Política Nacional - Parte 1

Acho que não estás a ser coerente. A tua posição é que o chega é tão mau para o país como o PCP e BE. Eu perguntei-te qual seria a proposta do chega que seria má para o país e que vias a IL e PSD a aceitar e não respondeste… mas fizeste bem, confesso que é uma pergunta retórica/traiçoeira. É que para o chega não ser mau para o país basta uma coisa muito simples: A IL não ser como o PS que aceitou negociações com a extrema esquerda por pura busca de poder.

Digo que não estás a ser coerente porque dizes que estás preocupado com o que o chega faria do governo mas ao mesmo tempo o que se depreende do teu discurso é que ão estás minimament interessado em propostas. Apenas te interessa que a IL se distancie do chega só porque sim…

Se houver uma maioria com PSD/CHEGA/IL, a IL só tem de decidir baseado no programa de governo e nem mais um factor.

E já agora: o programa da economico da IL é obviamente mais parecido com o do chega do que com o do CDS ou o PSD de rio ou passos.

Um governo PS + IL é que seria giro…

Nao da para responder a essa pergunta porque o Chega nao tem propostas, tem um conjunto de intencoes. Como e que posso dizer que nao ao cheque escola, ao cheque educacao ou ao cheque saude sem saber os detalhes? Como posso dizer que nao ou sim a simplificacao fiscal sem saber exatamente que impostos se pretende eliminar, com que objetivo de impacto? Quando o chega no seu programa fala ate em trabalhar para eliminar os impostos sobre o trabalho? O programa do Chega a uma amalgama de ideias nacionalistas, liberais, sem grande coerencia com o discurso do seu lider.

Nao e so porque sim. Um partido com um discurso anti-emigracoes, anti-eutanasia e questoes fraturantes semelhantes, com propostas de marginalizacao das minorias, que apresenta um programa ultra-liberal da economia (muito mais liberal que o da IL) mas depois defende a nacionalizacao da TAP. Que tipo de governo em que este partido estivesse incluido poderia a IL suportar?

Claro que se for um Chega que antes das eleicoes defende o ministerio da familia, politicas nacionalistas bacocas, ideias ultra-liberais sem a minima sustentacao ao mesmo tempo que defende a nacionalizacao da TAP MAS que apos as eleicoes aceita integrar um governo com um programa de governo completamente oposto ao que apresentaram a eleicoes (altamente provavel com o Ventura) a historia seria diferente. No final do dia, a IL e qualquer partido votara de acordo com o que for apresentado como propostas. Agora o distanciamento deste Chega parece-me uma conclusao obvia e uma decisao acertada. A IL e um partido que apresentou nas suas listas pessoas com um CV respeitavel na sociedade civil. O Chega apresentou na sua larga maioria pessoas de caracter e percurso duvidoso.

E repara que estamos a falar em Governo. Nao estamos a falar em acordos de incidencia parlamentar. Estamos a falar num Governo do qual o Chega fizesse parte, com ministros incluidos por exemplo.

E ressalvo tambem que pessoalmente me entusiasma pouco ou nada um governo PSD apoiado por quem quer que seja. Os governos PSD sao iguais aos governos PS com muito pequenas diferencas, excepto quando existe uma troika no pais a forcar certo tipo de medidas.

Vinha escrever isso mesmo…
O Chega e AV, AV e o Chega, como e isso possivel, querem votar Chega mas nao gostam do AV?
Nao da mesmo para confiar em sondagens…

Convinha que o CHEGA começasse a apresentar propostas ao invés de debitar frases populistas e que, sem mais, são completamente ocas. É por esse facto que os apoiantes do CHEGA são, tendencialmente, pessoas que fazem exactamente o mesmo que o líder do partido, i. e., apontar que algo está mal mas sem que se apresente uma solução aparente para o modificar.

Eu gosto do André Ventura e acho particularmente relevante ter um André Ventura no panorama político português. É um gajo que permite duas coisas: a primeira é apalpar o quão acéfala é a população portuguesa que vai atrás do discurso crítico e, muitas vezes, vazio, que é propagandeado por um gajo do sistema, criado pelo sistema e cujo palco lhe é dado pelo sistema; a segunda é que permite-nos ter um constante altifalante a repetir merdas que deviam ser óbvias para todos.

Dito isto, concordo inteiramente JCF na entrevista que deu e que, salvo erro, até foste tu que partilhaste aqui: o CHEGA e o André Ventura têm o palco que lhe derem.

