Preparação época desportiva 2017-2018

É verdade manos, chegou aquela altura da época em que a frustração com os resultados da equipa de futebol nos fazem abrir um tópico no Fórum SCP a pensar na planificação da época seguinte. Infelizmente tem sido sempre pela mesma altura, mais mês menos mês.

Dito isto, só comenta quem quer, quem considerar que é cedo demais quero se fodam, este não é o tópico para vocês.

[hr]

-Mudar de treinador, sim ou não? Se sim, quem deveriam ser os nomes na nossa lista ou que perfil deveríamos procurar? Faz sentido continuar a pagar tanto dinheiro a um treinador? Se acham que não, que tem que mudar em Jesus e no seu papel na próxima época?

-Quem deveria sair e entrar?

-Quem deveria regressar de empréstimo?

Dêem-lhe com tudo. Este tópico também serve para um gajo desabafar e aliviar a pressão que esta frustração exerce sobre nós, essencialmente pelo que se tem passado esta época e, claro, olhando já para a próxima.

Começar por um verdadeiro treinador de futebol, isto se o Jorge Jesus for homenzinho para colocar o lugar á disposição (o que eu desconfio muito…). Ter uma estrutura que realmente pense o clube e pensarmos seriamente o que queremos com a fornada de jogadores de qualidade que abundam nesta Liga e que não tiveram hipóteses no clube que os formou, a contas de decisões incompreensíveis do “mago” do futebol tuga…recuperar F. Geraldes, Matheus, Iuri, Guald são prioridades. Dois laterais de inegável qualidade e um avançado na sua verdadeira aceção (deixem de porcarias de Alans, Teos e afins).

Sair é facil

Vender: Elias, Marvin, Jefferson, Bryan, Schelotto
Despachar: Petrovic, Meli, Balada (só este custou-nos a saida de 2 competiçoes fdgp), Markovic, Paulista.
Regressos: Iuri, F. Geraldes, Podence, Mané

A contratar já depende dos €€€€ da LC ou não. Mas laterais e um 8 é obrigatório

Daria mais uma oportunidade ao Castaignos e acho que nos falta um “velhadas” com fome de titulos que os obrigasse a correr :boohoo:

O Bruno vai ter de mudar o modelo de gestão do futebol no que toca à construção do plantel e aí o Jesus aceita e fica, ou arma barraca e vai ter de ir embora (coisa que duvido que faça porque perdeu a leverage toda esta época).
Sair dê lá por onde der: Markovic, Elias, André, Petrovic, Melli, Douglas, Jefferson, Bryan Ruiz.
Vendas prováveis/jogadores difíceis de manter: Gelson, Adrien, William, Patrício.
Entradas: 2 laterais à séria e substitutos directos para Adrien, William ou Patrício.
Regressos: Iuri Medeiros, Geraldes, Domingos Duarte, Gauld.

Quanto ao treinador.

Em circunstâncias normais diria sem dúvidas ser necessário mudar de treinador. Mas devido ao seu contrato, e não me esquecendo do bom futebol da época transacta, e do enorme capital pessoal dispendido por esta direcção na sua contratação e manutenção, compreenderia a sua permanência (recordando também que depois de perder dois títulos, LFV manteve-o e o resultado foram 3 títulos nacionais).
Caso haja mudança, gostava de ver o Rui Jorge, já que o regresso de Leonardo Jardim é um sonho irreal.

Quanto a saídas.
Castaignos, André, Markovic, Elias, Meli, Bruno Paulista, Esgaio, Schelotto, Jefferson, Marvin, Petrovic, e possivelmente outros não acrescentam qualidade ao plantel.
Outros como Bryan não têm rendido e não me surpreenderia a saída.
Alan Ruiz manteria devido ao seu enormíssima custo, esperando que a (pouca) melhoria continue em maior intensidade.

Regressos: Medeiros, Geraldes, Podence, Geraldes e até mesmo Tobias Figueiredo e Domingos Duarte. Gauld talvez, gosto do rapaz. Carlos Mané penso que não será possível resgatar.

Reforçar as laterais e o ataque, com verdadeiros reforços é mais do que urgente.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Mudar de treinador está fora de questão por:

  • o JJ não vai pôr o cargo á disposição
  • nós não temos dinheiro para o mandar embora

Se fosse a escolher um treinador seria ou o Jorge Simão ou Pedro Martins (este último gostava mesmo).

