Política Nacional - Parte 3

A verdadeira MILF…:face_with_tongue:

3 Curtiram

Para quem é multimilionário não há qualquer dúvida.

Diz-me que partido merece mais o voto que o IL?

1 Curtiu

Até te dizia vários…

2 Curtiram

Coelhinho malandro :joy: :wink:

Bora, sou todo ouvidos (olhos).

Livre, PAN, PS, PSD (se o Montenegro fosse substituído)
Mais: votava 1o na CDU/PCP que no IL.

Visto bem, tirando o CH e outros palermas de extrema-direita do qual nem sei o nome, nem sei se vâo a votos, votava em todos antes de votar IL.

5 Curtiram

Vai se fazer por aqui uma sondagem como noutras eleições, para perceber a intenção de voto dos sportinguistas deste forum? @moderadores ?

1 Curtiu

Para mim o VOLT, mas é a mesma coisa que não votar. O nosso modelo eleitoral devia ter um círculo de compensação.

De resto nenhum merece o meu voto, por diferentes motivos. Uns por se enquadrarem nos meus ideais mas serem incompetentes, outros por não me dizerem nada. Mas naturalmente não vou contribuir para a vitória de um modelo de sociedade egoísta e pautado pelos interesses individuais de cada um.

1 Curtiu

Ou seja, não me consegues dizer um. Acabas por justificar, mesmo não querendo, a minha afirmação.

Pá, não é por nada, mas o IL deve ser o partido (entre os que podem ser considerados normaizinhos) mais antipático no panorama político português.

O PAN há muito que deixou de contar e faz política sobre algo, que só funcionária, se não existisse geopolítica. Vivem num mundo de sonho, onde tudo está bem e onde se pode dar prioridade á natureza e aos animais.

O Livre concordo que é a nova esquerda e a única que critica o imperialismo russo, sendo bastante pró-UE, mas uma escolha no Livre vale apenas por uma escolha á esquerda, que actualmente não é aquilo que Portugal precisa.

Epa, o PS é o culpado por um Portugal que está na cauda da Europa em quase tudo. Depois ainda tens de levar com o PNS, que é um aldrabão ao nível de Sócrates e Costa.

Não tens um PSD sem o Montenegro, portanto, do que vejo nas participações, nunca votarias nele. Ou estás a dizer-me que entre Montenegro e IL votarias Montenegro?

CDU/PCP? No comments. É como votar no Chega.

1 Curtiu

O Chega consegue ter uma visão mais social que a IL. Mesmo que depois isso não signifique nada, porque o Chega é um vazio de tudo e especialmente seriedade.

Normal achares isso, és uma pessoa de esquerda. É normal quando te perguntam se há melhor partido para votar do que a IL tu responderes com todos os partidos de esquerda (faltou o BE). Por isso é que estes debates não levam a lado nenhum, uma pessoa assumidamente de esquerda e que provavelmente nunca vai votar mais à direita do que o PS vai sempre ter esta opinião, e como disse no início é normal.

2 Curtiram

Os meus boletins de voto devem ser defeituosos porque nunca mostram o PSD.
No caso da tua pergunta até desenhava o símbolo do PSD e uma cruz à direita.

Era uma resposta ao @Marant , não a ti.

Mas assim sendo, estás a dizer-me que o PSD merece mais o teu voto que a IL? Confirmas.

Certo, respondendo à tua pergunta, da esquerda para a direita, posso votar do Livre talvez até ao PLS (tinha de os conhecer melhor) excluíndo o PSD.

Nestas eleições vou votar no partido que dá mais garantias de derrotar o projecto neoliberal.

Nâo tem necessáriamente que ver com esquerda/direita.
Tem a ver com as políticas/propostas e as pessoas.
Para ter o meu voto, um partido tem que ter uma matriz social democrata.
O PSD com Rui Rio até teria o meu voto (como teria com Sá Carneiro).
Quando Cavaco Silva apareceu como dirigente do PSD, eu tinha uns 14-15 anos, o PSD teria o meu voto e participei (pela 1a e última vez) numa manifestação do partido.
Mais tarde, o mesmo PSD com o mesmo Cavaco Silva, nunca teria o meu voto.
No presente, o PSD de Montenegro nâo merece o meu voto.
Pela pessoa Montenegro e pela falta da matriz social democrata do partido, que deixou de ser social democrata.

Vais exatamente de encontro aquilo que escrevi, e até foi bom mencionar o Rui Rio porque ele chegou a dizer que o PSD não é um partido de direita.
Mantenho o ponto, é como perguntar a uma pessoa assumidamente de direita quem é que valia mais pena votar do que no BE, vai dizer-te todos os de direita(com variações no CH, dependendo se é mais centro direita ou não) e dar um ou outro exemplo do PS como tu fizeste em relação ao PSD.

Isto do merecer ou não é muito subjetivo, não é como no futebol que tens pelo menos os pontos que é algo factual, na política vai muito dos ideais de cada pessoa, da sua opinião. Não é tanto uma questão de meritocracia.

1 Curtiu

https://x.com/AndreCAVentura/status/1922634050486841376

1 Curtiu