Esta equipa está longe de ter plantel para ser campeão nacional.
O Sporting teve a sorte de no ano do título terem aparecido vários jovens da formação de grande valor que tiveram impacto imediato e todos os outros reforços terem sido mais-valias.
No final de 20/21 e 21/22 a direção cometeu o erro crasso de dinamitar o plantel e não substituir os jogadores que eram cruciais com jogadores que poderiam chegar a esse nível. Se aliarmos isto á não qualificação para a UCL percebemos o porquê do plantel do Sporting estar a léguas dos rivais. Estas contratações do Gyokeres e Hjulmand são boas a nível desportivo. Mas a nível financeiro o clube não tem capacidade para investir este tipo de montantes para preencher todas as lacunas que existem no plantel e que ainda são muitas.
Dito isto, não é difícil prever que enquanto não aparecerem vários jovens da formação que se consigam afirmar na equipa A e outros jogadores que venham por valores residuais e sejam craques, o Sporting vai voltar a passar uma grande travessia no deserto.
Vou fazer uma coisa irrealista, algo que o Sporting nunca irá fazer, apesar de estar a surpreender agora nas contratações, poucas, caras mas boas. (Ainda faltava um Ala direito, 8 e EE… e vamos ver se o Inácio não sai… aqui fica:
Sai: Fatawu - 15M
Sai: Gonçalo Inácio - 50M
- 78,50M balanço positivo
= 143.50M Positivos ainda!
Entra: DD, DC, 8 e EE:
DD - Zanoli - 10M + 3M (Avaliado 6M)
DC - Robert Renan - 15M (Avaliado 9M)
8 - André - 20M + 5M (Avaliado 15M)
EE/ME - Claudinho - 20M (Avaliado 20M)
Destes 4, claramente Claudinho era o mais difícil…
————————GYO————————
Claudinho———Andre————Pote
———————-Morten———————
N.Santos——————————Zanoli
R.Renan——Coates——-Diomande
————————Adan————————
Mas se fosse real, com esta equipa éramos Campeões.
Pessoal para quem tem vodafone e não quer ouvir os relatos dos comentadores horriveis do pessoal da Sportv
Aqui tem a solução
E um crime teres o Nuno Santos a lateral
Que seja uma época com muitos golos assim:
Faltou o golo do insua a lazio
Confirmando-se o zanoli, fica a faltar um médio… é obvio que há sempre por onde melhorar e podia-se “pedir” mais reforços. No entanto, tentando ser realista e “minimalista” acho que aquilo que poderá fazer a diferença esta época é a contratação de um médio que ajude a “encher” o campo.
Um plantel deste tipo já não seria nada mau:
adan, israel
st juste, quaresma
coates, diomande
inacio, matheus reis
+neto
zanoli, esgaio
nuno santos, geny catamo
hjulmand, ???, morita, bragança + essugo
edwards, trincão
pote, afonso moreira
- jovane
gyokeres, paulinho
Fica a faltar mais qualquer coisa na frente (o tiago tomas era fixe) mas preenchendo bem aquele ??? já ficávamos com uma equipa bem aceitável… depois é esperar que os nossos extremos e avançados estejam inspirados…
O que eu gritei nesse golo do Capel não está escrito.
E o calcanhar do xandao
Infelizmente eu estava na rua sem saber como estava o jogo e tive que perguntar a malta que ia a passar na rua se sabiam como estava, houve um que estava ao telefone e perguntou à outra pessoa e foi aí que descobri ![]()
![]()
Esse golo foi qualquer coisa, ainda por cima depois das declarações do dzeko a não saber quem era o Sporting
Não me lembro disso, mas o Dzeko sempre foi um gajo sem classe e arrogante, por isso não me admiro
sabem se dá para fazer isso com o multiscreen da sporttv? eu faço à pobre e uso a conta do meu pai ahah
Esta época acho que vamos ter m bom upgrade ao plantel. Passamos a ter um 11 digno do Sporting e um banco com mais opções. Continua a ser curto, em especial no meio-campo, mas já conseguimos ter um plantel com 16, 17 jogadores de qualidade mais jovens promissores. Tendo em conta o estado do plantel a época passada não estamos nada mal.
