https://twitter.com/NicoSchira/status/1696478534133285024?s=20
De realçar que a página “obastidor - Sporting” já tinha falado no jogador há 2 dias atrás.
Parece que ele vem mesmo.
Será a saída do Edwards?
https://twitter.com/NicoSchira/status/1696478534133285024?s=20
De realçar que a página “obastidor - Sporting” já tinha falado no jogador há 2 dias atrás.
Parece que ele vem mesmo.
Será a saída do Edwards?
Passar de Edwards para Damsgaard é um downgrade assustador.
Não conheço o jogador mas pelo que vi assim por alto parece ser um perfil muito polivalente. Talvez uma tentativa de tapar vários buracos de uma só vez. Empréstimo com opção de compra acaba por ter pouco risco, o que é positivo.
Lá está, depende do que se procura.
Duvido. O que pode acontecer é quererem jogadores capazes de efetuar mais que uma função em campo. Mas isso não é tapar buracos. Tapar buracos é redutor.
Perder um jogador importante por outro que não funcione nunca é positivo e hoje em dia, com a necessidade de atingir objetivos, o risco nunca é pouco.
Eu não percebo a obrigatoriedade de vender o Edwards, para possivelmente ir buscar um jogador emprestado. Como é que tu estás a fazer esta ligação?
Concordo plenamente. Estava a partir do princípio que este entra sem sair ninguém. Este pelo edwards não faria sentido
Depois do perfil escolhido para o lateral direito e da abordagem aos jogos já de há uns meses a esta parte, parece ficar cada vez mais clara a ideia do Amorim querer atacar num 343, que se torna assimétrico, com um dos alas a ser mais defesa e o outro a ser mais extremo, passando a um 442 quando estamos em organização defensiva, em bloco alto. Obviamente que não vamos deixar de usar dois defesas nas alas em simultâneo quando quisermos baixar linhas ou dois extremos nas alas quando quisermos carregar e desmontar um autocarro, mas creio que o 442 em momento defensivo será a abordagem mais recorrente.
Posto isto e depois de um mercado que considero bastante aceitável, na minha opinião ficou a faltar claramente um extremo desequilibrador, que possa fazer o corredor esquerdo.
Se no lado direito temos o Edwards e o Geny, no lado esquerdo temos o Nuno Santos que não é um desequilibrador e o Afonso Moreira, que não me parece ainda preparado para ser uma alternativa (acho que mais depressa vai o Geny para a esquerda primeiro do que o Afonso).
O Samuel Lino seria a minha escolha e acredito que iria relegar o Nuno Santos para o banco em muitos jogos (e o Afonso Moreira para a equipa B), mas parece que vai ser aposta do Simeone a fazer todo o corredor esquerdo. Sem um central a subir nas suas costas ou sem um avançado interior para poder combinar, em jogos contra blocos baixos, como vimos no último jogo contra o Famalicão, o jogo do Nuno Santos torna-se muito previsível e fica sem grandes soluções que não jogar para trás ou ir à linha de fundo cruzar sem grande sentido.
Ou seja, quando quisermos usar um jogador na ala mais desequilibrador que o Nuno (contra autocarros deveria ser uma obrigação), só temos o Geny que me parece render muito mais pela direita. E nesse caso em específico, o substituto na ala esquerda como defesa será o Matheus Reis (que para mim é muito melhor como central). O problema neste caso é que ficamos sem nenhum desequilibrador como avançado interior pela esquerda (vejo Pote e Trincão muito mais como segundo avançados e não como desequilibradores) e esse corredor fica muito mais coxo. Porque não há para a esquerda um Edwards ou até um Geny para fazerem de avançados interiores como o fazem na direita, onde têm um ala mais defesa como Fresneda e Esgaio nas suas costas.
Sobre o Pote e o Trincão, como disse acima, penso que são mais segundos avançados e deveriam jogar sempre do lado em que está o ala a fazer de extremo, para poderem derivar para zonas interiores onde são mais fortes. Tal e qual como tem acontecido com o Paulinho, que jogou no lado do Nuno Santos até que foi para a direita para o lado do Geny, quando este trocou de corredor com a entrada do Matheus Reis.
