Igual a Portugal, mas com tempos de espera muito menores.
So que aqui, medicamentos, oculos e dentista nao estao incluidos, e tudo pago a parte, por isso nao so descontamos para o sistema de saude, como temos que ter seguro para o que nao esta coberto, o que acontece e que as empresas oferecem esses seguros como complemento ao ordenado, na maior parte dos casos.
E aqui nao ha privado, como em Portugal, se queres privado, agarras no dinheiro e vais aos states.
O seguro que falas, ate esta correcto, mas tens seguros mais baixos, tens seguros a comecar a 8k ao ano, sendo que o average ate vai a 20k ao ano para uma familia de 4, mas tens muitas escolhas, o negocio das seguradoras e obsceno, nao vou nega-lo.
Não sei o que cobre, falaram-me nesse valor mas há mais caros.
Óculos e dentista aqui também não estão incluídos.
Queres dizer que os medicamentos não são comparticipados? Aqui também não são gratuitos, a não ser nos tratamentos hospitalares.
Estava-me a referir ao que estava no programa do PSD.
Ainda por cima tendo em conta o salário médio nos EUA, não estamos a falar de Portugal onde és basicamente milionário se ganhas isso.
Os custos de cada pais incluiu o que o país gasta no orçamento da saude?
O sistema de saude americano e os seus precos nao é exemplo para nada.
Tal como o sistema universitario e o seus precos.
Cerca de 1 milhao de americanos viaja até o Canada ou Mexico para ir ao dentista e fazer tudo o que tenham a fazer.
Nao e sensacionalista. E mentira.
Ou agora estamos numa fase da vida politica onde so e mentira o que diz o Ventura?
Seja porque motivo for, ninguem nos EUA morre as portas de um hospital se for atropelado.
Mas sensacionalistas sao os artigos que meteste a seguir.
Ate porque seguindo a mesma logica quantas pessoas em Portugal morrem porque nao sao diagnosticadas e tratadas a tempo? Quantas pessoas morrem porque o medicamento A que esta comercializado nos EUA ha 3 anos continua ‘preso’ na comparticipacao pelo INFARMED?
O sistema de saude dos EUA esta bem longe de ser perfeito porque nao tem cobertura universal. Mas tambem nao e a imagem que pintam aqui.
E para aqueles que criticam tanto… deviam pensar que um dos motivos pelo qual e possivel na Europa termos a qualidade de servico que temos se deve ao facto de existir um sistema como o americano que ‘sustenta’ a inovacao em saude, pagando os americanos pelo resto do mundo.
Nao precisas de lhe garantir porque e a lei que assim o determina. Mas em Portugal so existem poligrafos para o Ventura ![]()
E aqui esta o busilis da questao. Sao formas diferentes de ver a sociedade. Nos US, sociedade individualista, a responsabilidade vai para o cidadao. Eu pessoalmente nao concordo pois a larga maioria dos cidadaos nao tem maturidade suficiente para tomar decisoes tao importantes como saude e poupanca para reforma, portanto prefiro o modelo europeu de acesso universal e desconto obrigatorio para previdencia social.
Mas nao me sinto superior moralmente nem critico.
![]()
Nada… eu pago mais que isso em Portugal para sustentar o SNS e nem o uso
E isto com um ordenado a portuguesa. Nos EUA estava a ganhar pelo menos o dobro.
Nos states, depende da cobertura do teu seguro.
Tinha ideia que eles tinham no programa uma medida de IRS a 15% para jovens ate aos 35 anos?
Nao te parece obvio que num pais onde um enfermeiro ganha mais que o nosso presidente da republica em media tenha custos mais elevados?
E mais uma vez e de uma arrogancia gritante vir falar dos custos… quando os custos mais elevados inclui o preco da inovacao que os EUA pagam para o resto do mundo.
Em Portugal estamos mais a frente, a malta que nao pode pagar salta as consultas de dentista ![]()
E a proporcao do pais, devemos ter sensivelmente o mesmo numero de habitantes a ir a Turquia fazer transplantes capilares, cirurgias mamarias e aparelhos nos dentes ![]()
Isso é a europa toda. Mas ai a qualidade e certificacao dos profissionais é muitas vezes de grau inferior.
Mas estetica nao é saude essencial
Não estou a criticar as farmacêuticas, a inovação obviamente tem se ser paga.
Já colocaste a hipótese dos custos da saúde serem mais elevados devido à especulação criada pelo próprio sistema de seguro obrigatório?
Um dos artigos que consideras sensacionalista mostra que os quatro mais dispendiosos sistemas de saúde são os que têm seguro obrigatório.
Tanta dificuldade para a eleição da mesa da Assembleia da Republica!
Era fácil, era canja!
Presidente: Taynan
4 Vice-Presidentes: Viktor Gyökeres, Martin Costa, Francisco Costa e Patrícia Mamona,
Se o Primeiro-Ministro fosse o Bruno de Carvalho, e o Presidente da República o Carlos Dolbeth?
E eu nao nego isso. Um sistema de saude onde subscreves um seguro privado vai fazer incorrer em mais despesa, que em principio tambem se traduz em melhor servico quando entras no sistema. Nao da sequer para comparar o incomparavel e a exigencia do ‘cliente’ quando paga do seu proprio bolso vs quando e o estado a pagar.
Nao e especulacao. E o ‘mercado’. Mas e como digo… se nao existisse um sistema destes a pagar a ‘inovacao’ nas suas varias vertentes (nao so farmaceutica) a nossa qualidade seria bem pior. Portanto vir com este tipo de comentarios… e uma arrogancia um bocado bacoca.
Era bem!
Onde é que assino?
Só fazer uma correção. Primeiro-Ministro, em vez do Bruno de Carvalho, ficaria o Miguel d’Almada.
O Bruno de Carvalho seria o Ministro da Cultura.
Também assino!
so quando o chega ganhar as eleições
![]()
Acho que é mais o Ergue-te, no caso do Miguel.
Mas, se fosse para rebentar com o panelas de vez, até eu virava extrema-direita.