Continuo pessimista. Sairam Porro e Ugarte, ainda falta vir o titular para a ala-direita.
Em relação ao ano passado, temos um ponta de lança finalmente, e temos alguns jogadores da formação que podem dar alguma profundidade ao plantel. Se não forem todos “emprestados” outra vez. Em teoria, estamos ligeiramente melhor que o ano passado. O onze mais forte que podemos ter é o onze mais forte da liga, mas depois se começamos a substituir estes titulares por Paulinhos e Esgaios, acontece o que aconteceu com o Vizela.
Falta mais alguém na frente. Um avançado, ou um extremo de qualidade como os que se têm falado - Lino ou Neto.
Se formos exigentes, falta também um 8, um guarda-redes, e um central/lateral-esquerdo. Mas nem vou por aí.
É preciso que os responsáveis do Sporting metam na cabeça que é preciso um plantel com profundidade, e que há dois ou três jogadores que podem ter de jogar menos. Paciência. Depois são emprestados e no banco só temos o cepo e o pino.
Da eu deixei de ter spottv mas continuo a ter multiscreen os parvos não desactivaram , são uns mamões pelo menos um ano a pala espero ter
Faltam as outras variantes, zenha, varandas, empresários, comissões. Os responsaveis estão tranquilos, boas receitas, aumentos ordenados e adeptos controlados.
O nosso plantel não tem menor hipótese de lutar pelo título sem a vinda de um guarda redes e de mais um médio.
Os campeonatos ganham se de trás para a frente e a presença de um frangueiro reformado na titularidade + buraco do ozono no meio campo não pode existir numa equipa que quer ser campeã.
Com este desenho nota-se que estamos coxos nas laterais. O nosso jogo flui por lá e estes dois jogos temos sido zero a jogar por fora.
Lateral direito e extremo são as prioridades. Bem como arranjar colocação para o Jovane e o Esgaio que não têm qualidade para andar aqui.
Ainda pensava num redes se desse. Adan tem estado penoso.
Até agora não estou assim tão optimista.
Ofensivamente deveremos estar melhor, porque o “efeito Giokeres” é grande, e estaremos mais perigosos (principalmente em ataque continuado). Hjulmand deverá trazer alguma segurança à transição ofensiva, e os nossos alas “titulares” são capazes de contribuir (muito mais o Nuno Santos que o Esgaio - mas este ainda consegue correr com a bola e centrar para a área).
Mas se Edwards ou Trincão não derem “o salto” em termos de consistência exibicional estaremos algo “coxos” numa das alas.
Se jogarem Paulinho e o Gyo teremos no banco apenas… Rodrigo Ribeiro?
Veremos o que podem produzir Afonso Moreira e Geny Catamo…
Defensivamente não estamos bem.
Adán não dá a segurança de outrora.
Coates está um “buraco”, lento e pesado.
Diomande tem que ser mais consistente e assertivo.
St. Juste e as lesões… ![]()
Nuno Santos e Esgaio são “sub-par” a defender.
Poderá Hjulmand estabilizar TAMBÉM a organização defensiva?
Se pensarmos que, a esta data, o nosso melhor “onze” será Adan - Inácio - Coates - Diomande - Nuno Santos - Esgaio - Hjulmand - Morita/Pote - Pote/Paulinho - Gyokeres - Edwards/Trincão acho que ofensivamente estaremos melhor mas defensivamente continuamos fracos.
E com pouco “banco” (na melhor das hipóteses, St. Juste, Reis, Paulinho, Trincão, Afonso Moreira e Geny Catamo?)
Vamos ver…
SL