Para esclarecer, estando o segundo avançado a jogar do lado do ala que é extremo, no outro lado em que o ala é defesa, o avançado interior deveria ser também ele sempre um extremo desequilibrador (na direita Edwards ou Geny e na esquerda só há mesmo o Afonso), para garantirmos sempre desequilíbrio em ambos os corredores.
Penso que quando tivermos todo o plantel disponível este deveria ser o nosso onze base:
Adán
Juste, Diomande, Inácio
Fresneda, Hjulmand, Morita, Nuno Santos
Edwards, Gyökeres, Pote
Olhando para o resto do plantel, para além da lacuna óbvia que é o ala/extremo esquerdo forte no 1vs1, as seguintes posições seriam as minhas prioridades nos próximos mercados:
1 - Ponta de Lança: Com o Paulinho a render cada vez mais como segundo avançado, torna-se imperativa a contratação de um ponta de lança com o perfil mais próximo do Gyökeres, para servir de alternativa ao sueco. Com isto vendia o Trincão, porque tem à frente dele Pote e Paulinho e tarda a apresentar rendimento.
2 - Médio Defensivo: Não sei se o Essugo é suficiente para ser já suplente duma equipa que luta por títulos. Emprestava-o a uma equipa da Primeira Liga.
3 - Guarda Redes: O Adán já deixa muito a desejar e o Israel não inspira confiança. Deixava cá o Adán mais 1 ano, enquanto o Callai era emprestado e vendia o Israel.
4 - Médio Centro: Vendia Bragança e apostava num perfil mais à Matheus Nunes para concorrer com o Morita.
Se houvesse dinheiro para essas posições todas, este seria o meu plantel para esta época (Só o Samuel Lino chegava-me perfeitamente ):
343/442
Guarda Redes: Reforço, Adán
Central Direito: Juste, Quaresma
Central: Diomande, Coates
Central Esquerdo/Lateral Esquerdo: Inácio, Matheus Reis (pode fazer de ala esquerdo se a ala direito estiver o Geny)
Ala Direito/Lateral Direito: Fresneda, Esgaio
Médio Defensivo: Hjulmand, Reforço
Médio Centro: Reforço, Morita
Ala Esquerdo/Extremo Esquerdo: Samuel Lino, Nuno Santos
Avançado Interior Direito/Extremo Direito: Edwards, Geny (pode fazer de ala direito se a ala esquerdo estiver o Matheus Reis)
Avançado Interior Esquerdo/Segundo Avançado: Pote, Paulinho
Ponta de Lança: Gyökeres, Reforço
Eu basicamente no próximo ano fazia o seguinte.
Era já. Na venda do próximo ano de Inácio caso consigamos ir à Champions (encaixamos prai 80M o clube deixa de ter prejuízo) é obrigatório ir buscar dois defesas num máximo de 30M.
Vendas
Inacio- 50M
Pote 50M - rende 45M
Morita ou Bragança 7.5M
Mais uns milhões da vendas de terceiros, fatawu e outros (15M)
Total= 117.5M
Quanto custa este menino 20M?
Robert Renan 20M, Diomande, contratação 10M
Suplentes: Eduardo quaresma, coates, Matheus reis e João Muniz, destes 4 suplentes um terá de sair.
Guarda redes até 10M.
Médio centro até 20M.
Extremo até 20M.
Com isto poupava sempre 20% de cada transferência para abater no passivo. E caso fosse o jogador de nível mundial ainda podíamos subir a oferta na totalidade dos jogadores na ordem dos 15M (incluindo prêmios de assinatura)
Já o disse e repito, serei sempre a favor de preferir qualidade a quantidade. Nesse sentido, o mercado não foi negativo, não o posso negar.
Por outro lado, quando fechou o mercado há um ano atrás era óbvio para mim que o plantel não tinha quantidade nem qualidade para lutar pelo título.
