Portugal é a única equipa com pleno de apuramentos

A selecção de Portugal garantiu, com o apuramento para os quartos-de-final do Euro 2008, a manutenção do estatuto de única formação com pleno de apuramentos na fase de grupos dos Europeus.
Desde que, a partir de 1980, na sexta edição da prova, deixaram de ser apenas quatro equipas a disputar a fase final e foi instituída uma primeira fase de grupos, apenas Portugal soma por qualificações o número de participações.
Presente nos Europeus de 1984, 1996, 2000, 2004 e 2008, o conjunto português logrou nas cinco ocasiões o apuramento, na primeira vez directamente para as meias-finais e nas restantes quatro para os quartos-de-final.
Curiosamente, foi também apenas no França 84 que Portugal não ganhou o seu grupo, perdendo para a Espanha, mas apenas por ter menos golos marcados (2-1 contra 3-2), mas ficando à frente da RFA, então campeã em título, e da Roménia.
Nas outras quatro ocasiões, a formação lusa ficou sempre em primeiro lugar, em 1996 à frente de Croácia, Dinamarca e Turquia, em 2000 de Roménia, Inglaterra e Alemanha, selando o apuramento logo ao segundo jogo, e em 2004 de Grécia, Espanha e Rússia.
A exemplo do que aconteceu em 2000, Portugal só precisou agora de dois encontros para seguir em frente: 2-0 à Turquia, sábado, com golos de Pepe e Raul Meireles, e 3-1 à República Checa, quarta-feira, com golos de Deco, Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma.
Com estes dois resultados, e os outros verificados no agrupamento, a selecção de Portugal selou também o primeiro posto do Grupo A, pelo que o encontro de domingo, com a Suíça, será para cumprir calendário, até porque os helvéticos já estão eliminados.
Ao contrário de Portugal, nenhuma outra selecção ostenta o pleno de apuramentos, sendo que a Holanda é a formação que apresenta o segundo melhor registo, com cinco qualificações em seis presenças: apenas falhou em 1980, batida por RFA e Checoslováquia.
Por seu lado, a França ocupa o terceiro posto, também com um bom registo, com quatro apuramentos em cinco participações (falhou em 1992, superada por Suécia e Dinamarca).

In O Público

O q demonstra q sempre q lá vamos é a sério, n vamos só passear. E só falhamos 2 Campeonatos da Europa, conseguimos ter registos melhores q Alemanha, França, Itália, Espanha, Inglaterra. É obra

Se em 1980 foi a sexta edição, falhamos 8 Campeonatos da Europa, mas percebi o que querias dizer, só falhamos 2 desde que instituíram fase de grupos.

EDIT: Não falhamos nada 8, eles só dizem mesmo os que estivemos presentes com fase de grupos, falha minha… já agora, gostava de saber mais sobre as participações anteriores a 80 no euro.

O artigo não parece estar correcto…

Desde 1968 que há fase de grupos…

EDIT: Já percebi mais uma vez, em 1968, 1972 e 1976, havia fase de grupos mas só passavam os primeiros do grupo; ou o artigo está mal explicado ou eu tou lento hoje :slight_smile:

Achas? França já venceu 2 vezes, Alemanha venceu 1 pelo menos. Nós fomos uma vez à final apenas.

A Alemanha venceu 3 (1972, 1980, 1996), a França 2 (1984, 2000), a URSS (1960), a Espanha (1964), a Itália (1968), a Checoslováquia (1976), a Holanda (1988), a Dinamarca (1992), a Grécia (2004) venceram 1 cada. A partir do campeonato de 1980 a fase final foi disputada por 8 equipas. Antes eram 4 e a partir de 1996 passaram a ser 16. Antes de 80 a “fase final” reduzia-se a 4 jogos: meias-finais, jogo de apuramento do 3.º lugar e final, se bem que, em 60 e 64, antes disso houvesse oitavos e quartos de final disputados a duas mãos, casa e fora, precedidos de uma fase preliminar.

Quanto aos campeonatos em que não nos apurámos, em 60 fomos eliminados pela Jugoslávia (2-1 e 1-5) nos quartos de final. Em 64 fomos eliminados pela Bulgária na fase preliminar (1-3, 3-1 e 0-1).

Em 68 passou-se ao sistema de grupos de qualificação e ficámos em 2.º do nosso grupo (só se apuravam os 1.ºs), atrás da Bulgária, com 2V 2E 2D, 6-6 em golos e 6 pontos (a Bulgária ficou com 10 pontos). Em 72 ficámos outra vez em 2.º (eliminados), com 3V 1E 2D, 7 pontos, dois pontos atrás da Bélgica. Em 76 ficámos em 3.º, com 2V 3E 1D, 7 pontos, atrás dos futuros campeões Checoslováquia (9) e da Inglaterra ( 8 ). Apesar de termos levado 5 dos checoslovacos (atenção Diamantino, nesta altura é que eram checoslovacos), foi nesta fase de apuramento que fomos empatar 0-0 em Wembley, naquele jogo em que os jornalistas ingleses aconselharam os adeptos a levar um bloco de notas para não perderem a conta dos golos que a Inglaterra supostamente nos marcaria.

Em 80 ficámos outra vez em 3.º, com 4V 1E 3D, 9 pontos, atrás da Bélgica (12) e da Áustria (11). Em 88 jogámos com uma selecção de segunda escolha, porque os melhores jogadores estavam impedidos de ir à selecção por causa de Saltillo, o que nos valeu, entre outras pérolas, empatar 2-2 em casa com Malta. A Itália ficou em 1.º no grupo, com 13 pontos, a Suécia ficou com 10 e nós com 8 em terceiro, com 2V 4E 2D. Finalmente, em 92 ficámos em 2.º, com 5V 1E 2D e 11 pontos, atrás da Holanda com 13. Ganhámos à Holanda em casa e perdemos fora, o jogo que nos lixou a vida provavelmente foi o contra a Grécia fora, em que nos deixámos perder 3-2 depois de termos estado a ganhar 2-1.

Não páras de me surpreender com a tua cultura futebolística, Pireza. :clap: