Pior é pros fumadores..
Tenho a certeza que foram rabolhos a lixarem algum gerador com vinho de pacote…
é partilha de informação que me vai chegando de amigos que trabalham por lá. apenas isso.
Mas há cerveja!!!
![]()
Confirmo! Vai deixar é de estar fresca aproveitem as proximas horas!!!
Por casos como este, raro é certo, é que os carros eléctricos me parecem cada vez mais uma excelente aposta..
Só para quem não ficou preso dentro de um elevador.
Ponham no congelador.
Mas já estão a ficar meias mornas…
A REN - Redes Energéticas Nacionais e a E-Redes não têm ainda qualquer estimativa sobre quando poderá ser normalizado o fornecimento de eletricidade em Portugal Continental, indicaram ao Expresso fontes oficiais das duas empresas.
A REN, recorde-se, opera a rede de transporte de eletricidade (em alta e muito alta tensão), ao passo que a E-Redes é responsável pela distribuição (incluindo a baixa tensão, na qual estão ligados os consumidores residenciais). Mas para que a reposição do serviço esteja normalizada na rede de distribuição será necessária a resolução prévia dos problemas nos níveis superiores de tensão.
não te preocupes que, se faltar a luz durante algum tempo, também não serão os combustíveis fósseis que vão evitar que andes a pé.
Mas gasolina sempre podes armazenar facilmente…
Eu estou em pânico individualizado, por isso estou bem
comecem é a armazenar água. na cidade do Porto já há inúmeras zonas sem abastecimento.
Haverá uma redução é certo, mas há reservas para algum tempo.
E podes sempre comprar a países que não foram atingidos pelo apagão.
Será sempre bem menos calamitoso que a falta de luz.
Dá para perceber que o que quer seja teve origem em Espanha e que como existe uma rede europeia, acabou por afectar os vizinhos em parte, não totalmente.
Agora é perceber o que foi, algum tipo de problema técnico, erro humano, ou ataque externo.
A questão agora passa por repor a funcionar e a distribuir parte da rede, depois avançam para reparar os outros circuitos. É por zonas, por isso, demora a repor toda a rede, nós seremos dos últimos pois está afetada toda a rede, em França mais rápido pois foi afetado apenas parte. Em Espanha também vai demorar. Nem se trata de um problema de produção e carregamento de rede, é mesmo a distribuição pois neste momento temos energia para distribuir, falta a rede (Espanha manda e recebe, como nós, tudo pela mesma rede, se a mesma deixa de funcionar, deixamos e enviar, de receber, logo sem distribuição).
Se até ao fim do dia tudo está reposto? Logo se vê, neste momento creio ninguém ainda conseguir avançar com essa informação. Porque como desligamos grandes pontos de distribuição (são estratégicos e devem ser desligados quando há uma falha desta dimensão), tudo isto demora (se há um ok para ligar, tudo demora o seu tempo até estar de novo operacional).
O mais importante, devagar está tudo a ser reposto e com precauções porque há cenários em cima da mesa e devem ser todos equacionados.
são precisas bombas para fazer circular a água. bombas precisam de eletricidade. esse é o problema.
São os aliens ■■■■■■■ são os aliens!!