Plano para o TRI (2025/2026)!

Crença, atitude e força.

O plano é o mesmo de sempre, adicionar bons jogadores, foi assim que passámos de quarto lugar para bicampeões. É nos mercados de verão que planeamos o nosso futuro.
O poder da amizade tem um limite.

1 Curtiu

Se fossem só esses dois… infelizmente o Sporting tem uma ENORME tradição em entulho que nem para a construção civil serve… é preciso mesmo estar (outra vez) a fazer a lista desta administração?

Quem é que vendemos abaixo do seu valor desportivo? A sério? Olha, só os últimos: Quenda, Essugo, Mateus Fernandes. Mas de certeza que vêm aí mais.

Vocês confundem as coisas. A bitola neste Clube não pode ser, ah e tal acertamos em cheio no Viktor e no Morten, já temos carta branca para ir buscar 6 entulhos. Não, errado! A questão dentro das vossas cabecinhas devia ser esta; Se o perfil de contratações de sucesso está identificado, porquê ir buscar os Pontelos e os Kobas e os Biéis e os Álissons etc etc etc?.. Porquê?

Esta época marca um novo ciclo no clube. É a primeira época preparada sem Amorim nem Viana. Vamos ver o que vai acontecer. Ganharam o direito de o fazer claro, e existe na estrutura actual certamente alguns dos recursos humanos que tiveram no ciclo Amorim/Viana, mas os sinais que vou identificando, deixam-me preocupado. As pessoas acreditam no que quiserem, a euforia do título não deveria tapar as asneiras, algumas delas erros crassos e de amadores totais, que foram cometidas por esta nova estrutura a partir de Novembro24. Com esta malta que está no Sporting eu aplico sempre a máxima “Esperançado pelo melhor, preparado para o pior”. Sempre.

E na conferência de imprensa de apresentação dizer, “Estamos aqui hoje a apresentar o Francisco Conceição, um jogador à Sporting!”

:laughing:

5 Curtiram

Mais do que qualidade futebolistica acho que a chave tem sido contratar jogadores com mentalidade e espírito forte. Se conseguirmos balancear os dois melhor ainda. O Hjulmand é para mim dos maiores exemplos disso. O Maxi também me parece ser.

Contratar um bom lateral direito.

1 Curtiu

Agarrar neste tópico e mostrar ao Gyokeres o quanto ele ainda pode ser feliz por cá.

Puss In Boots Please GIF by Laff

2 Curtiram

A probabilidade do tri deve ser baixíssima.

Vamos ver como corre o mercado de verão. Se for tipo 2022 esqueçamos, se for como 2023 então é possível.

1 Curtiu

Se for para contratar Bieis, não vamos a lado algum.
Se for para contratar Kochorashvilis, estamos decididamente na luta.

Após escrever isto, percebi que estamos os dois a dizer a mesma coisa, mas pronto.
:sweat_smile:

2 Curtiram

Entulho sim.
Mas a questão é que tem sido um entulho “diluído” entre grandes contratações.
Eu não me importo de trazer 2 desses na próxima janela se acertarmos no resto, INCLUSIVE, o ponta de lança por ex.
Mas assino já por baixo. E como eu, muitos.

Partindo da base desta época. Diria que vai depender muito das saídas e da forma como vamos actuar no mercado. Parece-me evidente que o caminho tem de passar por poucos mas bons.

Tento em conta o que se foi passando esta época e as notícias, diria que as saídas mais evidentes são do Viktor, Esgaio, St. Juste, Morita e Biel, este último por empréstimo. Ficando com o resto da base e apostando cirurgicamente bem no mercado, temos tudo para lutar pelo tri.

Próxima época e considero desde já que vamos perder:
Inácio
Morten
Morita
Gyokeres

Rui Silva
Israel
Calai ( entre B e A)

Fresneda
+1 lateral direito

Quaresma
Diomande
Just
+1 central

Maxi Araújo
Mateus Reis

Debast
+1 médio defensivo

Georgiano
+1 médio centro
Simões A e B

Pote
Daniel Bragança

Extremos vou juntar porque podem jogar em ambos:
Geny
Quenda
Trincao
Nuno Santos
Alisson (pode jogar A e B)
Biel (pode jogar A e B)

Avançados

Harder
+2 avançados = Krstovic+ 1 mais móvel que jogue na ala ou atrás do avançado também

Os jogadores emprestados regressam todos e vão jogar na equipa B, a menos que tenham proposta de primeira liga para titular emprestado!

