Sabendo que não é o tópico indicado, e gostando eu de ler outras opiniões mais informadas sobre assuntos para os quais vejo muitas criticas e poucas soluções como o da habitação, qual é a solução que achas adequada?
Pergunto genuinamente porque não consigo encontrar informações bem fundamentadas da raiz do problema e de como o resolver.
Vejo medidas governamentais que não são solução mas sim um empurrar para a frente.
Vejo, como ontem em casa de um amigo, um casal a viver no carro num parque de estacionamento e aquilo mexeu comigo.
Nao tenho uma ‘solucao magica’ porque muito disto depende da confianca dos investidores que em Portugal, por exemplo, tem sido sistematicamente quebrada.
Eu acho que o governo atual esta a apostar as fichas nas medidas certas - reducao da fiscalidade, facilitacao dos despejos, etc etc. Mas para isto ser eficaz, e preciso que as pessoas sintam as medidas no terreno a serem realmente aplicadas e que quando mudar o ciclo politico, nao vao as medidas com elas. O mercado de arrendamento portugues e completamente disfuncional porque os congelamentos das rendas criaram uma desconfianca muito grande que ainda hoje perdura e em cima disso nao somos eficazes a ‘desocupar’ casas por incumprimento. A unica forma de o arrendamento se tornar mais acessivel, e tornando-o o investimento seguro que devia ser. Tu compras a casa, arrendas por um valor que e em torno de 3 a 5% do valor do investimento bruto, ganhas por via da valorizacao do ativo, e se tiveres um problema no maximo perdes 2 a 3 meses de renda mais 1 a 2 meses a procura de novo inquilino. Na realidade, o que acontece e o oposto e quem esta no mercado pede um premio muito superior pois o investimento tem muito mais risco do que o que deveria. Porque existe um risco enorme… basta ver o valor de casas com inquilinos ate com contratos recentes. E com contratos antigos? Aqui ha tempos vi no facebook aqui na zona um T3 anunciado por um preco que era METADE do que seria o valor de mercado expectavel. Juntei-me as dezenas de mensagens a pedir mais informacoes, para descobrir que tinha uma ‘prenda’ sob forma de um inquilino que tinha que ser mantido. Isto em condicoes normais devia ser um ‘ativo’ e nao um passivo gigante.
Enquanto nao resolvermos de vez estas situacoes, o mercado de arrendamento nunca vai ser nada de jeito. E ha milhares de milhao parados em portugal que facilmente iam para este mercado. Ou ate fundos a investir em built to rent, que e inexistente.
Uma coisa e certa. Nos sabemos muito bem o resultado do controlo de rendas porque ainda hoje o temos em vigor em contratos antigos e sabemos o resultado maravilhoso que teve e tem.
Políticos recebem milhões para defender o Estado de Israel e as suas campanhas são suportadas em grande medida por aquele que é neste momento um regime extremista.