Política Internacional - Parte 4

Tu é que só sabes escrever 2 frases. Sabes que até o ChatGPT já consegue dar respostas complexas e ter uma conversação com argumentos e contra-argumentos? Se ao invés de passares o tempos com soundbites e a dizer que os outros são ignorantes ou dizem mentiras, podias contrapor com os teus argumentos.

Mas não o fazes. Não tens capacidade para isso porque o teu cérebro está cheio de propaganda e a propaganda é incompatível com qualquer tipo de pensamento critico e articulação de ideias.

1 Curtiu

Este é o ponto. Se o Irão tivesse armas nucleares nunca seria atacado por Israel nem pelos EUA nem por ninguém. Veja-se a Coreia do Norte.

O Irão quer ter armas nucleares (claro que quer, quem é que disse que não queria) porque sabe muito bem que tem reservas de petróleo e outros recursos muito apetecíveis aos “distribuidores de Democracia” e porque tem um país vizinho que as tem e que tudo fará para desestabilizar a região, Irão incluído.

O Irão financia o Hezzbolah, os houtis, o Hamas, etc? Claro que financia, e depois? Ou só vale para os EUA e alguns países da UE que enviam material militar para Israel continuar o genocídio do povo palestiniano?

3 Curtiram

Obrigado @juziel.

É grotesco e nojento a forma de pensa do @Incitatus e gajos como ele. É de perder completamente a fé na humanidade. É constatar que em tantos milhares de anos de desenvolvimento cientifico e tecnológico não só não avançámos nada em termos intelectuais como parece haver uma regressão acelerada rumo ao abismo.

São cada vez mais. As redes sociais, as fake news e teorias da conspiração na internet, a propaganda das grandes potenciais ocidentais e não ocidentais, a manipulação a larga escala e com recurso a AI, bots, etc da opinião pública, têm transformado as pessoas em verdadeiros monstros incapazes de processar as mais básicas características humanas como empatia, compaixão, raciocínio lógico, espirito critico, etc. Estão a transformar humanos em autómatos básicos enquanto investem triliões em busca da AGI, quão irónico?!

Só me faz lembrar as palavras “proféticas” de Carl Sagan:

5 Curtiram

Mas quem é que anda a comer gelados com a testa? Tudo o que move muitos dos soldados e terroristas, pode ser o ódio, mas quem dá as decisões fá-lo por motivos estratégicos.

Óbvio. Tal como o ataque do Hamas a 7 de Outubro foi para descarrilar a aproximação da Arábia Saudita a Israel, tal como EAU e Bahrein anteriormente. Com o Irão e a Arabia Saudita a deixarem de lado so seus problemas, tudo se encaminhava para uma certa “normalização” que poderia trazer o fim do fornecimento ao Hamas.

Igual. Israel agora fez o mesmo, quando o Trump podia estar prestes a conseguir um acordo com o Irão, tal como antes o fez com o al-Jūlānī na Siria, algo que até escandalizou o regime de Israel.

Neste caso até discordo. Acho que o Irão, no seu financiamento a tudo o que é grupos terroristas, é um maior perigo para o mundo.Já houve mortes na Europa e nos EUA mandatados pelo regime do Irão. Salman Rushdie è um exemplo disso. Masih Alinejad’s outro.

E na região já contagiou o Libano, Iraque, Iémen e Siria, com as suas proxies, criando problemas internos e arrastando esses países para conflitos do qual não querem fazer parte.

Isarel e Irão estão ao mesmo nível de crueldade. A diferença, que me faz meter o Irão à frente de Israel, é o facto de estar disposto a matar os seus próprios cidadãos que os opõem.

E eu tenho uma certa admiração pela diáspora de iranianos, que raramente se tornam extremistas religiosos e que apresentam um grande nível de cultura e inteligência. Mostra bem o que eles poderiam ser se não estivessem reféns de um regime de lunáticos.

E não só amigo, normalmente os anti-aborto, ou “pró-vida” só o são até ao parto. A partir daí cagam na cabeça do bebé, porque a partir daí rejeitam todo o tipo de condições para que essas crianças possam viver felizes e em harmonia caso os pais tenham dificuldades e necessitem de ajuda do Estado, para as criar. Gritam logo “não com os meus impostos”.

3 Curtiram

Esse vídeo do Carl Sagan, deveria ser o vídeo mais visto à face da terra.

1 Curtiu

Ahahah. True.

