Eu que sou um anti-comuna primário e convicto dou mais valor ao PCP que ao bloco.
Ambos defendem basicamente as mesmas políticas mas os do bloco disfarçam a sua opinião.
Epa… ao menos o Bloco tem a decencia de nao defender certas coisas publicamente, mesmo que em privado seja a sua opiniao.
Eu ate gosto da conviccao do PCP em certos assuntos, mas esta guerra da Ucrania deixou bem claro o que aquela escumalha pensa e qual o modelo de sociedade que gostam.
Claro que é, mas pelo menos são honestos no que defendem e fiéis aos seus ideiais ao longo destes anos todos, só vota quem quer não podem dizer que foram enganados.
Os outros são comunas radicais disfarçados.
O meu dia já começou mal… chega aqui ao trabalho a carteira da zona com carta da câmara registada para mim… acabo por descobrir que me espetaram na mesa de voto e ninguém me comunicou nada previamente sabendo da minha situação profissional… é verdade não são obrigados a faze lo, qualquer um que esteja inscrito tá sujeito, mas eticamente era o mínimo…
Agora já não chega o dia 9, dia 1 ainda vou ter faltar dia todo pra lá ir a uma formação sobre os cadernos desmaterializado… ![]()
![]()
Aquilo é autêntica seca… tudo bem ganha se 50€ mas preferia não os ganhar…
Vais apanhar uma seca monumental, mas devias estar satisfeito por contribuires com o teu dever cívico. ![]()
Ha coisas que sao tao obvias que as vezes da que pensar porque motivo certas politicas continuam em vigor.
Claro que em Portugal isto nem se reporta… porque corremos o risco de ser xenofobos.
Mas vai ser curioso ver o comportamento do PIB per capita nos proximos 2 a 3 anos.
Porra eu já estive várias vezes nas mesas, já ocupei todos os cargos , e aquilo é valente seca, mas pronto…
Já me mandaram às feras, agora tenho me aguentar á bronca…
Sem querer, pega fogo a uma urna.
Vais ver que nunca mais te convidam.
![]()
![]()
![]()
Ainda ia era preso, porra isso também não
Eu disse sem querer… ![]()
Os britânicos também recorrem a tudo o que não seja o Brexit para justificar os indicadores económicos, né?
Este sebastião bugalho é msmo um vendedor de banha de cobra ![]()
Ha 10 mins ligo o debate e esta ele a impelir - diria até que estava a espicaçar - o tipo da cdu a votar a favor de uma proposta comuna qql da AD de meter habitação como direito fundamental. Realmente o que o parlamento europeu precisava era que a AD escolhesse mais uns tolos amantes de burocracia para se juntarem aos que já abundam ![]()
Questão do aeroporto e dos professores tratada. 1 mês de governo já trataram mais que em 8 anos de maioria absoluta
Já não o é?
Presumo que ele queira meter o mesmo na constituição europeia
Será isso, claro.
Da mesma forma que muita malta que pensa como tu recorre a tudo para defender imigracao descontrolada.
O que vem no artigo e tudo coisas logicas.
A imigracao nao traz so coisas positivas. E para trazer mais coisas positivas que negativas tem que ser limitada e controlada. Isto falando da perspectiva de quem esta no pais - se a tua perspectiva e a humanista (do genero, e pior para os que ca estao mas os que entram vao ter uma vida melhor) entao nem vale a pena discutirmos pois e uma diferenca de principio. E eu como nao sou hipocrita, para mim a imigracao que importa e aquela que vem trazer riqueza ao Pais. Ate porque pobres ja ca temos muitos…
o nosso pib tem subido por causa dos outros “emigras” os reformados e os emigrantes finos “expats” que chegam cá e começam a descarregar o dinheiro suiço/americano por aí fora a comprar casas que antes custavam 200 por 500.
Mas até esses importa combater porque só estamos a tornar portugal um país de reformados e de turistas.
Eu não tenho nada contra a emigração… alias… se amanha tivesse que abrir uma empresa tinha mesmo de recorrer a emigrantes, porque os nossos jovens estão na universidade a fumar canhões ou a fazer manifestações pela palestina, e depois ficam em casa dos pais até aos 35 a trabalhar em bares ou o crl porque não encontram nada que seja “na área deles”.
Isso nao e verdade e alem disso e entar num pinhal, avistar um eucalipto e dizer ‘olha acabei de chegar a um eucaliptal’.
E uma boa forma de ser um ‘tipo’ de xenofobo que a esquerda aprecia. A xenofobia contra estrangeiros ricos. Os estrangeiros representam pouco mais de 10% das compras e num segmento que tem pouco impacto no problema da habitacao, o segmento de luxo. Mesmo que coloques aqui mais uns 5% de residentes nao habituais, reformados, etc… nao sao em dimensao suficiente para ter o impacto que vemos no mercado e again, na sua larga maioria nem competem no mesmo segmento. Nao sao eles que vao comprar ou arrendar apartamentos em Viseu, Coimbra, Braga ou Aveiro.
Em 2022 entraram 118 mil imigrantes registados em Portugal do quais 20 mil com mais de 60 anos. Em 2023 nao existem dados mas eu diria que provavelmente nos aproximamos dos 200 mil registados sendo que o numero de pessoas com mais de 60 anos ou ira estabilizar ou diminuir como tem sido a tendencia… ou seja, os tais ‘reformados ricos’ passam de 15% a provavelmente menos de 10% do total de imigrantes. Isto falando so de numeros ‘oficiais’ claro. Isto para dizer que o essencial da imigracao e malta em idade ativa. O nosso saldo populacional esta completamente descontrolada. Em 2022 foram 40 e tal mil pessoas a mais essencialmente em idade ativa. Em 2023 deve rondar os 80 mil. Em 2024 se nao se fizer alguma coisa e provavelmente que o saldo populacional salte para os 100 mil… Isto e o factor numero 1 que coloca pressao nos servicos publicos (educacao, saude) e na habitacao.
E eu nao digo que esses tambem nao se deva ‘controlar’… mas esses e muito facil. Basta acabar com as borlas fiscais para os reformados e mete-los a pagar os impostos de ca.
Isso nao e verdade… e uma falacia. O que falta e coragem politica. Numa situacao de pleno emprego, nao ha justificacao para ter 6% de desempregados. Mas para isso era preciso que o IEFP funcionasse realmente e que houvesse coragem para se falar em cortar subsidios a quem tem 2 bracos para trabalhar. Alem de que enquanto empresario tambem tem que se ajustar a oferta e procura. Aumentem os salarios e as condicoes e aparecem mais pessoas para trabalhar. Foi o que fez o meu pai e depois de meia duzia de mas experiencias com imigrantes (trabalham meia duzia de meses para renovar o visto e depois seguem a vida deles) agora tem uma equipa de 4 funcionarios portugueses. Que trabalham na construcao e ganham um salario que esta acima da mediana portuguesa…
Onde e quando defendi “imigração descontrolada” ? Não defendo, de todo.
A economia britânica dos últimos anos está intimamente ligada ao Brexit.
E também aos efeitos sentidos por muitas outras economias mundiais ( pandemia, guerras, etc…).
Responsabilizar a imigração pelos maus números económicos ou pq não resultaram num milagre das rosas que resolveram o problema parece-me demasiado redutor, dado o número de variáveis em equação.
( além de que, já agora, boa parte das novas entradas no UK são estudantes universitários que pagam balúrdios nas universidades e refugiados Ucrânia e Hong Kong).