Pré Temporada 2015 - Sporting CP (4)2-2(2) Ajax Cape Town | 24/7 | 19:15| SPTV2

Esse tal de wilian é craque?

Rui Patricio : impecavel o jogo todo, inclusive nos penalties

JP : nota-se falta de ritmo mas nao pareceu mau

Esgaio : nao esteve mal, parecido com o Esgaio dos sub21, falta-lhe envolver-se mais ofensivamente, coisa que ele faz bem mas quando jogou a equipa esteve perdida por isso também era dificil

Paulo Oliveira: Nao foi o PO do costume mas sabemos que consegue ser melhor

Tobias: Também é capaz de mais alguma coisa

Naldo : Até gostei, mostrou alguma segurança mas a rever. Nao era penalty

Ciani : Mal, mostrou-se inseguro, nao so lance do golo onde envolveu-se mal mas que a partida foi por erro do Carrilo.

Contudo Acho que eles tambem nao ficaram beneficiados pelo meio campo que tem de melhorar na recuperaçao de bolas.

Jefferson: Tambem acho um pouco menos rapido e gordo, como na época passada. Tem de ter cuidado com isso mas nao esteve mal

Jonathan : Nao gostei muito hoje, um pouco trapalhao.

Wallyson é para mim o 6 até voltar o William, tem de ser. O homem até penalties bate de maneira soberba :drool: Quando pega na bola transmite logo segurança, pelo menos é o que sinto. Ps: sei que nao jogou a 6 hoje

Semedo : nao me enche as medidas, em campo é mais um terceiro central do que um medio. Bom golo contudo.

Adrien : desenrasca mas deixa a desejar naquela posiçao

JoaoM : teve muito desaparecido e lento com bola nos pes, com passes perdidos. Devia ter saido em vez do André

AndréM : Bem, muito envolvido mas acho que joga melhor mais recuado. Gostava que fica-se no palntel para 8

Mané : Bem principalmente no golo, de resto nao esteve muito mal

Gelson : Muito envolvido, gosto bastante. Parece um mini Carrillo. Pena ter falhado dois ou tres passes em que tinha visto e decidido muito bem mas sairam com força a mais

Carrillo : Muito individualista, esteve bastante envolvido no jogo mas acabou por fazer quase tudo mal e o golo nasce do seu erro

Iuri : Um pouco desaparecido mas o que fez, fez bem. Queria que fosse ele a rematar aquele livre sobre a direita que foi para o JOnathan

Slimani : Falhou ali 3 oportunidades flagrantes, tem de meter pelo menos 1 ou 2.

Montero : tambem um pouco desaparecido, pouco se viu

Teo : Mostrou tecnica mas falta entronsamento, viu-se bem. Belo remate mas continuo a achar que devia ter passado ao Iuri que tava a entrar.

Primeira parte claramente melhor do que a segunda. Notou-se falta de entendimento ofensivo na segunda parte, provavelmente devido a muitas mudanças e a chegada recente de Teo e Carrillo para elem do JM estar mal e o Adrien nao muito melhor.

Ok, entao o jogo de hoje…

O Ciani veio de uma lesao, é um jogador mais pesado que todos os outros e jogámos com uma defesa subida - e no golo o Carrillo perde a bola e ele tem pouco tempo para decider. Acho inacreditável estarem já a chamá-lo de barrete e coisas assim. Pelo contrário, pareceu-me estilo “Capital America” mas mais refinado tecnicamente. Grande potencial a meu ver.

Naldo tranquilo, na onda do que esperava. Teo Gutierrez é o tipo de Avancado que o JJ gosta de ter na frente, com outro jogador como Slimani. Ruben Semedo entrou bastante bem - mas tambem comecou bem há o ano passado e depois baralhou-se… Ruben: acenta mano! Aceita que és jogador Profissional de Futebol de 1a linha!

Quanto ao mais, de novo uma má exibicao de Jonathan Silva, logo o meu medo é que o Jefferson saia porque já nao me lembro da ultima boa exibicao dele com a verde-branca. Carrillo em dia “nao”. Há dias assim.

E depois JJ… epá, gnhámos nos penalties porque (ainda) temos RP1, mas só nao ve quem nao quer que principalmente no ultimo terco do terreno, tivemos hoje triangulacoes constantes, ao primeiro toque muitas vezes, que raramente vimos na época passada. Continue o seu trabalho Mister :great:

MVP -Octávio Machado 8) “Vai pró cara**o pá…” - Legend!!

