por falar em lições...

As coisas só têm a importância que se lhes der. No que me diz respeito, estes prémios passaram-me completamente ao lado…

Que coisa comovente! Aquele sentimento muito lusitano do elogio fúnebre e do melhor que havia ao cimo da Terra, depois de morto, transplanta-se para aqui.

Por mim estou-me nas tintas para que o homem tenha recebido um prémio do melhor treinador, seja lá o que isso for. O que me faz realmente feliz é tê-lo recebido já na condição de ex-treinador do Sporting. Isso é que é importante para o Sporting.

PS
Nem sei como não saiu um prémio para o DdC como o melhor dirigente. Seria uma óptima parelha, da qual não me vou esquecer para o resto da minha vida. O duo que pôs o meu clube nas ruas da amargura.

Nem mais.

Pode ser o gajo mais porreiro do mundo mas conseguiu fazer descer o futebol do clube ao nível mais baixo que já vi. Halmstads, Paços e Académica foi um autêntico filme de horror. Já para não falar da indisciplina e do seu estilo histérico no banco e opções tácticas desastrosas.

Conseguiu perder um campeonato que até o Timex teria ganho com uma perna às costas e foi responsável por desbaratar uma oportunidade única de arrecadar um troféu Europeu.

Já para não falar ter aproveitado os poderes que lhe deram para destruír o plantel.

Que ganhe todos os prémios mas… fora do Sporting.

Quando estava com um passo de ser campeão e consequentemente estava na final da Taça Uefa o que disseram ?
Não sou defensor de ninguém e respeito todas as opiniões , mas acho injusto estar-se aqui a dizer-se certas coisas e a ofender uma pessoa que não tem como se defender por este modo. Respeito todos , o homem n esteve bem este ano mas nem tudo foi negativo. Acho é de muito mau gosto estar-se a faltar ao respeito ao homem !

Mas é apenas uma opinião pessoal minha , repito que não estou defender ninguém, só n acho correcto certo tipo de juízos de valor que por aqui se fazem .

Abraço e … Venha o Penafiel !

Parabéns ao Peseiro, sobretudo pela sua postura, mesmo fora do Sporting, a palavra de agradecimento que teve para todos que trabalaram com ele. Se há uma lição boa, é essa.

Obrigado também por alguns dos momentos mais inesqueciveis que tive como adepto do Sporting: 4-1 ao Newcastle; jogo de Alkmaar; vitória com os lampios 2-1 com menos 1 jogador; as tareias duplas aos cavernosos…

Tendo sido um prémio ganho ao serviço do Sporting, acho que só há é que elogiar.

Parabéns ao Peseiro, sobretudo pela sua postura, mesmo fora do Sporting, a palavra de agradecimento que teve para todos que trabalaram com ele. Se há uma lição boa, é essa.

Obrigado também por alguns dos momentos mais inesqueciveis que tive como adepto do Sporting: 4-1 ao Newcastle; jogo de Alkmaar; vitória com os lampios 2-1 com menos 1 jogador; as tareias duplas aos cavernosos…

Tendo sido um prémio ganho ao serviço do Sporting, acho que só há é que elogiar.

nem mais!!!

Que coisa comovente! Aquele sentimento muito lusitano do elogio fúnebre e do melhor que havia ao cimo da Terra, depois de morto, transplanta-se para aqui.

Por mim estou-me nas tintas para que o homem tenha recebido um prémio do melhor treinador, seja lá o que isso for. O que me faz realmente feliz é tê-lo recebido já na condição de ex-treinador do Sporting. Isso é que é importante para o Sporting.

PS
Nem sei como não saiu um prémio para o DdC como o melhor dirigente. Seria uma óptima parelha, da qual não me vou esquecer para o resto da minha vida. O duo que pôs o meu clube nas ruas da amargura.

Nem mais.

Pode ser o gajo mais porreiro do mundo mas conseguiu fazer descer o futebol do clube ao nível mais baixo que já vi. Halmstads, Paços e Académica foi um autêntico filme de horror. Já para não falar da indisciplina e do seu estilo histérico no banco e opções tácticas desastrosas.

Conseguiu perder um campeonato que até o Timex teria ganho com uma perna às costas e foi responsável por desbaratar uma oportunidade única de arrecadar um troféu Europeu.

