Pontus Farnerud - Entrevista Exclusiva (Luis Alter, 18.03.2008)

O meu companheiro cá das terras do norte da Suécia, Luis Alter (também conhecido cá no fórum como sueco73), conseguiu uma entrevista exclusiva muitíssimo recente e interessante com o Pontus Farnerud, na qual este fala sobre a sua passagem pelo Sporting e em particular sobre o momento actual do Sporting e a forma como o balneário o tem encarado.

A tradução está a cargo do próprio Luis, com uma curtíssima revisão do texto da minha parte. Podem consultar a entrevista em sueco no seu formato original em:
http://www.svenskafans.com/europa/artikel.asp?id=225828

ENTREVISTA

[hr]

Luis: Podes contar como se sucedeu o interesse do Sporting em ti?
Pontus: Já há uns anos atrás, quando jogava no Mónaco, o Sporting tinha tentado contratar-me mas eu nessa altura não quis sair. Depois, quando estava preparado para experimentar uma coisa nova, ouvi pelo meu empresário que o Sporting estava interessado. Achei um bom desafio e como podia sair a custo zero do Estrasburgo o Sporting não precisou de pagar nada.

Luis: O que conhecias do clube?
Pontus: Sabia só que havia três grandes clubes e conhecia alguns jogadores. E também sabia que o clube é dos melhores da Europa no que diz respeito a produzir talentos.

Luis: Como foi o primeiro contacto com a equipa?
Pontus: Foi especial como sempre é ao entrar num novo grupo. E ainda mais quando não se fala a língua, eu era o único jogador que não era de Portugal ou sul-americano, ao contrário do que aconteceu esta época. Foi algo complicado nos primeiros meses, tanto ao nível do futebol como fora do futebol.

Luis: Tiveste azar logo no inicio com algumas lesões, que fez com que tu perdesses o comboio para a titularidade. A que se deve essas lesões? Se não estou enganado eram lesões musculares.
Pontus: No início sentia-me muito bem, mas infelizmente sofri duas lesões seguidas no mesmo sítio. E como é óbvio isso não ajudou em nada, um jogador novo precisa de se mostrar. Eu acho que se deveu ao facto do Verão ter sido comprido, as ligas terminarem cedo por causa do Mundial.

Luis: Depois dos teus anos todos em França podes fazer uma comparação do futebol dos dois países?
Pontus: Mais físico e táctico em Franca, muito mais bola e técnica aqui. Nao sei se é só no Sporting… No campeonato, a maior diferença é que é um campeonato mais equilibrado, sem ser o Lyon, é claro.

Luis: Terminaram a um ponto do Porto a época passada, estiveram perto de ultrapassar os rivais do Norte, e por alguns minutos até estiveram à frente no último jogo. Tu acreditaste que era possível?
Pontus: Claro que sim, eu e todos os meus colegas, estávamos em grande forma, mais um ou dois jogos e nós tínhamos sido campeões. Acho que merecíamos ter ganho!

Luis: Quando o árbitro acabou o jogo frente ao Belenenses as imagens da TV mostravam alguns jogadores leoninos a chorarem, um deles era o Miguel Veloso. As imagens também mostraram que tu foste um dos primeiros a confortá-lo. Podes dizer o que lhe disseste nesse momento?
Pontus: Eu dei-me logo bem com o Miguel quando cheguei. Eu acho que lhe disse que tínhamos feito tudo ao nosso alcance para sermos campeões e que ele em si podia estar muito satisfeito com a sua época.

Luis: O Sporting uma semana depois ganhou a Taça, como viste a festa, tanto no Jamor como depois em Alvalade?
Pontus: FANTÁSTICO, imagino se tivéssemos ganho o campeonato…

Luis: Eu lembro-me que surpreendeste os jornalistas na primeira vez que foste à conferência de imprensa ainda durante a pré-época ao falar em português. Foi fácil de aprender a língua Portuguesa?
Pontus: Eu compreendo quase tudo, mas ainda hoje não falo o português fluente. Achei que era uma forma minha de mostrar que estava aqui para me adaptar, acho uma coisa normal.

Luis: Ao fim de perto de dois anos em Portugal já te sentes em casa? E o resto da família?
Pontus: Não foi fácil no início, demorou algum tempo a encontrar uma casa para viver e há uma grande diferença em viver aqui e em França onde eu estive 7 anos. Agora sinto-me bem, embora França seja mais como em casa.

Luis: Escolheste viver no meio da cidade ou numa zona mais calma?
Pontus: Vivo perto da Expo, perto de muitos dos meus colegas. O maior problema é que o meu filho anda na escola sueca em Carcavelos e isso faz com que a minha mulher e eu tenhamos de conduzir um pouco.

