Pneus novos (como, quando, quanto e onde)

boas.

tenho que trocar os pneus da frente da minha Skoda Scout (225 50 R17). tenho os de origem com 77k, Continental SC 2.
como é fácil de perceber, a minha condução é tranquila e não sou dado a grandes aventuras. daí a durabilidade.

gostava de manter a aposta nessa mesma durabilidade, mas abaixo dos €150 (o mais abaixo possível, óbvio).
é possível? quais seriam as melhores opções?

pergunta provavelmente muito estúpida: seria possível usar um pneu 225 45 R17 nestas jantes?
pergunto isto pela diferença de preços.

desde já, agradeço as vossas respostas!

já agora, o que me dizem dos BF Goodrich G Grip? seriam uma boa aposta para aquilo que pretendo?

Primacy HP para Primacy 3, qual o melhor (sempre com a durabilidade em primazia)?
no mesmo preço (dos Primacy) tenho também os Cinturato P7. boa opção? ou ficaria melhor com os Primacy?

finalmente Barum Bravuris 3… é opção sequer? barato é, durabilidade não conheço, mas… é um pneu de jeito?

Goodyear Efficient Grip Performance (os menos ruidosos e com melhor desempenho em muitos testes). Secundados pelos Dunlop Sport BluResponse ou Michelin Primacy 3.

Esses pneus são feios que dói, mas no carro que é e para quem é, bacalhau basta… :twisted: :mrgreen: :great:

Eu tenho no meu Hankook Ventus V12 evo2 K120 e também já li excelentes reviews do Hankook Ventus S1 evo2 K117. Infelizmente, não são tão baratos quanto se possa pensar, que esta treta de andar a patrocinar certames desportivos inflacciona o produto que não é brincadeira…

São ambos desportivos, mas já fizeram 40 k e devem fazer, pelo menos, mais 50% disso. Se procurares alguns testes online, vês a boa classificação de ambos.

Outros de quem tenho lido maravilhas são os Dunlop Sport Maxx RT. Ou, dentro da Goodyear, Goodyear Eagle F1 Asymmetric 2.

Dentro da Continental, o Continental SportContact 5 está muito bem cotado. Os Continental SportContact 3 também tinham altos ratings, mas tive no meu e calhou-me uma série de m*rda, ficavam todos lambidos nas laterais e o problema era mesmo dos pneus, que as Meganes da altura vinham equipadas de fábrica com essa borracha e todas elas andavam lambidinhas nas laterais - deve ter sido um problema daquela série porque passados 2 anos já se notava que as Meganes gastavam certinho, mas eu fiquei escaldado…

Mas com qualquer um desses ficas descansado, é só uma questão de procurares o melhjor negócio ou promoção e com esse penu facilmente metes abaixo de 125 €/pneu, totalmente montado. Eu uso 205/50 R17 e lerpo logo, em média, mais 15 a 25 € por pneu, só por ser um perfil diferente (o teu perfil é transversal no grupo VW e isso faz baixar o preço com a maior concorrência).

Anyway, passas aqui e tens os missais completos para te educares:
http://forum.autohoje.com/boxes/3843-topico-dos-pneus.html

:great:

[hr]

EDIT: Barum dizem que é bom e tal, mas não tenho dúvidas que é um downgrade significativo para os teus pneus actuais. Barum pertence à mesma casa da Continental, mas é de segmento intermédio, só que não me parece que tenha a qualidade que, por exemplo, a Kleber tem face à Michelin (situação similar em termos de marca de segmento intermédio e casa mãe).

Aqui há uns anos a Toyo também tinha bons pneus, mas agora nem são fáceis de encontrar nem são propriamente baratos.

“Mecanicamente” nada te impede de usar os 225 45 17. Tens de verificar no teu livrete se estão homologados para o teu carro para não seres multado.

A única diferença é na altura do pneu (portanto do piso à jante) nada de muito significativo, provavelmente um bocadinho mais duro/desportivo!

Quanto a marcas e para a tua condução, Michelin, Pireli, Bridgeston, Yokohama, Continental, qualquer um é bom.

Se tiveres no livrete 225/45 R17 entao por 125 euros metes os michelin PS3 e a marca ainda te dá um voucher de 15 euros em combustível por cada pneu.
Na prática cada fica a 110.
Por 100 euros tambem arranjas os potenza sOo1 ou os r002 adrenalin (nao tao.macios mas obviamente fazem mais uns kms)

Já agora vou na boleia, que recomendam para um Golf “chasso” IV?

Nunca precisei de trocar de pneus por isso não tenho noção da qualidade das marcas. Como tenho de trocar os 4 não queria algo muito caro, algures na casa 50/75€ por uns 195/65R15 , 205/55R16 ou 205/60R15. Queria algo que agarrasse bem ,até porque de tão f*didos que estão estes pneus, já tive uns sustos valentes, incluindos peões em dias de chuva… :whistle:

Os Dunlop Maxx RT também seriam muito boa opção.

Tenho carro há 12 anos e compro sempre pneus de marca branca. Nunca me furou um pneu!!!

Dunlop Sport BluResponse (se dás prioridade ao “agarrar”).

Mas tem um senão: gastam-se extraordinariamente depressa.

aproveitando a pergunta do bukowski e calinas como eu sou nesta questão dos x de quilómetros dos pneus, deixo aqui a dica da validade dos pneus.

Infelizmente, a maioria de nós só mudará este mau hábito quando já for tarde demais. É por isso que lhe vamos aqui prestar o serviço de ensinar tudo o que tem de saber sobre pneus!

Sabia que os pneus caducam 4 anos depois de data de fabrico e esta data está estampada no lado do pneu?