Vender: Elias, Petrovic, Jefferson, Meli e Bryan

Contratar dois laterais (ou apenas um caso o Riquicho dê provas do seu real valor).

Regressar de empréstimo: Geraldes, Podence, Iuri, Gauld e Mané.

Fazer subir da equipa B:
Ronaldo Tavares
Mama Baldé

E um dos pontos mais importantes: contratar um EXCELENTE mental coach.

Somos um clube de formação, não podemos andar a estourar milhões em cepos quando a prata da casa dá cartas noutros clubes!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

O JJ é para manter. No entanto, gostava que o Sporting tivesse um director desportivo. A secção tem de ser propriamente construída e isso não pode revolver só no treinador.

GKs: igual, mas era capaz de emprestar o Jug, o rapaz precisa de jogar. Mas tem de se dar garantias que seria titular, o que acredito que seja difícil.
DCs: igual. Duarte e Figueiredo precisam de jogar, não ficar a aquecer banco como 4 central.
DE / DD: arranjar um para cada lado, se possível um para fazer ambos os lados. É-me indiferente quem fica ou sai (se tivesse de salvar um seria o Zeegelaar) mas o Esgaio deve ser o Bruno César 2 do plantel.
MC: igual, se realmente o Petrovic não conta, é para vender.
MO: igual, não desgosto do Elias, mas cheira-me que está só cá passagem. Trabalhar o Paulista de uma vez.
EE: igual, se der para comprar o Campbell barato. Dando ou não dando, é para integrar o Medeiros.
ED: igual, se der para comprar o Markovic barato. Dando ou não dando, é para integrar o Medeiros.
2AV: arranjar uma solução excelente, tipo Dost. Que paguem “o que for preciso” (e podia já ser agora). Acredito no ARuiz e no Balada, mas precisam de tempo e é preciso alguém que chegue e mate, tal como o Dost.
PL: igual, talvez algum para suplente que seja um estouro, mas só se.

Regressos: Iuri Medeiros e Spalvis. O resto é avaliar no final da época.
Oportunidades: sempre.

Por acaso, era isto que defendia no princípio do ano. :inde:

Digo o que disse há uns meses, precisamos de uma revolução do tipo 2012/13->2013/14.

Reduzir a folha salarial, saindo André, Jefferson, Marvin, Petrovic, Castaignos, Douglas, Esgaio/Schelotto, Elias. Bryan e B. César caso apareça uma boa proposta, Paulista se conseguirmos enfiar o barrete.

Uma grande venda, que deveria ser o William (esperançoso tendo em conta a forma que apresenta).

Possivelmente o Mané renderá uns bons cobres se continuar bem na Alemanha. O mesmo para o Ewerton.

Contratações MUITO cirúrgicas. Investir bem em poucos jogadores.

Apostar no que temos em casa.

O treinador… Não sei que desfecho terá toda esta situação, o ideal era alguém pegar no JJ porque ele nunca se demitirá e despedi-lo custa muito dinheiro. Gosto da sugestão que tem sido comum, do Paulo Fonseca. LJ dificilmente voltará. Pelo que me foi dito também havia um plano B caso o JJ tivesse saído, e era de agrado. Não sei quem era nem se continua em cima da mesa. Não sou grande entendido em treinadores por isso não sei o que sugerir aqui.

O meu plantel seria algo como:

[center]
Rui/Beto

Contratação de peso 1/Schelotto ou Esgaio - Coates/Domingos Duarte - Paulo/Semedo - Contratação de peso 2/Contratação

Contratação de peso 3/Palhinha - Adrien/Francisco Geraldes/Ryan Gauld

Gelson/Francisco Geraldes/Podence-----------------------------------------------Iuri/Matheus/Gauld

Bas Dost/Contratação-----Contratação de peso 4/Podence/Ryan Gauld[/center]

(Usei o 4-4-2 apenas como exemplo, se bem que no caso de jogarmos em 4-3-3 a coisa não mudava muito.)

Não, não chega para ser campeão. Mas acho que é necessário devido ao rombo financeiro que vamos levar este ano. Construir uma base para o futuro, com um treinador ciente da necessidade na aposta na formação do Sporting e que esteja disposto a trabalhar com menos fundos e controlo que o atual.

Treinador principalmente precisa-se, urgentemente.