Luis: O que achas dos condutores portugueses?
Pontus: Haha, não sei se me hei-de rir ou chorar…

Luis: O que achas de Portugal?
Pontus: O clima é muito bom, pessoas simpáticas, fanáticos pelo futebol. Algarve é muito bom. Mas como não sou uma pessoa de cidades grandes evito o centro de Lisboa.

Luis: Como viste a vitória sobre o FC Porto na Supertaça?
Pontus: Fomos sem dúvida a melhor equipa e não imaginava estar a tantos pontos deles agora.

Luis: Esta época tem sido uma tristeza para os adeptos, mas claro também para vocês jogadores. Podes dar a tua visão do que tem corrido mal esta época em termos de campeonato?
Pontus: Uma equipa precisa de continuidade. Nós perdemos 4-5 jogadores para esta época e demora sempre algum tempo a substituir esses jogadores. Depois temos alguns jogadores que fizeram uma grande época na época passada e esta não atingiram o mesmo nível. No Outono tínhamos jogos na Liga dos Campeões, Taça da Liga e Campeonato, e se não tens uma equipa minimamente habituada a jogar junta penso que seja difícil de obter bons resultados e boas exibições.

Luis: A decepção no campeonato fez com que alguns adeptos revoltarem-se contra vocês. Tu em especial foste um dos alvos das críticas. Como é que o plantel viveu com essa situação, e tu em particular?
Pontus: Uma situação pouco agradável. Até um certo ponto aceita-se as críticas, mas houve situações que foram longe de mais. Nao podemos fazer mais do que trabalhar para que os resultados melhorem e mudar a opinião das pessoas.

Luis: Eu tenho ouvido Paulo Bento e Romagnoli a defender-te na imprensa. Como é que isso te faz sentir?
Pontus: É preciso tentar ser forte mentalmente, já não tenho 20 anos e estou nisto há algum tempo. Tento fazer sempre o meu melhor, e continuar a treinar bem e fazer o meu melhor quando aparece uma oportunidade, não há muitas coisas a fazer nestas situações.

Luis: Não foste o único a sofrer na pele as críticas, Moutinho e Veloso viram as suas camisolas a serem devolvidas, como é que vocês os jogadores viram isso?
Pontus: Muito mau.

Luis: O Carlos Freitas demitiu-se por causa das críticas à sua pessoa. Como é que vocês sentiram isso?
Pontus: É triste que o Freitas tenha saído, mas o plantel não sentiu nada essa saída.

Luis: Esta época têm obtido melhores resultados em casa do que fora, qual é a razão disso e porquê os resultados negativos fora de casa?
Pontus: Difícil de explicar, nos jogos fora parece que não temos capacidade mental de virar um resultado.

Luis: Nas competições europeias, eu e muitos outros somos da opinião que estiveram bem. Como viste a época na Champions?
Pontus: Infelizmente calhámos num grupo onde estavam duas das equipas mais fortes europeias. Estão ambas nos quartos de final. Em todos os encontros em casa estivemos bem, muito bem frente ao Roma e bem frente ao United e ao Dínamo.

Luis: Como estava o ambiente no balneário depois do jogo frente à Roma?
Pontus: Tristes, todos viram que tínhamos merecido a vitória e os três pontos.

Luis: A Champions este ano teve uma das figuras mais queridas do Sporting neste momento. Como foi defrontar o Cristiano Ronaldo?
Pontus: Um jogador fantástico! O United é uma equipa especial e para um jogador dá uma inspiração especial para estes jogos. Old Trafford é um estádio impressionante. Com os olhos um pouco verdes, acho que em ambos os jogos merecemos o empate.

Luis: Como foi defrontar o Nani, um jogador que há pouco tempo atrás era teu colega?
Pontus: Foi um pouco estranho, mas não foi a primeira vez que isso me aconteceu, pode ser diferente para os outros jogadores que jogaram mais tempo com ele.

Luis: Parece que a equipa deste ano está melhor nas competições a eliminar do que no campeonato. Estão na final da Taça da Liga, na meia final da Taça de Portugal e nos quartos finais da Uefa. É uma coincidência ou os jogos a eliminar são melhores para esta equipa?
Pontus: Como já disse, acho que a falta de continuidade faz com que a equipa não esteja mais lá à frente no campeonato. Uma equipa precisa de continuidade. Nós sabemos no entanto que podemos ganhar a qualquer equipa e certamente que pode ser que a motivação seja um pouco maior quando é a eliminar.

Luis: Como adepto a ver a equipa por fora, parece que falta motivação nos jogos do campeonato, és da mesma opinião?
Pontus: Acho que pode haver uma certa verdade nisso, mas se olharmos para todos os campeonatos é uma coisa que se vê em todo lado.

Luis: Ao fim de quase dois anos no Sporting já deves ter uma opinião sobre o clube?
Pontus: É uma honra representar este clube. Tenho a maior admiração pelo trabalho que o clube faz nas camadas jovens. O ambiente é bom no clube, espero que o clube possa estabilizar-se na Europa num futuro próximo.

Luis: Já tinhas estado no estádio antes de representares o Sporting, durante o europeu de 2004, mas não jogaste. Qual é a sensação de jogar em Alvalade?
Pontus: É verdade que a primeira vez que estive cá não joguei. Um estádio muito bom, um relvado bom, pelo menos agora. Um ambiente fantástico na primavera passada e nos clássicos, um pouco pior esta época, os resultados não têm puxado os adeptos. Mas também precisamos do apoio frente às equipas mais pequenas.

Luis: Não tens jogado muito, obviamente deve ser frustrante, como vives essa situação?
Pontus: Frustrante é a palavra, todos querem jogar. Eu certamente que não tenho aproveitado todas as oportunidades que tive, mas também não tenho tido tempo de jogo regular, uma coisa que eu acho que às vezes tenho merecido. Eu sou um jogador que precisa de jogos e sentir confiança, acho que sou um jogador que ou é titular ou não. Não sou um jogador como o Simon ou o Izma que sozinhos podem entrar e mudar o jogo. A única coisa que posso fazer é acreditar em mim, continuar a trabalhar e a melhorar.

Luis: Por causa do losango que o Paulo Bento utiliza, é difícil para mim dizer qual é o jogador com que tu lutas para seres titular. Qual é a tua opinião?
Pontus: Também sinto o mesmo, o sistema de jogo não é o melhor para mim. Eu sinto-me melhor no miolo no sistema de 4-4-2 ou 4-3-3/4-5-1. Posso jogar em qualquer posição do losango, mas sinto que não consigo dar o meu melhor.

Luis: Como te sentes ao ouvir tanto o Paulo Bento como o capitão elogiar-te pelo teu comportamento durante os treinos?
Pontus: Faz-me feliz e é uma prova que eles vêm qualidade e que sou profissional.

Luis: Tens mais um ano de contrato, faltam uns meses para o Mercado abrir. Ficas ou sais?
Pontus: Sinceramente não sei. Tenho trabalhado para poder jogar mais. Preciso de jogar, veremos depois da época terminar.

Luis: Aqui na Suécia tens falado muito sobre um possível regresso ao campeonato sueco, é uma possibillidade ou queres ficar na Europa?
Pontus: Já se fala há muito tempo sobre o meu regresso à Suécia, mas eu tenho sempre dito que quero continuar na Europa. Sei que há interesse na Suécia, mas também sei que há clubes interessados em França, mas o que importa é fazer um fim de época bom aqui no Sporting.

Luis: Não posso fazer uma entrevista a um jogador do Sporting sem falar sobre o Paulinho?
Pontus: Uma pessoa fantástica, com um coração enorme, espalha alegria, no dia em que sair vou sentir muitas saudades dele.

Luis: Como vês o trabalho do clube nas camadas jovens?
Pontus: Ler o que disse mais lá em cima, é uma coisa para os clubes suecos aprenderem.

Luis: Acontece que os júniores treinam com vocês, como são recebidos e tens alguma opinião sobre quem seja o próximo a ser lançado pelo Paulo Bento?
Pontus: Fala-se muito no nigeriano, mas eu ainda não o vi a jogar. O Carriço é um bom defesa, o Tiago Pinto também é bom. Penso que os jovens gostam de treinar connosco e são bem recebidos, há um bom ambiente entre nós, mais velhos, e eles.

Luis: Se bem me recordo, já tinhas experiência em treinar e jogar com grandes talentos como Henry e Trezeguet. Como vês as chances de jogadores como Moutinho, Veloso e Adrien?
Pontus: Foi gratificante, já joguei com muitos bons jogadores no Monaco, Barthez, Henry, Trezeguet, Simone, Marquez, Giuly Abidal e Simone e muitos outros. Todos os três têm grandes hipóteses de se sagrarem lá fora, o mais importante é eles continuarem a querer aprender e a evoluir. Espero que consigam.

Luis: Tens alguma coisa que queiras dizer aos Sportinguistas suecos?
Pontus: Espero ganhar três Taças na Primavera….

[hr]

[right]LUIS ALTER
2008-03-18 13:40:00[/right]

Gostei bastante da entrevista, e so espero que aproveite bem se o PB lhe der mais oportunidades.

