Plano para o TRI (2025/2026)!

Apesar de eu perceber o que estas a querer dizer, eu só te estou a querer mostrar que mesmo nesse perfil que falas(que eu concordo) é baseado no fundo no que tu vês… E achismos.
Por exemplo, o Picanhas dos lampiursos é claramente uma contratação que encaixa neste perfil de contratações:

Queres mais exemplos? Basta ir ver alguns dos reforços dos lampiursos: Facundo Ferreyra, Raul de Tomas, Picanhas. Se quiseres ir mais atras(nao muito!) walchsmidt, weigl, cebolinha, ui com crl, tantos e tantos outros. E isto so recentemente.
E todos eles tem esse perfil(!!!), europeus na sua maioria, “boas” stats, bons videos, gajos que tu olhas e dizes, foda-se este gajo em Portugal cuidado. Resultado, bola.
Pois… porque há uma série de fatores para os jogadores encaixarem…
Ah, meus ricos Tanlongos e Pontelos…

Tu tens razão no que dizes, mas também é preciso(por mt que não gostemos - eu também não gosto) ir buscar jogadores mais jovens/+ desconhecidos(se houverem razoes obvias pra isso, seja o que se vè, seja oportunidade de negocio + possivel encaixe na equipa, etc etc ) ate para se fazer um equilibrio.

Baralhar nada. Falei desses 3 como poderia ter falado de outros com o mesmo perfil. Não sei exactamente de onde é que vem essa do “reconheciam valor”, nem quem é que lhes reconhecia esse valor nem em que contexto, mas o uma coisa eu sei, quando os vi jogar pelo Sporting vi imediatamente que nenhum deles estava perto sequer de ter a qualidade mínima para representar o Sporting. Se eram para a equipa B também é discutível mas ok, ainda como, agora para a equipa principal??? Nem pensar.

Eu vejo muitas vezes a conversa do “baixo custo” associada e este perfil de contratações. Quanto dinheiro se gastou no total com essas aquisições? De certeza que é dinheiro. Dinheiro mais empregue noutro lado. Nas modalidades do Clube por exemplo.

Acho que para além de fazer um bom mercado, especialmente no que toca a um PL o Sporting tem de saber aproveitar bem o momento atual do clube (em todas as vertentes, desportivas e não só).

Antigamente muitos jogadores, nomeadamente estrangeiros, iriam preferir os projetos de um slb ou fcp porque eram os clubes mais vencedores, isso mudou, temos de saber vender o projeto aos bons jogadores para que queiram vir para o Sporting (um bocado o que acabou por acontecer com o Viktor, que escolheu o Sporting face a outros clubes onde iria ganhar mais).

Temos de ser ambiciosos e apontar o projeto do clube para o Tri, só a mentalidade vencedora interessa, o Bi foi bom mas queremos mais e mais.

Não tanto numa ótica de plano para o Tri mas numa ótica de sustentar o clube para títulos futuros:

A FORMAÇÃO!!

Para além de sermos bicampeões finalmente temos uma equipa B na tão competitiva 2ª liga. Já não somos aquela potência da formação destacada face aos rivais que no passado já fomos e temos de o voltar a ser, é super necessário para termos um clube mais sustentável!

Temos de ter a capacidade de mostrar aos miúdos que estão por exemplo entre SCP e slb que nós somos a aposta certa!

Bem sei que o objetivo na formação de um clube como o nosso vencer não é o fator principal e que muitos jogadores jogam em escalões acima da sua idade para ganhar competitividade mas temos se voltar a ser a potência que em tempos fomos!

A título de curiosidade os resultados da nossa formação este ano:

Equipa B: 2º classificado da 3ª liga (muito muito bom);
Sub 23: 7º classificado liga revelação;
Sub 19: 6º classificado zona sul; (último título 16/17);
Sub 17: 4º classificado; (último título 21/22); - ainda no outro dia papámos 7-0 do panelas…
Sub 15: 2º classificado, a 3 do panelas que depende de si; (último título 21/22);

Sub 23 bem sei que a nossa média de idades é muito inferior às dos outros clubes pelo que qualquer equipa da treta com gajos mais velhos ganha a competição mas nos escalões mais jovens o que se tem visto é muito mau e temos mesmo de aproveitar o momento do clube para voltarmos a captar os melhores do mundo para a nossa academia.

I hope that our coach wants a bigger squad, so that you can rotate some key players during the season. And that all key players that leaver are substituted. And if Viktor leaves that he is replaced by 2 players.

Espero que haja uma análise muito cuidada das recuperações do Bragança e do Nuno Santos. Estar a contar com os 2 como backup aos titulares, pode ser perigoso, dado que foram lesões bastante graves e já nem são a 1ª.

1 Curtiu

Neste caso foram 3M, não vejo nada de mal nestas tentativas, mas claro têm de ser a excepção e não a regra.

Quanto ao dinheiro gasto, podes dizer sempre isso quando as coisas ao correm tão bem, mas continuas a ter dinheiro alocado a certas partes do negócio, não é não gastar no futebol que podes gastar esses 3M nas modalidades, mas percebo o que queres dizer.

Era bom que o nosso famoso “departamento de performance” ou sei lá como se chama e quem se ocupa de recuperar os jogadores vindos de pequenas lesões…se actualize e seja VERDADEIRAMENTE ÚTIL.

Nunca vi uma época como esta

Esta época temos obrigação de ter bem menos lesões do que os rivais.
Vamos ter uma época normal em que vamos poder ter férias longas e uma preparação física ideal.

SLB e FCP vão ter o Mundial que vai afetar todos os plantéis deles.
Quase não vão ter férias.
E o SLB ainda vai ter 2 pré-eliminatórias de Champions.

Só muita incompetência nos pode, mesmo assim, fazer ter mais lesões que eles.

3 Curtiram

Também ajudava teres banco para não jogarem sempre os mesmo até rebentar.
A historia do plantel curto do rabolhim deu trampa

1º passo: manter Hjulmand…

2º passo: manter Hjulmand!

3º passo: um lateral-direito, um médio-centro mais defensivo, um extremo-desequilibrador acima da média e (saindo Gyo) dois avançados de qualidade inquestionável.

E qualquer outra saída (central, St.Juste ou Inácio) compensada por entrada na mesma posição.

1 Curtiu

Mantendo o mesmo sistema seria isto, claramente.

Talvez abdicasse de mais um dos avançados, garantindo que tanto o extremo como o avançado fossem de qualidade inquestionável, até porque existe Harder.

Sim, já temos Harder, mas acredito que o sistema vai ser mudado para 2 avançados, feeling pelas palavras do Rui Borges, em todo o caso veremos que saídas (Esgaio, Matheus Reis… um dos centrais…?) se vão verificar.

Já agora, vais buscar o Mora :laughing:

Se saísse só o Viktor, era bom contratar um homem de área e um mais móvel…
O harder é esforçado e tem muita força/garra mas os seus 20 aninhos e a natural falta de traquejo notasse.

Talvez faça falta um central experiente para jogar no meio .

Defesa esquerdo temos o nuno santos/ max e reis
Defesa direito temos o fresneda/catamo e travassos ?

No meio temos Bragança/kocho/zeno/morten/João Simões e morita ?

Nos médios alas/extremos temos trincao/pote/quenda e biel ?

1 Curtiu

Eu já aceitei que o Viktor se vai embora.
O Plano, para mim, deveria ser aguentar jogadores essenciais.

1- Com Champions + vendas do Quenda/Essugo e Gyokeres, penso que não deverá existir necessidade de vender-se mais. Contudo aceitaria as vendas do Morita, Catamo, St. Juste, Esgaio, Biel, Tanlongo, Pontelo se aparecerem boas propostas.

2 - Existem jogadores como o Matheus Reis, Nuno Santos ou Quaresma que, apesar de não serem brilhantes, nunca serão boas vendas. Não estão muito valorizados, têm números e têm a personalidade certa para puxar pelos colegas.

3 - Diomande, Hjulmand, Rui Silva, Debast, Pote, Maxi deveriam ser intransferíveis. Apontar para a cláusula sempre.

4 - Contratar 4/5 jogadores apenas. Jogadores para serem titulares ou, no mínimo, para disputar pela posição. Meio Campo, Defesa Direito, Extremo, Ponta de Lança (2?). Apostar em jogadores com boa margem de progressão e jovens, de preferência de campeonatos estrangeiros mas europeus.

5 - Evitar, a todo o custo, aquelas compras de 3 ou 4 milhões a la Carlos Freitas ou Luís Duque. Compras que dão sempre despesa, que praticamente nunca resultam e que ficamos agarrados durante anos.

6 - Estar particularmente atentos a jogadores dispensáveis e/ou em final de contrato de outros clubes. Matheus Nunes, Roony Bardghji, Sarabia, Lamptey etc.

7 - Encontrar um matador. Os nossos jogadores já criam oportunidades, precisamos de um bom finalizador.

8 - Perceber o que fazer ao Israel. Para mim o Callai fica 2º GR, porque não vejo grande potencial no Franco.

EDIT: 9 - REFORMULAR O DEPARTAMENTO DOS PREPARADORES FÍSICOS/MÉDICOS.

1 Curtiu

Porque não? O Mora e o Samu. Faz sentido eles darem o salto p um clube grande, q joga Champions

1 Curtiu

Quanto é que será que o Kevin de Bruyne ganha por ano?
Eu sei que isto é um disparate, mas que caia aqui como mel…

3 Curtiram

Depois do jogo de ontem, ao ver a nossa mísera 1ª parte e ao relembrar-me que o panelas quase encavou o Toni Baresi por 100M na primeira epoca, e ao ver como está agora que nem 10M vale, fiquei a pensar..

Imaginemos que sem Gyo o próximo ano não corre tão bem e os jogadores/plantel desvaloriza muitos milhões.
Voces preferiam fazer uma revolução e receber vários milhões por jogadores que estão valorizados actualmente, mesmo não sendo as clausulas de rescisão?

Digo, se houver propostas claro. Jogadores como o Inácio, St. Just, Maxi, Geny (se conseguissem comprar a parte do Amora), são bons jogadores mas acho que estão no pico de valorização. Pode ser um agora ou nunca.

Era também uma limpeza no sentido que o Rui Borges pode querer ir para o seu esquema táctico de 433 e vários dos nossos jogadores não encaixam tão bem nesse sistema? Mas isso poderia significar uma quebra grande no grupo, o que nos fez ganhar este ano foi a equipa e a união.

Digam as vossas opiniões?

A minha opinião é que jogamos muito!
Temos um treinador enorme é só confiar!

Eu acho que é normal vender o Gyo depois destas duas épocas, só me escandaliza os valores de 65 que andam a ser ditos por aí. Algo menos do que 80/85 é ridículo.

Tenho que ver pelo lado positivo, grande parte da época do Sporting foi jogar no Gyokeres, um modelo que de tão repetitivo que eventualmente vai deixar-nos na mão com uma lesão, um abaixamento de forma, etc. Os jogadores do Sporting estão viciados em despejar bolas para ele, isso foi notório nos últimos jogos. Temos de voltar a aprender a jogar um futebol mais apoiado. Claro que vamos precisar de um substituto à altura e um treinador que tenha dedos para meter aquele ataque a dar música.

1 Curtiu