Quanto à permanência do treinador, um bocadinho mais a frio, confesso estar extremamente confuso. Não sei se valeria a pena ir buscar outro ou ficar com Jesus. Acho que a minha opinião também depende um pouco de quem poderia vir. Se fosse um Jardim ou Fonseca, em princípio trocava. Agora outros…não sei, sinceramente.

Quanto à planificação do plantel. Espero que o Sporting faça o que disse há poucos dias. Despachar as carradas de entulho que cá temos, aproveitar melhor os recursos disponíveis e só ir ao mercado buscar 3/4 realmente bons jogadores, caros, mas bons, com rodagem e qualidade. Tipo Bas. De resto só ia ao mercado buscar substitutos directos para jogadores vitais que saíssem.

Uma ideia mais ou menos do que me vai na cabeça para já:

Saídas: Bryan, Jug, Joel (fim de emp.), Markovic (fim de emp.), Petrovic, Elias, André, Castaignos, Meli, Esgaio, Jefferson, Marvin, Douglas, Slavchev, Tobias, Geraldes e Teo.

Depois deste lote deixaria sair 1, no máximo 2, por forma financiar a época e manter o clube equilibrado. Adrien, William e Gelson.

Emprestava: Ronaldo, Ruiz, Paulista, Mama, Riquicho, Empis, Bruno Paz, Ivanildo, Kiki, Pedro Silva, entre outros que posso estar a esquecer. Emprestava ainda o Alan para ver se tiramos alguma coisa dali.
GR: Rui Patrício, Beto e um gajo qualquer da equipa B como 3º redes.

LD: Contratação e Schelotto

LE: Contratação e Jonathan Silva

DC: Coates, Semedo, Paulo e Domingos

MD: William/contratação e Palhinha

MC: Adrien/contratação e Wallyson (estou na dúvida com o Wally, não sei como está a sua evolução, seria a única posição que iria ao mercado ver o que há, se o brasileiro não estiver bem)

MO: Geraldes e Gauld

Extremos: Bruno César (manteria pela qualidade que acho tem e pela versatilidade, podendo jogar tanto a extremo, como MO e até MC), Matheus, contratação, Podence ou Iuri e Gelson (se o Gelson saísse, ficava só com uma contratação, mantinha tanto o Podence como o Iuri).

PL: Bas, contratação e Spalvis

A minha única preparação seria despedir a equipa. Não querem jogar, também não fazem cá falta nenhuma.

Cancelar todos os empréstimos tanto para fora como para dentro, reunir os jogadores todos durante 1 mês de treino profundo em Alcochete e ver quem queria ficar.

Quanto a mim, a permanência do JJ prende-se com 2 questões básicas:

  • É obrigatório que haja distinção de funções: A função do JJ é treinar. Tem que se ter de uma vez por todas um Director Desportivo que se mexa bem no mercado;
  • Temos que ser realistas. Neste momento, JJ não é um treinador que justifique ganhar 6M por época. Com isso, a sua permanência na próxima temporada deveria de estar dependente da sua abertura para a redução do seu salário. Mas hey, se acho que isso vai acontecer? Nem por sombras, mas de certeza que quem criou esta situação, vai conseguir soluciona-la.

Relativamente ao plantel, parece-me um pouco isto:

GR: RP, Beto
DD: CONTRATAÇÃO, Schelloto
DE: CONTRATAÇÃO, CONTRATAÇÃO ou na pior das hipóteses CONTRATAÇÃO, Jonathan Silva
DC: Ruben Semedo, Coates (a definitivo, pff), Paulo Oliveira, Douglas
MD: William, Palhina
MC: Adrien, CONTRATAÇÃO
EE: CONTRATAÇÃO, Matheus Pereira
ED: Gelson, Iuri Medeiros
AV: Geraldes, Alan Ruiz
PL: Bas Dost, CONTRATAÇÃO

Tudo o resto, é arranjar solução.
De certo que com competência se vai conseguir melhores resultados e sobretudo, iremos aprender com os erros do passado.

