Já a Europa não é um país mas sim um continente…isto sem contar que a Europa tem uma guerra no seu espaço… já os USA não…logo o Pato Donald tem maior margem de manobra
Ora pois bem.
Tem uma guerra no seu espaço e nem assim consegue mediar a mesma, tem que ser o presidente dos EUA, não é?
Ah… espera… também é obrigação dos EUA mediar o conflito na Ucrania, porque a Europa tem um conflito no seu espaço… Oh wait… mas esse conflito… pasme-se, é o conflito da Ucrania.
É como tu seres assaltado em Portugal e teres que chamar a policia de Luanda para te vir ajudar com o processo.
Desculpem lá mas isto é demencial.
Bem…pelo que parece nem o Putin quer o teu herói a mediar as negociações mas sim a Turquia
Normal.
A partir do momento que os EUA fazem um acordo com a Ucrânia deixam te ter capacidade para mediar o conflito com imparcialidade.
Agora vamos esperar para ver a resposta do Zelensky.
Então mas estás sempre a “pedir” que a Europa tome a iniciativa de resolver o conflito, europa essa que está quase toda “do lado” da Ucrânia, inclusive com acordos assinados.
Que lógica é a tua?
Voltamos sempre ao mesmo, a obrigação dos EUA não é de mediar o conflito, mas defender a Ucrânia.
Se vais fazer uma metáfora, faz uma metáfora decente, sem usar Luanda. É como eu que tenho uma bazuca para destruir parte da tua vivenda, abdicar da bazuca porque o meu vizinho lá do outro lado do Atlântico, com as suas 100 bazucas, me diz que protege. E agora estar por isso á espera que o vizinho me ajude porque tu me queres roubar a cozinha.
Nisto tudo sim, nunca devia ter abdicado da bazuca. E a Ucrânia nunca deveria ter abdicado das bombas atómicas.
O único demente aqui és mesmo tu.
A única coisa demencial é alguém achar que a responsabilidade da guerra da Ucrânia é de seja quem for que não a Rússia de Putin.
O teu raciocínio não chega para garantir a progressão na escola primária, não sei como chegaste aqui…
Como é que uma parte interessada, que tem um inimigo a atacar as suas fronteiras, pode ser ao mesmo tempo mediadora?
A Europa está a ver um gajo de cabeça rapada, de extrema-direita, entrar na sua casa, violar as suas filhas, e vêm alguém dizer que a Europa tem que ser mediadora da violação. Fdx, mas estamos a brincar? A Europa que é ameaçada com movimentos militares russos que vão desde a Finlândia até à Roménia e Moldávia?
A Europa tem mais é que se defender, directa ou indirectamente, com tropas no terreno ou por proxy, mas a Europa nunca escondeu a sua falta de neutralidade, tem interesses claros em contenda.
O outro analfabeto laranja é que disse que isto se resolvia em dois dias, enquanto aquela estúpida indiano-africana com QI de 30 dizia que isso era mito e ia naturalmente ser mentira, portanto a estúpida-idiota-chupadora-de-pilas de QI de 30 conseguiu ver aquilo que o analfabeto laranja e sus muchachos não conseguiram ver, o que me leva de volta ao ponto de partida - a vossa reduzida e cada vez mais inoperante capacidade mental.
Está na altura da Europa se armar e ter capacidade de defesa, com produção e capacidade técnica próprias específicas e instaladas em território europeu. Nunca vi a Europa tão unida como quando Putin invadiu a Rússia ou quando Trump começou com as diatribes comerciais dele.
Somos um bloco, conseguimos entender-nos, está na altura de começar a passar isso para o campo militar. Porque a verdade é que a Europa, com todas as suas burocracias, as suas regulações, as suas wokenesses, ainda é o melhor lugar do mundo para se viver.
Não é a China, não são os Estados Unidos, é a Europa. E é preciso defendermos isso.
Mas onde é que eu disse o contrário?
A minha critica em tudo isto vai mesmo no encontro do que disseste.
Eu não consigo aceitar que a Europa ande há décadas escondida no bolso dos americanos.
São uma cambada de COBARDES E MANSOS.
Nem com a invasão da Russia há 3 anos atrás acordaram para a %#% da vida.
A responsabilidade da Ucrania é da EUROPA e não dos EUA, é esse o meu ponto.
Se queriam ajudar a Ucrânia tinham que tê-lo feito desde o 1º dia, nunca o fizeram, assobiaram para o lado e empurraram sempre o problema, até hoje, para os americanos.
Queres que defenda esta m3rda? Nunca na vida.