1 Curtiu

Mas não te iludas com personagens que concordas, tal como o @Blacklion ou o @Monaka , onde esta aparente humanidade e solidariedade, existe apenas, porque é alimentada por ideologia e por anti-qualquer coisa, pois na mesma frase em que condenam Israel, inventam desculpas para o Trump, para o Putin, para o Xii e para tantos outros, pois um vai na onda do saudosismo soviético anti-ocidental e o outro vai na onda do Trumpismo anti-globalista.

1 Curtiu

Quer a ONU, quer a Amnistia Internacional, e muitos outros já referiram a farsa que é essa GHF, e pior, que serve como bait para continuarem a assassinar palestinanos famintos à procura de comida.

Uma organização financiada por Israel e pelos US, de cariz privado que contrata empresas privadas de segurança (Americanas) para garantir hubs de distribuição de comida em Gaza. A privatização da ajuda humanitária (não pensei que se conseguisse chegar tão baixo na ignominia) que na prática funciona como uma ratoeira para palestinianos famintos serem executados pelos snipers do IDF:

https://www.reuters.com/world/middle-east/israeli-tank-shelling-kills-45-people-awaiting-aid-trucks-gaza-ministry-says-2025-06-17/

3 Curtiram

Fizeste-me lembrar isto.

É mais do que evidente que a Mossad, o Sin Bet e o carniceiro Bibi sabiam o que se estava a tramar. Nem sequer vou dizer que o incentivaram, mas simplesmente deixaram acontecer para ter um pretexto.

O playbook é antiquíssimo, lembram-se da Operação Northwoods?

Para que não quiser ler os documentos da CIA desclassificados há uns anos.

A Operação Northwoods foi um plano desenvolvido em 1962 pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos (Joint Chiefs of Staff), durante o governo do presidente John F. Kennedy. O objetivo da operação era criar justificativas para uma intervenção militar dos EUA em Cuba, que havia se tornado um Estado comunista sob o comando de Fidel Castro após a Revolução Cubana.

O plano propunha a realização de atos de sabotagem e terrorismo de bandeira falsa, ou seja, ataques encenados e atribuídos falsamente ao governo cubano. Entre as ideias sugeridas no documento estavam:

• Afundar embarcações com refugiados cubanos.
  • Organizar atentados em cidades americanas (como explosões e sequestros de aviões).
  • Criar incidentes simulados para culpar Cuba e gerar apoio popular e internacional a uma intervenção militar.

O documento foi apresentado ao secretário de Defesa Robert McNamara, mas o plano nunca foi aprovado. O presidente Kennedy rejeitou a proposta, e a operação não chegou a ser implementada.

O conteúdo do plano permaneceu secreto por décadas, sendo revelado ao público apenas nos anos 1990, após a desclassificação de documentos pelo governo dos EUA.

Citações autenticas do documento:

“The suggested courses of action… will demonstrate that the United States has been the victim of Cuban aggression… The plan will emphasize the contrived nature of incidents which would provide justification for US military intervention in Cuba.”

“We could blow up a U.S. ship in Guantánamo Bay and blame Cuba.”

“We could develop a Communist Cuban terror campaign in the Miami area, in other Florida cities and even in Washington. The terror campaign could be pointed at Cuban refugees seeking haven in the United States. We could sink a boatload of Cubans en route to Florida (real or simulated).”

“It is possible to create an incident which will demonstrate convincingly that a Cuban aircraft has attacked and shot down a chartered civil airliner en route from the United States to Jamaica, Guatemala, Panama or Venezuela.”

Em suma, estivemos a 1 presidente americano decente de ver Cuba invadida como tantos outros países sob falsos pretextos.

2 Curtiram

Essa é a minha única dúvida. Não quero acreditar, mas também não apostava forte contra.

1 Curtiu

Então espera aí que te vou desiludir.

Sabes o que é o Protocolo Hannibal das IDF?
Sabes que qual o impacto que este protocolo teve na quantidade de israelitas mortos no 7 de Outubro, e posteriormente nos bombardeamentos em Gaza alegadamente para “libertar reféns”?
Alguém terá de me explicar como é que se libertam reféns bombardeando com bombas de 2 toneladas o território onde esses reféns podem estar.

Acreditas mesmo que entre o Sihn Bet e a Mossad ninguém sabia dos planos do Hamas?

E o que se pode chamar a um Estado que financia uma organização hostil para tentar dividir para reinar? Israel financiou a criação do Hamas nos anos 80 e durante anos teve atitudes que ajudaram a fortalecer o Hamas. Para Israel (ou os seus governantes se quiseres) a vitimas colaterais israelitas eram um pequeno preço a pagar pelo grande desígnio sionista.

