Plantel Curto do Sporting - Verdade ou Mito?

Tem-se falado muito no plantel curto do SCP comparativamente com os plantéis dos rivais. Mas será que isso é mesmo verdade?
Será que o nosso plantel é mesmo pior do que o deles?

Na minha opinião, analisando sector a sector, temos:

GR’s

Considero o Adan o GR mais seguro da liga.
As alternativas também me parecem sólidas.

Não vejo desvantagem nossa aqui.
Vejo os 3 equilibrados.

Laterais

Estamos fortíssimos do lado direito.
No lado esquerdo temos um jogador em quem acredito muito para o futuro (Vinagre) e outro que se tem aguentado no presente (Reis).

Não trocava os nossos laterais pelos dos rivais.
Ou estamos melhor ou, no mínimo, não estamos pior do que ninguém.

Centrais

Aqui é que, para quem joga com 3 centrais, podíamos estar melhor.
Falta-nos mais uma opção.

Vejo-nos em ligeira desvantagem aqui que com uma boa contratação seria facilmente eliminada.

Meio-campo

Temos um meio-campo de luxo.
O melhor de Portugal claramente.

São 4 jogadores todos de categoria e todos diferentes:
Um Palhinha de aço que deve ser neste momento um dos trincos mais vigorosos do mundo.
Um Matheus Nunes que está a chocar com a evolução que teve.
É fantástico tanto a criar como a destruir.
Um Ugarte que também me parece um jogador muito completo a quem vejo um grande futuro.
E um Bragança que ofensivamente considero um jogador genial.

Alas Ofensivos

A dupla Pote/Sarabia é de clube de top mundial.
Opções como Jovane, Nuno Santos e Tabata fazem com que ache que também aqui ninguém em Portugal está melhor do que nós.

PL’s

Aqui sim, faltam opções.

Resumindo e concluindo:
Estamos ao nível dos melhores, ou mesmo a um nível superior ao dos rivais em tudo excepto nos centrais e nos PL’s.

Contratando um bom central e um bom PL, na minha opinião, ficamos provavelmente com o melhor plantel nacional.

Uma coisa é certa:
O nosso plantel é melhor do que nós próprios pensávamos.
Provam-no o título nacional.
Provam-no o que fizémos na champions.
Provam-no o que fizémos na Luz desfalcados de 5 jogadores de qualidade.

Mesmo considerando o factor Amorim que faz um aproveitamento top dos recursos que tem à sua disposição, não me parece que o nosso plantel seja assim tão curto se excluirmos o lote de centrais e o lote de PL’s.

A meu ver não há nenhuma dúvida.

Temos claramente um plantel mais curto e pior que os rivais. A nível ofensivo então… mas como já se viu, é possível ter sucesso assim (e até sabe melhor…).

Com um treinador acima da média, jogadores inteligentes e de caráter, e a nossa força cá fora, essa diferença acaba por ser esbatida.

1 Curtiu

Com a excelente gestão de recursos feita pelo RA não se nota tanto, mas a verdade é que mais um central e um avançado era perfeito.

No nosso 11 titular, do Benfica só entrava um dos centrais (Otamendi ou Veríssimo) e do Porto só entrava Pepe e Luis Diaz. O nosso 11 titular é o melhor da Liga, não há que ter problemas em dizê-lo.

Também gostava de ter mais uma ou duas opções de plantel mas por mim está ótimo o que temos de momento. Qual é a necessidade de ter entulho como os lampiões têm só para fazer número?

Plantel curto em quantidade mas bastante bom em qualidade é o que nós temos, com duas opções de qualidade em quase todas as posições neste momento, menos nos centrais e talvez nos PL, visto que o TT ainda precisa de crescer muito.

Juntando a isto tudo o Amorim, o Bi é uma realidade muito, muito concreta. Se pensava dizer isto há 2 anos atrás? Nem num sonho molhado com a Ana de Armas.