Até porque note-se que as ideias do CHEGA que passam e que são debatidas não são aquelas que tendencialmente fazem algum sentido e poderiam ter alguma relevância. As ideias do CHEGA que são debatidas são aquelas que têm pouca ou nenhuma relevância e que, tendencialmente, são o que alimenta o raio do PNR!

Por fim, quanto a votar no Chega e não gostar do respectivo líder… É pá, quem vota no CHEGA gosta globalmente do Ventura. Quem não vota no CHEGA não gosta do Ventura. Coisa que já não se assiste no resto. Por exemplo, quem vota PS, acho normal que goste do Rui Rio!

1 Curtiu

Então, porque é que o Chega continua a subir nas sondagens?

Nao é nada assim de anormal,
Mesmo que 9% votem no chega se todos os outros 91% avaliarem o andre ventura como 0… o nivel de rejeiçao será altissimo (neste caso o seu nivel de aprovaçao é 1,9 em 5)…

A diferença do ventura para os outros, é que as pessoas mesmo nao sendo desse partido não tèm tanta rejeiçao como a ele

Hey, e o mais provavel, ainda assim a diferenca de intencao de voto para a rejeicao e grande…

Porque é um fenómeno populista em crescimento, mas o mesmo é limitado e ainda assim não está a crescer nada de especial. Nunca na vida passa de uns 12/13%. E mesmo nesse best-case cenário não chegará nunca ao poder, mesmo que se cole ao PSD. Está condenado a não fazer parte de solução governativa nenhuma. Aliás, a queda contínua do PSD só prova o que disse antes. A direita assim nunca passará dos 40%, por mais que esperneiem. Aliás, o Ventura tem uma taxa de rejeição de 85% dos portugueses lol.

O PS agradece e manda cumprimentos ao Ventura por lhes facilitar a vida.

1 Curtiu

Acho que estás a subestimar os populistas de direita, também a Marine Le Pen era subestimada e depois surgiu como uma forte candidata à presidência da França.

Nas presidenciais nacionais, o André Ventura surgiu como a terceira força política do país, e com o desaparecimento do CDS; que a meu ver é preocupante; assim como a incapacidade do IL em se afirmar, a retórica populista continuará a dar força política ao Chega.

São os Mamadou Ba, os BE, o PAN e a esquerda identitária que irá garantir o crescimento do Chega, colocando desta forma a existência da direita moderada em risco. Nunca subestimemos um bom demagogo e a sua capacidade de ir para o poder.

2 Curtiram

Com excepção do CHEGA, não me lembro de alguma vez ter visto outro partido que tenha conseguido sedimentar-se tão rapidamente no panorama político quanto o IL que continua a crescer de dia para dia como bem o demonstram as sondagens.

2 Curtiram

Mas com as óbvias limitações decorrentes da sua implantação numa certa camada social urbana…

Estás muito enganado se pensas que essa é a principal razão.
O crescimento do Chega deve-se sobretudo ao desencanto com os partidos (especialmente PS e PSD) que têm monopolizado o espaço político desde 1974 e que estão associados a problemas estruturais não resolvidos do país, como a pobreza, a desertificação do interior, a saúde, o emprego ou a corrupção.

São esses os problemas que REALMENTE interessam à maioria dos Portugueses e não guerras culturais…

2 Curtiram

A consolidação do Chega vai depender de muitos factores, mas o que me parece mais influente diz respeito às pessoas que o Chega vai nomear para os lugares com alta probabilidade de serem eleitos, já que isto vai conferir ao Chega uma capacidade de actuação que ele presentemente não tem.
O Chega até pode chegar aos 15%, mas estará sempre em perigo enquanto o partido começar e acabar numa só pessoa.
O Gabriel Mithá Ribeiro, por exemplo, seria uma óptima escolha.
Há por aí um cigano que aprecie o Chega?

O Chega não é “o” problema das Direitas portuguesas. O problema é este PSD subserviente e macambúzio que temos, incapaz de provocar até o mais pequeno abalo neste governo, o único que eu conheço que culpou o povo pela tragédia que vivemos entre Janeiro e há um mês, entre outras.
Não alcançaremos nada enquanto o PSD não se aproximar dos 30%. 23%/25% é um resultado deprimente.
É óbvio que para este resultado contam também a IL, o Chega, etc., mas apontem-me aí um “anónimo” que esteja satisfeito com o Rui Rio.

