Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel

casdio:

O Matias, que ainda não conseguiu fazer 1 única época a um nível +/- regular, vale 25M? Really?

Se essa tal irregularidade ainda não elevou o valor de Matias a esse montante, é fácil. Não se vende.

Nao vale 25 porque o mercado esta diferente…ha 5 ou 6 epocas valeria. E se nao fez uma epoca regular foi porque sempre teve treinadores a po-lo a jogar nas alas…a 8… acho k so nao jogou a defesa central… :wall:

Nem mais…ou se vende bem (e para mim bem são 15M…e já estou a esticar a corda)…ou fica.

Ganhando a Liga Europa…valores impossíveis…torna-se possíveis.

Não disse que tinha que se vender. Por mim pode ficar cá uns bos anos :great:

Vender:

• Carriço : espero que este final de época na Europa e se o Burrento o convocar era de vender
  • João Pereira : Um bom europeu e se houver uma boa proposta era de vender

Renovar:

• Patricio: Vai ser complicado, mas se vendermos o Rui, temos uma boa alternativa em Marcelo

Adeus:

• Polga: Já chega, está na hora de dizer adeus
  • Evaldo
  • Rodriguez: Que flop
  • Ribas

A contratar:

• Um central de categoria Mundial
  • Um lateral direito, não me venham com Cedric, Esgaio e afins
  • Um lateral esquerdo para concorrer com Insua
  • Um “Matador”
  • Regressar Adrien

Colocar a rodar:

• Carillo
  • Rubio
  • Neto

:arrow:

Exacto, porque nos corruptos, putos de 20 anos que custam 19M€são muito bons… outros formados por uma das melhores academias do mundo não servem para nada…

Sinceramente concordo com quase tudo, mas com alguns reparos:
→ Carrillo para mim não seria para emprestar, já demonstrou que pode ser um jogador extremamente útil no plantel do Sporting, Jeffrén sim deveria sair, não por falta de qualidade mas sim pelos problemas físicos/psicológicos que tem a torto e a direito. Ficando assim uma vaga nas alas, contratar um extremo, alguns dos holandeses e gajos do Campeonato holandês que até têm sido falados para Portugal mas para o outro lado da 2ª circular, eram muito bons (Assaidi, Chadli, Elia, etc, qualquer um deles era muito bem contratado para dar mais 1 opção de qualidade para as alas).

→ Precisamos de portugueses no plantel, acho que ou o lateral-direito ou o lateral-esquerdo deveriam ser portugueses, gosto particularmente daquele Luisinho do Paços, para 2ª opção do Insúa penso que serviria muito bem, ficando depois com Cédric e 1 contratação para a direita, emprestava sim o Arias, porque o Cédric já está num patamar de evolução mais avançado. Emprestar o colombiano a uma equipa da 1ª Liga Portuguesa era o ideal. Ficando assim Contratação-Cédric e Insúa-Luisinho.

→ Não emprestava o Rubio, ficava com ele no plantel mas para 3ª opção do ataque, para ir entrando se fosse necessário na Taça e Taça da Liga. Contratava um PL que pudesse colocar o Wolfswinkel em sentido, um gajo que não falhasse golos constantemente.

→ Adrien para o lugar de quem? É que para mim o meio-campo está fechado, com excepção da posição 6, saindo o Carriço teríamos sempre que ir ao mercado buscar 1 alternativa ao Rinaudo, ficando Rinaudo-Contratação, Elias-Schaars-André Santos-André Martins, Matías e Labyad. E ainda com o Izmailov que pode jogar numa posição mais central, caso seja necessário.

Não levem a mal mas este tópico parece a Alice no País das Maravilhas.
Há jogadores importantes que vão sair, o Godinho já disse que sem Liga dos Campeões o investimento vai ser menor, por isso…

Jogar na Académica (quase a descer), ou jogar no Santos depois de vencer uma Libertadores e estar no Mundial de clubes não é a mesma coisa.

Atenção, eu acho o Cedrid um bom jogador, não creio que tenha para já nível para ser titular do SCP. Mas isto é relativo, o André Martins não jogou no Real Massamá, nem no Belenenses e neste momento joga nos grandes palcos da Europa.

Por isso mesmo, não é difícil perceber que Cédric tem qualidade e que Arias, mesmo jogando quase sempre com uma espécie de equipa B, acaba sempre por ser dos melhores em campo. Gostaria de o ver mais vezes com a equipa dita titular. E acredito que o seu nível seria ainda mais notório.

Não é por aqui o problema. Temos duas boas soluções. Mais rapidamente precisamos de uma solução para central, uma alternativa a defesa esquerdo, uma alternativa a 10 e um PL de qualidade similar ou ainda superior a Wolfswinkel. Só em caso de possibilidade, após esgotar estas últimas é que me viraria para um defesa direito.

Guarda-redes:
Se o Rui sair, trazer alguem, caso contrário não mexer.

Defesa:
Saidas:
João Pereira (venda)
Evaldo
Polga
Rodriguez

Entradas:
Nuno Reis
1 Central de topo
1 LD
1 LE

Meio-campo:
Saídas:
Renato Neto (emprestimo)
Pereirinha (emprestimo, venda, seja o que for)
Carriço (se surgir proposta vantajosa)

Entradas:
Adrian
1 criativo

Avançados:
Sáidas:
Ribas
Bojinov

Entradas:
1 Avançado matador
Labyad
Wilson Eduardo
Salomão

Ordenei por prioridades.
Era o meu plano para a pré-época depois logo via quem ficava.

Para mim o exercicio não é muito complicado, tirando uma dúvida ou outra nomeadamente, a manutençao de André santos e de Ribas no plantel.