Já para não falar ter aproveitado os poderes que lhe deram para destruír o plantel.

Que ganhe todos os prémios mas… fora do Sporting.

A única coisa que te posso dizer é que das duas uma ou és um rapaz muito novo, ou então tens algum problema de memória…descer o futebol do clube ao nível mais baixo??? Madonna…

Que coisa comovente! Aquele sentimento muito lusitano do elogio fúnebre e do melhor que havia ao cimo da Terra, depois de morto, transplanta-se para aqui.

Por mim estou-me nas tintas para que o homem tenha recebido um prémio do melhor treinador, seja lá o que isso for. O que me faz realmente feliz é tê-lo recebido já na condição de ex-treinador do Sporting. Isso é que é importante para o Sporting.

PS
Nem sei como não saiu um prémio para o DdC como o melhor dirigente. Seria uma óptima parelha, da qual não me vou esquecer para o resto da minha vida. O duo que pôs o meu clube nas ruas da amargura.

Nem mais.

Pode ser o gajo mais porreiro do mundo mas conseguiu fazer descer o futebol do clube ao nível mais baixo que já vi. Halmstads, Paços e Académica foi um autêntico filme de horror. Já para não falar da indisciplina e do seu estilo histérico no banco e opções tácticas desastrosas.

Conseguiu perder um campeonato que até o Timex teria ganho com uma perna às costas e foi responsável por desbaratar uma oportunidade única de arrecadar um troféu Europeu.

Já para não falar ter aproveitado os poderes que lhe deram para destruír o plantel.

Que ganhe todos os prémios mas… fora do Sporting.

Nasces-te depois de 1990??? :shock:

Lembro-me de jogos e equipas muito piores que o Sporting do Peseiro nos 18 anos em que ficámos a ver os títulos a irem para os outros, só pode mesmo ser falta de memória! :arrow:

Então exemplifica lá fases piores do que este início de época no tempo pré-projecto, não falo só em pontos e eliminições, falo também em futebol jogado… com um pouco de sorte vais buscar o octávio, mas já não me recordo se até esse foi de boca na europa… aliás de boca em duas competições europeias na mesma época à primeira é um recorde Peseiro :slight_smile:

Maurex, esqueceste-te de outro suprasumo de treinador com que o projecto nos brindou: o Dracul. Em 2002/03, fomos eliminados na pré-eliminatória da Liga dos Campeões pela Inter e fomos recambiados para a Taça Uefa. Calhou-nos o Partizan de Belgrado na 1ª eliminatória e o resto da história também te lembras como foi… :frowning:

Não esqueci Coração, aliás também errei. Não só drakul como também Octávio foram treinadores “projecto”, eu tentava recordar artistas com percursos “históricos” que não fossem do projecto, mas está complicado, recorrendo apenas ao futebol que vi. Matarratos tb me vem à cabeça, mas lá está… mais um do “projecto”. Assim é difícil :slight_smile:

Para que conste, quando o Sporting foi campeão com Malcolm Allison eu já era sócio. Logo, lembro-me bem de algumas desgraças passadas.

Respeito as opiniões divergentes mas considero que nem o dentista dos cárpatos nem o timex fizeram a equipa descer tão baixo como aquele futebol que (não) foi apresentado contra o Halmstads o Paços e a Académica.

Acho que para encontrar um paralelo temos que recuar aos tempos de Carlos Manuel.

Partilho da opinião de que o Peseiro é bom homem e até algo naif. Agora o que decerto não é é um treinador competente em todas as valências desde a leitura táctica do jogo, liderança do plantel, disciplina e preparação psiquica e física dos jogadores.
O ano passado até disfarçou e pôs a equipa a jogar razoavelmente a espaços. Mas nunca foi consistente e sobretudo eficaz nos momentos decisivos.
O meu juízo é sobretudo formulado em função da presente época. Vocês sabem do que estou a falar…

É claro que a estrutura directiva atrofiante também contribuiu para o descalabro.

Podem pedir-me para respeitar o Peseiro. Tudo bem. Não estamos aqui a avaliar o homem mas a sua performance no contexto do futebol.
Não tenho nada contra a atribuição de prémios.

