Política Nacional

Parece que o Paulo Rangel se vai candidatar à liderança do PSD.

Enfim, foi o cabeça-de-lista do partido às Europeias, ganhou, mas já cagou em Bruxelas e aí está ele de volta ao burgo. Ridículo.

Rangel, Aguiar Branco, Passos Coelho… Acho que até ao momento são estes os 3 candidatos a futuros PM.

Podem ser dadas várias interpretações à atitude do Rangel.

Abstarindo-me das questões estratégicas, Aguiar Branco é mais um barão requentado, Passos Coelho e sobretudo Rangel são à partida diferentes. Não sei até que ponto poderiam introduzir mudanças a nível do dirigismo do Partido e do País ao chegarem a poder, mas permitem ter alguma esperança.

O Rangel veio com o discurso de que sentiu um chamamento moral e um sentimento de responsabilidade para o regresso - regresso esse que garantiu que nunca iria acontecer, há umas semanas atrás.

Quanto a mim, isto pode favorecer Passos Coelho, pois Aguiar Branco e Rangel são essencialmente da mesma facção do PSD, e esta candidatura surpresa do eurodeputado poderá dividir essa mesma facção.

Bom para Passos Coelho mas este é muito incómodo no seio do PSD.

Na minha opinião tanto Rangel como Passos Coelho são bons candidatos para a liderança do Psd.
Não conhecia o Rangel antes das eleições europeias mas não sei porquê quando o ouvia a falar pensava: "este sim parece ser um politico sério, pelo menos mais sério que a maioria dos politicos, sinceramente do pouco que vi tenho gostado.
Quanto a Pedro Passos Coelho acho que faria uma grande revolução no partido, algo que aliás este bem precisa, é preciso é que o deixem trabalhar.

Vamos ver mas penso que com um ou com outro o PSD fica bem servido

Sol está a ser impresso com título "O Polvo" apesar de providência cautelar

O Tribunal Cível de Lisboa aceitou hoje o pedido de providência cautelar para evitar a revelação de mais escutas no semanário Sol. Ainda assim, o jornal estará já a ser impresso com uma manchete cujo título é “O Polvo”.

O jornal preparava-se para publicar, amanhã, um dossier com mais escutas. Mas um dos envolvidos no caso, Rui Pedro Soares, administrador da PT, interpôs uma providência cautelar e conseguiu travar a divulgação das gravações.

Rui Pedro Soares é referenciado nas escutas já conhecidas como sendo o homem que estaria a negociar, em nome da Portugal Telecom, a compra da TVI.

A direcção do jornal Sol ainda não se pronunciou, mas a SIC sabe que está a fazer tudo para ainda conseguir imprimir o jornal com mais escutas sobre o processo Face Oculta.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Providencia+cautelar+impede+semanario+SOL+de+publicar+mais+escutas+do+processo+Face+Oculta.htm

Isto está a começar a aquecer e de que maneira.

Sócrates com o seu ar arrogante não soube conviver com a imprensa. Outros teriam ouvido uma crítica e esqueciam rapidamente, ele não, tudo o que se mexe contra ele é movido processos. Claramente uma pessoa que criou inimigos de uma ponta a outra, alguns com razão outros não. Mas a verdade, e isso é suspeito, é sempre o SOL que levanta, descobre, desenterra ideias e conspirações contra o governo. Sempre ouvi dizer onde há fumo há fogo, mas acho que existe também uma campanha serrada por parte deste jornal, tal como houve uma campanha por parte da direcção de Manuela Moura Guedes.

É o que eu disse noutro tópico , se cá fosse como outros países lá fora acabavam logo essas “campanhas” pela raíz , em que cada jornal , cada televisão tomava a sua posição e todos já sabiam com o que contavam.
Agora assim é uma confusão , quando muda o governo mudam logo as linhas editoriais dos meios públicos e os privados mudam conforme os interesses.

Se isso acontecesse matava logo dois problemas pela raíz , nem nenhum governo conseguiria controlar a comunicação social toda , nem poderia haver uma “campanha” porque todos já sabiam com o que contar.

Assim estamos neste modo em que quem publica alguma coisa contra o 1º ministro é logo colado à oposição e os outros são controlados.
Com linhas editoriais definidas , acabaria logo este pântano e só viria à tona o que tivesse valor , neste cenário actual nem as escutas do Watergate publicadas pelo jornal liberal Washington Post teriam valor nem consequência.

O que quebra a força da informação fornecida pela imprensa é mesmo a forma azeda e a agressividade no mau sentido que colocam não só nas crónicas como também no que deveria ser factual.

Insinuam, difamam e vilipendiam em tom de escárnio e de gozo a toda a hora e como muito desse conteúdo se vê que não passa de uma versão floreada dos acontecimentos, depois o zé povinho desconfia quase tanto do que aparece na TVI como das promessas do Sócrates.

