PLANTEL COM MÊS E MEIO DE FÉRIAS
Sporting começa a desenhar plano para a nova temporada
Diogo Nóbrega
Texto
11 de Maio 2022, 13:19

O desgaste desta última época exige repouso. Foram 56 os jogos realizados pelo Sporting ao longo de 2021/22. Com a pré-época a iniciar-se a 27 de junho, os leões vão começando a preparar a nova temporada e pretendem contar com o plantel na máxima força para o ataque ao título de 2022/23.
Em 2021, o período de férias rondou os 30 dias. Segundo o jornal ‘Record’, o plano do leão está traçado e, desta vez, serão 43 os dias de descanso do plantel leonino, de forma a uma melhor recuperação física, face a uma época de grande desgaste. A sobrecarga no calendário, acima de tudo com os jogos da Liga dos Campeões a meio da semana, fizeram com que alguns jogadores se ressentissem de lesões. João Palhinha falhou cinco jogos por lesão, Pedro Porro falhou 13, Pote 11 e Zouhair Feddal dez. Estes foram os atletas que acusaram mais fadiga muscular. O mais recente jogador a queixar-se de problemas físicos foi Matheus Reis, que saiu lesionado no último encontro da jornada 33 da Liga Portugal Bwin, com vitória leonina, frente ao Portimonense, por 3-2.
O encontro da jornada 34, marcado para sábado, dia 14 de maio, frente ao Santa Clara, será o último jogo da época para a equipa verde e branca. Após o encontro, os jogadores leoninos partirão para férias e só regressam no final de junho, para o início dos trabalhos da nova temporada.
Contudo, Rúben Amorim não poderá contar com o plantel na máxima força por essa altura, uma vez que alguns dos jogadores estarão ao serviço das respetivas seleções, pelo que se juntarão mais tarde à equipa. Existem vários leões inseridos no lote de jogadores selecionáveis para os compromissos internacionais. Coates e Ugarte, por exemplo, ao serviço da seleção uruguaia, disputarão jogos amigáveis no início do mês de junho; Gonçalo Inácio, João Palhinha, Matheus Nunes e Pedro Gonçalves poderão integrar as escolhas de Fernando Santos para os jogos contra a seleção espanhola, de Pedro Porro. Rodrigo Ribeiro e Dário Essugo representarão os sub-17 portugueses no europeu da categoria.
As primeiras semanas de trabalho serão dedicadas aos habituais testes médicos e à retoma da condição física. Os leões partirão depois para Lagos, no Algarve, como já vem sendo habitual nas últimas épocas com o atual técnico verde e branco ( Sabia mais AQUI ), onde irão estagiar de 10 a 20 de julho.
Rúben Amorim também terá direito a um maior período de férias, uma vez que nas duas últimas teve apenas uma semana de descanso. Em 2020/21, o míster leonino tinha chegado recentemente ao Clube, pelo que a preparação dessa mesma época não permitiu grandes relaxamentos; no início da atual temporada, o técnico verde e branco necessitou de concluir o nível IV do curso de treinadores, pelo que não pôde disfrutar do descanso merecido.