Agora não me peçam para aplaudir. A minha opinião é que ele está bem fora do Sporting tal como o Dias da Cunha e o Andrade. Só tenho pena que o Meireles ainda por lá ande.

O Sporting é grande demais para nos contentarmos com a mediocridade.

Se alguns são muitos jovens outros comem muito queijo, só que aqui o “je” apesar de já ser “velhinho” têm uma memória de elefante. :wink:

Mas nestas coisas melhor do que conversa da treta é analisarmos os dados concretos, porque esses são indesmentíveis e não têm nada a ver com delírios imaginativos.

O “Projecto” vai na sua decima temporada e nas nove anteriores o melhor que conseguiu foram dois títulos uma Taça e três Supertaças, sendo o pior dois 4º lugares.
Na Europa o “Projecto” chegou a uma final e esteve presente sem brilho em duas LC, pelo meio de quatro trambolhões na 1ª eliminatória da Taça UEFA, quase sempre frente a adversários menores, como sejam o Viking, Partizan, birrigi e Halmstad.

Não se pode dizer que seja um balanço brilhante, mas para encontrar muito melhor será necessário recuar ao tempo dos Violinos e sem ser necessário ir aos tempos em que ficámos em 5º lugar e fora das competições europeias, ou que éramos afastados destas por equipas como Vasas Budapest, Honved, Banik Ostrava ou D. Minsk, vamo-nos limitar aos nove anos que antecederam o “Projecto”. Ou seja a “gloriosa” fase pós JR.

E o que é que encontramos?

Uma Taça, uma Supertaça, um 2º lugar e quatro 4º lugares. :shock:
Na Europa há uma meia-final no meio dos sempre habituais trambolhões à 1ª eliminatória e aos pés de colossos como o D. Bucareste ou o Grasshoppers.

Vamos esperar pelo final desta temporada, mas equipas iguais ou piores do que esta seguramente que já tivemos.

O “Projecto” falhou em larga escala, mas o período que o antecedeu é o mais negro da história do nosso Clube, com oito épocas seguidas a balançar entre o 3º e o 4º lugar :shock: em que nem chegávamos ao Natal, por isso me faz uma certa impressão que haja quem faça certas comparações e pareça ter saudades desses tempos :?

A tua comparação falha e omite.

Não vejo qualquer diferença entre os trajectos europeus antes e pós-roquette e isso a meu ver é escandaloso é para o tal do projecto:

  • Não percebo onde é que vikings e halmstads são superiores às equipas que referiste.

  • Não percebo a intenção de ires buscar os falhanços escandalosos do período pré-projecto para enquadrar os do projecto, sobretudo quando falamos de “trambolhões” europeus que se dão não no arranque mas já na fase em que o projecto devia apresentar melhorias face ao “caos” anterior.

  • Habilmente esqueceste que antes do projecto foste também a uma meia-final da taça UEFA, não contra um Alkmaar mas contra o inter de mathaus, brehme e klinsman, com o qual te bateste bem faltando-te apenas a sorte que depois tiveste contra o alkmaar.

  • Quanto aos 3ºs e quartos lugares domésticos… se consideras melhoria passar a média de 3º para 2º (e não sei se está certo mas não vale a pena conferir) enfim… o que dizer. O que eu sei, já o disse e ninguém contraria (como é óbvio) é que benfica e Porto foram, nas décadas de 80 e 90 adversários desportivamente muito mais fortes do que foram nos últimos 5 anos do projecto, com excepção do período mourinho. Aliás basta conferir as finais europeias em que estiveram nessas décadas, não é preciso ir mais longe. Nessa altura batiamo-nos com adversários domésticos bem mais fortes, mas também sei que a maioria das equipas do sporting dessa altura “negra” venceriam com relativa facilidade esta equipa resultante de 10 anos de desinvestimento no futebol.

Por fim… e o mais escandaloso e sintomático é ver os defensores do projecto compararem classificações do Sporting de agora com as de um Sporting que se bateu exactamente no período de maior actividade do tal sistema que ainda hoje servia de desculpa e bode expiatório ao Yoda Cunha e consequentemente seus apoiantes. É um paradoxo muito engraçado, mas não supreendente.

Parece-me que quem está a falhar és tu, pois a tua leitura foi feita na diagonal e baseia-se em pressupostos subjectivos.

