Prémio Apostas Ciclismo 2014

Ora bem, antes de mais, agradecer a todos os participantes deste ano! Depois de (mais) um excelente ano de ciclismo e das apostas aqui do fórum, é altura para se votar no prémio do melhor apostador em 2014, tal como tem sido feito nos últimos 2 anos.

Será tudo realizado mais ou menos da mesma forma dos outros 2 anos, falta apenas apresentar os resultados de todos, em todas as provas que participaram, ao longo deste ano. Aqui estão eles:

[b]LisbonLions:[/b] [b]1º Paris Nice[/b]; 5º Volta ao País Basco ([b]1º Classificação Pontos[/b]); [b]1º Paris-Roubaix[/b]; [b]2º Amstel Gold Race[/b]; [b]3º La Flèche Wallone[/b]; 15º Giro Itália ([b]1º Classificação Pontos[/b]); 6º Critérium du Dauphiné; 8º Tour de Suisse; [b]3º Tour de France[/b]; 4º Volta a Portugal; [b]1º Eneco Tour[/b]; [b]2º Vattenfall Cyclassics[/b]; 6º GP Ouest France-Plouay; [b]2º Vuelta Espanha[/b]; [b]1º Campeonatos do Mundo CR Coletivo[/b]; 4º CM CR Individual; [b]1º CM Elite Individual[/b]; 7º Giro Il Lombardia; [b]1º Tour of Beijing[/b] ([b]1º Classificação Pontos[/b]).

Pep#9: 2º Paris Nice; 4º Volta ao País Basco; 11º Paris-Roubaix; 9º Amstel Gold Race; 6º La Flèche Wallone; 8º Giro Itália; 9º Critérium du Dauphiné; 5º Tour de Suisse; 16º Tour de France; 3º Volta a Portugal; 11º Eneco Tour; 3º Vuelta Espanha; 11º Giro Il Lombardia.

Rui Tovar: 3º Paris Nice; 12º Volta ao País Basco; 5º Paris-Roubaix; 10º Critérium du Dauphiné; 12º Tour de Suisse; 21º Tour de France.

k1: 4º Paris Nice (1º Classificação Pontos); 6º Volta ao País Basco; 3º Amstel Gold Race; 1º La Flèche Wallone; 13º Giro Itália; 13º Critérium du Dauphiné; 9º Tour de Suisse; 17º Tour de France; 15º Volta a Portugal; 3º Vattenfall Cyclassics; 11º GP Ouest France-Plouay; 10º Vuelta Espanha; 9º CM CR Individual; 6º Giro Il Lombardia.

kinglion: 5º Paris Nice; 8º Paris-Roubaix; 1º Amstel Gold Race; 10º La Flèche Wallone; 7º Giro Itália; 4º Critérium du Dauphiné; 4º Tour de Suisse; 5º Tour de France; 10º Volta a Portugal; 6º Eneco Tour; 12º Vattenfall Cyclassics; 8º GP Ouest France-Plouay; 1º Vuelta Espanha; 7º Campeonatos do Mundo CR Coletivo; 11º CM CR Individual; 4º CM Elite Individual; 1º Giro Il Lombardia; 5º Tour of Beijing.

DaCunha: 6º Paris Nice; 2º Volta ao País Basco; 2º Paris-Roubaix; 6º Amstel Gold Race; 9º La Flèche Wallone; 3º Giro Itália; 12º Critérium du Dauphiné; 6º Tour de Suisse; 18º Tour de France; 5º Volta a Portugal; 8º Eneco Tour; 10º Vattenfall Cyclassics; 2º GP Ouest France-Plouay; 7º Vuelta Espanha (1º Classificação Pontos); 3º Campeonatos do Mundo CR Coletivo; 2º CM CR Individual; 6º CM Elite Individual; 9º Giro Il Lombardia; 6º Tour of Beijing.

Hélio_Lion100: 7º Paris Nice; 9º Volta ao País Basco; 6º Paris-Roubaix; 7º Amstel Gold Race; 2º La Flèche Wallone; 4º Giro Itália; 7º Tour de France; 8º Volta a Portugal.

Miguel10A: 8º Paris Nice; 3º Volta ao País Basco; 3º Paris-Roubaix; 7º La Flèche Wallone; 9º Giro Itália; 2º Critérium du Dauphiné; 7º Tour de Suisse; 14º Tour de France; 11º Vattenfall Cyclassics; 3º GP Ouest France-Plouay; 12º Vuelta Espanha; 13º CM CR Individual; 5º Giro Il Lombardia.

shurface: 9º Paris Nice; 11º Volta ao País Basco; 12º Paris-Roubaix.

