Também acho incrível a inoperância e inação do Governo. Tem que haver medidas de combate, de proteção dos cidadãos. Já é visível que vão ser aumentos históricos..
Infelizmente, parece-me que neste momento, é o próprio cidadão que vai ter que gerir os seus gastos, consumos, para amenizar este choque.
Entretanto saiu esta notícia e tenho algumas coisas a dizer: 1) folgo em ver que o governo está a respondetr a situação vergonhosa dos imigrantes que chegaram cá ilegalmente de barco e por causa da lei conseguiram andar pelo território livremente sem ser deportados; 2) por outro lado,. tenho pena que o governo seja apenas reativo nesta matéria e não tente resolver as coisas antes de dar merda; 3) no geral, não sou contra as soluções dadas com exceção da extensão do prazo de detenção de 60 para seis meses. O que devia mudar era a velocidade processual, parece-me ridículo poder manter a pessoa num centro de detenção durante seis meses ou mais.
Este governo não está a fazer nada. Nem para conter o preço nem para limitar os consumos. Nada!
Até porque será uma situação vantajosa, preços mais elevados significam mais impostos arrecadados. E se mesmo assim houver deficit já existe desculpa, foi a guerra.
Limitar o preço dos combustíveis não faz qualquer sentido.
O que devia ser feito era a suspensão de taxas de carbono (e isto devia ser feito a nível europeu), e o estado devia de abdicar de todo o excedente de imposto que vai arrecadar com os aumentos.
Há muito por onde descontar no preço dos combustíveis em taxas e taxinhas
O Joao Pacheco de Amorim ainda aceito se for pela questao da falta de CV em direito constitucional. Mas qual e o problema do Paulo Otero?
No geral ate acho que sao duas propostas muito pouco ‘radicais’ para merecerem uma rejeicao imediata da IL
O Governo pode também flexibilizar o teletrabalho dos funcionários públicos e incentivar que o sector privado siga a mesma orientação. Como medida secundária face à subida do preço dos combustíveis.
Há várias medidas que podem ser tomadas, sobretudo a nível fiscal. Mas perante um aumento de despesa inesperado em virtude das catástrofes, devem evitar ao máximo medidas além do ISP para cobrir essa despesa.
O desincentivo à necessidade de uso parece-me o mais óbvio. Sendo nós importadores e contribuindo significativamente para a nossa balanca comercial negativa, não é de agora, mas lá está, falta visão política.
Tendo em conta que o Otero diz e escreve que a constituição portuguesa está tacitamente revogada… Não é propriamente o melhor juiz para o constitucional.
Limitar o preço passa por reduzir taxas e taxinhas mas também obrigar os revendedores a reduzir margens. O esforço deve ser conjunto. Vários países já o fizeram.
Mas há muito por onde atuar, nomeadamente com a redução da procura incentivando o teletrabalho e o uso de transportes públicos por exemplo.
Agora não fazer nada foi o que o governo do PS fizeram e o PSD está a fazer igual. E isso vai pesar muito no bolso das pessoas.
Percebo o que dizes, mas eu falo do ponto de vista de CV propriamente dito. O Otero pode ter as opinioes dele, mas nao e como se o Chega estivesse a propor um incapaz para o cargo. E alguem que pelo menos tem CV e obra publicada em direito constitucional. Ou seja… a IL quando diz que estes de certeza rejeita e com base em que? E que parece que e tipo o Pedro Pinto dos juristas que eles apresentaram.
Sim, tinha percebido a afirmação e estava a meter-me contigo.
Sou suspeito para falar do PO. Foi meu professor. Provavelmente, é dos gajos mais brilhantes que existe em direito público em Portugal. Entenda-se: constitucional e administrativo.
Não tendo melhor adjectivo para o qualificar, diria que é uma pessoa “estranha” e que tendencialmente considero “perigosa”.
É um gajo que se percebe que é humanista, com muita influência filosófica por trás, mas tem um prazer absurdo de criar discórdia. Há determinados temas que o gajo defende e determinadas afiliações que parece ter que apenas consigo explicar que as tenha pela vontade pessoal em criar essa discórdia, para gáudio próprio.
É um dos gajos mais eloquentes que já vi. É um encantador de serpentes, principalmente se as quiser encantar. O que, por exemplo, também contrasta bem com algumas intervenções públicas do gajo em que ele vem defender certas coisas que… é demonstrativo que se está a cagar para a opinião que o público possa ter dele.