Guarda redes: Patricio, Beto, Pedro Silva/ Maximiano
DD: Contratação, Schelloto/ Mauro Riquicho
DC: Paulo, Coates, Semedo, Domingos
DE: Contratação, contratação/ Jonathan
MD: William, Palhinha
8: Adrien, Geraldes, Gauld
Extremos: Matheus, Bruno César, Iuri, Gelson, Podence, contratação
Pl: Dost e contratação

Jug não está cá a fazer nada, não nos interessa tê-lo sob contrato, na lateral direita tem que vir alguém de inegável qualidade, dar oportunidade ao Mauro de fazer a pré época, Schelotto ver o que faz no resto desta época embora não goste deste jogador.
Centrais é saída de Douglas para baixar custos, não justifica salário tão elevado para o seu papel no plantel.
Lateral esquerda das zonas que merece mais atenção, contratar um no minimo e ver em que ponto está Jonathan antes de avançar para outra contratação visto que Empis está verde.
Trincos é esta dupla, depois 8 também, pode-se ver Wallyson também, extremos ia buscar um, depois alguns dos extremos que temos podem fazer de segundo avançado principalmente Podence e gostava de ver Matheus por lá também, Dost e contratação, trabalharia com Spalvis de inicio.
Não coloquei Bryan pois está a desiludir muito e tem um ordenado elevado, se por acaso voltar ao que era na época passada pode ficar, livrem-se de não despacharem Marvin e Jefferson.

[quote author=50ShadesOfSalty link=topic=67935.msg4495207#msg4495207 date=1484445562]
Quanto a mim, a permanência do JJ prende-se com 2 questões básicas:

  • É obrigatório que haja distinção de funções: A função do JJ é treinar. Tem que se ter de uma vez por todas um Director Desportivo que se mexa bem no mercado;
  • Temos que ser realistas. Neste momento, JJ não é um treinador que justifique ganhar 6M por época. Com isso, a sua permanência na próxima temporada deveria de estar dependente da sua abertura para a redução do seu salário. Mas hey, se acho que isso vai acontecer? Nem por sombras, mas de certeza que quem criou esta situação, vai conseguir soluciona-la.

É isto que eu penso.
Se o JJ sair, eu queria um treinador com provas dadas, que trabalha bem a formação e que se chama José Pékerman

Com o que o JJ ganha por ano no Sporting, no contracto devia haver uma salvaguarda para o clube, que em caso de ficar abaixo do 3º lugar o clube podia rescindir o contracto pagando um valor residual.

Chegadinho de Chaves após fazer quase 800 kms eis o que me vai na alma: BDC tem que por JJ no seu lugar. De treinador e mais nada! Esqueça tudo o resto. O Bruno que contrate alguém competente para gerir o futebol. Alguém a quem o JJ tenha que obedecer. JJ NÃO PODE SER DONO DO FUTEBOL!

Quanto à equipa :
Meli
Petrovic
Balada
Zeegelar
Bryan ruiz
Alan ruiz
Markovic
Campbell
Esgaio
Schelotto
Castaignos
Jug
Bruno Paulista
Jefferson
Elias

15 gajos que acrescentam BOLA à equipa! 15 caralho!

Não digam que fizessem muito melhor mas digam-me:

Empis faria pior que Jefferson ou zeegelar?

Mama balde faria pior que esgaio ou schelotto?

Mateus e iuri seriam piores que Bryan ruiz ou Alan ruiz ou campbell ou markovic??

Pedro Marques ou Ronaldo Tavares fariam pior que balada?

Xico Geraldes não tinha lugar neste plantel?

Simplesmente vergonhoso o que se passou está época e espero que o Bdc meta o JJ no sítio e o meta a fazer só o que ele tem que fazer: treinar os jogadores que o Sporting entender!

Enviado do meu X17 através de Tapatalk

Guarda Redes

  • Rui Patricio, Beto, Pedro Silva
    Lateral Direita
  • Van der Wiel (Fenerbaçe) , Ezekiel Schelotto
    Defesa Central
  • Sebastian Coates (Sunderland) , Ruben Semedo, Paulo Oliveira, Domingos Duarte
    Lateral Esquerda
  • Ludwig Augustinsson (Copenhaga), Jonathan Silva
    Meio campo defensivo
  • William Carvalho , João Palhinha
    Meio campo central
  • Adrien Silva , Stefano Sensi (Sassuolo)
    Meio campo ofensivo
  • Francisco Geraldes , Ryan Gauld
    Alas
  • Gelson Martins , Daniel Podence , Matheus Pereira , Joel Campbell (Arsenal) , Bruno Cesar
    Avançado(9,5)
  • Alan Ruiz , Nikolaos Karelis (Genk)
    Ponta de Lança
  • Bas Dost , Nicolai Jorgensen (Feyenoord) , Lukas Spalvis

Nos alas acho que continuamos fracos apenas com essas soluções, but oh well.