Eu não escrevi em lado nenhum que o Viking era melhor que o Banik ou o Grasshoppers, limitei-me a demonstrar que as eliminações precoces do Sporting não são de agora e que só de dez em dez anos é que fazemos uma gracinha na Europa, foi a Taça das Taças em 64, foram as meias finais em 74 e 91, que eu não omiti ao contrário do que tu afirmas e foi a Final da época passada.

Eu apenas digo que esta equipa é igual a tantas outras dessa altura, mas se realmente essas equipas fossem tão boas assim a coisa ainda era pior pois nessas épocas nunca passávamos do 3º e 4º lugares, ou querem ver que o Boavista, Guimarães e Belenenses que discutiam connosco, também eram colossos da Europa do futebol.

Eu não digo que desportivamente o “Projecto” foi um sucesso, agora que o período que o antecedeu foi o mais negro da nossa história isso é tão indesmentível como dizer que a nossa época áurea remonta ao tempo dos violinos.

Poder-se-á dizer que no período do “Projecto” o benfica desceu à condição de “glorigozo” mas em contrapartida o nosso futebol tornou-se muito mais competitivo e hoje já não há Campeões sem derrotas, nem grandes goleadas e campos pelados, mas todas essas comparações são discutiveis.

Eu não digo que desportivamente o "Projecto" foi um sucesso, agora que o período que o antecedeu foi o mais negro da nossa história isso é tão indesmentível

É uma generalidade perigos esta que fazes…

Ah não vejo onde é que o sistema controlado pelo PC foi pior do que o que agora é manobrado pelo Vieira

O "Projecto" vai na sua decima temporada e nas nove anteriores o melhor que conseguiu foram dois títulos uma Taça e três Supertaças, sendo o pior dois 4º lugares. Na Europa o "Projecto" chegou a uma final e esteve presente sem brilho em duas LC, pelo meio de quatro trambolhões na 1ª eliminatória da Taça UEFA, quase sempre frente a adversários menores, como sejam o Viking, Partizan, birrigi e Halmstad.

O “Projecto” falhou em larga escala, mas o período que o antecedeu é o mais negro da história do nosso Clube, com oito épocas seguidas a balançar entre o 3º e o 4º lugar :shock: em que nem chegávamos ao Natal, por isso me faz uma certa impressão que haja quem faça certas comparações e pareça ter saudades desses tempos :?

Penso que a forma como descreves a performance do Projecto é esclarecedora. Não me parece que seja relevante se foi melhor ou pior que aquilo que o antecedeu.

O meu ponto é que A GRANDEZA DO SPORTING EXIGE E JUSTIFICA MUITO MAIS.

Mas o projecto é o que temos…até ver.

Ah não vejo onde é que o sistema controlado pelo PC foi pior do que o que agora é manobrado pelo Vieira

Eu tentei responder com muitos exemplos mas isto não deixou… foi o sistema :). Não vês? ó tomanas então és tu que andaste a comer muito queijo…

o glorigozo o ano passado abasteceu-se mas comparar isso com os gloriosos anos 80 e 90, com Demol a liderar melhores marcadores com 10 penalties marcados e penalties do Vitor Paneira a 2 metros da área… deves andar muito esquecido.

Sim, sim…jamais esquecerei nomes como Francisco Silva que até acabou irradiado num Penafiel-Belenenses, os manos Calheiros das viagens ao Brasil, o Fortunato Azevedo, Soares Dias, Bento Marques…um Mário Leal de Leiria que apitou uma eliminatória da Taça de Portugal contra os tripeiros que foi uma das maiores roubalheiras que assisti (e olhem que vi muitas…) em toda a minha vida, o José Guímaro dos quinhentinhos ou o Marques da Silva do Funchal…tudo ao mais alto nível, com fruta, café com leite e sei lá mais o quê… :?

Com aquilo que hoje se sabe com o apito dourado, é que dá para fazer um flashback e imaginar…só imaginar, o que não eram os tempos dourados da máfia…foda-se!!! :evil:

parabéns, Peseiro, por ganhares prémios de merda…

perder a Liga com medo de galináceos merdosos e uma Final europeia em casa não será, certamente, importante…