EMT948: 10º Paris Nice; 1º Volta ao País Basco; 4º Amstel Gold Race; 5º La Flèche Wallone; 10º Giro Itália; 1º Critérium du Dauphiné (1º Classificação Pontos); 14º Tour de Suisse; 13º Tour de France (1º Classificação Pontos); 7º Volta a Portugal; 5º Eneco Tour; 6º Vattenfall Cyclassics; 7º GP Ouest France-Plouay; 4º Vuelta Espanha; 8º Campeonatos do Mundo CR Coletivo; 10º CM CR Individual; 3º Giro Il Lombardia; 8º Tour of Beijing.

Fábio_SCP: 11º Paris Nice; 7º Volta ao País Basco; 10º Paris-Roubaix; 12º Tour de France; 1º Volta a Portugal (1º Classificação Pontos); 9º GP Ouest France-Plouay; 8º Vuelta Espanha; 3º CM CR Individual; 8º CM Elite Individual; 10º Giro Il Lombardia; 7º Tour of Beijing.

Elmatigol: 12º Paris Nice; 8º Volta ao País Basco; 6º Giro Itália; 7º Critérium du Dauphiné; 3º Tour de Suisse; 4º Tour de France; 14º Volta a Portugal; 5º CM Elite Individual.

NaP MAGO: 13º Paris Nice; 13º Volta ao País Basco; 9º Paris-Roubaix; 17º Giro Itália; 16º Critérium du Dauphiné; 23º Tour de France; 10º Eneco Tour; 8º Vattenfall Cyclassics; 12º GP Ouest France-Plouay; 14º Vuelta Espanha.

Basket Lion: 14º Paris Nice; 19º Giro Itália; 20º Tour de France.

Eduzão: 15º Paris Nice; 19º Tour de France; 16º Volta a Portugal; 9º Eneco Tour; 7º Vattenfall Cyclassics; 10º GP Ouest France-Plouay; 13º Vuelta Espanha; 6º Campeonatos do Mundo CR Coletivo; 15º CM CR Individual; 13º CM Elite Individual.

jvmartins: 16º Paris Nice.

RodrigoMatias: 1º Giro Itália; 8º Critérium du Dauphiné; 1º Tour de Suisse; 2º Tour de France; 15º Vuelta Espanha.

Gannicus: 2º Giro Itália; 11º Tour de France; 11º Volta a Portugal; 3º Eneco Tour; 9º Vattenfall Cyclassics; 1º GP Ouest France-Plouay; 9º Vuelta Espanha; 2º Campeonatos do Mundo CR Coletivo; 6º CM CR Individual; 10º CM Elite Individual.

Gonçalo M.: 12º Giro Itália; 5º Critérium du Dauphiné; 2º Tour de Suisse (1º Classificação Pontos); 1º Tour de France; 2º Volta a Portugal; 2º Eneco Tour (1º Classificação Pontos); 5º Vattenfall Cyclassics; 4º GP Ouest France-Plouay; 11º Vuelta Espanha; 5º CM CR Individual; 3º CM Elite Individual.

Ricardo Filipe Amaral 1: 10º Volta ao País Basco; 7º Paris-Roubaix; 8º Amstel Gold Race; 4º La Flèche Wallone; 25º Tour de France.

Castanheira: 15º Tour de Suisse; 15º Tour de France; 9º Volta a Portugal; 4º Eneco Tour; 4º Vattenfall Cyclassics; 6º Vuelta Espanha; 10º Campeonatos do Mundo CR Coletivo; 1 CM CR Individual; 7º CM Elite Individual; 4º Giro Il Lombardia; 3º Tour of Beijing.

Peter Griffin: 1º Vattenfall Cyclassics; 5º GP Ouest France-Plouay; 5º Vuelta Espanha; 4º Campeonatos do Mundo CR Coletivo; 16º CM CR Individual; 12º CM Elite Individual; 2º Giro Il Lombardia; 2º Tour of Beijing.

Green Lantern: 4º Paris-Roubaix; 9º Tour de France; 6º Volta a Portugal; 8º Giro Il Lombardia.

