Achei também inacreditável ![]()
Não, por vontade da esquerda como se viu na tal votação
Não há povo nenhum que tenha a literacia necessária porque esses produtos são muito complexos. E feitos complexos de propósito.
Estás a descrever a própria Segurança Social.
Mas não sou contra quem optar por outro sistema, até podem abdicar de descontar para o estado, desde respeitem quem quer continuar a descontar e beneficiar da SS 100% pública.
Dúvido é que seja possível implementar um modelo em que cada um escolhe o que pretende.
Não têm e a esquerda quer fazer com que as pessoas continuem a não ter. Estamos ao nível do djibouti em literacia financeira
Mas essas coisas demoram anos a implementar.
Era uma boa medida para o ensino secundário. Tinha era de ser leccionada sem carga ideológica.
Mas concordo.
Que carga ideológica poderia ter a educação financeira?
tudo o que não seja manter a população pobre, miserável e subsiodependente é carga ideológica anti xuxalista
PNS comediante máximo ![]()
![]()
![]()
![]()
Visionário, é só meter reformados a trabalhar e os problemas resolvem-se.
O meu sonho é trabalhar a vida toda ![]()
Uiuiui quero ver o spin do @Viridis_Leo @radicalhighway e aí fora agora… a IL tinha isso no programa por acaso (acho uma estupidez de todo o tamanho)
É uma não medida. Uma tentativa de penso rápido no problema, como são a questão da devolução das propinas etc etc etc.
Este país é uma tristeza, não há ambição nem visão de futuro. Tudo à base do “empurra com a barriga e os que vierem a seguir de nós lidem com isso”.
Ainda se vai sugerir também meter os reformados a ter filhos para resolver o problema da natalidade em Portugal.
Porquê? Acrescento que o PSD também já propôs o regresso de médicos aposentados.
Não é a solução ideal, mas se houver adesão em regime de tempo parcial.
Estás muito revoltado!
És um dos reformados?
![]()
Opá, oh @Marant, é o bem e futuro do nosso país. Se não vejo medidas a sério, é suposto estar tranquilo?
Por mim tornava-se obrigatório voltarem!
Cambada de pichas mole em casa sem fazerem cú?? Nah, nada disso. Bulir!
E chamava a isso Serviço dos Reformados Obrigatório
@PNS esta levas de borla
É só para trabalhar em 2025. Em 2026 já há excesso de médicos de família. Público dixit.
quando só dá para se defender a xuxaria assim meio a brincar, porque a sério já ninguém nos leva anyway ![]()
Realmente um ETF que segue de forma passiva um indice bolsista como o SP500 ou o stoxx600 sao de uma complicacao bruta.
Ou subscrever um PPR Alves Ribeiro que so esta ao alcance de quem tem um PhD em economia e capacidade de clicar na descricao do produto e ver as empresas onde investe quer em acoes quer em obrigacoes…
So se mete em produtos financeiros complexos quem quer. O que nao falta e oferta simples.
Dois comentarios a tua pergunta.
Em 1o lugar, tens toda a razao quando dizes que falta literacia financeira aos portugueses para este tipo de investimentos. Ate acaba por ser indiretamente um dos problemas da nossa economia. Por exemplo, o bloco ha uns anos vivia numa realidade paralela onde culpava os fundos imobiliarios pelos problemas de habitacao. Entretanto ja se deixaram dessa palermice… porque em Portugal os fundos imobiliarios (REITS) sao quase inexistentes e muito focados em mercados de nicho, o que faz com que nao exista dinheiro a circular para a construcao e remodelacao para dar vazao a oferta. O portugues comum mete todas as suas poupancas em depositos a prazo porque nao tem conhecimento para mais. Mas tambem nao e como se esta falta de literacia fosse um problema impossivel de resolver. Basta remodelar o sistema educativo para que um aluno ao fim de 12 anos de escolaridade seja obrigado a saber o que e uma taxa de juro, uma acao, uma obrigacao, um ETF, a Constituicao, umas bases sobre o codigo do trabalho, umas bases sobre o sistema fiscal… ao inves de fazer 12 anos de escolaridade sem saber o que e preciso para fazer um credito a habitacao mas a identificar corretamente 7 ou 8 generos diferentes.
Em 2o lugar, se leres bem o que eu escrevi, eu nao falei em substituir mas complementar a SS. Nao vale a pena vir com merdas. Pelo fator de sustentabilidade que existe e a evolucao demografica atual, ou temos um aumento substancial de rendimentos da populacao empregada ou vamos manter ou ate piorar ligeiramente o nivel das reformas atual. A reforma media em 2024 e pouco mais de 600e. Nao chega. O estado sabendo isto tem a obrigacao moral de alertar e suportar as pessoas nas suas poupancas de longo prazo. Medidas tao simples como permitir a um cidadao alocar uma % do seu ordenado a um PPR ou ferramenta semelhante da sua escolha que seja 100% isento de impostos ate um certo valor, por exemplo, sendo que a pessoa seria seriamente penalizado se fizesse o resgate antes da reforma.
E urgente fazer a populacao empregada atual pensar no futuro e dizer-lhes claramente que na larga maioria dos casos, a reforma nao vai chegar. A minha avo’ entre a reforma dela e metade da do meu avo que ja faleceu ganhava perto de 700e. Entretanto teve de ir para um lar de uma misericordia porque ja nao podia ficar sozinha numa casa e as minhas tias trabalham… e sao os filhos que estao a suportar 40e cada um (sao 8, o meu pai e 7 irmaos) mais toda a reforma dela. Porque nao ha lar nenhum que nao implique uma despesa de 1000e ou superior com mensalidade, medicacoes e consumiveis. Isto no pais da pensao media de 600e… Qual vai ser a solucao, ter pais a depender de filhos, quando estes tem possibilidade ou simplesmente abandonar estas pessoas? E uma situacao muito mais grave do que andar com a sopa dos pobres… e nao dar dignidade as pessoas no seu final de vida.
Vez como ate acabas a ser mais radical que eu? ![]()
Eu sou 100% a favor do desconto obrigatorio para a SS, apesar de pessoalmente achar que devia existir uma separacao clara entre descontos para a previdencia e descontos para protecao social para que viesse refletido no recibo de vencimento quando e que estou a pagar para a minha futura reforma, e quando e que estou a pagar para acao social do estado.
A literacia financeira tem obrigatoriamente uma componente que e ideologica. Uma vez que implica abordar o funcionamento do mundo capitalista, implica que aceites que vivemos num sistema capitalista. Gerir melhor as financas pessoais e um conceito muito capitalista. Dai a oposicao do Bloco por exemplo.
Uma palermice, e um desconhecimento total da realidade da sociedade. Ate mete pena, e temos tanta falta de cultura que nao ha ninguem sequer na CS que questione a palermice de certas medidas apresentadas. Tanto a saude como a educacao evoluiram substancialmente nos ultimos 20 anos. A serio que querem meter medicos com 70 anos, completamente desatualizados dos avancos da medicina a dar consultas? Ou semelhante para os professores numa era onde ja ninguem usa acetatos?
Apaga antes que o radical tire print e mande ao PNS!!!
O timing da noticia nao foi inocente, mas o que eles levantam e uma realidade… Portugal esta a meter muito mais medicos no mercado do que aqueles que saem. So nao temos medicos de familia a mais no SNS… porque nos ultimos anos uma larga maioria tem preferido ir para o privado dar consultas que e mais lucrativo. Portugal nao tem falta de medicos. O SNS e que nao tem atratividade suficiente para os fixar. E nem e por uma questao de dinheiro mas essencialmente de condicoes.