Se não houver vendas de nenhum elemento da equipa principal.

Sai:
Rodriguez,
Polga,
Renato Neto,
André Santos,
Ribas

Entra:
Nuno Reis,
Central categórico e experiente
Adrien
Labyad
Ponta de lança

GR: Rui; Marcelo;Golas
Defesas: Cedric; João Pereira; Insua; Onyewu, Xandão; Nuno Reis; Mica
Médios: Rinaudo; Carriço; Elias; Schaars; Adrien; Matias; André Martins,; Capel; Salomão; Jeffrén; Izmailov; Wilson Eduardo
Avançados: Ricky; Rubio; Ribas (dáva-lhe a pré época para se mostrar ao Sá)

Contratações:

Fabiano - guarda redes do olhanense (no caso do Rui Patrício sair)
Neto - central do nacional
Labayad
De Jong avançado do ajax ou Mbokani do Anderlecht

Vender:
Grimi; João Gonçalves; Pongolle; Rodriguez; Evaldo; André Santos (apesar de não concordar com a sua venda, ele esta época quase não jogou); Ricardo Batista; Bojinov; Pereirinha; Mexer; André Marques; Celsinho; Jaime Valdés; Owusu.

Não emprestava ninguém o resto dos jogadores iam para a equipa b (Turan; Zezinho; Juary; Luís Ribeiro; William Carvalho; Baldé; Dier; Pedro Mendes, Renato Neto e os juniores que tiverem qualidade para continuar no Sporting)

Aqui vai o meu (1º)esboço de plantel versão 2012/13

GR

• Marcelo
    -(_______)
    _ Golas

DD

• Cédric
  • Árias

DE

• Insua
    -(_______)

DC

• Xandão
  • Oneywu
  • N.Reis
    -(_______)

TRINCO

• Rinaudo

• Carriço

Box-to-Box

• Elias

• Schaars

• A.Martins

Nº10

• Matias
    -(_______)

Alas

• Izmailov

• Capel

• Labyad
    -(_______)

Avançados

• Ricky
  • Wilson E.
  • Carrillo
    -(_______)

Perfil de jogadores a contratar:

idade inferior a 23anos
Sem propensão a lesões
carácter forte e ambicioso
E claro …qualidade

Prioridades: central e Avançado centro.

Vendas:

• Patricio
  • J.P.
  • Adrien
  • A.Santos
  • jeffren

Empréstimos:

• Rubio

nota: Equipa B ao que parece vai ser uma realidade, por isso, jogadores como Betinho, Ié ou J.Mário podem despontar a qualquer momento.

Para um Sporting Campeão

3 GR - Rui, Marcelo, Um quaquer

2 DE - Insúa, Evaldo (dou aqui de barato porque para jogar a espaços chega perfeitamente)
4 DC - Gooch, Xandão, Carriço, PATRÃO
2 DD - Cédric, CONTRATAÇÃO TIPO INSÚA PARA O LADO DIREITO

3 MD - Rinaudo, Contratação jovem tanque promissor, Santos ou Neto
4 MC - Schaars, Adrien, Matías, A. Martins

2 EE - Capel, Carrillo
2 ED - Izma, Labyad

3 P.L - Wolf, Rubio, GOLEADOR

Não é preciso investir muito, basta segurar o que temos e contratar, para mim, o nosso calcanhar de Aquiles, um central patrão e um goleador, que esteja pelo menos ao nível do Wolf de modo a que não ressintamos. João não é indispensável nem Elias, ambos com mercado seriam as minhas vendas. O Rui é substituível mas gostaria que ficasse. Agora jogadores como Matías, Izma, Schaars (pela liderança), Martins (que vai rebentar na próxima época), Rinaudo, Insúa e Gooch são intocáveis. E rezar que alguém pegue no Jeffrén, bom jogador mas sempre no estaleiro.

Para mim para a próxima temporada, basta ir ao mercado de forma bem cirúrgica e cuidadosa.
Finalmente não precisamos de contratar em quantidade, mas sim qualidade, 4 ou 5 reforços são o suficiente, sem contar com o Labyad.
Digo 5 caso o Ru1 saía, espero bem que não mas tenho noção de que é quase impossível segurar um diamante como ele.
Caso o Sporting consiga o milagre de manter o nosso nº1, 4 reforços chegam, um central de inequívoca qualidade, um lateral direito para o lugar do JP, uma alternativa para o Matias, e um PL.
Se conseguirmos esses 4 ou 5 reforços de qualidade, mantendo grande parte do actual plantel, finalmente estaremos no trilho certo para conquistar o campeonato.

Dispensaria o Renato Neto sem qualquer dúvida, e o André Santos, este não por falta de qualidade, mas para continuar sem jogar, mas vale meter a rodar, Pereirinha, Rodriguez.
Não renovaria o contrato com Polga, e vendia o JP.
Faria regressar o Adrien, Wilson e Golas

Isto agora é começar a ver quem começa a bater muitas palmas para as bancadas, a atirar as camisolas para os sócios/adeptos e depois logo se vê.

Falta saber os planos para a próxima época, entre os quais a filosofia de jogo.

Acho que por questões monetárias, 4 jogadores estão na mesa de saídas. Desses, deverão vender 3. Juntam-se a esses as dispensas, seja por fim de contrato, sejam por não contarem para o futuro. Como é óbvio, são tudo conjecturas minhas.

Nao sei se sera este o melhor topico para colocar esta questao mas ca vai. Com esta rescisao coletiva do Leiria…havera la alguem que se possa aproveitar?? muito sinceramente nao tenho acompanhado os outros jogos do campeonato pois estou em Inglaterra…