Mica27: 5º Amstel Gold Race; 8º La Flèche Wallone; 11º Giro Itália; 9º Campeonatos do Mundo CR Coletivo.

Gtony: 5º Giro Itália.

HBene: 14º Giro Itália; 12º Volta a Portugal.

VoG: 16º Giro Itália.

walrus: 18º Giro Itália; 14º Critérium du Dauphiné; 6º Tour de France; 13º Volta a Portugal; 7º Eneco Tour; 8º CM CR Individual.

Márinho: 20º Giro Itália; 3º Critérium du Dauphiné; 10º Tour de Suisse.

m24: 14º CM CR Individual; 2º CM Elite Individual; 4º Tour of Beijing.

Bany: 11º Critérium du Dauphiné; 11º Tour de Suisse; 8º Tour de France; 19º Volta a Portugal.

NunoVic: 15º Critérium du Dauphiné; 13º Tour de Suisse; 10º Tour de France.

angelus: 22º Tour de France.

PauloSCP: 24º Tour de France; 20º Volta a Portugal.

XDreams: 17º Volta a Portugal.

ElCrá: 18º Volta a Portugal.

YEJOVERDE: 21º Volta a Portugal.

TiagoFC: 5º Campeonatos do Mundo CR Coletivo.

microchip: 7º CM CR Individual; 11º CM Elite Individual.

Jubaboy: 12º CM CR Individual; 9º CM Elite Individual.

NOTA: Falta o Tirreno Adriático que acabou por não ter a última atualização, logo não consigo saber as classificações finais para meter aqui. Peço desculpa por isso.

Por fim, quero dizer que, infelizmente, no próximo ano, deverei ter menos tempo para organizar isto. A faculdade não me permite disponibilizar tanto tempo quanto eu quereria para estas coisas. Mas quando chegar a altura correta logo se verá se ainda conseguirei continuar a fazer isto junto com a universidade ou se voltará a passar para outra pessoa (provavelmente, Fábio ou DaCunha, se assim eles desejarem ou conseguirem). :great:

Foi um prazer estar mais na organização disto este ano (apesar do imenso trabalho que dá - então fazer agora este apanhado das classificações do ano todo nem imaginam :lol: - é também com alegria que o faço), é bom ajudar o pessoal a acompanhar melhor o ciclismo com estas apostas e, acima de tudo, espero que todos se tenham divertido! :beer:

PS: Por mim, também podem votar para o seguinte prémio: “Macumbeiro do Ano”. Existem excelentes opções para a vitória. :twisted:

Existem bons candidatos e é difícil escolher entre todas as boas hipóteses. Talvez por isso vá votar mais numa de “regularidade” e, também, votar em alguém que acho que já poderia ter tido um prémio destes, mas não tem tido grande felicidade nalgumas provas nos últimos 2 anos mas que neste ano parece-me que já esteve melhor: DaCunha. Este ano pode só ter ganho uma coisa, mas parece-me que foi dos mais regulares.

Em termos de pódios mesmo e isso assim, o Gonçalo M. é um forte candidato (o RodrigoMatias também o seria se tivesse apostado mais ao longo do ano, acho eu), assim como o EMT948, o kinglion, o k1, o Miguel10A, Pep#9, entre outros (espero não me ter esquecido de ninguém assim que pode estar na luta por este prémio). Depois também existem os casos, por exemplo, do Fábio_SCP, do Hélio_Lion100, do Elmatigol, do Gannicus e do Peter Griffin, entre outros, que faltaram a muitas provas ao longo do ano, mas que não estiveram nada mal nas em que participaram. E existem outros casos diferentes e que também mereciam uma menção. São realmente difíceis este tipo de votações, já que ninguém quer ser injusto para com ninguém ou esquecer-se de alguém que pode também merecer destaque (por isso, se me esqueci de alguém nestes pequenos destaques, peço desculpa).

Desde já, boa sorte a todos e, mais uma vez, muito obrigado por terem participado nestas Apostas de Ciclismo ao longo do ano! :great:

Vou votar no LisbonLions. Conseguiu aliar resultados ao trabalho que teve, quando assim é o prémio é mais que justo.

Sobre a organização das apostas, posso voltar a pegar nisto a ‘full-time’ com ajudas aqui e ali do @DaCunha e do @LisbonLions.

:great:

EDIT:

E para edições futuras do prémio, parece-me mais adequado apenas considerar para a votação final quem tenha participado em +/- 50% das provas organizadas. Mais que não seja para não dar tanto trabalho a quem organiza(que é muito, ter de ver tópico a tópico os resultados de todos).

