Mas há coisas que não se percebe.
Eu vivo em Carnaxide, muito perto de Queluz e Queijas, e estas 2 localidades tiveram luz quase 1h:30m antes de mim. Eu via tudo iluminado à minha volta e a minha rua estava no breu total.
Só voltou eram 22h. Queijas por exemplo já tinha luz antes das 21. Queluz a mesma coisa.
São menos de 5kms. (compreendo que sejam redes de distribuição separadas)… mas 1h e meia é muito tempo.
EM lisboa havia zonas na baixa com luz às 9 e os meus amigos que moram nos Anjos só tiveram luz à meia-noite.
Isto é vergonhoso.
Mas tb é culpa das superficies comerciais.
Alguma vez se admite que alguém possa levar 15 lanternas durante um apagão?
Ou esgotar o stock de pilhas? Mas está tudo parvo?
Mesma coisa com água e bens essenciais.
É criar medidas excepcionais para situações destas.
Cingir as compras a quantidades por pessoa.
Eles queriam era vender, eles lá querem saber, a malta corria toda para a parte elétrica, esse das lanternas era carrinho de um lado e a colocar tudo dentro do carrrinho, escolhia as mais baratas e com melhor preço/benefício e depois metia lá o resto, andava ele com 40 lanternas no carrinho e ia deixando umas pelo caminho, ninguém controlava isso porque estava tudo centrado na porrada que estava a acontecer entre as pessoas por causa dos geradores.
E eu que queria comprar umas pilhas fiquei 40 minutos á espera. Fora aqueles que deixaram os carros com cordas, lanternas e outras coisas no meio da loja porque não tinham dinheiro ou como viram que estavam a ser gravados não queriam dar cana.
Ontem em leiria foi demais, cidade cada vez mais burra.
A petrolífera Repsol já tinha, há cinco dias, detetado para “uma paragem inesperada devido a problemas técnicos com o fornecimento elétrico”, segundo uma mensagem noticiada pelo El Mundo. A empresa tinha avisado, nessa altura, os seus grandes clientes que as entregas de produtos da sua refinaria de Cartagena tinham sido suspensas, num sinal de que o sistema elétrico já tinha vindo a enfrentar problemas nos últimos dias - antes do “apagão” desta segunda-feira.
Segundo fontes citadas pelo jornal, esse episódio esteve relacionado com uma “forte quebra elétrica no exterior da central”", cuja dimensão obrigou a Repsol a ativar uma cláusula de “força maior” (para justificar a interrupção de fornecimento aos clientes).
Tás a falar do telemóvel certo?
Porque a TV e NET fixa começaram logo a funcionar quando apareceu a luz.
Entre as 16h00 e as 17h00 o sinal dos telemóveis dá Digi vão voltar a dar.
Que tipo de “painéis solares”? São daqueles em que a água passa lá dentro, vulgo “coletores”, ou “fotovoltaicos” ?
Caso sejam coletores, e sejam comuns para o prédio todo, pode ser que a agua esteja fria porque a "bomba de circulação " não funciona, ou os sensores de temperatura que forçam a circulação da água, então tens de abrir a água quente e esperar, até pode ser que demore um minuto ou dois a chegar a água quente.
Caso sejam fotovoltaicos, então estão a alimentar uma caldeira que aquece a água, e caso não tenham caldeira esses painéis aquecem as resistências do boiler, então só tens água quente quando tens energia ou sol.
Espero que tenhas entendido, porque explicar estas coisas por palavras é meio complicado.
Se isto fosse 3/4 dias, eu nem sei, a malta começava a partir vidros dos supermercados para tirar coisas, tipo apocalipse, somos mais animais que os próprios animais, é absurdo.
E o mesmo nos supermercados, o mercadona em leiria foi o único que manteve as portas abertas 1h e pouco, havia pessoas com 20 garrafões de água, e um casal idoso que queria um, e tavam-se todos a cagar… tamos bem entregues caso isto um dia aconteça durante mais tempo.
Tens de esperar pelo menos mais 1 dia para os peritos em Conflito Ucrânia-Rússia, Palestina-Israel, Forex, Política Internacional, Sistema Papal do Vaticano…(estou a falhar alguns, mas entenderão que é difícil acompanhar)…
… terminem o curso relâmpago de especialização em cortes de energia à escala Ibérica, para poderem vir dar o seu expertise.
Das explicações tecnicamente mais plausíveis que li e ouvi, acredito em duas: queda ou subida gigante de tensão originada pelo desiquilíbrio que existiu entre consumo e produção que levou ao desligamento automático dos geradores ou então a tal história do incêndio no Sul de França que danificou a linha de muito alta tensão. Vamos lá ver.
Eu notei que as coisas estavam a começar a andar quando começei a ter rede vodafone, 1 traço, entretanto os dados voltaram, depois havia pessoas do prédio é frente a gritar e a festejar com luz, eu vi logo que mais minuto menos minuto chegaria a casa. Mas foda-se o que irrita é isto ter parado milhões de pessoas e ainda não houve nenhum conas que viesse á televisão falar, nem que dissesse que tinha sido o estagiário a tropeçar nos cabos.
Ontem tiveste a experiência de literalmente ver o futuro acontecer à tua frente
A ver os vizinhos a ter luz e a saber que a qualquer momento também ias ter