Saidas, todo aquele entulho que nós sabemos que lá anda. Quem sugeriu em primeiro lugar a contratação do Petrovic tem de ter a sua credibilidade reduzida quando sugerir outros nomes :mrgreen:

Quanto ao JJ, é um bocado dificil para mim opinar neste momento, aquilo ja onde ele tava antes demorou a arrancar, mas se isto continuar assim não sei não.
Se conseguirem arranjar um diretor desportivo e ele concordasse, tentaria mais um ano…senão, ponderar bastante… e se não o mantiverem, também gosto do nome do Paulo Fonseca.

Tip para a offseason e nova época: Deixar sempre um homem entre os últimos homens do adversário em situações de canto do adversário para termos saida de bola garantida, como é possivel ainda não fazermos isso…bahhh. Treinar muito os cantos/cruzamentos. Comer muita xixinha para ter força nas pernas para cruzar.

Vou pôr o que pus há 2 dias no tópico de mercado de janeiro. Depois do jogo de hoje temos de cagar neste campeonato, focar em pelo menos irmos a Champions. Obrigado desde já a quem abriu o tópico e espero responder a tudo.

Permitam me fazer um leap já para a próxima época, não pensem que já tou a desistir desta (apesar da esperança não ser muita) porque não estou, mas também acho importante planear já o futuro (próximo). Como não queria tar a abrir já um tópico de preparação da época 2017/18, para não ferir suscetibilidades, posto isto aqui.

Rui Patrício/Pedro Silva
Augustinsson/Jonathan Silva
Vieirinha/Mama Balde
Coates/Semedo/Tobias/Domingos
William/Palhinha
Adrien/Geraldes/Wallyson
Gelson/Matheus/Podence/Iuri/Weiss
Lima/Pedro Marques
Dost/ Walter Gonzalez/ Ronaldo Tavares

Joker: Esgaio

Desinvestimento em merda
Aposta na academia!

Plantel de 25+1
16 Portugueses
18 que passaram na Academia

Delirava com este plantel. Temos de apostar na juventude para apoiar a equipa base que temos + 2/3 contratações cirúrgicas para o 11 inicial.

Em contratações acredito que gastaríamos 20/25M
Em dispensas poderíamos fazer 30/35M

Augustinsson seria o mais caro, acredito que entre 8-10M sacamos um dos melhores laterais jovens que por aí anda, retorno garantido. 1/2 épocas, e valia perto dos 30.
Vieirinha vai entrar no último ano de contrato, não tem jogado muito, é lateral de equipa grande. Por 2-4M sacávamos um bom lateral. Eu sei que quer acabar a carreira no Guimarães, é fanático. Contrato de 2 anos e depois podia sair.
Lima, precisamos de experiência/golo na frente, em prémio de assinatura, 2M, mas com o contrato de 2 anos é garantia de 10/15 golos época e pode muito bem ajudar o Marques a crescer
Weiss, também a entrar no último ano do contrato, anda perdido nas Arábias, ainda tem 27 anos (??). Engane-se quem acha que ganha rios de dinheiro, ganha bem, mas ainda é acessível. O Al-Gharaffa deve pedir 4-6M por ele. Aceitava um retorno do Mané também.
Walter Gonzalez, é um jogador muito muito interessante. O Olímpia não pede mais de 3M por ele. O Soares do Guimarães também era uma boa alternativa.
Coates, custaria os 5M da cláusula, paguem-lhe o que pedir, pq ele e o nosso patrão, o melhor central da liga, ponto.

Agora quanto ao treinador, eu sou um fan boy do Jesus e do estilo dele. Mas acredito que não é o treinador ideal para o Sporting. Ainda não temos estofo financeiro para o ser.

Apesar de achar que tem mais valias técnicas que o Leonardo Jardim, tenho a certeza que com o Madeirense no comando já teríamos sido campeões. O LJ é o treinador perfeito para este Sporting jovem.

Agora nunca vai sair do Principado do Mônaco, e não pensem que quero despachar o JJ. Mas sinceramente tenho de pensar com a cabeça, e não com o coração. E a verdade é que ele não se adequa à nossa filosofia.