Querem defender a Ucrânia? Querem enviar armas para lá? Querem meter militares lá? Perfeito, força.
Parem é de chorar pelo apoio do Trump e dos EUA, parem de choro, parem de pedir arma X, Y e Z, façam-nas, apostem na defesa da Europa, invistam.
Deixem de ser a pu%#% dos americanos.
O grande problema, e é aqui que entra o meu outro ponto, a Europa (e so seus habitantes) não estão minimamente preparados para isto.
Vejam hoje a entrevista que deu na Euronews…, achei bem interessante… E a resposta que deu à pergunta sobre se participaria nas comemorações do 8 maio em Moscovo foi de um patriotismo exemplar.
Vamos lá a ver uma coisa, os confrontos na Praça Maidan, segundo os russos, não foram porque os europeus estavam a alavancar a oposição, mas sim os americanos.
A promessa velada de acesso à NATO… quem é que a deu? Foi a Europa? Era a Europa sozinha que se ia meter nisso, precisamente quando ia ser a própria Europa a principal prejudicada porque era quem tinha relações mais débeis (energia, etc) com a Rússia? Portanto, mais uma vez, os americanos andaram a armar a ■■■■ no quintal dos outros e agora que deu merda, assobiam para o ar e fazer de conta que não é nada com eles.
Mais, também concordo contigo que a Europa não se emancipou em termos de defesa. Mas havia um acordo tácito onde basicamente a Europa contava com o apoio militar americano desde que fosse comprando armamento aos americanos. E a retórica desprezável do Trump ignora tudo isso - sim, os americanos taxpayers pagam a segurança (em parte da Europa), mas os europeus pagam toda essa segurança, só que depois nenhum desse dinheiro chega ao bolso dos taxpayers americanos. Aquela cena do trickle down economics… é muito lindo nos livros, na prática fica no bolso dos oligarcas.
Portanto, mais uma vez o Trump arranja fantasmas e inimigos para acenar aos americanos, quando quem mais os lixa são os empresários americanos, as big corporations, e eles continuam incapazes de ver isso.
Eu não acredito nisso da Europa serem cobardes nem serem mansos. Não somos belicistas como os americanos e ainda bem. Eles são muito bons a fazer guerra e a criar guerra e todos querem ir para a tropa, porque as guerras deles são sempre combatidas em casa dos outros.
Nós tivemos aqui duas grandes guerras e enquanto a memória nos durar (que, infelizmente, é pouco tempo, basta ver o valor que se dá à democracia aos dias de hoje), acho que fazemos muito bem em tentar por outras vias a manutenção do nosso modo de vida. Mas não podemos ficar reféns do medo de ninguém, sejam eles russos, americanos ou chineses. Aí, acredita, concordo contigo. De nada adianta sermos Roma se não nos conseguirmos proteger dos bárbaros.
Vivemos num continente onde o maior pé descalço pode fazer pela vida e ganhar um bom salário. Temos muitos impostos, mas temos SNS, educação e segurança social. Não falo em Portugal, falo em Europa. Basta ver todos os países com melhor nível de vida do mundo e ver quantos são europeus e, dos que não são, quantos assentem num modo de governação similar ao nosso (Nova Zelândia, por exemplo).
Quanto tu metes na Europa a responsabilidade de resolver, sozinha, o problema da Ucrânia, apetece perguntar se haveria problema da Ucrânia sem a interferência americana. E atenção, não sou contra a auto-determinação ucraniana, longe disso, mas alguém enamorou a Ucrânia com um potencial ingresso na UE (ok, vejo isso como coisa dos europeus) e um outro potencial ingresso na NATO á não vejo que tenhamos sido nós). Portanto, não vamos agora agir, no fim da barraca montada, como se uns e outros nada tivessem a ver com nada disto. Agora deu bronca, temos que dar a cara e aparecer. Uns e outros.
O problema, que é bem real, é que temos vários cavalos de Tróia, dois deles já no poder na Hungria e Eslováquia e com o Roménia a poder seguir o mesmo caminho. É um erro não sermos uma federação, onde a decisão vinha só de um governo.
Excelente post
Mas é em resposta a mais um post sonso de um alinhado pró russo, portanto pérolas deitadas para um poço de desonestidade intelectual.
Seja como for, a coisa parece encaminhar-se para um dejá vu que criou pazes podres temporárias em vários contextos temporais diferentes mas que alimentaram a voracidade da potência imperialista.
Colocar o interesse nacional sempre acima do individual não é ser comunista…, isso é que é a Direita e não o individualismo… (estou feito…).
Como se os mais ricos não tivessem maneiras de colocar os seus ativos noutros locais do planeta