Também gostava de ter mais um central de qualidade e apesar de tudo falta-nos um lateral esquerdo de grande nível.

Já me convenci que PLs são desnecessários, não temos sequer um PL puro no plantel, o esquema ofensivo do RA, para o bem e para o mal, baseia-se em três avancados muito móveis e todos com capacidade de finalizar, não há espaço para PLs clássicos neste modelo de jogo.

Verdade e mito.

Efectivamente, o plantel deveria ter mais 2 ou 3 elementos de qualidade aproximada à dos titulares. Porém, apesar disso, temos um plantel elástico, sendo verdade que alguns jogadores podem fazer mais do que uma posição.

Do ponto de vista de um conceito de plantel curto, não estamos muito longe do ideal, até porque o Ruben conta realmente com os miúdos. E contar com eles não é só pô-los a jogar, atenção! É fazer o que ele fez, agora, em que levou miúdos com 17 e 18 anos para o banco, num dos jogos mais difíceis da época, por toda a carga emocional que acarreta. Há uma estratégia de inclusão e, por essa razão, cumpre-se o plano do plantel curto (mas competitivo).

Exemplos, o Reis será um utility man, fazendo 2 posições com alguma consistência, o Nuno Santos pode jogar mais recuado (eu acho que até deveria, mais do que poderia), o Esgaio tem jogado em todo o lado, e estas opções até ajudam a fazer face à falta de mais um central. Onde a coisa é mais problemática é no ataque, porque a falta de outro 9 com as mesmas características do Paulinho irá obrigar a rotinas diferentes no trio da frente.

Portanto, se ninguém sair, é procurar um lateral esquerdo, um central e um 9. Também nos faria falta um médio centro ligeiramente diferente, mas creio que tem havido muito tempo investido no Matheus para lhe dar mais capacidade para gerir tempos (e a não ter que transportar tanto a bola) e torná-lo cada vez mais completo. O Bragança pode assumir isso, se com ele for feito um trabalho que ajude a ultrapassar o seu menor raio de acção (e eu creio que isto tem mais que ver com a sua capacidade de leitura, sem bola).

1 Curtiu

Não acho o plantel curto em número, aliás acho o ideal ou perto disso, assim tivéssemos outra B e mais qualidade em certos sectores.

Para central falta uma solução no plantel.
Para ala esquerdo falta uma solução no plantel.
Para avançado falta uma solução no plantel.
Para ponta falta uma solução no plantel.

E é isto.

Contratar um central, despachar o Vinagre e trazer um ala esquerdo e/ou solidificar a aposta no Nazinho, apesar de me parecer ainda longe de preparado. Contratar um avançado, despachar o Tabata e trazer um ponta.

1 Curtiu

Eu ate ia mais longe e diria que temos o melhor plantel da liga.

O ser curto e um mito. Um plantel precisa de ser competitivo, o Amorim sabe disso, portanto temos um plantel que permite que todos sintam que a qualquer altura podem ser alternativas. Esta ideia de FM de que precisamos de ter 6 centrais de qualidade, 4 extremos, 3 pontas de lanca… e bonito no FM. Na pratica acaba num plantel de merda estilo o do Benfica em que e muito dificil montar uma equipa no verdadeiro sentido da palavra.

O Sporting tirando na lateral esquerda, tem bons titulares e pelo menos uma solucao que nao compromete. E dos melhores planteis que ja tivemos e nota-se que ninguem se sente deixado de fora e que todos se ajudam pois todos sabem que eventualmente irao jogar.

1 Curtiu

Também acho que temos o melhor plantel da liga. Ou no mínimo, temos o melhor núcleo de 15 - 16 jogadores dos que jogam regularmente. Ter profundidade estilo benfica em que há 4 opções para lateral / ala direito mas todos juntos não fazem meio Porro é palha.

