Política Internacional - Parte 4

https://x.com/i/status/2010705084288831853

https://x.com/i/status/2010729115377414448

https://x.com/i/status/2010716538563711140

https://x.com/i/status/2010742124719845803

Se googlares o complexo que o @Lion73 colocou ele mostra-te duas posições distintas:

  • pessoas altamente competentes na sua área e que duvidam enormemente das suas capacidades, a ponto de se considerarem uma fraude perante os outros, sempre a duvidar de si mesmas, mesmo quando a realidade valida as suas propostas ou convicções. Conheço pessoas academicamente extremamente bem posicionadas e que, ainda assim, dizem sempre que não sabem como chegaram lá, que há pessoas mais inteligentes, que nunca se sentem seguras, etc.
    portanto, o Síndroma do Impostor;

  • e a posição totalmente antagónica, pessoas sem qualquer tipo de formação ou competências técnicas ou académicas diferenciadas, mas que projectam competências como se fossem a última coca-cola do deserto quando, no fundo, não têm qualquer tipo de skill ou competência diferenciadora.

Eu usei o Síndroma do Impostor invertido (não existe esta definição), mas o Síndroma do Impostor existe mesmo. O Efeito Dunning-Kruger (que eu desconhecia em absoluto) acaba por englobar estas duas perspectivas antagónicas, de hiper-valorizar ou hiper-desvalorizar as capacidades, conhecimentos e potencialidades de cada um sobre determinado tema.

O Efeito Dunning-Kruger

é um viés cognitivo onde pessoas com baixa competência em uma área tendem a superestimar suas habilidades, enquanto as mais competentes as subestimam, não por humildade, mas por reconhecerem a complexidade do tema ou o próprio erro, devido a uma deficiência na “metacognição” (a capacidade de avaliar o próprio conhecimento). Isso gera um excesso de confiança em iniciantes, que acham que sabem tudo, e uma cautela maior em experts, que percebem o quanto ainda não sabem.

3 Curtiram

Há um tipo que sigo, na área da nutrição, que costuma dizer que um cientista qualificado raramente fala em verdades absolutas, deixa sempre espaço para nuances e diferentes mecanismos em contextos complexos que podem e influenciam certas conclusões.

Por outro lado, essas “verdades absolutas” como narrativa normalmente têm origem em pessoas sem verdadeiras qualificações nos temas e cuja informação que recebem e transmitem ou é ignorante ou até mal intencionada.

Até porque a “verdade absoluta” é muito mais apelativa para as massas. E aí o impacto e sucesso dos populistas ( no pior sentido do conceito ), mesmo na sociedade actual onde a informação nunca foi tão fácil e disponivel. Mas igual para a desinformação e a propaganda.

Um detalhe muito interessante.
A administração Trump faz sempre merda à Sexta-Feira, para que não haja tanta cobertura mediática “normal” (entra o fim-de-semana, os jornalistas das ditas “fake news” entram em serviços mínimos) e para fazerem o que querem do mercado de ações.
Este trocou-lhes as voltas, porque sabe exatamente como querem roubar. Anunciou que foi acusado na Sexta-feira, mas só veio falar Domingo à noite.

Lol.

https://x.com/AlexTaylorNews/status/2010675648658821371

https://x.com/DJGHOSH/status/2010734135724400755

https://x.com/nativeone/status/2009871426262622223

https://x.com/jason_paladino/status/2009763682537091379

Realmente, não há ali nenhum do Mussolini…
Também nestas coisas se vê que o fascismo MAGA é incompetente.
De todos os tipos de fascismo que a Europa viveu no século passado, é o fascismo italiano que tem o melhor slogan de todos.

3 Curtiram

Nisso a Roménia aceitará agora não sei se os moldavos aceitam ser romenos…duvido muito

Fico convencido quando Trump assumir a essência do Fascismo:

“Nada contra o Estado, nada acima do Estado, nada fora do Estado.”

Não tentes dizer nada inteligente como isso aqui.

Eles já disseram que era fascista, ponto final. Ainda que não tenham sequer noção do que isso significa.

2 Curtiram

Como assim, lol.
O que é que achas que a teoria do executivo unificado significa?

Donald Trump exerted the greatest control over the executive during his presidency than any other modern president, often citing Article II of the Constitution. In 2019, he said, “I have an Article II, where I have the right to do whatever I want as president.”

Andas a dormir!

1 Curtiu

O Pinochet não era fascista?

Agora uma eventual ameaça de ditadura já é um regime revolucionário fascista…. As ditaduras, tiranias, autocracias, monocracias, teocracias existiram ao longo da História. O fascismo ou é um regime específico ou serve para tudo… Lenine, Estaline, Mao, etc… aceitavam zero limites ao seu poder pessoal, e então?

Estás a responder com ironia a um que remata com a palavra comunistas para todos os que opõem o Trump. :man_shrugging:t2:

Não tenho interesse em discutir semântica.
Vai discutir com um dicionário.

1 Curtiu

Dou mais valor a uma nação com cultura para além do Islão, que com um Iraque que é uma invenção colonialista. Posso estar redondamente enganado, mas para mim é diferente. Basta ver que a maioria dos emigrantes Iranianos são laicos e de um alto nível cultural e social.

Obviamente que não, era um ditador militar como houve tantos outros na História. Julgo mesmo que num regime fascista, tal como num comunista, os militares submetem-se ao poder político do Partido único e este prepara todo um regime novo para ficar e não transitório (como é carateristico de uma ditadura).

Correto, explica logo que o fascismo é uma ideologia…, não é um tipo qualquer tomar o poder como ditador e por lá ficar o tempo que conseguir.

Certo. Correcto.

Eu sei…
O Efeito Dunning-Kruger, que conhecia já, é o oposto.

Obrigaste-me a googlar que nunca tinha ouvido falar, mas adoro neo definições.

Nem todas as ditaduras e autocracias de direita são fascistas. Senão o reinado de Dom Miguel I também teria sido Fascista, antes mesmo do Fascismo ter sido concebido.

Então o corporativismo é a única forma de fascismo. Não pode evoluir e adaptar-se a correntes económicas mais na moda.

Pode ser exactamente igual a um regime fascista em tudo o resto, mas sendo neoliberal na economia, já não se pode considerar como tal.

Claro que Pinochet era um neofascista puro.

Não são todas, a de Pinochet certamente era.

Bem, se é para serem fascistas, que sejam como o Mussolini, um falhado.