Política Internacional - Parte 5

Concordo contigo que a culpa da eleição do Trump é dos democratas, e o Biden nos últimos dois anos caiu muito.
Pode-se alegar que a exigência do cargo tenha precipitado essa queda cognitiva, mas também não se pode branquear os claros sinais de demencia do Trump… e até é mais novo, pouco mas é.

3 Curtiram

A demência do Trump é congénita.

3 Curtiram

Pior que o declínio da saúde do Joe, foi mesmo quem escolheram para o suceder.

Um autêntico tiro ao lado.

1 Curtiu

E não vejo quem os democratas se possam reunir em redor para as próximas.
Newsom é quem tem mais sangue na guelra mas está longe de ser o candidato ideal.

Quem eles queriam é quem não está para aí virada pois nunca foi politica, e dificilmente aceitava só porque tem o apelido Obama

Caro amigo, eu nao ‘imputo’ nada ao voto. Eu sou um democrata e para mim o voto popular tem sempre razao quer eu pessoalmente goste ou nao do resultado. O meu ponto foi exclusivamente sobre as escolhas do ‘menu’ oferecido aos votantes. A democracia e assim, ha quem vote sem criterio como se fosse um clube de futebol, e existe sempre quem vota com base no que menos o incomoda. No caso do Trump, era mais que sabido que tinha inumeros anticorpos e por isso e que perdeu as eleicoes para o Biden ao fim do 1o mandato, algo que nao e muito comum na politica americana. Claro que isto nao e tudo preto e branco, o Biden levou com muita bosta da qual nao foi diretamente responsavel como a escalada da inflacao. Mas se tivessem preparado um bom candidato, moderado, homem branco de familia com boa capacidade de oratoria tinha sido muito possivel ganharem as eleicoes. A escolha do candidato e o branqueamento da perda de capacidade cognitiva do Biden foi responsabilidade unica e exclusiva dos democratas, que decidiram servir um prato de merda ao prato de cagalhao que os republicanos apresentaram como alternativa.

Nao vejo qualquer sinal de demencia do Trump. Vejo o habitual nele. Respostas absurdas como aquela que deu perante a PM do Japan nao e demencia, e o normal do Trump. Estas declaracoes em que ja eliminaram a capacidade militar do Irao pelo menos 10x nao e demencia. E o normal do Trump.

E isso e completamente assustador. Porque o Trump voltou a ser presidente tambem porque teve 4 anos em que conseguiu fazer politica de oposicao ao Biden com um partido reunido em torno dele. E nos democratas? Vamos a caminho de umas midterms sem termos sequer uma cara consensual. E que o Trump vai-se embora, mas nao quer dizer que venha la algo melhor. Por exemplo… para mim o Vance e bem pior que o Trump enquanto europeu.

1 Curtiu

Não é pelas declarações porque nisso ele sempre esteve desfasado.
É pela constante sonolência, as gafes de discurso que depois tenta camuflar com outras incoerências, o estar a falar de um assunto de segurança nacional e a meio começar a falar de cortinas, os rants das 3 da manhã, tudo isso são indicios…

1 Curtiu

Tens cá uma lata. :rofl:

Tu é que gozaste com a estratégia que a Europa usou na Gronelândia por desconhecimento, agora vens com essas tretas que eu é que falo levianamente das coisas para dar a volta ao texto e fingir que sabes o que estás a dizer.

Mas nem para isso tens jeito. Eu disse que estão a “passar férias” porque essa foi uma das desculpas que o merdas do Putin usou dos russos que apareceram na Crimeia em 2014 e foi por causa da merda da Rússia que se enviou soldados para “passar férias” na Europa do leste.

Isso é algo extremamente engraçado.
O povo americano é alguém que exige aos democratas que apresentem o “candidato ideal”, mas aos republicanos chega apresentar qualquer trapo de merda (incluindo um criminoso condenado (34 crimes), traidor à pátria (JAN 6),) amigo do Epstein, demente e velho (mas o Biden já não podia ser lol), e após quatro anos de mandato onde imperou o caos).