Falta um Mathieu destro, um Porro canhoto, e um Paulinho goleador para o plantel ficar “perfeito”. Isto sem contar com saídas, que serão várias (Sarabia garantidamente; entre Palhinha, Porro e Pedro Gonçalves acredito que dois saiam)

1 Curtiu

Sem dúvida. O problema é cada vez mais esta geração que cresceu com o FM (eu incluído) que acha isso dos planteis enormes e dos jogadores cheios de Hype, da estrangeirada e dos milhões que se tem de gastar para ter um grande plantel.

RA respondeu a isso de forma simples…

O plantel é curto, verdade, é curto por opção, verdade, e o facto de ser curto tem vantagens (maior competitividade interna) e desvantagens (com lesões podem faltar recursos) mas é um risco consciente, ou seja, o treinador e a estrutura acreditam que as vantagens de um plantel curto superam os riscos.

Na verdade não se pode ter tudo, o slb é o espelho do inverso, têm um plantel MUITO largo e embora tenha muitas opções, sempre que são necessárias, depois tem jogadores que quase nunca calçam e que quando têm de calçar… se calhar não tem a motivação certa para cumprirem.

Isso ja e pensar muito a frente :smiley: Eu para ja quero saborear a presenca deles enquanto ca estao e se possivel atacar o Bi com confianca pois acho que temos tudo para o conseguir. Com mais dificuldades que o ano passado e certo, porque o Porto para ja segue muito forte… vamos ver porque tambem me parece que estao a cavalgar um bom periodo, sem muitas lesoes, sem covid e motivados. Ali a chave vai estar naquela defesa e se nos jogos contra equipas que conseguem ultrapassar a dimensao fisica que eles levam para o primeiro pressing vao continuar a conseguir ganhar - equipas estilo o Vitoria que com outra sorte podia ter levado qualquer coisa.

O ideal era o Benfica faze-los marcar passo… mas sinceramente duvido. Com aquela pressao a campo inteiro homem a homem vao perder sucessivamente os duelos individuais e devem acabar a sair do jogo com mais uma humilhacao. A nao ser que o teimoso que os comanda abdique de algumas das novas ideias bacocas.

Para aqueles que acham que um plantel deveria ter 25 ou 26 jogadores como foi o nosso caso durante muitos anos, diria que sim, o plantel é curto. No mais, diria que não. Faltam algumas opções. Gostava de ter um Nuno Mendes como ala esquerdo. Gostava mais de ter um outro defesa central que nos permitisse jogar com o Inácio à esquerda. Gostava mais de ter um outro avançado que nos permitisse ter o Paulinho mais vezes no banco. Dito isto, o plantel não é propriamente curto. Tem o número certo de jogadores.

1 Curtiu

Há umas semanas atrás, o RA falava da hegemonia a nível nacional e de cultura de Liga dos Campeões como os objetivos para o clube.

Se for assim - e eu não podia estar mais de acordo - então a questão fundamental já não é se o atual plantel é curto ou não, mas sim como vamos manter esta bitola nas próximas épocas, sabendo que os melhores vão inevitavelmente ter de sair. Jogadores como Pote, Palhinha, Porro ou Matheus não vão ficar por cá muito mais tempo e é quase certo que um craque como Sarabia não vai fazer mais do que esta época em Alvalade. E o que acontece a seguir?

Um dos segredos dos clubes hegemóncos é que estão a pensar duas épocas à frente. E foi sempre aí que falhámos, mesmo quando tivemos grandes equipas, como em 1995, 2002, 2005 e 2016. Houve um pico de qualidade, mas não se pensou em sustentá-lo - e o resultado foi quase sempre uma ressaca de vários anos de mediocridade, a chorar o que poderia ter sido.