[quote author=cp1r3s link=topic=65885.msg3732035#msg3732035 date=1437771763]

Incrivel o que se escreve por aqui!!!
Para esse tipo de problema existem testes que se fazem,…pode ter solução!!!

Tudo dito. Confesso que me deixei levar nos comentários em relação ao André Martins. No entanto, o rapaz acabou por não jogar assim tão mal.

Colectivamente notou-se uma 1ª parte muito melhor. Natural, já que a generalidade dos jogadores que jogaram têm mais tempo de trabalho e estavam em melhores condições físicas.
Na 2ª parte jogaram jogadores com menos tempo de treino e que ainda estão longe de estar a 100% fisicamente (Esgaio, Iuri, Naldo, Ciani, Carrillo, Teo, tudo jogadores com 1 semana de trabalho…alguns menos).

Gostei da primeira parte, com André Martins, Mané, Jefferson, Adrien e Gelson a darem boas indicações de que estarão a conseguir adaptar-se a este novo modelo de jogo.

Na segunda parte é verdade que as coisas não correram tão bem, o que acaba por ser natural, visto que entraram alguns jogadores com menos treinos, menos rotinas e em clara fase de adaptação (não só ao modelo de jogo, mas também à exigência do mesmo).

Ainda assim, dá gosto começar a perceber as alterações positivas que estão a ocorrer no nosso futebol. Bola no pé, extremos por dentro, cruzamentos dentro de área, bola a rodar de um flanco para o outro rapidamente, o privilegiar da zona central do terreno para a tomada de decisão, a defesa subida e em linha, etc etc. Nem um mês de treinos tivemos e já se notam, a milhas, as ideias do treinador.

Só mais uma coisa. Os processos defensivos que o Jorge Jesus pretende incutir nesta equipa, não fáceis de assimilar. Os resultados não vão aparecer do dia para a noite, muito menos quando alguns dos jogadores contam apenas com 3/4 dias de treino. Dêem tempo ao tempo, que o entrosamento aparecerá naturalmente.

Têm noção que as pré-épocas do JJ são durissimas fisicamente? Basta ver os últimos 6 anos do carnide
Têm noção que o sistema defensivo do JJ é muito complexo e de dificil implementação?Basta ver os primeiros 2 anos do carnide
Têm noção que temos ali jogadores que ainda nem o fuso horário acertaram quanto mais rotinas de jogo?
Têm noção que estes jogadores tiveram treino hoje de manhã?

Vamos ter um pouco de calma e perceber que não estamos a falar num projecto de treinador, o JJ está ao nivel dos melhores do mundo ao nível do treino.

Ah o Jorge “Anti-formação” Jesus entrou hoje “só” com 7 da formação hoje e lançou 2 miudos na equipa A.

Relaxem e desfrutem.

Segue a minha análise aquilo que foi a partida

Guarda- Redes

Rui Patricio - Nada a dizer, continua a provar que é um dos melhores da Europa e não é por aqui que vamos ter problemas. :mais:

Defesa

João Pereira - Fico muito mais descansado com ele lá do que com o Cédric mas se há coisa no seu futebol que não gosto é o pontapé da defesa para o PL correr, é desnecessário. :mais: :menos:

Tobias - Não lhe vejo grande potencial, é segurinho e tal mas tem pouca personalidade e pouca velocidade. :menos:

Paulo Oliveira - Nada a apontar, uma falha ou outra mas é o nosso melhor central e ao contrário do que o comentador dizia não foi ele que perdeu em velocidade foi o Tobias. :mais: :menos:

Jefferson -Trapalhão a atacar, com excesso de peso e não gostei mesmo nada dele hoje. Fez um cruzamento ou outro mas ainda longe do seu melhor. :menos: :menos:

Adrien - Não comprometeu, notou-se o dedo de Jesus, procurou sempre a bola e o jogo :mais:

João Mário - Tem dinâmica para o sistema mas não pode ser tão despreocupado no passe especialmente nos passes curtos, nesse capítulo foi o pior em campo.