Uma mulher e negra?
Havia de ganhar grande coisa… :melting_face:

1 Curtiu

Há ali qualquer coisa que não está bem, e eu acho que vamos saber em breve.

Tirando aquele grupo restrito que inclui o tipo meio drunfado, Hegseth, ou lá o que é, e pouco mais, nota-se desconforto. Um já se demitiu, o JD Vance também me parece que está cada vez mais desconfortável, e há aquela célebre reunião que ele teve, com alguns minutos de Q&A da CS, com uma senhora e um senhor ao lado… Olhem para as expressões corporais de ambos. Olhem sobretudo para as expressões faciais… O tipo de óculos a abanar com a cabeça como quem diz “ya, Deus queira que tenhas razão, mas…”.

Algo não está bem, e palpita-me que, em poucos dias, vamos saber o que é.

1 Curtiu

Democracia É também criticar as opções da maioria e fazeres oposição à mesma.

É também construir as bases de uma opinião relativamente às razões do regresso de um lunático ao cargo mais poderoso do planeta.

Se os meus valores são contra a ideia de uma mulher e não branca ser só por si um mau candidato, não tenho problemas nenhuns em reconhecer que, principalmente no contexto americano, reduz as probabilidades de vitória.

Agora o que eu não “compro” é a imputação de responsabilidades ao lado que escolheu a mulher afro africana como candidata.

Imputo responsabilidades à eleição do sociopata aos fanáticos, aos intolerantes, aos ignorantes e a quem normalizou e normaliza uma personagem como Trump pq acha que está do seu lado ideológico.

Aliás, não faltou gente não MAGA por aqui que escarneceu de posições anti Trump, porque supostamente ele “só era mauzinho nos tweets que fazia” e que navegou a favor das suas políticas “porque o wokismo” e coiso.

É até revelador e como li para cima, que os Democratas tenham que escolher a perfeição em forma de candidato para não serem responsabilizados por não ganharem eleições a um movimento bafiento, corrupto até à medula, intolerante e que está a destruir as bases de qq governo e democracia funcional, onde a separação de poderes está em risco, as agências de supervisão estão a implodir, a ciência e os peritos estão sob ataque, os media estão a ser engolidos por bilionários que ganham e doam biliões aos amigos no poder político, enquanto o povo anda distraído com imigrantes e com as pilas dos trans e o líder do culto enriquece como nunca enquanto cria o caos no mundo.

Mas a culpa, não esquecer, é dos Democratas que escolheram a mulher preta.

Ah!

E Trump não está demente. É feitio.

https://x.com/i/status/2035015405790798080

É curioso como o Biden era demente porque de qd em qd o cérebro parava e este lunático diz e faz cada vez mais, as maiores barbaridades e é absolutamente normal. “É feitio”.

Mas tens duvidas que a Michelle Obama é o nome preferido dos Democratas?

E é-lo porque os democratas estão com uma crise de liderança e de sangue novo.
Estão “envelhecidos” muito por culpa do Schumer e da Pelosi, e por isso quase que estão obrigados a lançar um nome forte.

Sobre os republicanos elegerem um criminoso, conseguem sempre os votos dos hillbillies e rednecks, sempre se soube que os swing states e os demais eleitores moderados não tem voto certo.
E é aqui que concordo com o @Reavstone porque os democratas não avançaram com um nome forte o suficiente para garantir os votos dos detratores do Trump em 2020

1 Curtiu

Gavin Newsom

1 Curtiu

Escrevi ali em cima que é o candidato mais perfilado, com sangue na guelra

Em todos os círculos com tendências democratas que acompanho mais ou menor regularmente, nunca ouvi o nome da Michelle Obama nos últimos anos.

E seria mais um erro estratégico colocar uma mulher (e preta!) de novo. Aquele país não dá para mais, tem de ser um gajo branco.