Imprensa que quer ser respeitada também de se dar ao respeito e não entrar na onda do sensacionalismo e mal-dizer constante.

Nem mais.

Confesso que estou curioso para ver o que é que vem aí d’O Sol porque das duas uma: ou é algo muito forte e que servirá para arrumar de vez o Sócrates ou então habilitamos-nos a que o Sócrates ainda saia a ganhar no meio desta história toda, usando e abusando posteriormente do papel de vítima que é perseguida por tudo e por todos.

Aí está a capa do Sol de amanhã.

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=162460

Vergonhoso. Ainda hoje li uma entrevista do Crespo e disse com todas as letras que o jornalista não consegue ser imparcial e como tal deve dar ao povo a versão que quer ouvir.

Este socrates já começa a cheirar mal.
Como é que alguém ainda acredita que é uma conspiração contra ele?
Coitado são só conspirações para cima do homem, é a face oculta, é o freeport, é a sua licenciatura que nunca foi bem explicada, é a mentira relativamente ao numero de desempregados do ano passado, é o facto de tanto querer que o aeroporto fosse para a Ota (será que ganahava alguma coisa com isso?)

Epá sinceramente, já chega das aldrabices deste senhor, ainda á bocado um comentador tava a relembrar aquela historia do professor que foi castigado por falar mal dele, agora já não há liberdade de expressão.

Não tem credibilidade nenhuma este senhor, mas ainda há quem o defenda com unhas e dentes e aposto que se fossemos novamente a eleições ou ganhava ou estava lá muito perto.

Onde é que eu já vi este filme?

Como já alguém disse, não tenho pena de jornalistas nenhuns, nós vivemos o dia-a-dia, com calunias e noticias manipuladas na comunicação social sempre a atacar o nosso clube, jornalistas altamente merdosos, não vos dá raiva aquilo que sai nos jornais sobre o Sporting? A mesma coisa digo em relação a estes jornalistas de m**** que andam claramente a perseguir o PM. Primeiro a licenciatura, depois o Freeport, agora o Face Oculta, o que será da próxima vez? Todos sabemos como anda a justiça em Portugal, e também não sou ingénuo ao ponto de dizer que o nosso PM é uma vitima, não o é, mas estamos claramente perante uma perseguição ao PM seja por quem for. Já agora… estou a ver que o SOL está ligado à TVI, só isto diz muita coisa.
Não votei Sócrates(votei em branco), mas se tivesse de votar hoje votava nele, não vejo alternativas… e claramente quem ganha com estas perseguições é ele.

Tu é que sabes, cada um tem a sua opinião.

Mas digo te, não tenhas pena dele, será que és assim tão ingénuo ao ponto de pensar que ele não está envolvido em nenhum desses casos.

Temos um PM sério e eu não sabia

Eu acho que estão bem um para o outro. Mas sejamos realistas, quem aqui é santinho?

Olhem, aqui vai um exemplo do profundamente ridículo que isto é:

Plano do Governo para controlar media [size=14pt][b]Sol utrapassa providência cautelar e faz mais revelações[/b][/size] por Marina Marques, com Duarte Ladeiras, Paula Mourato e Lusa

O ‘Sol’ recebeu nesta quinta-feira uma providência cautelar para tentar impedir que o jornal publicasse mais escutas obtidas no âmbito do processo ‘Face Oculta’. O autor foi Rui Pedro Soares, administrador executivo da Portugal Telecom (PT). A capa da edição de amanhã do jornal já foi divulgada e confirma a informação inicialmente apurada pelo DN: o semanário continuará a abordar o alegado plano do Governo para controlar vários órgãos de comunicação social.

Desta vez, é referido um plano que visa os órgãos da Global Notícias – DN, Jornal de Notícias e TSF – e as manobras da Ongoing, que nesta altura segue os procedimentos para finalizar a compra de parte da Media Capital, dona da TVI.

“O semanário SOL estará amanhã nas bancas como habitualmente, incluindo novas revelações sobre as escutas no processo “Face Oculta”. Essas escutas provam manobras para controlar outros órgãos de comunicação social, além da TVI, e condicionar jornalistas”, anunciou a direcção do semanário.

A notificação para impedir a publicação de mais escutas ligadas ao processo ‘Face Oculta’ não foi entregue, apesar de se terem apresentado nas instalações do jornal um solicitador de execução da providência cautelar com o objectivo de notificarem o director, José António Saraiva, e as jornalistas Felícia Cabrita e Ana Paula Azevedo.

A providência cautelar só entrará em vigor depois que todos os enunciados na notificação recebam a medida preventiva, o que não aconteceu. “A Direcção do jornal tomou conhecimento através da comunicação social de uma providência cautelar interposta por uma figura citada nas notícias, não tendo sido notificado, porém, nenhum membro da administração da empresa ou da direcção do jornal”, diz o comunicado do ‘Sol’. O DN apurou que a opção do jornal foi manter a notícia, sem referir as escutas que envolvem o autor da providência cautelar.

