Já eu pensava que roaches era relativo aos turcos.
@Veks sim é para rir… mas é a tua resposta dado que te expuseste ao ridículo à grande…
Já pareces o outro que aqui andou a comparar mutilação genital feminina com CRS dos transgêneros e quando lhe perguntei se sabia o que era MGF, respondeu com um artigo da wiki, artigo esse que lido de fio a pavio mostra exactamente o contrário daquilo que ele queria provar…
E agora vens tu com esta… poxa… ter uma ideologia eu compreendo e aceito perfeitamente… agora tentar justificar argumentos com textos que não se compreende??? existe o risco de se fazer esta “figura” que acabas-te de fazer…
Ora bem, dizes tu que eu dou uma definição enviesada de “reparations” e citas um artigo da wiki que de entre as várias formas de “reparations” estão inclusas as que dei como exemplo…
E só assim podia ser… sabes porquê? porque o exemplo que dei é um exemplo real… que aconteceu mesmo e foi considerado “reparation”… até tive o cuidado de identificar o relatório que foi produzido.
Logo não é nada enviesado, é REAL…
“Reparations” que são feitas simplesmente a troco de cheques, usualmente são em situações quantificáveis… por exemplo, caso não saibas um dos paises que mais “reparations” tem pago é a Suiça, por causa das obras de arte “roubadas” durante o nazismo… ainda este ano um banco Suiço pagou a uma familia judia uma quantia não publica… mas isto é “fácil”, pois sabe-se quem são os prejudicados (ou herdeiros) e sabe-se o valor dos bens…
Agora, aquilo que se passa nos USA é diferente… há muita coisa para ser “reparada” e grande parte delas, nem envolve dinheiro…
Mas atenção… à direita existe todo o interesse em colar as “reparations” a pagamentos (porque acham que tudo na vida é uma questão de dinheiro e tudo de compra, até a História), mas à esquerda também há uns quantos que tentam ir por essa ideia…
Se no final, o processo de “reparations” fosse pela compensação financeira (inexequível, acho eu), eu por exemplo serei completamente contra e muitos democratas que já li/ouvi sobre o assunto também seriam, incluindo o aqui tão odiado Obama que se mostrou contra as “reparations” financeiras, mas a favor se as mesmas incidirem sobre a educação.
Ridículo é quem insiste na ideia de reparations.
Repito: Os Judeus vão pedir reparations aos Egipcíos pela escravatura nos tempos dos Faraós? E que tal irmos à Grécia ou Império Romano? Os países que estiveram sob julgo dos povos bárbaros podem pedir reparations aos povos escandinavos? Tenham juízo.
Repito: ridículo é essa comparação que estás a fazer que em nada se enquadra no que está a ser discutido…
Mas já que falas nos judeus, uma curiosidade… o estabelecimento do Estado de Israel através da resolução 181 não foi considerado uma “reparation”???
Por esse raciocínio a Libéria também foi reparação.
Então se alguém vier pedir satisfações a Portugal, já sei a quem tenho que apontar, para cobrarem o dinheiro. Mas eu acho interessante que reparações só interessam para os negros, todos os outros povos que comeram com escravatura e não reclamaram, não têm direito a nada. Para o caso de tu não saberes o teu próprio povo está no meio desses felizardos.
Como correu mal não conta.
Risada.
Ficamos por aqui.
pela vossa posição, posso então assumir sem reservas que vcs também SÃO CONTRA o reconhecimento das 17 edições do campeonato de Portugal, no qual o SCP venceu 4 campeonatos, certo?
Faço esta questão apenas para perceber a vossa visão…
Eu já estou como o Veks, ficamos por aqui. Imaginar que iria ver alguém a comparar provas desportivas com o lavar de roupa suja da história mundial, mas só para alguns porque os outros não têm direito. Santa paciência.
Só se for por existirem…
A tua/vossa retórica é brutal…
Consideram importante que seja reconhecido um evento desportivo que aconteceu há 100 anos (eu tb considero);
Consideram “lavar de roupa suja da história mundial” reconhecer um massacre que aconteceu há também 100 anos (por exemplo);
essas prioridades… ui…ui… Como disseste e bem, “Santa paciência”!
Haja quem consiga compreender essas “prioridades”, quem consiga entender essa retórica, quem consiga escrutinar essa incoerência… Eu definitivamente não consigo… E sim, é melhor ficarmos por aqui
Realmente vamos começar a lavar a roupa suja da história, mas eu agora pergunto-te quem decide qual é a roupa suja que pode ser lavada? Porque razão é que só os negros é que recebem reparações pela escravatura?
Só na Europa, grande parte dos povos indígenas da mesma foram alvos de escravidão nos últimos 2000 anos, por que razão não têm eles direito a pedir reparações? Por que agora estão bem? Novamente, quem é que decide?
Já agora, por que é que os negros não pedem satisfações aos muçulmanos primeiro? Já que o tráfego de escravos começou lá e só “acabou” por que os malvados dos europeus forçaram os gajos a parar.
No fundo o que eu quero saber é por que razão um povo têm mais direitos a exigir o que quer que seja comparado com todos os outros, que foram alvos do mesmo ou pior, durante mais tempo e tiveram que se desenrascar sem exigirem reparações nenhumas pelo que lhes foi feito?
E já agora onde é que acaba a lavagem de roupa suja? É feita lavagem até as relações entre todos os países estarem tão más que ocorre outra guerra mundial?
Em suma, falar é bonito, mas se tu em vez de vires para aqui armado em paladino da verdade, te desses ao trabalho de pensar um bocado sobre o tema, irias ver que ninguém têm direito a exigir nada. TODOS os povos neste planeta têm telhados de vidro, é bom que pessoas como tu se lembrem deste facto. Porque até mesmo os negros que foram escravizados, foram vendidos para a escravidão por outros negros.
Isso é suposto provar alguma coisa? Achas que por exemplo os franceses vão devolver o que roubaram de Portugal, nas invasões?
Nao ha nada a provar. Nem estou a dizer que 'e certo ou errado.
Ha outras restituicoes. Aqui estao 2, uma em dinheiro outra em objecto, e ambas nao metem africanos.
Quanto 'a Franca, nao sei, ja lhes perguntaste? Ou a lei 'e que se um nao o faz, ninguem tem a obrigacao moral de o fazer?
Provavelmente Portugal já deve ter pedido, penso eu, também não sei. A questão não é se têm obrigação moral ou não, é quem decide, quem têm direito a pedir ou não, e como é que as relações entre o planeta inteiro vão estar no fim dessa brincadeira. Porque como eu disse, toda a gente têm telhados de vidro, e a história mundial está cheia de actos bárbaros que fazem a escravatura dos últimos 400 anos parecerem uma brincadeira.
Certo, aqui neste caso a Polonia conseguiu a pintura que foi roubada, mas ao mesmo tempo rejeita devolver propriedades que eram dos judeus.
Mas esta segunda mete um problema enorme, pois foram nacionalizadas e agora pertencem a outro privados. So e’ descabido dizer que a restituicao seria uma vitoria para os Nazis lol.
Imagina agora, os EUA pagarem reparações aos afro americanos, e posteriormente as antigas colónias cobrarem a Portugal e ao resto da Europa dinheiro por causa disso? A resposta dos europeus seria, como é óbvio não, e depois esse não iria gerar problemas quer na Europa quer nas relações com esses países.
Não é retórica.
É bom senso.