3 Curtiram

Lavon affair aka Operação Susannah…

1 Curtiu

Vou ter de reformular: Israel ao contrário do Irão, não persegue e não condena à morte, os seus próprios cidadãos, como forma de censura e opressão. Pelo menos para já não.

Não sabia, mas fui ler e para além de ter sido revogado, era sobre militares.

Não se libertam. Claramente decidiram que matar os terroristas era mais importante, tal como fez o Putin com os tchechenos na crise de reféns da escola de Beslan.

Não sei. Parece-me demasiado conspiracionista como com as torres gémeas, mas ao mesmo não meto as minhas mãos no fogo por ninguém, ainda menos por alguns dos líderes israelianos.

É mau. É muito mau. Mas eu não percebo porque é que me estás a dizer o óbvio, só para me convenceres que são piores que os iranianos. São ambos maus, mas eu considero que o Irão está um degrau acima, porque persegue e mata oposição interna. Às carradas. Tanto é que tantos iranianos tiveram de fugir do Irão, ao contrário de Israel, onde a democracia e a liberdade de expressão sempre foi maior. Tu foste buscar momentos históricos e eu se for buscar momentos históricos, o Irão livrou-se de 30 mil iranianos.

Aliás, eu no início até meti ambos ao mesmo nível. Mas tu não conseguiste deixar passar.
E agora até parece que estou a defender Israel, que não estou. Só acho o Irão pior, na maldade de ambos os regimes e ambos os líderes.

“O Trump é odiado porque luta contra o Deep State.”
Acordem, imbecis. O Trump é o Deep State.

Não há almoços grátis.
Quem lembra dos jantarinhos no verão?

A operação que Israel está a fazer tanto em Gaza como no Irão tem anos de planeamento.

O Netanyahu prometeu meter o Deep State e as quintas de bots e companhia a trabalhar para o líder laranja vencer. O que vale é o que os judeus não foram na cantiga dele (maioria votou Kamala), mas os idiotas úteis foram todos votar no Trump.

O Incitatus é o maior anjinho deste tópico. :rofl:

3 Curtiram

A tua opiniao nao me interessa mesmo nada, podes pensar o que quiseres, eu apresentei muitos argumentos e muitas opinioes, apenas vcs nao gostam do que tenho a dizer, temos pena… Not…

Eu tb perco completamente a fe na humanidade qdo leio lunaticos como tu… Tem sido um festival de teorias da conspiracao, ainda mais mirabolante do que aquilo que me acusas a mim, mas o indocrinado sou eu…
Enfim, continua la a tua cruzada, with your opinions which are of no consequence at all…

1 Curtiu

Depende da etnia, religião ou língua falada. Se fores um palestiniano na Cisjordânia estás ao abrigo da lei militar. Nas prisões israelitas pratica-se a tortura, a detenção sem julgamento e até execuções de presos palestinianos, uma boa parte deles menores de idade.

Aparentemente não, pois existem fortes indicios de ter sido utilizada na resposta aos ataques e subsequentemente nas “operações de regaste dos reféns”.

Certo. O facto de Putin o ter feito não faz da prática aceitável, pelo contrário até.

Volto a repetir e remeto para, e sendo apenas um de vários casos parecidos e que só chegam a público depois de desclassificados: Operação Northwoods.

Aliás são práticas comuns de regimes autocráticos. Encenarem agressões de “agentes exteriores” ou “subversivos” para aplicarem determinadas medidas, sejam elas invasões a países estrangeiros, ou prisão em massa de dissidentes políticos.

E Israel livrou-se de 750.000 palestinianos em 1948.
E já se livrou de 60 mil palestinianos em Gaza desde 7 de Outubro de 2023.

Como o Irão existem vários países. E nem por isso o Ocidente deixou de colaborar com esses mesmos países assim se alinhassem pelos seus interesses. Há inúmeros exemplos ao longo do sec. XX. Olha a Arábia Saudita, por exemplo, é pouco melhor apesar do whitewashing decorrente e ser “amigo do Ocidente”. O Saddam também era amigo dos EUA nos anos 80. O Egipto de Mubarak também amigalhaço.

Vale sempre a pena relembrar o amigo Saudita e o regime “fofinho” que é.

Surprise surprise, o maior financiador do terrorismo islâmico internacional (maioritariamente sunita por sinal) é, tchan tchan… a Arábia Saudita!!!

Os ayatolahs ao lado dos wahabistas são uns meninos de couro.

1 Curtiu

Parece que o oh sôtora, oh sôtora deu mais um triste espectáculo ontem à noite
https://x.com/olhaoquete2igo/status/1935838240377888896

2 Curtiram