O solicitador de execução da providência cautelar, acompanhado pela advogada Ana Sofia Rendeiro (do escritório de Carlos Soares, irmão de Rui Pedro Soares), tentou por sete vezes notificar os visados, mas não conseguiu. A primeira foi às 13:15 e foi-lhe dito que os visados estavam a almoçar. Nas restantes foi informado ao oficial que o director do jornal e as jornalistas não se encontravam nas instalações. À sétima tentativa, às 18:10, o oficial deixou a notificação na portaria do jornal, entregue ao funcionário da Prossegur, empresa de segurança privada.

Os exemplares do jornal que serão vendidos em Angola, Cabo Verde e Moçambique, iguais aos que sairão para as bancas portuguesas, já seguiram para os respectivos destinos. O DN apurou que os voos para Cabo Verde e Moçambique já saíram do aeroporto de Lisboa. O voo para Angola está marcado para as 22:00.

O semanário fez manchete na passada sexta-feira com o título “As Escutas Proibidas”. O ‘Sol’ transcreveu extractos do despacho do juiz de Aveiro responsável pelo caso Face Oculta em que este considera haver “indícios muito fortes da existência de um plano”, envolvendo o primeiro ministro, José Sócrates, para controlar a estação de televisão TV e outros órgãos de comunicação social com linha editorial considerada pelo Governo como hostil. Do despacho constam transcrições de escutas telefónicas envolvendo Armando Vara, então administrador do BCP, Paulo Penedos, assessor jurídico da PT, e Rui Pedro Soares.

No âmbito deste processo, que investiga alegados casos de corrupção e outros crimes económicos relacionados com empresas privadas e do sector empresarial do Estado, foram constituídos 18 arguidos.

Homens da Luta apoiam ‘Sol’

O ‘Sol’ recebeu há pouco o apoio dos ‘Homens da Luta’, duas personagens que fazem lembrar os tempos do PREC e que ficaram célebres pelo programa da SIC radical ‘Vai Tudo Abaixo’. Neto e Falâncio, encarnados pelos actores Nuno (Jel) e Vasco Duarte, foram às instalações do semanário defender que o jornal está a ser “vítima de uma das poucas vergonhas maiores que este país já viu”. “Escuta, escuta, camarada. É sempre contra a reacção”, é a palavra de ordem dos ‘Homens da Luta’.

Eu até acredito que as escutas sejam muito importantes e mais isto e aquilo e aculoutro. Mas reparem como os tipos do Sol fizeram de tudo, mas mesmo de tudo para ludibriar o sistema de justiça vigente dando-se até ao desplante de colocar a descrição do coitado do notificador que estava a tentar fazer o seu trabalho e que aparentemente não conseguiu com sucesso.

É um desrespeito total por uma ordem do tribunal. Mesmo que o tipo que a interpôs seja culpado, a providência cautelar é um mecanismo previsto na lei e tem uma finalidade e ela não é que a ignorem ou façam de tudo para poderem não a cumprir.

Enfim, como diz o Stunner:

P.S.: E repararam no pormenor delicioso do perfil da capa ser parecídissimo com o do Sócrates? Mais uma insinuação velada, mais um prego no caixão da credibilidade da imprensa.

Porra, o Sol às 7 e meia já estava bem aviado. Na loja aonde fui a mulherzinha queixava-se que já só tinha mais 2 exemplares… :lol:

Vou ler agora!

:question:

O importante aqui é o conteúdo das escutas tendo em conta o que demonstram estar a acontecer, haja alguém com tomates para arriscar publicá-las.

Não estamos a falar de uma escuta onde se ouve o Sócrates a combinar uma queca com a vizinha, estamos a falar de assuntos muito mais importantes e que servem para por à vista de todos a ‘qualidade’ de quem nos governa neste preciso momento.
Portanto acho piada que, tendo em conta a gravidade do conteúdo, se insista em ‘desviar’ a atenção do fulcro da questão para a legalidade da publicação dos factos.

É grave um jornal usar de todos os esquemas possíveis para contornar uma providência cautelar? Sim.
É grave o conteúdo da notícia publicada mesmo tendo em conta tudo o resto? MUITO MAIS!!!

Incrível é como se reelege o pináculo do ‘português chico-esperto’ para mais uma dose de chico-espertice… :inde:

Um país onde o sistema de justiça não funciona é uma república das bananas… bananas de políticos e bananas de jornalistas que atropelam o sistema a toda a hora. E se passam por cima de todas as regras apenas para mostrar que têm razão, sei lá se não estão a passar por cima da verdade apenas para espezinhar alguém.