Onde trabalho em todos os edifícios existe um gerador e são testados todas as sextas feiras do ano o técnico tem uma ficha técnica e os responsáveis de Turno colocam em relatório, o ensaio dos mesmos.
Foram mudados todos faz pouco tempo, para uns modernos mais económicos e muito menos ruidosos, que utilizam um combustível diesel diferente do normal que não sei o nome ![]()
Quem nao gosta ? Ainda por cima se for os outros a pagar melhor .
Então nada se sabe ainda sobre o apagão?
Porque razão o país ficou sem electricidade?
Se Portugal tem firewalls instalados porque não funcionaram?
O plano B é cada um levar bidons de combustível para os hospitais, para que eles possam manter os geradores?
O Siresp custa milhões e nunca funciona, não há consequências?
A população não merecia ser informada nestes casos?
No fim a culpa será sempre do estagiário que tropeçou nos cabos e desligou o país, porra, que azar.
Há muito que perdemos a soberania nacional mas o que dá likes é reclamar do Indostão.
Mais uma vez ajudados por Marrocos.
Que ironia do crl…
Pelo que eu fiquei a perceber do que foi dito pelo responsável da REN, os sistemas de segurança funcionaram, daí ter havido um apagão, agora a razão é que eu não sei.
Fomos ajudados por Marrocos?
Fomos.
Aqui está a tal questão de que já tinha falado nos últimos dias.
A grande falácia que tentam impingir aos cidadãos, os que decidem instalar painéis nas suas casas, em como “é mais rentável estarem ligados à rede”, e venderem o excesso de produção à rede para depois comprarem electricidade com desconto.
É. UM . SCAM!!
O único resultado que isto terá é afastar as pessoas de investir em solar porque a conclusão a que se chega ao fim de 1 ano é que o investimento nos painéis não compensa uma vez que não se consegue pagar.
O povinho é papado à grande e nem se apercebe.
Não percebendo nada do assunto, sempre achei que os painéis solares pudessem ter uma zona de armazenamento de energia, para em caso de falta de luz, usarem esse armazenamento para alimentar a zona onde estão instalados.
Na verdade é até bastante simples (tentarei explicar):
Vamos supor que estamos a falar de uma casa tipo vivenda, agregado normal, 4 pessoas a viver na casa pai mãe e 2 filhos.
Decidem colocar painéis solares com intuito de cortar no preço da electricidade.
Aquando de procurarem o melhor sistema (considerando que é uma casa já com uns anitos, sem optimização para este tipo de sistema), é-lhes apresentada a hipótese de terem os painéis em casa ligado a um inversor (o aparelho que transforma a corrente dos painéis em energia para uso doméstico), ligado à rede. Por uma boa razão:
- O normal é as casas estarem vazias durante o dia, porque as pessoas trabalham e estudam - logo o pico de consumo costuma ser entre as 18h e as 24h, por média no país.
O que este tipo de inversor ligado à rede normal faz é, capta energia dos paneis da casa e transfere essa energia para a rede, que depois pode ser usada pela companhia para abastecer como necessário.
Essa energia transferida é medida, e mais tarde no dia, quando as pessoas regressam a casa, perto do serão, e numa altura em que os seus painéis já não podem alimentar o consumo uma vez que não há sol, a companhia de energia abastece essa casa mas com um desconto, calculado conforme o que captou durante o dia.
O seja, vamos supor que a família gastou 15 ou 20k euros em painéis.
Na verdade muito dificilmente irão pagar esse investimento, ou ver retorno sequer, porque na verdade tornaram-se apenas num ponto de captação de energia para a rede elétrica, e continuam a ter de comprar energia da rede, mesmo que os valores que captam durante as horas de sol fossem compatíveis com o gasto nocturno. Não recebem esse valor de volta, recebem um parte com desconto.
A única forma de instalar paineis solares é instalar um inversor híbrido e um pack de baterias (o que aumenta substancialmente o investimentp à partida).
