Placa gráfica

Boas, como sou um nabo em informática venho aqui perguntar a vocês. Quando começo a visualizar um filme, ou puxar pela gráfica, quer em jogos, youtube, etc, desliga-me o filme que estou a ver, reinicia a gráfica e pede para mandar o relatório de erros. E está a aparecer no meu ecrã umas pintas às cores, bastante pequenas, espalhadas por algumas partes do ecrã. Será que a gráfica pifou?

É bem possível… lembro-me que a minha à coisa de 1 ano queimou e apareciam riscas verticais de várias cores, tive mesmo de mudar de gráfica. Estás a falar de um portátil ou desktop?

Desktop, este na qual estou a teclar :lol:
Que chatice pá! Não está a apetecer-me torrar dinheiro ???

Sendo no desktop acho que a solução até será mais barata. Não tens ninguém que te possa emprestar uma gráfica ou então experimentar noutro ecrã e ver se isso se verifica?
Eu ainda tive uns 2 meses com uma gráfica de 16 mb ( :-[ que me safou, ainda deu para trabalhos ). O que fiz foi primeiro trocar o ecrã (continuou com o problema) e depois experimentei com outra gráfica.

É necessária mais informação.

1 - A placa é nova, instalei-a e estou a estranhar esse comportamento pelo facto de ser nova.
2 - A placa não é nova, sempre trabalhou bem, e isto começou a acontecer de repente.
3 - A placa não é nova, sempre trabalhou bem, mas isto começou a acontecer porque tentei actualizar os drivers ou outro software da placa e a coisa deu para o torto. :mrgreen:
4 - Isto só acontece nos jogos.
5 - Isto acontece esporadicamente esteja eu onde estiver (jogos, vídeos, Office).

Diz-me qual o(s) ponto(s) que melhor descreve(m) o teu caso. Se nenhum se aplicar, explica tu melhor aquilo que sucedeu antes da avaria e que achas que pode estar relacionado com a mesma. :wink:

Esses pontinhos que te aparecem no ecrã quando a gráfica “berra” chamam-se artefactos e são sinónimo de avaria clara da mesma.

Ponto 2, claramente! :mrgreen:

Bom, então, as probabilidades da placa se ter avariado são altas, mas atenção que os jogos não têm nada a ver com os filmes. Não necessitas de grandes recursos de hardware para visionares filmes, logo, não relaciones jogos complexos e muito exigentes em matéria de recursos, com clips ou filmes.

Por outro lado, também podes ter a máquina infectada. Faz aqui o download de um programa que se chama «Combofix» e coloca-o na tua área de trabalho. De seguida, faz as actualizações do teu antivírus e antispyware (se tiveres. Convém ter) pela Internet. Faz o reboot do PC e entra em modo de segurança (F8 logo no arranque e escolhe «Modo de segurança»). Corre o programa que previamente descarregaste para a tua área de trabalho e segue as instruções. Quando te pedir para instalar a «Consola de recuperação», diz que não queres. continua a seguir as instruções até ao fim.

Depois do Combofix actuar e se o teu antivírus correr em modo de segurança (o meu não corre), faz um varrimento completo (todo o disco). Faz o mesmo com o antispyware (se tiveres. Convém muito teres um). Não sejas apressado, pois nestas situações, a pressa é inimiga da perfeição. Certifica-te que o antivírus e o antispyware vão mesmo fazer um varrimento a todo o disco. Depois dos 2 varrimentos, reinicia normalmente o PC.

Se não conseguires correr o antivírus e o antispyware em modo de segurança, corre-os em modo normal, reiniciando normalmente o PC, mas desabilita antes o «Restauro do sistema» (clicas com o botão direito do rato no ícone «Meu computador» que está na área de trabalho, separador restauro do sistema e em seguida, habilita a opção «Desactivar o restauro do sistema em todas as unidades». Podes agora correr o antivírus e antispyware, mas não te esqueças de fazer um varrimentos completos (todo o disco). Quando todos os varrimentos tiverem terminado, podes voltar a reabilitar o restauro do sistema, se quiseres, claro.

Se o problema persistir, então, podes mesmo estar perante uma avaria da placa. Diz qualquer coisa. :wink: