Portugal sem luz

Se estás dependente de Espanha e Espanha recebeu Energia de Marrocos…

Veremos é como fica a lei.
Em certos estados americanos mudaram a lei para não permitir que alguém possa ser 100% auto-suficiente. Como explicam num video que postei ontem.

Em Portugal inventaram esta treta do “vender o excedente à rede” que no fundo é uma forma de impedir que as pessoas fiquem 100% autónomas.

O meu pai por exemplo nem estava a par que se podia estar 100% desconectado. Assumiu que colocar painéis requeria sempre ligação à rede. As pessoas estão muito mal informadas e assumem sempre que é para o bem delas a forma como estão estruturadas estas coisas.
Longe disso.

Estamos dependentes? Somos auto-suficientes em energia e recuperamos do apagão sozinhos, sem qualquer ajuda de Espanha. Nós vamos importando energia de Espanha por ser mais barato, isso de depender de Marrocos parece-me muito exagerado.

1 Curtiu

Sem um bom armazenamento deves estar ligado à rede e até pode ser benéfico estar ligado à rede, sobretudo se a usares em períodos onde a energia é barata e nos outros períodos usas a produzida pelos painéis. É sempre uma questão de equilíbrio e ver como sai mais barato, 100% autónomo pode ser perigoso se tens algum azar, ficas sem energia e pode ser por vários dias (hoje em dia a eletricidade é barata e tende a baixar).

Percebo, e até admito que a energia possa ser barata e logo compensar.
Mas continuas a estar ligado à rede e logo dependente de apagões, falhas, etc…

Fui ver se tinha aqui fotos do sistema dos meus amigos, e achei esta:

têm um sistema montado num “axis-tracker” que segue a luz solar durante o dia (automático).
São 12 painéis ligados a 12 baterias. O suficiente para alimentar 2 casas.
E ainda possui 2 sistemas de back-up, diesel e moinho de vento.

É um nadinha overkill, mas eles tb gastaram uma pequena fortuna.
100% off-grid

7 Curtiram

Não só não estás dependente da Espanha, como a eletricidade em Portugal, foi reposta por centrais portuguesas, muito antes da Espanha inteira ter sequer luz. O que eles andam a fazer e nós podemos não concordar, é comprar a certas alturas energia à Espanha, quando a mesma está mais barata, em comparação com a energia produzida em Portugal.

Eu acho que o problema do ficar 100% autónomo, está no tempo de vida das baterias. Se só durarem 2 ou 3 anos, calculo que seja um investimento considerável andar a comprar baterias novas, constantemente.

Duram 10-15 anos.

(Costumam andar nos 4000 ciclos)

1 Curtiu

E a energia armazenada em cada bateria, dura para quanto tempo?

Isso depende dos gastos, claro.
Seria de evitar grandes consumos de noite.

Durante o dia, o que gastas é automaticamente suportado pelo sol.

Mas tens sempre de assumir que a partir do nascer do sol volta tudo ao normal. Ainda mais em Portugal com 320 dias de sol por ano.

1 Curtiu

Já deveria ser esse o caso, imaginar um supermercado ou hipermercado que têm n arcas congeladoras e frigoríficas internas e externas, não ter pelo menos um gerador para as manter ligadas em caso de falha elétrica, é um bocado estúpido.

Exacto, o consumo seria para 4/5h marcado para o início da noite. E nós no verão temos a sorte de ter mais horas de exposição solar, ainda poderá diminuir o consumo das baterias. É uma questão de gestão e dar prioridade ao máximo ao consumo nas horas com sol.

Os prémios aos administradores dariam para montar painéis solares nas grandes superfícies e suportar algumas horas de ausência de eletricidade da rede comum. É tudo uma questão de estratégia e prioridade, há muita indústria a investir para ser autónoma ou com um serviço de backup eficiente, quem só depende exclusivamente da rede de eletricidade pública ou da energia desta, é por querer.

Veremos com isto do apagão se há lugar a investimento, tanto do sector privado como do público. Há apoios para isso, ficam bem acessíveis ao fim do dia. Agora é preciso essa visão e no sector público é mesmo por falta de visão/competência. Eu já fiz uma prospecção para montar painéis num edifício público onde o investimento era recuperado em 10 anos e passavam a ser totalmente autónomos. Ficou na gaveta. Ainda lá está. Porque ninguém quer saber disso, dá poucos votos.

1 Curtiu

Several European experts have said that Spain appeared to lack enough firm power — readily available, reliable energy supply from sources such as fossil fuels or nuclear that can be reduced or raised — to kick in when the grid’s frequency dropped sharply on Monday afternoon.

About 55% of Spain’s supply was from solar sources when 15GW of electricity generation disconnected from the grid within just five seconds, triggering the wide-ranging shutdown of power systems in the country as well as Portugal.

Financial Times

10 Curtiram

O spin que já estão a dar a esta história, por forma a fazer passar que energias renováveis são o grande culpado.

Apagão inusitado
Perguntem lá os porquês
Raio dos Illuminati
Foi às 11:33

Van der Leyen e 3 dias
De víveres essenciais
Foram ácaros da China
E os amigos dos Urais

Pânico desenfreado
O caos visto bem a nu
Prioridade dos Tugas
Papel para limpar o cu

A juventude a anhar
Sem saber o que fazer
Lanternas na escuridão
E a bateria a morrer

Como mero observante
Neste nosso Portugal
Vi ovelhas dependentes
De um cérebro digital

Preocupa-se o poeta
Contemplando o firmamento
O quanto nós dependemos
De um mero filamento

14 Curtiram

Aparentemente o problema foi as renováveis e a nuclear, a hidráulica e o gás natural têm de ser a energia a gerar a inércia pois a nuclear em qualquer variação da potência entra em modo de segurança e parece ser pouco fiável para gerar inércia. Apontam para um problema de ressonância subsíncrona, ou seja, controlo de potência abaixo dos 50hz.

Mas ainda estão a entender o problema melhor, a Escócia esteve com estes problemas de ressonância subsíncrona em 2021 e o próprio Reino Unido também tem tido falhas a esse nível. É algo transversal a muitos Países e ainda se estuda a melhor forma mas diria eu que se consegue controlar com mais energia hidráulica e gás natural, a nuclear como complemento.

And because you can learn from mistakes from others to be protected better in the future. It happened in Spain, Portugal, and I think some villages in Southern France but it can happen everywhere.