Mas desta forma a energia captada durante os picos de sol pode ser armazenada e usada mais tarde.
Este é ainda o grande “problema” da energia solar - armazenar a energia captada durante o dia para usar mais tarde. Mas é possível. E caro… e as baterias têm um prazo limitado de vida.
Ainda assim, eu conheço casos (no Alentejo), de amigos meus que vivem 100% off-grid, e até produzem energia para carregar o carro EV.
Escusado tb será dizer que a maioria das pessoas ( em PT) que instala painéis em casa, acaba ligada à rede.
É tudo um esquema das redes electricas.
Acho que não é preciso gastar tanto por painéis solares.
Todas as casas têm consumos mínimos de energia, mesmo não tendo ninguém em casa.
O ideal é comprar uns painéis solares, por exemplo entre 500-1000€ (há alguns tipo plug & play) Poderá produzir energia durante o dia, o que não for utilizado perde-se (se se optar por não vender o excedente).
Mas estando em casa, durante o dia, vai-se poupar bastante.
É claro que nunca conseguirá produzir a totalidade da energia gasta, mas basta produzir para eliminar uma boa parte do gasto do frigorífico, televisão, internet, radio, …etc.
Com o sol que há em Portugal, a maioria das casas deveriam ter painéis solares.
Quem compra por exemplo dois painéis solares, amortiza muito rapidamente.
Obrigado pela explicação detalhada para tentar perceber melhor sobre este assunto. Eu estou mais familiarizado com as UPS, ou seja, carrega pela ficha e se faltar a luz tenho um x de tempo até a bateria ficar descarregada. E eu pensava que todos os painéis solares tinham essa bateria integrada para quando faltasse a luz, ter pelo menos energia para alimentar dois ou três eletrodomésticos.
Fomos ajudados onde e como?
Ou mudar de horários, de dia em casa, de noite no trabalho.
Para mim podem chular á vontade etc desde que sejam competentes ajudem o País a evoluir seriamente e apresentem resultados.
A iluminada agora vai carregada de volta pro continente .
Sao estes que vão sobreviver a uma catastrofe cheios de agua e atum .
Pela experiência dos casos que conheço, 100% off-grid, adaptaram um sistema em que certas coisas só se fazem de dia. Como lavar roupa, ou máquina da loiça. **
As casas são super bem isoladas, janelas triplas, logo não há tanta necessidade de AC, ou aquecimento no inverno.
E depois, obviamente, ajuda ter as lâmpadas todas LED, eletrodomésticos A+++, etc…
Se o investimento se for feito de raíz, com a construção da casa (casa passiva) em conta, etc… em Portugal pode-se viver sem qualquer conta.
** e tb de relevo, como é lógico têm sistemas de back-up, para o inverno e/ou dias sem sol - geradores a diesel para carregar as baterias.
Eu falei em 15-20k pelos casos que conheço, que são 100% off-grid e já contam com os packs de baterias. Sei bem que pode ser muito mais barato… mas tb será muito menos eficaz.
As baterias é que sobem bem o preço da coisa.
Em relação ao que citei do teu post: a partir do momento em que optas ligar o inversor à rede para vender o excedente, phodeu tudo.
Isto está estruturado para te fazer SEMPRE dependente.
Se estiveres ligado à rede e houver um apagão, ficas sem luz na mesma - como postei naquele artigo. É assim por lei. Dizem que é por segurança.
Uma forma de aproveitar quase a 100% os painéis é comprar electromesticos a 12V. frigorifico por exemplo, porque está sempre ligado.
E depois usar gás para o fogão.
Pode fazer sopa de atum durante o verão todo.
As baterias estão a baixar imenso o custo e a capacidade de armazenamento sobe, é suposto ainda continuar a descer e depois estabilizar. Com esta forma de armazenar, vamos ganhar imensa autonomia da rede externa e ser auto-suficientes. E já nem é o futuro, é cada vez mais o presente.