Sportinguistas,
primeiro deixem-me dizer-vos que é um prazer e um orgulho pertencer ao Grande Sporting Clube de Portugal, e pela mesma ocasião saudar-vos pela forma intensa como vivem o Sporting, partilhando, aqui neste espaço e pela net fora, a vossa paixão verde & branca.
Em seguida queria partilhar convosco o que acho ser, da minha parte pelo menos, um comportamento necessário para o Sporting ter sucesso em campo.
Decidi, a partir de hoje, adoptar uma posição menos crítica em relação ao Sporting actual, direcção e jogadores, e tentar dar o máximo de apoio, na esperança que se crie um ambiente “zen” em volta desta equipa. Afinal, ninguém acredita que haja 1 único jogador, técnico, director que não queira ter sucesso. Sem hipocrisias, o ambiente em Alvalade é de cortar a faca, os jogadores entram em campo em cima do gume duma faca. Não pode ser! Esse é um ambiente muito pior do que o que eles encontram lá fora, porque quando a crítica, a pressão, a impaciência vem de dentro, dos “nossos” adeptos, tem um impacto demolidor extremamente potente. Os miúdos da academia, quando chegam a equipa principal, são hostilizados de tal forma que, ou querem sair rapidamente, ou acabam por se perderem a eles e as nossas prováveis mais-valias.
Estando longe dai, não tenho o prazer de poder assistir aos jogos, só de férias, mas se pudesse não falhava um. Agora há uma coisa que eu nunca faria, a jogar mal ou pessimamente, a perder ou a empatar, a falhar golos feitos ou a perder bolas pelo ar, EU NUNCA ASSOBIARIA as NOSSAS CAMISOLAS, o nosso LEÃO RAMPANTE CENTENÁRIO NUNCA! Podem “odiar” um jogador ou até a equipa toda, mas, e quer queiram quer não, aquelas são as nossas cores. O Sporting merece a nossa paciência porque esteve, esta, e estará cá, muito depois de todos nos. É um facto!
Vamos portanto tentar criar um ambiente saudável em torno dos jogadores, técnicos, directores, para que não haja espaço para desculpas, para que não haja mais pressão negativa em Alvalade do que no dragão ou na luz.
Eu quero que o Sporting ganhe, e quero-o tanto quanto os que assobiam e discordam ou os que apoiam, e se para isso é necessário eu engolir em seco e apoiar incondicionalmente, então é o que farei, porque estou convicto que é em prol do Sporting Clube de Portugal. Assim farei daqui para a frente e convido todos os que assobiam a adoptarem uma atitude positiva e serena, principalmente em Alvalade. A nossa casa tem de tornar a ser o que já foi, aquando do velhinho e extinto estadio José Alvalade.
Esta direcção, para o bem ou para o mal, quebrou um ciclo, concorde-se ou nao. A equipa em campo é maioritariamente nova e rompe com o passado. A falta de eficácia nestas 3 primeiras jornadas, embora seja desoladora, não significa que esta equipa esta atingida pelo mesmo mal do que a das duas épocas anteriores, mas pode vir a ser mais uma crónica doente, caso NOS, os mais críticos, não baixarmos a pressão. Ninguém consegue trabalhar num ambiente de pressão tão negativa e hostil. É portanto, creio eu, um Dever de todo Sportinguista, não perdendo objectividade e o espírito critico que tão bem nos define, criar um ambiente ZEN e SAUDÁVEL! Nos também precisamos de quebrar o ciclo, romper com o passado e passar para dentro do campo, a nossa Devoção e Dedicação esperando que Eles nos façam, com Esforço, atingir a tão desejada Glória. A felicidade deles será também a nossa, estamos umbilicalmente ligados, para o bem e para o mal, contra tudo e contra todos. Nos não podemos ser os nossos próprios “inimigos”.
Peace LION’S
Todos de Verde&Branco!