Mané - Um golo e movimentos interiores bastante bons, quando aquilo estiver oleado vai ser muito bom, foi dos movimentos ‘JJ’ que mais se notaram. :mais:

Gelson - Agradável surpresa, muito bem :mais: :mais:

Slimani - É o Slimani que conhecemos :mais: :menos:

André Martins - Em bloco baixo é a mesma nulidade de sempre, não pega no jogo, não o procura, é menos 1 basicamente. Quando a equipa está em posse e com o bloco subido é menino para ser o jogador chave da equipa, a forma como segura a bola na área e faz tabelinhas com o cunho ‘JJ’ não estão ao nivel de qualquer um. Vamos ver… :mais:

De resto:

Esgaio - Tem de perder o medo, faz-me lembrar o Pereirinha
Iuri - Não se deu por ele em campo
Carrillo - Só tem 5 dias de trabalho mas vai claramente ser importante para Jesus
Teo e Montero - Gostei das movimentações, no remate do Teo se ele toca para a frente para o jogador que se desmarca 50cm à sua frente era provavelmente golo mas também tem poucos dias de Sporting não conhece as ideias do treinador, se tivesse iniciado a época acredito que teria feito o passe.
Wallyson - É menino para roubar o lugar ao Adrien durante a época
Jonathan - Trapalhão
Semedo - Acho que só anda lá a fazer número, não tem nível nem para a primeira liga quanto mais para o Sporting
Naldo - Not bad mas o penalty que nem era meteu-o logo nervoso

Vistos os reforços (com excepção ao Ruiz), obviamente que os centrais deixam dúvidas, nomeadamente o Ciani. Mas também é preciso entender em que altura da época é que estamos e da falta de ritmo/entrosamento que o Ciani tem. Se não me engano o Ciani está a treinar apenas desde que chegaram à África do Sul.

Será que estou a ficar paranóico? Será que só eu notei que na segunda parte o árbitro tudo fez para colocar os sul africanos na final?

Genericamente boa análise, concordo ! talvez só em André Martins em Mané . não tenha visto o mesmo!

Totalmente tranquilo quanto ao rumo da equipa. Como já referiram as pré épocas do JJ são muito desgastantes, e nem nos lamps me lembro de os ver a jogar alguma coisa de jeito quer nas pré épocas quer nos inicios de campeonato. Há que dar tempo e anormal seria ver jogadores com 3 semanas de trabalho, render ao mais alto nível. Dos reforços o Naldo pareceu um jogador seguro, de resto como todos os outros será obrigatório rever, porque a qualidade existe, e mesmo aqueles que falharam tipo o Ciani acho normal para esta fase. Aqueles que preferem grandes exibições dos jogadores logo de entrada só relembro dum sr, chamado Vidigal que foi apelidado de cepo mal entrou no Sporting e depois foi o que se viu. Assim como jogadores tipo Rinaudo que pareciam extraordinários e também foi o que se viu.Ou mesmo o Mauricio que no primeiro jogo de pé época marcou um autogolo e foi logo crucificado and so on…Há muito trabalho pela frente, mas temos competência na liderança da equipa…pela primeira vez em muito tempo estou mesmo descansado e com o tempo teremos mais consistência.SL

nem mais :arrow: causa me muita impressão algumas pessoas que vem aqui debitar ignorância e só tem um sentido o da critica fácil . aproveito para dizer que já vi este espaço com melhores dias :wink:

Como esperado.

As pré épocas de Jesus são sempre assim, as vezes mesmo dignas de um filme de terror.

Mas por norma aquilo afina-se por altura do começo dos jogos oficiais.Não fiquei surpreso com a qualidade(ou falta dela) no jogo de hoje, ainda para mais que ao contrário do contexto que tinha no carnide hoje Jesus esta a dar os primeiros passos com um novo plantel ao seu dispor.

Contudo foi de facto lamentável as lesões de Ewerton e William, de certeza que estragaram e muito os planos que Jesus tinha delineado na altura que abraçou este projecto(mas também não há melhor treinador a improvisar que ele em Portugal!).

Já se vê no entanto aqui ou acolá algumas ideias e princípios de jogo interessantes.

