Prédio com dois proprietários - infiltrações - quem paga o quê?

Pergunta muito simples.

Um prédio com 2 fracções, o R/C do chão é de um proprietário, o 1º andar é de outro.

  • O vizinho do R/C tem uma infiltração no tecto, que lhe pinga
  • De onde o proprietário do R/C pensa haver infiltração, apenas existe um terraço que pertence ao proprietário do 1º andar.
  • O vizinho do R/C vai ao terraço do vizinho sem dizer nada a ninguém :lol:
  • O vizinho do R/C telefona ao vizinho de cima e diz que esteve lá à procura de infiltrações e que vai lá voltar como uma equipa de obras para levantar o chão do vizinho à procura da infiltração e já tem um orçamento e que o vizinho de cima só tem a pagar 10% (900€).

Então mas isto é assim? :mrgreen:

Claro que não. Não pode fazer isso.
Normalmente, e se tiver seguro, a reparação do vizinho do R/C é suportada pelo seguro do do 1º.
Já a causa da infiltração ficará a cargo do do 1º porque o seguro mete-se de lado e isto é Portugal.
É ridículo mas é verdade

Aconteceu-me uma situação parecida. O ralo da banheira corroeu e foi enchendo de água a parte entre a banheira de esmalte e o “assento”, acabando por infiltrar para a vizinha de baixo. Uma chatice.

O meu seguro acordou com o da senhora e depois pagou tanto o arranjo dela como o meu. Acabou por ser um processo simples. Não sei se os trâmites nestas situações são diferentes de seguradora para seguradora, mas comigo foi assim.

Aqui o problema é que ninguém sabe de onde vem e no terraço não há canalizações.

Parece-me um bocado overkill partir o terraço todo à procura de fantasmas baseado numa crença.

E ainda para mais fazer um orçamento e impô-lo ao vizinho, ainda que se ofereça para pagar 90% dos 9000€ correspondentes aos 60m² de terraço.

A pergunta é, és o vizinho de baixo ou de cima ? :mrgreen:

Aconteceu-me algo parecido, mas dentro de casa. O vizinho de baixo queixou-se de uma infiltração, e achou que era da minha cozinha. Estupidamente autorizei-o a partir a cozinha, só para se descobrir que não era dos meus canos, mas sim dum tubo de recolha das águas pluviais do prédio. Vá lá que o tipo pagou o arranjo da minha cozinha.

A minha sugestão é que não autorizes nada, e contacta o teu seguro. Eles que resolvam. Os peritos que decidam se não será mais ajuizado partir de baixo para cima, e seguir a infiltração desde a casa do teu vizinho.

Por outro lado, se a responsabilidade for tua, pagar só 10% parece muito atraente.

Último ponto. O terraço é mesmo teu, ou é zona comum do prédio? É que a responsabilidade pode não ser tua…

Parece-me que faz parte dos 10%… :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

10% que na realidade devem ser 50% :mrgreen:

Estive a fazer contas por alto: 3 gajos a trabalhar durante uns 10 dias, uns 1000€, pavimento ~700€, cimentos e areias ~300€, tela impermeabilizante ~300€…

“Paga só 10% de 9000€” cheira claramente a esperteza.

Isso é falta de manutenção tua :stuck_out_tongue: Lá foram uns porreiros e fizeram a contenção.
Mas os danos da tua vizinha seriam sempre assumidos pela Companhia, por Responsabilidade Civil.

  1. tão o “lesado” é um porreiro e vai papar 90% dos prejuízos?
  2. abuso entrar por ali a dentro e tá a andar a fazer preços
  3. chamem o seguro :stuck_out_tongue: vai na volta aquilo é em partes comuns e o “estrago” é pago consoante a permilagem.

Só estou a falar por alto, sem conhecer a situação :smiley: