Polos SCP (ex-AFS)

Vai ser o ano com mais transições de AFS que já tivemos, espero que seja um bom sinal para o projeto e que signifique que o trabalho está a ser bem feito. A transitar de 2013 temos, confirmados:

AFS Norte: André Vila Cova, Daniel Julião e Duarte Fernandes
AFS Aveiro: Vicente Pinho, Witsel Lima
AFS Coimbra: Bernardo Pimenta, Cristian Taralunga, Diego Fortese
AFS Algarve: Lisandro Neves, Luca Varani

Destes, já todos estão inscritos sem ser o Luca Varani, mas a inscrição deverá aparecer no sistema eventualmente.

@LeãoBB como tinhas perguntado - Enzo Lopes não saiu, já está inscrito. Os outros 4 não sei. Para já, isto implica que iremos ter um plantel com pelo menos 45 jogadores. Interessante ver como irão gerir.

3 Curtiram

Supostamente no zerozero (se calhar até foste tu a fazer isso), também temos um elemento de 2012 a transitar.

Bom sinal. O scouting tem de ser a nível Nacional não apenas Lisboa. Um plantel de 45 é muito grande, que promova a muita competição interna.

Não fui eu e não sei de nada disso. Esperar para ver se se confirma.

1 Curtiu

Parece que ficou.

Entretanto, mais uma perda para o Porto.

Pedro Calha (2015) da AFS Norte, esta época tinha participado em vários torneios com jogadores do Polo EUL

Estanha a saída do Pedro Calha. Família sportinguista, o pai até foi nosso atleta na formação.

Ainda bem. Se perdêssemos o Fred e o Terra no mesmo ano mais valia abdicar da geração de 2014 nessa AFS.

Estava para deixar aqui alguns dias a divisão de atletas pelas diferentes idades nos 4 polos que temos, mas penso que só agora entraram as inscrições todas

Idade Polo SCP Norte Polo SCP Aveiro Polo SCP Coimbra Polo SCP Algarve
2013 11 8 - -
2014 9 14 9 5
2015 11 14 11 11
2016 12 13 10 7
2017 9 12 14 10
2018 12 5 9 10
2019 1 3 2 3
2020 - - - 3
TOTAL 65 69 55 49

Temos atualmente 238 atletas - 65 no Polo SCP Norte, 69 no Polo SCP Aveiro, 55 no Polo SCP Coimbra e 49 no Polo SCP Algarve.

3 Curtiram

Protocolos formalizados com os Núcleos próximos dos Pólos SCP espalhados pelo país

Por Sporting CP
03 Fev, 2026

Futebol Formação

Sporting CP com presença e atenção de Norte a Sul

Na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, o Sporting CP formalizou acordos de protocolo com os Núcleos SCP Solar do Norte, Aveiro, Ançã e Olhão para reforçar a sua proximidade e ligação aos Pólos SCP de formação fora de Lisboa, ou seja, os do Norte, Aveiro, Coimbra e Algarve, respectivamente.

Todos os presidentes dos quatro Núcleos estiveram presentes, bem como Carlos Tavares, Pedro Ilharco e Rodolfo Silva, representantes do scouting do Sporting CP localmente e ainda Ricardo Correia, coordenador do departamento de estratégia, avaliação e talento, os quais estabelecem a ligação aos Pólos SCP.

O trabalho articulado não é de agora, mas este foi um dia “muito importante”, realçou Paulo Gomes, co-director geral da Academia, para “formalizar uma ligação que já ocorre no terreno, mas que juridicamente ainda não estava formalizada”.

“É muito importante para o Sporting CP ter esta ligação com os seus Núcleos espalhados pelo país. Estes quatro, em concreto, trabalham em harmonia com o futebol de formação do Sporting CP”, apontou o dirigente, sublinhando que “dignificam e mostram o trabalho que é feito pelo Sporting CP a nível local e regional”.

Assim, o emblema verde e branco mantém-se próximo das várias regiões do país para ter uma visão universal do talento em território nacional. Neste momento, são cerca de 240 os jovens atletas que já competem de Leão ao peito neste quatro Pólos SCP em equipas inseridas nas respectivas Associações Distritais e em comum têm a perspectiva de poderem ser “mais-valias para o Clube no futuro”, atentou Paulo Gomes.

Nesta ligação entre os Pólos SCP e a Academia, os Núcleos SCP Solar do Norte, Aveiro, Ançã e Olhão dão o seu contributo na vertente administrativa, com proximidade e, sobretudo, com total espírito de missão.

“É muito importante vincar esta ligação. É uma honra para nós e dignifica o trabalho que nós, como Direcção, temos tido junto da nossa formação”, referiu Rúben Santos, presidente do Núcleo SCP Aveiro, acrescentando: “Estamos lá para servir o Sporting CP”. Um sentimento partilhado por Armando Jesus, presidente do Núcleo SCP Ançã, que não teve dúvidas em afirmar que a missão passa, de forma essencial, por “viver o Sporting CP 24 horas por dia” e “ser úteis ao Clube”.

E o número de jovens jogadores que, vindos de estes quatro Pólos SCP, têm ‘alimentado’ a Academia Cristiano Ronaldo é ilustrativo do trabalho e do êxito destas sinergias de Norte a Sul.

“É importante que o talento se concretize e o resultado mede-se pelo número de atletas que todos os anos entram na Academia”, considerou António Magalhães, presidente do Núcleo SCP Solar do Norte, também satisfeito com a formalização do protocolo. “De ano para ano temos sedimentado esta relação com a Academia e queremos continuar a apostar no desenvolvimento desta parceria”, assegurou, tal como António Cerejo, seu homólogo no Núcleo SCP Olhão.

“Estamos em parceria com o nosso grande amor e a trabalhar em equipa. É um orgulho enorme”, enalteceu, confiante nos próximos passos desta parceria. “Prevê-se um futuro risonho da nossa parte e para o Sporting CP, que é o que se quer”, frisou.

Depois de todas as assinaturas, Paulo Gomes reforçou o papel destes quatro Núcleos, sem dúvidas de que “dão muito mais do que aquilo que vão receber, porque o amor e o orgulho que têm em representar o Sporting CP é muito grande”, realçou o co-director geral da Academia. A ligação com todos eles e respectivos Pólos SCP sai reforçada e tudo em prol do futuro do futebol de formação verde e branco.

Mais uma perda do Polo SCP Norte, Lourenço Bastos (2016). Tinha chegado este ano.

Sabes se esse Witsel o pai ou mãe são belgas?

Qual Witsel? O Witsel Lima?

Sim esse.

Não faria sentido pensar em abrir um polo na Madeira? Sei que o Porto já tem, por exemplo.

Eu duvido que o Porto tenha um polo na Madeira como tem no Algarve ou em Aveiro - nem tudo o que é Dragon Force funciona da mesma forma.

Acredito que isso funcione mais como uma Academia Sporting (que o Sporting também tem na Madeira) do que um Polo.

Mas honestamente, não acho que valha muito a pena. Com os Polos há sempre uma integração a nível de participação em torneios, eventualmente treinos em Lisboa que não me parece possível de realizar da mesma forma com as ilhas. Além de que na Madeira já há Marítimo e Nacional a fazerem um bom trabalho a nível de formação - tipicamente os jogadores saem daí a partir de Sub-13 e vêm para o continente viver logo na Academia.

Ainda este ano veio um para o Sporting, e há 2 anos veio outro. Acho que há áreas onde faz mais sentido pensar