Pontos a favor: os nossos rivais vão andar entretidos no mundial de clubes enquanto os nossos estarão de ferias.. curioso para saber como eles irão organizar a pre epoca.

Pontos contra: podemos vir a ter muitas mexidas no plantel e falta saber se o RB vai ou não alterar o modelo de jogo. Acho provavel se houver muitas mexidas, menos se só sairem 1 ou 2 jogadors

1 Curtiu

Acho que é o mindset errado, peço desculpa. Partimos todos do princípio da “inevitabilidade do entulho”, o que é profundamente errado. Até porque é totalmente evitável. Ainda bem que o @Strikerr faz aquela tabela sobre o acerto das contratações porque assim é mais fácil ver. Aqui no fórum, quantas pessoas acharam uma boa ideia contratar jogadores como Pontelo, Koba, Tanlongo, Rochinha etc, etc, etc? Portanto, não é nenhuma ciência oculta. Se parecem entulho, cheiram a entulho, têm uma carreira de entulho e jogam como entulho… é porque muito provavelmente são entulho!

6 Curtiram

A questão aqui é compreender isto.
Isto é falso.
Dá-me um projeto desportivo europeu (e, repara, nao te vou pedir 100 ou 90% das contrataçoes) que no minimo de 5 anos, tenha acertado 60/70% das contratações.
E isso responde automaticamente a isso.
Não é evitável.
Futebol não é ciência. Todos erram, sem exceção.

1 Curtiu

AH, outra coisa, Faz esse exercício com outro qualquer. Olha, faz com o Gyokeres por ex.
Vê onde andou, como andou, em que ligas jogou, e vê lá bem se não encaixaria nesse tipo de raciocínio…

Vamos lá ver uma coisa, que é para não estarmos a falar chinês.

Eu não disse que não se erram contratações. Claro que erram. E sempre se vai errar. Agora, uma coisa é por exemplo, o Sporting gastar 12M€ no Maxi Araújo e o gajo acabar por não se afirmar. Eu até acho que vai, mas imagina não. É uma contratação que faz sentido! E definitivamente não são 12M€ em entulho. Agora se vais dar 6M€ por um Koba ou um Biel sim, é uma contratação de entulho. É dinheiro atirado directamente ao caixote do lixo!! Ah e tal como é que se sabe se eram entulho? Não sei… vendo um vídeo de como jogam?

4 Curtiram

Sim, por isso é que eu falo em perfil de contratações. Há umas que é em cheio, outras mais ou menos e claro, vai haver uma ou outra que falha. Claro que ninguém estava à espera que fosse o furacão que acabou por ser, mas aqui alguém achava que ele era entulho? É pá, vi aqui algum pessoa a dizer que era muito dinheiro… mas entulho? Népia.

Estás a comparar maçâs com laranjas.

Estás é a baralhar as coisas. O Koba foi tudo contra nem há desculpa, agora os outros jogadores que falas? Os outros 3 custaram 3M e é se chegou

O Pontelo era um jovem que viam algumas qualidades, pagamos 750k e até agora não se confirmou, falhou? Sim, mas pelo risco era uma boa opção e quem sabe se não pode ainda dar qualquer coisa, nomeadamente ajuda na 2 liga na equipa B.

O Tanlongo era outro jovem que diziam ter muita qualidade, veio a custo 0. Outro que ainda vai a tempo de mostrar serviço (apesar de duvidar) ou pelo menos não dar prejuízo, pode ajudar a B também.

O Rochinha era um valor mais seguro da liga com experiência e veio pelos 2M. Outra aposta de baixo risco, financeiro e desportivo, mas que não resultou e depois faltou capacidade de rentabilizar mais financeiramente. Podia ter sido um Matheus Reis ofensivo, mas não deu. Foi uma boa aposta para compor o plantel, mas não funcionou

Continuo sem saber o que o scouting viu no Biel.