Exacto. Na tua lógica o PSD se calhar também agradece ao PCP e BE pelo que fazem desde 2015, facilita-lhes muito a vida… já reparei que essa é a teoria dos comentadores do regime mas não cola com a realidade

Não está a crescer nada de especial? O bloco precisou de 15 anos para se chegar perto dos 10% e o chega fê-lo num ano. Essa é de rir.

É deixar o PS no governo até ao fim da legislatura e o chega muito provavelmente vai aos 20% (claro que também há alguma probabilidade de desaparecer )

EDIT: alias, o ventura teve nas presidenciais o que o bloco nunca teve na vida

Daqui nada o Ventura ganha a eleição com maioria absoluta em 2023.

Tirando o facto de que estás a comparar alhos com bugalhos (e não aquele que bate na namorada).

O BE e o PCP Não tiram eleitorado ao PSD. O Chega sim, puxa uma parte descontente e faz com o resto (grande parte) vá para o PS porque o português comum não curte do Ventura. Se o Rio e o PSD pensam em fazer alianças ou cedências ao Chega, este eleitorado passa logo para o PS.

Com todos os defeitos que o BE tem, não era o fenómeno populista que é o Ventura é, nem tinha a projeção mediática que o Chega tem, empolada pelas redes sociais.

Por isso sim, o Chega tem 10% agora, excelente. Podem-me dar perma ban se alguma vez chegar aos 15%. Não vai acontecer, não há como. Escalou rápido como os outros fenómenos de extrema direita na europa, e como todos esses fenómenos, tem um pico rápido e pára. Nunca vai ter uma % representativa.

E as presidenciais então foram hilárias. Grande parte do tempo da campanha foi a falar do Ventura e do Chega, todos os media a dar tempo ao Ventura e o que é que ele faz? Consegue ficar atrás de uma candidata independente que fez uma campanha desastrosa, tem meio milhão de votos (5% da população total, portanto), pouco melhor do que a Marisa Matias fez em 2016 e teve metade, repito: metade!, dos votos que o Sampaio da Nóvoa teve em 2016, um tipo que nunca teve 1/5 da atenção mediática do Ventura.

Na prática o Chega é um balão. Enche muito e com facilidade mas ao mínimo pico rebenta. O que é natural num partido que é vazio de ideias e que vive de um culto ao líder.

Sim, como conseguiu a “2ª volta incrível” que tanto falou nas presidenciais. Nem à frente do Herman conseguiu ficar.

São uma minoria barulhenta mas não é por berrarem que passam a ter mais votos.

2 Curtiram

Eu acho que estas com a confianca demasiado nos pincaros. Eu nao arrisco previsoes sobre o Chega.

A falar… mal. Incluindo uma reportagem em que foram expostos e atacados e um debate contra um candidato de direita tambem ele populista que conseguiu esvazia-lo.

Sao comparacoes que nao fazem muito sentido. Essa candidata independente era candidata do PAN e apoiada por parte do PS, com uma exposicao mediativa cumulativa muito superior a do Ventura, como o Sampaio da Novoa era o candidato apoiado pelo PS e a Marisa Matias por um BE que estava em altas e em que a esquerda nao apresentou um candidato capaz de roubar votos a sua area especifica, nem o PS nem o PCP.

Exato. E como balao que e, e dificil prever se vai rebentar ou continuar a encher.

Com o Rio a lider do PSD e com o impacto real da crise a comecar a sentir-se agora, existe espaco para crescer.

Na realidade, creio que a minoria barulhenta sao aqueles que lhe atiram pedras e protestam contra o Chega. Porque a larga maioria da populacao nao parece ter odio ao Chega.

2 Curtiram

Filhos da ■■■■, já começa o negócio dos incêndios!! Começou um aqui por volta das 23h30, havia vento, já ardeu uma encosta bem bonita, pertence minha Freguesia… filhos da ■■■■… Acessos difíceis, só resta deixar andar, e evitar chegue perto das 2 aldeias ali estão…

Ainda por cima é na zona onde foi filmada as cenas da nova novela da SIC, “A Serra”… fdx…

Incorreto, o PAN tem-se sedimentado bem mais rápido que a IL. A IL está ainda a um nível muito baixo, e pode facilmente ser absorvida pelo PSD.