Quero acreditar que talvez um Rui Jorge pudesse fazer um trabalho semelhante ao do LJ, mas tenho muitas question marks.

Acho que não é pedir muito.

Ps- quem não ta no plantel considerem dispensados. Todos menos o Alan Ruiz/ Gauld/ Spalvis, que tentaria emprestar a clubes da primeira divisão portuguesa.

Ps2- vou guardar isto para quando se abrir o tópico, pq as minhas ideias vão ser as mesmas!

Acrescento que precisamos de um Diretor Desportivo, depois sairá pra eu entrar quando terminar a licenciatura

Nao vou na onda do despedimento do treinador, primeiro ficaria carissimo, segundo, esqueceram-se da época passada? Da qualidade e dos 86pts??

Por outro lado, dificilmente alguem vem dar 10M por ele no fim da época (nao sendo impossivel)

Mas claro tem defeitos:

-Escolha de contrataçoes
-Teimosia e preferencia pelas “suas” apostas
-Alguma dificuldade em mexer bem no jogo (substituiçoes)

As duas primeiras podem ser corrigidas de uma forma relativamente simples --> Limitar o seu raio de açao nas compras e na formaçao do plantel. Obviamente tera de ter a sua palavra mas tera de ser mais limitada.

Quero no proximo plantel, menos jogadores e mais da formaçao. Significando também uma reduçao nos custos. 50M tem de ser o maximo dos maximos.

Espero neste sentido, também varias Saidas até ao final da época.

Douglas
Schelotto
Jefferson
Marvin (? Nao obrigatoria mas prefiria que o suplente fosse o Jonathan)
Petrovic
Elias
Paulista (com as lesoes?)

A.Ruiz/André/Castaignos em avaliaçao até ao fim da época, veremos mas potencialmente, deveriam sair pelo menos 2, quem sabe os 3 mas veremos até la como correm as coisas. Sendo que o André podia desde ja servir de moeda de troca por um lateral brasileiro (Renê?)

Campbell/Markovic/Meli enquanto emprestados também deverao retornar aos seus clubes.

Bryan Ruiz, estara no ultimo ano de contrato, ja velhote e parece que o Bruno Cesar é tao bom ou melhor do que ele neste momento para a posiçao. Para alem de que temos muitos jovens de qualidade tmabém.

Tentar chegar a uns 15M com estes obrigatorios e eventualmente mais alguma coisa com os que estao em duvida mas que provavelmente sairao. Nao parecendo mas SO nos “obrigatorio” devem estar bem perto de 10M em salarios. +os emprestados devem estar na boa 15M em salarios e ainda faltam outras saidas potencias.

Quero basicamente um plantel muito proximo disto:

[glow=green,2,300]Contrataçoes Obrigatorias[/glow]
[glow=red,2,300]Contrataçoes Eventuais[/glow]

                                             Rui Patricio
                                             Beto

[glow=green,2,300]Contrataçao1[/glow] Coates Paulo O [glow=green,2,300] Contrataçao 2[/glow]
Esgaio Domingos/Tobias/[glow=red,2,300]Contrataçao 3[/glow] Ruben Semedo Marvin/Jonathan

                         William                                  Adrien
                         Palhinha                               Gauld/Paulista(lesoes?)/[glow=red,2,300]Contrataçao[/glow]

      Gelson                                                                       Bruno Cesar
      Podence                                                                     Francisco Geraldes
                                                                                       Matheus
                                 Iuri                        Bas Dost
                   A.Ruiz/[glow=red,2,300]Contrataçao[/glow]            Castaignos/André/[glow=red,2,300]Contrataçao[/glow]                         

23 Jogadores, mais do que suficiente, sendo que existem até alguns que desempenham varias posiçoes se necessario.

Nao estou a contar com saidas de jogadores chaves pois com a época a correr mal, sera dificil. No entanto Se sairem jogadores chaves que ainda nao tenham um suplente a altura da posiçao exceto nomeadamente o Coates e um dos Guarda Redes, devera haver uma contrataçao FORTE do tipo Bas Dost.

Para as [glow=green,2,300]Contrataçoes Obrigatorias[/glow]

DD: Diria Fagner ou Zeca (mais novo mais certamente mais caro)
DE: Gostava do Renê (ultimo ano de contrato), eventualmente dado a troca o André.