Já tinha falado com o LisbonLions há uns tempos por pm sobre ter umas ideias novas para reformular um pouco aqui a maneira de contabailizar isto de uma forma mais geral, e até ficar mais interessante, mas amanhã com mais tempo coloco aqui as ideias que tenho para ver a opinião do pessoal.

E já que me estou a chegar à frente com estas ideias e com o LisbonLions com menos tempo disponível junto-me também ao Fábio para ajudar.

Amanhã deixo cá o meu voto.

Primariamente, obrigado pelas palavras Fábio! :great:

Em relação à organização, agradeço mesmo que um de vós consiga tomar mais conta disto para o próximo ano, pelo menos até ao Verão. Em Março logo verei melhor a minha disponibilidade, mas deixo já aqui o pedido para assim as coisas se organizarem da melhor forma. E, claro, qualquer ajuda que seja precisa (principalmente no Verão), ambos podem contar comigo!

Por fim, essa ideia de que falaste concordo inteiramente, é que acho que não vale a pena contabilizar para esta votação o pessoal que participou apenas numa ou noutra competição e depois nunca mais o fez. E, sim, lembro-me de ter falado com o DaCunha sobre essas ideias que ele tinha em mente para dinamizar e melhorar mais isto. :mais:

Fica aqui então a sugestão em termos de alteração para o jogo de Apostas.

Os moldes que temos usado nos últimos anos mantém-se, o que se poderia alterar seria a criação de um campeonato que acabaria por ser um somatório dos pontos conseguidos em cada prova apostada tendo em vista a uma classificação geral.

Isto seria feito desta forma:

• Utilizariamos todas as provas do World Tour (27), mais as provas dos Campeonatos do Mundo e a Volta a Portugal (daria um total de 31 provas a apostar durante um ano, basicamente o que já se faz);

• Usariamos a ponderação de pontuação usado pela UCI (1.UWT ou 2.UWT), em que umas provas dão mais pontos outras não;

• Esquema de pontuação das provas: Em todas as provas são pontuados os 5 primeiros classificados na Classificação Geral e os 3 primeiros classificados na Classificação dos Pontos (isto quando possivel);

• Esquema da pontuação de cada prova:

Tour de France - Classificação Geral: 1º 200 pontos 2º 150 3º 100 4º 75 5º 50
- Classificação Pontos: 1º 75 pontos 2º 45 3º 25

Giro de Itália, Vuelta Espanha e Volta a Portugal*1 - Classificação Geral: 1º 170 pontos 2º 125 3º 75 4º 50 5º 25
- Classificação Pontos: 1º 65 pontos 2º 40 3º 20

Tour Down Under, Paris–Nice, Tirreno–Adriatico, Milan–San Remo, Volta a Catalunya, Tour of Flanders, Tour of the Basque Country, Paris–Roubaix, Liège–Bastogne–Liège, Tour de Romandie, Critérium du Dauphiné, Tour de Suisse, Tour de Pologne, Eneco Tour e Giro di Lombardia - Classificação Geral: 1º 100 pontos, 2º 75 3º 50 4º 25 5º 10
- Classificação Pontos: 1º 40 pontos 2º 20 3º 10

E3 Harelbeke, Gent–Wevelgem, Amstel Gold Race, La Flèche Wallonne, Clásica de San Sebastián, Vattenfall Cyclassics, GP Ouest-France, GP de Québec e GP de Montréal - Classificação Geral: 1º 80 pontos 2º 60 3º 40 4º 20 5º 7

3 provas do Campeonato do Mundo (Estrada, Contra-Relógio e Contra-Relógio por equipas) - Classificação Geral: 1º 80 pontos 2º 60 3º 40 4º 20 5º 7

*1 coloco a Volta a Portugal no mesmo escalão de pontuação do Giro e Vuelta, primeiro por ser a nossa volta e depois também pela boa participação que tem sempre em termos de foristas no jogo de Apostas e mesmo no tópico de Ciclismo.

[hr]

Como já tinha referido em termos de participação mantinha-se tudo igual, o que mudaria seria a contabilização das posições de cada um ao fim de cada prova para uma classificação geral onde no final da época se encontraria um vencedor.

Digam o que acham, sugestões, alterações, por aí fora.