Será que desta vez vai ser diferente? Eu estou moderadamente otimista. Há alguns indícios de que as 2ªas linhas que estão a ser bem preparadas para assumir a titularidade em breve, como é o caso de Ugarte e Bragança. Há também uma espinha dorsal que se deve manter: Adán ainda tem mais umas 3 ou 4 épocas nele, Coates tem tudo para continuar a ser o líder da equipa por mais 4 ou 5 épocas e ter Inácio a crescer ao seu lado para assumir o seu lugar eventualmente. Mas é preciso mais do que isto e vamos ter que o conseguir entre promoções de jogadores da formação e contratações cirúrgicas (como têm sido as do último ano e meio, diga-se). É aí que se joga o futuro.

1 Curtiu

O Sporting deve procurar no mercado e na cantera aquilo de que precisa e pode pagar. São duas ferramentas para dotar o plantel de competitividade.

O mercado é útil quando não temos internamente uma solução. E pode ser útil quando, mesmo tendo uma solução interna, há disponibilidade para mitigar a ascensão de um miúdo com um jogador mais “fiável”.

Neste momento, o Sporting tem um núcleo de jogadores, em torno do qual é possível definir uma estratégia com menos riscos associados.

Aquilo com que não concordo é a ideia de “hegemonia”. Isso é muito difícil de se conseguir, senão mesmo impossível, sem o recurso a “artes negras” do nosso futebol. Agora, criar bases par se discutir sempre os títulos até ao fim, isso já não me parece tão difícil. E é essa a obrigação de todos os envolvidos na nossa estrutura.

1 Curtiu

Não acredito que Tabata seja despachado - Amorim gosta de o ter no plantel e eu percebo bem porquê - e não me admirava nada que o Vinagre fosse mesmo comprado. Agora, idealmente por uma quantia bem mais justa do que o que se tem falado nos jornais (e o que temos como opção).

Central ou vem em janeiro (é a posição mais “delicada”) ou se não vier no mercado de inverno suspeito que já não vem e que voltará o Quaresma. Posso estar enganado, vamos ver. Também deve depender da ida ou não do Feddal à CAN.

No ataque estamos bem, apesar de tudo, temos um bom trio titular (o treinador assim o considera, eu também) e boas alternativas como Nuno Santos, TT e Jovane. E ainda o Tabata para reserva.

O facto de termos 2 PL apenas permitiu-nos ter mais um extremo extra (temos 5, Pote, Sarabia, Nuno, Jovane, Tabata) o que até faz sentido dado que em caso de absoluta necessidade um dos extremos, Sarabia, pode jogar no meio.

Não ouviste o que o Amorim disse sobre o Quaresma? Para além disso têm ficado a nu as suas debilidades e ainda não cresceu.

Eu sei que o Tabata fica, escrevi sobre o que acho que devia acontecer :grin:

E muito bem dito.

O Quaresma precisa de muito, muito trabalho e essencialmente jogos nas pernas. Nao e como suplente do Sporting que vai conseguir. Para comecar, esta epoca podia assumir-se como titular indiscutivel no Tondela

1 Curtiu

Na minha opinião despachava Jovane que tarda a dar o salto, não comprava vinagre, ia buscar no próximo verão um lateral esquerdo de mais qualidade apesar do Reis cumprir bem, em janeiro buscar um central (urgente) e um PL.
Com isto temos, sem dúvida, o melhor plantel de Portugal. Nos próximos anos o Esteves vai agarrar aquele lugar na direita depois do Porro sair, o Ugarte, Bragança e Dário podem se fazer, o Marsá vem com boas indicações e temos um ou outro como o Rodrigo Ribeiro q parecem promissores.

Eu acho que idealmente devemos olhar sempre para dentro de casa. Perceber se existem soluções ou não.
No caso do central e PL não parecem existir soluções internas então temos de ir ao mercado.

O trabalho que tem de ser feito é aquele que estamos a fazer para a posição de lateral direito e de médio defensivo. Temos Porro e Palhinha como titulares e possíveis grandes vendas e jovens como Esteves, Ugarte e Essugo para os substituir no futuro.

1 Curtiu