Não vale a pena entrar em pânico, chill… :slight_smile:

Quanto mais leio comentários por aqui ou pelo facebook do Sporting mais fico incrédulo com a grande maioria dos adeptos que dizem apoiar o Sporting… parece que já estamos a jogar para o campeonato ou para outra competição importante. Que críticos e céticos encontramos por aqui mas também já era de esperar! Temos o exemplo do Ciani que passou rapidamente de “patrão” a “flop” ou melhor para alguns mesmo nem valia ter saído do ‘buraco’. Felizmente ainda temos uma minoria que realmente contribui com posts construtivos! Quanto ao jogo em si e sendo realista acho que foi um bom teste; o JJ exige muito dos jogadores na pré-época e é perfeitamente normal que com tais cargas físicas o rendimento não seja tao elevado. Quer ofensivamente quer defensivamente nenhum novo processo se implementa em duas/três semanas e por isso continuo tranquilo e confiante até porque já vi algumas movimentações “engraçadas”. Que no domingo se ganhe ao Crystal Palace e que ninguém se ressinta ou tenha qualquer gênero de lesao. SL

:hand: :wall: :wall:
Já se está a fazer o enterro dos centrais?
Por acaso até gostei bastante do Naldo.
Penso que formará dupla com Paulo Oliveira.
E também gostei do Semedo.
Quando vier Ruiz e WC, infelizmente o Gelson não vai calçar.

Com estes jogadores o 11 não terá nada que saber:

Patrício

J. Pereira P. Oliveira Naldo Jefferson
W. Carvalho
Adrien Silva
B. Ruiz Carrillo
Teo Slimani

O que tirei do jogo, em traços gerais:

• Gostei de ver uma equipa do Sporting com processos ofensivos dinâmicos e no campo todo, fazer uso da técnica que os nossos jogadores possuem para construir jogo desde trás (usando todas as zonas do terreno e não apenas os corredores) até chegar ao momento da finalização ao invés de despejar a bola para a frente, fazer uso do cérebro na leitura do jogo no momento e na decisão, e não apenas ter na cabeça um movimento/jogada decorado.

• Gostei muito de ver uma equipa do Sporting não estática, com os jogadores a movimentarem-se o tempo todo de modo a integrarem-se em todas as jogadas em vez de ficarem à espera que a bola lhes viesse parar aos pés, com os jogadores a correrem o que foi preciso, a pressionarem a tempo inteiro, basicamente, a darem o litro, ainda que sejam visíveis, como é natural, as limitações físicas características desta fase de pré-época.

• Gostei de ver uma equipa do Sporting a funcionar em bloco, em que todos os jogadores formam, realmente, um todo, sem que os sectores se separem e criem buracos e/ou espaços que favorecem o adversário.

Obviamente, tudo isto que acabei de descrever não correu na perfeição, nem pouco mais ou menos, mas o que me interessa é que está lá, já faz parte da equipa e, daqui em diante, trata-se apenas de aperfeiçoar a máquina, oleá-la, algo que irá acontecer naturalmente com mais tempo de trabalho e, claro, sob a determinante orientação de JJ.

Achei que funcionámos melhor na primeira parte, o que atribuo não só ao facto de terem existido várias alterações logo no início da segunda, como também a terem sido lançados na segunda parte jogadores que chegaram mais tarde aos trabalhos (alguns deles mesmo muito mais tarde).

Pareceu-me, claramente, que o sector que mais dificuldades está a revelar na interiorização dos novos processos é a defesa, o que, para mim, se explica por duas formas:
1 - O processo defensivo de JJ é complexo e exige muito tempo de trabalho e interiorização não só ao próprio sector defensivo, mas também a toda a equipa. Com JJ, o processo defensivo é claramente colectivo e não exclusivo da defesa. Isto parece óbvio e simples, mas é uma coisa que leva tempo até estar totalmente assimilado pelo todo.
2 - William faz falta, ou, se preferirem, “um William” faz falta. Fiquei com algumas dúvidas se Adrien terá a capacidade de preencher o lugar de William, mas não me pareceu já um claro “chumbo”, lá está, talvez com mais tempo de trabalho JJ consiga fazer com que Adrien preencha, e bem, o lugar.

Há jogadores que estiveram melhor que outros e uns que até estiveram mal, mas considero isso normal tendo em conta que não chegaram todos ao mesmo tempo, donde irei esperar para ver a evolução.

Dito tudo isto, o saldo, da minha perspectiva, é bastante positivo e se há coisa que não me falta para a época que se avizinha é entusiasmo!

Saudações Leoninas

Não vi o jogo, mas pelo que fui vendo pelo face há malta do Sporting a pensar que vão ser 50 jogos/ 50 vitórias…

É normal as coisas não saírem já como desejamos… há que ter noção que o JJ vai mesmo mudar a nossa forma de jogar!

Concordo plenamente contigo.

Era importante começar a época como se terminou a anterior e isso foi conseguido.

SL