O Newsom está a fazer pela vida e seria um presidente de regresso à normalidade, mas também não é ideal por vir de uma elite costeira.

Ideal ideal seria um democrata do sul, de preferência com experiência militar e capaz de projetar imagem tradicionalmente masculina e forte. Não acompanho o suficente para saber se esse tipo existe sequer.

1 Curtiu

Eu sou muito fã do Newsom. Ele é a minha maior esperança para voltar a colocar o Mundo na normalidade, se o Trump não acabar com ele nos próximos meses. Se aguentarmos até Novembro, a coisa já alivia. Mas, daqui até Novembro, ainda faltam muitos meses. E até 2028, ainda mais.

1 Curtiu

Os democratas têm sempre alguma culpa na eleição do Trump, agora a falta de literacia de alguns americanos e que levou a escolher o Trump também deve ser culpada. Nas televisões americanas de supsotas fake news, como a CNN, ou jornais reputados vi imensas vezes falarem que as tarifas só iriam prejudicar os próprios americanos, mas os votantes do Trump achavam que era fake news. Muitas vezes nos media das fake news se alertou para as tendências antidemocráticas no Trump, mas muitos votantes do Trump ignoraram isso porque, lá está, era fake news. Querer deportações em massa é muito bonito, mas poucos americanos perceberam que deportações em massa implicava o ICE fazer precisamente aquilo que estava a fazer.

Por isso, agora o Trump é um presidente historicamente impopular, porque as tarifas só pioraram os preços e não estão a ter o efeito que se pensava, porque afinal nãoi se gosta de como o Trump ataca quem vai contra ele e porque acham que o Trump foi longe demais na imigração. Pois, mas muita gente avisou que o segundo mandato ia ser assim, se os americanos quiseram votar no Trump quando houve avisos sobre a situação atual entãio também têm culpa. Não foi por falta de aviso.

2 Curtiram

Newsom + Jon Stewart e se ja seria dificil para os republicano á partida, neste cenario recente entao seria impossivel. Nao por serem capazes mas pelo carisma e capacidade oratoria. Afinal é isso que ganha

1 Curtiu

Não negando a culpa que os democrats têm na queda do próprio partido, a verdade é que os americanos não tiveram a lucidez suficiente para perceber que votar num calhau com olhos teria sido melhor que votar no Trump em todo e qualquer cenário.

Um calhau com olhos não teria causado este grau de destruição, inquietação e problemas políticos, sociais e económicos ao mundo ou sequer aos próprios americanos.

2 Curtiram

Nao adianta discutir muito mais quando tu resumes a Kamala enquanto pessima candidata como sendo devido ao ser mulher preta.

A Kamala era uma pessima candidata sem ter qualquer relacao com a cor da pele ou o sexo, como foi uma VP muito fraca tambem. Da mesma forma que a Hillary tambem o foi, e era branca. A Michelle Obama e mulher preta e tens duvidas que conseguiria fazer substancialmente melhor que a Kamala?

E tu continuas a insistir em ser uma caixa de ressonancia de propaganda. A Europa nao utilizou estrategia nenhuma na Gronelandia. A Alemanha mandou 13 soldados. A Suecia 3 oficiais. A Franca 15 soldados. Foi vergonhoso. Foi uma demonstracao de fraqueza enorme. Foi meramente uma acao simbolica para ‘tentar’ passar a imagem que a Europa estava preparada para defender a gronelandia. Criticado por muita gente ate na propria europa…

Tu, o iluminado mor deste forum, e que vens comparar isto com as operacoes da NATO onde apenas o contigente portugues que saiu agora da romenia no final de 2025 era muito superior ao europeu que foi para a Gronelandia. E bastante comum por exemplo a Polonia destacar para as suas fronteiras com a Bielorrusia e Kalinegrado contingentes na ordem das dezenas de milhar de efetivos. E natural os exercicios militares na zona do Baltico contarem com milhares de soldados. Tu comparas isto com um autocarro de militares contra o maior exercito do planeta