Portugal sem luz

Na próxima usas incenso.

Não vês um crlho na mesma, mas cheira tudo a 1973

2 Curtiram

O rabolho não bebe agua

O @Clapton_Green não quer dizer, mas ele deve trabalhar na Sport TV, por isso é que tem sempre os melhores spoilers…

Post Something GIF

Ou façam como eu, fartei-me do apagão e fui dormir uma sesta. Por volta das 17-18hrs.
Convencido que quando acordasse já haveria luz. E resultou, acordei ás 22 e tau tau, fez-se luz.

Resulta sempre. Se está fora do teu controle - vai dormir.

Estive para usar incenso tb!!!

Eu pago premium.
Tens a transmissão com 5minutos de avanço.

1 Curtiu

O vinho de pacote, papel higiénico extra reforçado (isto porque a AI desconhece o uso de jornais encontrados no lixo) e as lata de salsicha foleiras, são claramente rabolhices.
O bigode e a barriga do indivíduo é muito duvidoso, o tira teimas seria ver se está de chinelos.

Uma autêntica rabolhice.

Com ligação directa do estadio sem passar pela produção da SpotTV.

Transmissão digna de uma CMTV.

Chega antes de acontecer.

1 Curtiu

A água potável e engarrafada, assim como as lanternas e pilhas, já fazem parte do mix com pessoas normais.
A AI ainda fica claramente confusa quando analisa a sociedade portuguesa.

Tenho um feeling que vamos provocar um apagão na Luz…

Sad Sl Benfica GIF by Sport Lisboa e Benfica

1 Curtiu

Aqui na Europa, muito menos neste país, não existe o hábito das pessoas teremuma mochila/kit de emergência/sobrevivênca, como nos EUA, os preppers. Ou até mesmo um bunker.
A maioria das pessoas, se deixadas ao seu critério, seriam capazes de comprar uns chocolates e sumos. Não há mesmo preparação.

Por acaso achei este canal

Mas não tem a dimensão da oferta dos americanos. Ou dos ingleses até.

Já estive muito mais dentro desta cena do EDC (every day carry), por isso até estou familiarizado com alguns conceitos. Sigo alguns canais desta onda no YT.

2 Curtiram

Acho que esse gajo trabalhou para o meu pai :grin:

Então se os painéis são fotovoltaicos não são eles que aquecem a água, eles alimentam as resistências ou a caldeira que aquece a água, e sem energia nada funciona.

Aqui na minha casa sou completamente auto suficiente. 2 circuitos diferentes de energia, podendo alternar entre off grid e on grid, poço artesiano, cisterna para 60.000 m3 de água, só não tenho starlink ainda porque não vale a pena, mas agora quando tiver a roulotte acabada vou comprar um, para ter sempre internet boa nos meus passeios.

Se houver uma catástrofe nem saio de casa, e posso manter-me vivo durante décadas :grin:

2 Curtiram

o que me explicaram ontem, é que conforme as zonas onde estás a energia é distribuida por postos diferentes, a zona oriental de lisboa foi por sacavém, queluz foi antes de belas e o posto deve ser o mesmo. o que o homem da ren ontem estava a dizer é que não podiam ligar todas as zonas ao mesmo tempo de um posto por risco de cair tudo

1 Curtiu

O sistema funcionou bem mas ficou á vista que mesmo a funcionar como previsto é insuficiente para as necessidades.
Tens o país dependente de uma central no norte e de outra no centro sul para colocar energia no país todo.
Aguieira no centro norte e Alqueva no sul do país provavelmente reduziam o tempo necessário para colocar a rede a100% numa fração do tempo, afinal são apenas as duas maiores Albufeiras do país.
Mas isso sou apenas eu a mandar para o ar, não tenho qualquer conhecimento técnico para sustentar o que escrevi.

O Debate LM vs PNS é hoje ?

Amanhã

1 Curtiu

O apagão de ontem veio mostrar o quão frageis estamos, e como com apenas um ataquezito simples alguém consegue ■■■■■ esta merda toda, países inteiros.
Algo de muito errado se passa neste paraiso à beira mar plantado quando os russos andam há três anos a tentar lixar a rede energética ucraniana sem sucesso e aqui em apenas poucas horas foi o que foi.
Os nossos governantes que não abram a pestana que não é preciso. Os governantes e quem os elege…

https://x.com/el_pais/status/1917233882472030517?s=46&t=PXLCBi8HdmlYyUtj6WCvsw

Ali ao lado levam isto a sério e vão apurar responsabilidades. O Sanchez ainda vai embora por causa do apagão.

Existem algumas revistas sobre isso nos USA e UK. Tambem acho interessante.