Boa entrevista :clap: :dance: :great:

O homem é um gentleman,é dos jogadores que mais tenho dificuldade em criticar,apesar de saber que não é uma grande mais valia,dá vontade de elogiar até um passe de poucos metros que faça,devido à sua aparente cultura e fair play em acatar qualquer decisão do treinador. ;D
Gostei da entrevista. :great:

Eu conheço o Luís e devo dizer que a entrevista está realmente muito boa! Tanto ele como o Pontus estão de parabéns!! :clap:

Só tenho pena que Pontus não seja = a Pontos

Boa entrevista. Sempre gostei do Pontus tanto dentro como fora do campo. Só lhe falta alguma intensidade no jogo(no último jogo já mostrou mais força de vontade).

Gostei da entrevista, parabéns!

Confirmei a minha opinião em relação ao pontus como pessoa e profissional, ou seja, nada a apontar!

Quanto ao jogador, confesso que ainda não o consigo encaixar totalmente como cepo, é dificil de explicar,
bons pés, passe fácil, mas inconsequente por vezes…
Havendo possibilidade, gostava de o ver por exemplo 3 * 90 minutos seguidos para tirar conclusões.

Grande carácter tem o Farnerud, merecia outra sorte ou outro… talento.

Obrigado ao Luís Alter pela entrevista, ao Paracelsus pela revisão do texto e pelo post e obrigado ainda ao Farnerud que apesar de nos fazer rugas deu uma entrevista que o valoriza um pouco mais junto dos adeptos.

Como já defendi antes o Pontus, ele não é o jogador que toda a gente o pinta. Ele tem qualidade…muita qualidade…Não me importava que o Sporting renovasse com ele por mais um ano e que apostasse nele. Como ele próprio diz, a táctica não o favorece, mas…creio que se o PBento quiser…pode tirar muito mais partido das qualidades do Farnerud.

Sendo uma das pessoas que mais malho no farnerud (em relacao á sua qualidade) , tenho de o elogiar na forma profissional e digna de representar o Sporting. Mas verdade seja dita , eu se tivesse as mesmas regalias que ele tem (a nivel financeiro e até das condicoes do nosso pais) e a falta de talento do homem só podia estar contente com a minha situacao e caladinho no meu canto para que nao fosse dispensado : ;D

Falta-lhe qualidade , ritmo competitivo e forca de vontade . Desejo-lhe tudo de bom no futuro mas que este seja bem longe do Sporting

Eu no princípio também pensava que ele era um bom jogador, qualidade não falta mas corre muito pouco, não defende e parece que anda sempre a dormir, tenho pena mas ele não é jogador para o nosso Sporting, como ele há muitos nos juniores…

Tem a atitude correcta, nada lhe há a apontar nesse capítulo. Desejo-lhe boa sorte, e que consiga melhorar as suas exibições.

É provável que a presenca do Farnerud no SCP explique também esta notícia, que pode ser interessante para os interessados:

19-03-2008 [b]Suecos jogam na Academia Sporting/Puma[/b]

Hoje (quarta-feira), às 17h00, na Academia Sporting/Puma, realiza-se um jogo amigável entre as equipas suecas do Djurgården e AIK, duas das maiores equipas do campeonato sueco.

O Djurgardens e AIK estão a estagiar em Portugal e escolheram a Academia Sporting/Puma para esta disputa inédita. O jogo vai ser transmitido em directo, via internet, para o site dos dois clubes.

Eu vou ver esse jogo atraves da net.
Ja q nunca tive o prazer de ver a academia vou ver se vejo algo mais durante esta transmisao inedita ca na Suécia.

Olha olha quem anda por aqui…
Nunca mais disseste nada pá…

Obrigado pelas palavras.
E aos restantes q tb disserem algo.

Um obrigado ao Paracelsus que ajudou por o texto em bom portugues,ja q n e o meu forte.

Tem graça os jogos dos outros serem transmitidos na net e os dos nossos escalões de formação não :think: Mas pronto, sou eu que sonho alto de mais. Querer comparar a grandeza do Sporting com a desses dois clubes; shame on me

Apesar de serem dois dos maiores clubes suecos em nada se pode comparar com o nosso Sporting.
Eu n estou bem ao par do evoluimento destas coisas em Portugal,mas acredito q se houve-se vontade seria possivel.

Eu paguei 5 euros para ver o jogo em directo,a qualidade n foi ma,mas tb n valeu os 5 euros q paguei.A imagem estava as vezes com 2-3 minutos de atraso dos comentarios daqueles q estavam a relatar o jogo.