Como as entradas foram pouco mais do que as saídas, não posso achar que esta equipa seja favorita a alguma coisa. Por outro lado, acredito que a qualidade média tenha subido o suficiente para podermos ser candidatos nas taças e fazer uma Liga competitiva.
Há mais de um ano que se mantém uma ausência gritante de um 8 que seja uma mais valia.
Vejo ainda um défice de qualidade actual na baliza e falta de alternativas fiáveis na ala esquerda, na posição 6 e no centro do ataque.
Cabe à equipa técnica fazer o seu trabalho para potenciar o que tem, tentar fazer surgir opções válidas para o imediato a partir dos jovens da formação.
E também convém definir internamente quais as prioridades e em que competições deve haver alguma rotação na equipa para não se chegar a Dezembro morto e fora das competições todas.
Precisas de vender o Morita ou Bragança? Não me parece
Coates acaba contrato, renovavas? É que para o ano para além dele, o Neto acaba e o Inácio sai, e não contanto com o Just, são menos 4 centrais do que temos agora, é muito
E quem é esse Diomande que custa o mesmo que o nosso?
Depende do nível do Eduardo e do João para renovar com o coates
Dizem que o jogador do Zenit, pode vir a ser topo Mundial 19 anos. O rapaz do São Paulo tem ganho a posição mas está longe de ser um jogador feito mas reconhecem lhe muito potencial até alguns de segunda linha europeia como o Sevilha já andaram atrás do menino.
“Mercado perfeito”
“Mercado excepcional”
E depois olhas para o nosso MC e tiras o Morten e está à vista este degredo.
“Callai tem que rodar na B”, Adan voltou a dizer presente para os amigos, barreira super bem feita e posicionamento na baliza ainda melhor.
Se conseguirmos um 3° lugarzito chorado já vamos é com sorte que as arbitragens não deixam cair as outras nádegas, mas com os sabotadores que temos ao nosso leme (direção e “treinador”) nem vão precisar de fazerem muitos mais circos como o de hoje.
SL
Fds que azia… Estes gajos têm o condão de me fod** a semana mais uma vez…
Começamos hoje a ver a falta de estofo e profundidade habitual neste clube. Podiamos passar para a liderança, contra uma equipa com um jogo a meio da semana, e não ha atitude ganhadora nem plantel para sufocar quando é preciso.
Meio campo insuficiente… Bragança pode ter muita técnica mas não é jogador para meio campo a 2 em lado nenhum. Muito menos com Morita ao lado. Falta a porcaria de mais um MC para TITULAR ao lado do Morten.
Ataque, vendemos o Chermiti, em jogos que jogamos com 2 PL, queremos substituir um deles, não há opções… e não me falem nos co*** moles do Trincão e do Edwards. Geny ainda está verde obviamente.
Mais um ano de ambição zero, à Sporting. Podem me vir com a quarta jornada, e braga ser um campo difícil, mas os campeões começam a ser construidos no início, era aqui que tinhamos oportunidade de nos isolar já na frente, cavar diferença pontual para as nádegas, deixar a p*** do braga a 6 já.
Enfim, chamem me negativista, mas são muitos anos a ver o mesmo filme. 40 anos 3 campeonatos… a 31 de Agosto era mais que visivel que o plantel não dava para ser campeão. Fizeram um mercado pouco mais que mediocre, o mínimo indispensável.
Amorim, vamos para a 4ª época e não há uma ideia de jogo diferente, quando queremos mudar algo, quando estamos a precisar de marcar (aliás, há…Coates para a frente). Não há milagres. Achavamos que com 3 vitórias com mija na escada e estava tudo lançado? Aqui está, abram os olhos… Muito trabalho pela frente!
“Mercado de sonho”, “melhor mercado de sempre”, disseram alguns, quando o titular da baliza continua a ser Adan. Foi uma das coisas que me fez mais confusão.
Ontem viu-se quanto pode valer um bom guarda-redes (ou falta dele) nas contas do campeonato.