[hr]

Votei no LisbonLions, de uma forma geral acabou por ser o que conseguiu melhores classificações em boa parte das provas com mais regularidade.

Antes de mais, obrigado pelo voto DaCunha! :great:

Depois, dizer que acho excelentes essas medidas! :clap: Nem que seja apenas para tornar isto um pouco diferente do habitual. Se, no final do ano, se vir que não correu assim tão bem muda-se, mas acho que tem tudo para ser uma boa ideia posta na prática.

Concordo em absoluto com as tuas ideias, @DaCunha. Muito bem pensado.

Eu votei em mim :slight_smile:

Quanto ao prémio , acho que este ano devia ir para o DaCunha o único
organizador que ainda não o tem ,seria um sinal de Fair Play ser ele a receber.

O mais importante é seguir as provas , pelo menos para mim esse é que é o objectivo

A minha única sugestão seria uma folha de exel com as pontuações de todas as etapas
para evitar possíveis enganos na contabilização que por vezes acontecem
, o Eneco Tour do ano passado é um exemplo.

:venia:

Nada disso, que se vote em quem obteve melhores resultados. :great:

Fala com o LisbonLions sobre folhas de excel, que ele deve ter. :lol:

Já agora, dá a tua opinião sobre a ideia que aqui coloquei. Tu e quem mais votou. :great:

Votei em mim, mas o sistema contabilizou no Lisbon, because fucking black magic. :twisted: :beer: Mais que merecido, regularidade + organização.

Concordo em absoluto com esse campeonato de apostas DaCunha. :great:

Votei no Lisbon Lion, talvez fosse boa ideia fazer uma classificação da season com base nas apostas em vez da votação

Votei no LisbonLions, parece-me um justo vencedor deste prémio pela regularidade e pelos resultados obtidos.

O Rodrigo Matias, também teve optimos resultados nas poucas provas que participou.

PS: E totalmente a favor das propostas do Fabio_SCP e do DaCunha.

:lol: :great:

:great: Em relação ao resto, poderias explicar melhor essa ideia?

:great: E, sim, o Rodrigo se tivesse participado em mais poderia ter sido um bom concorrente ao prémio. Por fim, dá para ver que o pessoal tem estado todo de acordo com as propostas, portanto acho que poderemos implementar isso já na próxima época. :mais:

Não respondendo pelo Green Lantern, mas quando aqui coloquei a minha ideia para as apostas da próxima época a intenção final acaba por ser substituir esta votação de final de época pela classificação que sair no final da próxima época.

Sim, isso eu tinha percebido das tuas ideias, mas não sei se o GL quereria dizer o mesmo, parece-me que sim, queria era ter a certeza. :mrgreen:

Votei no LisbonLions pelo trabalho que teve ao longo do ano aliado a resultados muito agradáveis.

Estão de parabéns todos aqueles que participaram ao longo do ano e principalmente aqueles que organizaram todo este jogo.

Tinha mais uma sugestão / pergunta a dar…
Porque não as apostas sobre determinado vencedor para a etapa / prova, possam ser as mesmas a mais do que um forista.
Digamos que as apostas começam ás 9, mas por motivos pessoais o forista x só pode apostar ás 13…
Claramente que os favoritos a essa hora já terão sido escolhidos por outros foristas.
Na minha opinião , apesar de levar a alguns empates, talvez fosse mais justo, não existir a regra de ser só um a escolher um ciclista exclusivamente.

Mais vale tarde que nunca, isto de tempo tem sido escasso…

Bem 2015 é 1 ano de mudanças, vou tentar continuar a apostar e a boicotar o sucesso ao LL seja furos, estoiros, falta de gasolina, umas caganeiras pelo caminho ou algo do género :twisted:

Votei no LL, resultados aparte todo o seu esforço e empenho para levar esta brincadeira são de louvar, o @Dacunha merece também ele uma mini pela ajuda que foi dando a espaços.

ps: NEM 1 VOTO ME DÃO? HÃO-DE CAIR EM TODAS AS ETAPAS!

Mas imagina uma cena: Etapa de contra-relógio individual (curto ou longo) e está lá o Tony Martin. Havia de ser engraçado todos ou quase todos a apostarem nele. :lol: E tens mais exemplos como este. :great: Percebo a sugestão e a parte do pessoal, por vezes, não conseguir apostar a boas horas, mas acho que no nosso jogo não faz grande sentido essa ideia.

:lol: :great: