé

Estou é sem ideias para aquele reforço, que seria sempre um médio mais ofensivo, na linha do Chaby.

Quanto aos restantes, dispensaria/venderia o Luís Ribeiro, o Hugo Sousa, o Rúben Ribeiro, o Ié e o Tiziu. Emprestaria o Wallyson e o Rúben Semedo a clubes da 1ª Liga, e tentaria emprestar o Liu Yiming, o Mpasi, o Fokobo, o Yan Zhiao e o Marcos Barbeiro a clubes da 2ª Liga ou de divisões inferiores.

Esqueci-me completamente do Tiziu e do Manafá.

O Manafá podia-se manter no plantel, já que faz a ala toda. Não me parece ter grande potencial, mas serve para compor o plantel, caso não venha nenhum extremo.

Quanto ao Tiziu… nem sei que diga.

E eu esqueci-me do Braima Candé. Sinceramente, entre ele e o Manafá, emprestava um e mantinha o outro como alternativa ao Riquicho.

Olhando para a equipa B actual, dispensava os seguintes jogadores:

Luís Ribeiro (empréstimo, transferência ou rescisão)
Hugo Sousa (empréstimo)
Sambinha (empréstimo)
Seejou King (rescisão, empréstimo ou transferência definitiva)
Kikas (empréstimo)
Wallyson (empréstimo)
Chaby (empréstimo ou promoção)
Iuri Medeiros (empréstimo ou promoção)
Esgaio (promoção ou empréstimo)
Stoijanovic (empréstimo ou rescisão)
Fokobo (rescisão se não renovar, caso contrário fica)
Everton Tiziu (rescisão)
Manafá (empréstimo ou rescisão)
Dramé (empréstimo)
Enoh (empréstimo ou rescisão)

Dos que estão para subir dos júniores, aproveitava os seguintes para a equipa B:
Guilherme Oliveira
Candé
Palhinha
Geraldes
Podence
Gelson Martins

O resto ia tudo corrido a rescisões ou, no caso de contratos de longa duração como o Yiming, eventualmente emprestava.

Dos mais novos promovia a título definitivo:
Matheus Pereira

Ficava então algo do género:

GR: Meira e Guilherme Oliveira
DD: Riquicho e Candé
DC: Tobias Figueiredo, Matias Pérez e Rúben Semedo
DE: Mica e Contratação 1
MD: Palhinha e Fokobo (se renovar) ou Contratação X
MC: Geraldes, Edi Ié
MO: Ponde e Contratação 2
ED: Podence, Contratação 3
EE: Matheus, Contratação 4
PL: Contratação 5 e Contratação 6

Ponto prévio: Sempre fui um partidário de que a equipa B deve ser formada na sua esmagadora maioria por jogadores da casa. No entanto, e dado o panorama actual, acabo por ser da opinião que devemos fazer algumas aquisições. Como tal, não havendo dinheiro para grandes aventuras e não sendo a equipa B uma equipa para andar a ‘atulhar’ de entulho, defendo que a devemos usar como uma rampa para a primeira equipa de jovens valores. Defendo então a contratação a título de empréstimo com opção de compra como uma opção viável para compor os plantéis, sempre com intenção de ver antes de gastar dinheiro. Posto isto deixo as minhas sugestões:

Contratação 1:
Haris Hajradinovic, empréstimo com opção de compra.
http://www.transfermarkt.pt/haris-hajradinovic/profil/spieler/215592
Obs: Lateral e extremo esquerdo. Nascido na Macedónia, é internacional jovem pela Bósnia em todos os escalões. Forte fisicamente e de muito boa técnica, incorpora-se bem no ataque, fazendo alguns golos e assistências.

Contratação 2:
Pité, a título definitivo ou empréstimo com opção de compra.
http://www.transfermarkt.pt/pite/profil/spieler/291402
Obs: Polivalente médio esquerdino do Beira-Mar. Talentoso, tem um pé esquerdo de grande qualidade. Pode jogar em qualquer posição do meio-campo ou a extremo pela esquerda. Pode estar a caminho do Porto B ou da Holanda mas, no jornal A Bola de ontem, lá num cantinho, um dirigente do Beira-Mar deixou-me com esperanças dizendo que também tem uma proposta do Sporting.

Alternativa 1:
Dávid Holman, empréstimo com opção de compra.
http://www.transfermarkt.pt/david-holman/profil/spieler/185996
Obs: Vi-o jogar pela selecção sub-21 da Hungria e impressionou-me. Um médio ofensivo muito forte fisicamente, que também pode fazer as alas. Muito boa leitura de jogo, não é de correrias mas tem muito boa técnica e joga bem com poucos toques. Tem umas coisas de Zidane (com as devidas proporções) mas quando o vi fiquei com a ideia que pode recuar um pouco no terreno e ser uma espécie de Matic.

Alternativa 2:
Zsolt Kalmár, empréstimo com opção de compra ou compra definitiva se acessível.
http://www.transfermarkt.pt/zsolt-kalmar/profil/spieler/199268
Obs: Um médio polivalente e altamente talentoso, de 18 anos (faz 19 este ano) que também já jogou na selecção principal.

Contratação 3:
Eduar Preciado, empréstimo com opção de compra.
http://www.transfermarkt.pt/eduar-preciado/profil/spieler/212310
Obs: Um dos jovens em destaque desta edição da Segunda Liga, ao serviço do Penafiel.

Contratação 4:
Jonny Uchuari, empréstimo com opção de compra.
http://www.transfermarkt.co.uk/jonny-uchuari/profil/spieler/189490
Obs: O mais promissor do Equador e um dos mais talentosos da América do Sul. Este era para contratar com olhos postos na primeira equipa. :great:

Contratação 5:
Tomas Malec, empréstimo com opção de compra.
http://www.transfermarkt.pt/tomas-malec/profil/spieler/108426
Obs: Uma ‘besta’ fisicamente. Quase dois metros de golo. Foi o melhor marcador do campeonato, à frente de um tal de… Róbert Vittek. No ar é tudo dele. Pelo chão, não é propriamente o gajo mais tosco do Mundo. Infelizmente não há vídeos dele… Este era mais um com olhos bem colocados na primeira equipa.

Contratação 6:
João Rodrigues,jogador do Óbidos que está à experiência; Kevyn, Gabonês que deu nas vistas no Nogueirense do CNS; ou Patrick Edema, internacional ugandês que se fartou de marcar golos no CNS numa equipa modesta (Águias do Moradal). Em qualquer dos casos, caso optasse por um deles, faria um contrato curto com opção de prorrogação. Se não encontrasse uma opção destas pelas divisões inferiores, apostaria no Mama Baldé.

Contratação X (caso Fokobo não renove):
Merab Gigauri, empréstimo com opção de compra.
http://www.transfermarkt.com/merab-gigauri/profil/spieler/165823
Obs: Internacional pela Geórgia. É um médio forte fisicamente, de boa técnica e visão de jogo.

Concordo no global, mas ha ai emprestimos que nao vejo muito sentido. Por exemplo do Kikas. Ja se viu que nao da mais do que aquilo…Pelo que representa, penso que deveria continuar na B. o Stoijanovic idem. é vender ou rescindir. o luis Ribeiro por mim seria emprestado sim. E mantinha o Drame na B, com olhos na A. De resto parece-me bem.

O king e o Hugo Sousa pelos comentarios no insta deles não ficam na B