É fácil descobrir qual é a data de validade de um pneu, basta verificar o lado do pneu que vai encontrar um número impresso de 4 dígitos, isso indica a semana e o ano em que foi fabricado, a data de validade é de 4 anos depois.

Este numero indica que o pneu foi fabricado na 7a. Semana de 2007 o que é o mesmo que Fevereiro de 2007, isto significa que tem data de validade até Fevereiro de 2011.

Não me parece que isso seja totalmente verdade: se os pneus “caducassem” 4 anos após a data de fabrico, então 50% dos carros chumbava na IPO, principalmente os que fazem poucos quilómetros por ano.

O que acontece é que a borracha perde qualidade quando armazenada algum tempo e meter um pneu novo já com 4 anos de armazenamento não é grande política, porque a borracha vai estar maes seca/ressequida e terá já perdido uma boa parte das propriedades. O que se pode ver, em pneus mais velhos (porque depois desses tais 4 anos de stock ainda vais andar com eles mais outros tantos no carro) é que esses pneus vão gretar mais facilmente e isso para mim não serve.

Onde isto costuma acontecer mais, pelo que sei, é nos sites de venda online com preços bombásticos, normalmente é lá que aproveitam para despachar esse material mais antigo.

Estando nós a meio de 2014, devem andar por aí muitos pneus fabricados em 2012 e em excelentes condições para utilizar. Mas se fossem de 2010, aí eu já ficava mais céptico (já me tentaram empurrar uns velhinhos uma vez e envergonhei o vendedor).

Nao diria caducar mas a verdade é que ou sao 4 ou 5 anos, mas os IPOs têm indicação para verificar os pneus e dar anotação caso ultrapasse os X anos

acabei por meter mesmo os primacy 3. com a promoção que a michelin está a fazer, ficaram-me a 130 broas.
depois de ver alguns testes, como este,

http://www.tyrereviews.co.uk/Article/2014-Auto-Bild-Top-15-Summer-Tyre-Test.htm

fiquei convencido.

e sim, juzias, tens razão, os meus continental sc2 (vinham de origem com a bichinha), fizeram 77k, mas já andavam completamente lisos nas laterais. até metia dó.
pelo que andei a investigar é mal daquele pneu. tinham as paredes laterais muito “moles”.
no meu caso, além disso, estavam muito ressequidos.

a segunda opção, os bf goodrich g grip ficarão para uma outra oportunidade. também já me disseram muito bem deles e estiveram quase a ser os escolhidos, mas tinha que esperar e quis resolver isto hoje durante a manhã. além disso, a diferença para os primacy 3 era de 15 euros (com a promoção).

os goodyear efficient grip performance ficavam um bocado mais carotes e não justificavam a diferença, imo.

quanto a essa data que está estampada no pneu (semana/ano) é a de fabricação do pneu e não a data de validade.

http://www.continental.pt/www/pneus_pt_pt/general/customer_service/tempo_de_vida_util_pt.html

os 4 anos penso que sejam a data a partir da qual aquele pneu deixa de poder ser vendido como novo (mesmo nunca tendo sido usado).

até dói… 7 anos e meio depois, o carro é o mesmo. vida de pobre é fdd! :smiley:
e lá estou eu a precisar de pneus na bicha. (225/50/R17)

depois dos Primacy 3 experimentei mesmo os BF Goodrich G Grip e portaram-se bem.

mas os anos passaram e não faço ideia do que anda aí agora.
quero bom, bonito e barato!

entendidos, por aí?

Eu acho os michelin uns pneus com boa relação qualidade-preço.
Tenta ver uns no kuantokusta e compara.

Eu mudei 2 na semana passada.
Andava com uns mabor sportjet3 dos quais tenho rigorosamente zero queixas a fazer.
Mas por aqui é uma condução muito calma (raramente se passa dos 130), tinham entrado no eixo traseiro e acabaram o seu trabalho á frente.
Fizeram 45KKm em 5 anos.
Ia com ideias de repetir a receita pois como escrevi estava completamente satisfeito com os pneus, mas o vendedor deu-me a volta e vendeu-me uns Falken por mais uns trocos (2/3€) que fazendo fé nele são superiores em tudo aos mabor.
Ainda não tenho opinião em relação a esses mas dos Mabor gostei bastante.

curioso estares a falar dos Mabor. estava mesmo agora a ler umas reviews desses Sport Jet 3.
esta questão surgiu-me hoje porque tive um prego no pneu e fui reparar a coisa. o gajo moeu-me o juízo com os Mabor. que já trabalha naquilo há mais de 30 anos e que dificilmente encontro melhor relação qualidade/preço.

também sou muito tranquilo na condução. não sou gajo de velocidades. sou mais de ir a ouvir o meu som, sossegado da vida, ou na conversa com a malta de casa.

também me falaram bem dos Hankook Ventus Prime 3.

1 Curtiu

Os hankook para mim são uma excelente escolha relação qualidade preço. Já foram mais baratos mas também sofrem do efeito da qualidade e relação mencionada.

Depois depende um pouco da condução, tipo de carro, etc
Já tive Dunlop sportmaxx e Yokohama na minha ex carrinha (c5 que pesava quase 1800 kgs). Eram excelentes , agarravam que nem um mimo. Mas são compostos mais macios e na carrinha, voaram com 30 mil kms :stuck_out_tongue:

1 Curtiu

covipneus?

Se és um tipo de condução tranquila e procuras uma boa relação qualidade/preço se calhar o tipo está a dar-te um bom conselho.
Como escrevi tenho zero queixas dos Mabor, nunca senti a carrinha (Peugeot 307 break) a querer fugir.
Pergunta por preços e compara, na altura paguei acho que 55 ou 60€ por pneu na medida 205/55/16 que é uma das mais em conta.

1 Curtiu