Para as [glow=red,2,300]Eventuais Contrataçoes[/glow] de:

DC: Diria André Pinto que vai ser encostado agora pelo Simoes na B. Ou seja, podera ser acessivel ou Josué do Guimaraes. Sendo que, antes disso, deveremos sempre avaliar o que temos, nomeadamente o Domingos Duarte. Ai também dependera se fica ou nao mesmo nao havendo saidas. Se for melhor para ele rodar, entao que o façam mas se ja estiver a um bom nivel, o melhor é ficar e ter minutos nas taças. Isto também em funçao de uma eventual saida de Coates.

DE: Evitava, temos Empis no futuro e ja temos nos quadros Jonathan e Marvin para suplente, sendo que preferia que o Jonathan fosse trabalhado e o Marvin vendido.

8: Depende de o acontecer ao Gauld nestes 6meses mas também ao Paulista/Wallyson (lesoes?). Até seria possivel nao comprar niguem e nao ter nenhum destes havendo gestao com Palhinha, Bruno Cesar ou até Esgaio. Eventualmente uma contrataçao barata e aconselhava nesse caso o Tiba que devera ser acessivel para alem de ter qualidade e ser underrated.

Avançados: Ai dependera muito também dos proximos 6meses e da evoluçao destes. Sendo que para mim, o André poderia servir de moeda de troca por um lateral brasileiro (tal como Elias) Aqui nao tenho grandes nomes em mente mas também convem relembra-nos de Spalvis/Ronaldo/Leo Ruiz/Pedro Marques.

BONUS1: Aconselho Miguel Silva, alias quero a compra deste jogador, com ou sem saidas. Havendo saida, fica no plantel, nao havendo é emprestado a um clube de 1a liga que lhe de minutos. Neste momento nao é titular e esta entao mais desvalorizado

BONUS2: Também era capaz de fazer uma troca Esgaio por Bruno Gaspar se possivel. Dando algum dinheiro a mais. Também ha o Mayke mas é um pouco arriscado.

JJ como treinador sim como manager não. A questão é, se está implícito no contrato todo o seu poder e mais importante se pode ser quebrado. Gostaria que alguém podesse responder a tal porque andamos aqui a mandar postas de pescada na ilusão e provavelmente não é possível. Se não for possível, como se calhar é o mais provavel a pergunta que temos que fazer é o seguinte, JJ como Manager sim ou não e se não quanto custa a rescisão. Qual é o valor viável para o Sporting? 15 milhões? 10 milhões? 5 milhões?

Dito isto se o JJ ficar apenas e exlusivamente como treinador e aceitar trabalhar a fundo com os talentos que nós produzimos que são muitos, à cabeça, Domingos Duarte, Palhinha, Wallyson, Geraldes, Iuri, Matheus, Podence e Gauld óptimo, se não temos que reflectir sobretudo por tudo o que disse anteriormente.

Com CL ou não sou a favor de um plantel de apenas 22 jogadores, 2 jogadores por posição, isto se a diferença entre o titular e o suplente não for muito significativa. Para quê ter um plantel de 26 jogadores se existem sempre 5/6 jogadores que raramente jogam pelo plantel ser extenso e porque normalmente esses jogadorers têm qualidade duvidosa e estão a fazer só número? Este ano falo de Petrovic, Meli, Castaignos, Markovic e Jug por exemplo.

Aí teria um plantel sensivelmente como este:

Rui
Beto

Esgaio
Contratação

Duarte
Coates
Semedo
Oliveira

Contratação (Este lateral deveria conseguir jogar à esquerda e à direita).
Contratação

M. Def. - Palhinha
M. Def. - Wallyson
M. Interior Esq - B. César
M. Interior Esq - F. Geraldes
M. Interior Dir - Gelson
M. Interior Dir - Contratação
M. Ofen - Alan Ruiz
M. Ofen - Matheus

  • William e Adrien seriam para fazer face à tesouraria (as minhas venda)

Dost
Spalvis (se mostrar qualidade no Belenenses)
Iuri
Contratação.

Penso que com a venda de Lotto, Zeegelar, Jefferson, B. Ruiz, André e Castaignos poderiamos ter um encaixe de quase 20 milhões de euros e com esse dinheiro atacar o mercado.