Eu acho é que muita gente vê o sucesso do mercado pelo rácio “dinheiro investido”/“numero de jogadores contratados”. Só pode ser isso.
Para quem diz que o mercado de verão foi muito bom, este jogo foi óptimo para mostrar as limitações que existem no plantel (e no lugar de treinador também…).
Vejam as substituições de uma e outra equipa e comparem as soluções de um lado e de outro. E já agora o rendimento que uns e outros apresentaram. Andamos a brincar ao futebol é o que é…
O mercadop foi bom, mas toda a gente que considera ter sido um mercado bom tinha avisado que não ia chegar porque tinhamos demasiadas lacunas e pouca profundiade no plantel.
Zenit não te vende o RR por menos de 40M, esse comboio já passou, agora só para no Real Madrid
Ou seja não foi um mercado bom…
A partir do momento em que depois de uma época como a do ano passado e não há tábua raza…
Porque não se pode mudar meio plantel, pode pode, é é o que tem de acontecer, não há é ambição, meio plantel já se sabe que não vale um ■■■■■■■.
Começou-se em fevereiro a preparar esta época, para ter 3 contratações. Daqui a por volta de 4 ou 5 anos temos o plantel necessário. Pena que vá fazer falta outra metade.
O que me transparece após a pré-época e primeiros 4 jogos:
GR: Não temos 1 bom, 1 razoável, quanto mais 2.
Ala direita: Continuamos com Esgaio. Vamos ver Fresneda porque isto de analisar jogadores pelo youtube diz-me quase nada.
Ala Esquerda: Nuno Santos abaixo do melhor nível após lesão. O Reis é melhor como central pelo lado esquerdo e mesmo assim está longe do que já mostrou. Continuo a achar que foi um jogador que teve um pico de 7/8 meses e nunca mais vamos ver essa qualidade.
Centrais: Provavelmente o melhor setor da equipa. Coates a subir de forma, Diomande a impor-se, Inácio com qualidade. No entanto, falhando alguém do trio, quer-me parecer que o Reis passa, novamente para central. Acho que Quaresma devia ter oportunidade. Pode ser que ainda aconteça.
Meio campo: Casa das máquinas, onde se ganham e se perdem jogos. Um “6” que veio substituir um dos melhores que já tivemos na posição. Um Morita que pode ser um jogador para rotação mas que me parece insuficiente para ser titular jogo atrás de jogo. Um Bragança com caraterísticas muito específicas, que funcionaria melhor num meio campo a 3, vindo de uma lesão de 1 ano. E é isto. Pote no meio é uma cratera no meio campo.
Avançados Interiores/Extremos: (inserir sons de grilos)… Edwards está péssimo, Trincão nunca teve nada de bom, mas, por um qualquer porquê que não entendo, está-se sempre à espera que sejam soluções, que deem o “salto”, que progridam, quando está mais do que visto que os defeitos os vão acompanhar toda a sua carreira.
Depois confia-se que Catamo possa vir a ser (e até gosto de alguns pormenores dele), mas joga na ala defensiva. Afonso Moreira, também pode ter mostrado bons pormenores, mas ainda é uma incógnita. Pote, se não for pelos golos, acrescenta praticamente nada.
PL: Paulinho com um bom arranque, já começa os problemas físicos e limitações (penso que foram várias as vezes que o Amorim “desculpou” o Paulinho com limitações físicas na época passada).
Gyokeres, um acrescento de qualidade que está a sofrer por ter de fazer o trabalho de meia equipa.
Pessoalmente, parece-me muito curto, houve pouca ambição em fazer uma reestruturação mais profunda. Mais do que dizer que “agora, a sair alguém só pela cláusula”, era ter apostado em comprar os extremos que se procuravam e deixar sair mais um ou outro jogador por um valor aceitável e baixar a folha salarial com os jogadores que começam a ser uns “pesos” mortos na equipa.
Andam a preparar épocas com “mercados de sonho”, para depois fazerem a preparação física com um fisioterapeuta.
Sporting 2.0, Nova Era.