O sampling é usado em inúmeras músicas, e nuns casos vai-se mais longe do que noutros. No hip hop o sampling até é indispensável, faz parte da identidade do género. Não me faz confusão que se faça sampling, mesmo que se copie quase tudo excepto um elemento tipo a letra.
O problema é quando é feito à revelia do autor.
Lembrei-me de mais um caso português de cópia descarada de uma música em que só se mudou a letra (e mesmo essa…), por parte de uma banda que o fez várias vezes. Não tenho problemas com isto desde que o crédito seja dado ao autor original:
Festa dos Despe e Siga e o original Fiesta dos The Pogues.
Espelha não só quem copia, como quem sabe que eles copiam e o esquecem apenas porque gostam dos artistas.
O Tony Carreira também já não foi apanhado a gamar músicas a artistas mexicanos? E alguém o chamou por causa do roubo artístico? E as fãs deixam de esgotar os locais onde ele actua?
Quais sampling quais balelas, isto é tudo vida do copy paste e falta de criatividade!
Qualquer maduro com falta de originalidade compra um pack de samples de outros músicos e já pensa que é um Artista e depois aparecem a gritar na Sociedade de Autores porque a garotada se põe a piratear a porcaria que produziram, quando mais valia ouvir a banda de origem que é sempre melhor!
Plágios, Samplings e outras porcarias sempre serviram para certo grupo de manhosos viverem às custas da criatividade dos outros sem terem valor para tal.
Os despe e siga faziam covers com letra em Português, creio que o crédito era atribuido. Também tens a California Sun dos Ramones e a Sol da Caparica deles, mesma coisa!
Sampling é coisas pequenas, 1 riff, uma melodia leve, algo nada acentuado. Dizer que acham sampling à descarada, como se vê por aqui, é não terem qualquer respeito pelo artista!
Compreendo que não aprovem nem apreciem o estilo por causa da utilização de samples de outros artistas, mas esta forma de produzir a faixa sonora das músicas é um dos pilares do hip hop, portanto não chamem de plágio o que não é, digam antes que não gostam de hip hop por utilizar instrumentais compostos por outras bandas.
Ah, mas é que a Madonna pediu autorização aos Abba para usar o som do Gimme, Gimme, Gimme na sua música, não tentou fazer passar por um trabalho original, aí está a grande diferença.
Mas tb ninguém sabe se os Expensive Soul também pediram autorização, ou mesmo se os direitos da musica permitiam a sua utilização livre… não acredito que não estejam totalmente dentro da legalidade já que estamos a falar de uma banda com bastante visibilidade interna e todos sabemos bem que, no que toca a defender cada tostão, as editoras não perdoam.
Também nunca os ouvi dizer que a composição da música é deles a 100%, nem tenho o álbum para verificar se há referência aos compositores do sample utilizado.
O que se passa é que o sample utilizado não é de uma música conhecida, o que provoca algum espanto à maioria de nós que assumiu que a letra e música era totalmente deles, só isso.
Nada de novo, quem passar um ou dois dias a ouvir a Nostalgia vai sentir o mesmo em relação a muitas outras músicas recentes.
Para mim é igual, não é um género que aprecie por aí além , apesar de até achar os Expensive Soul uma boa banda, um pouco sub-valorizada até.
Se calhar pediram autorização, mas no caso que referiste a Madonna “publicitou” essa autorização para não existirem dúvidas. A mesma coisa com o exemplo que dei dos Enigma. Penso que nestes casos deveria existir um reconhecimento mais “visível” da parte de quem faz o sampling/ripping/etc.
Gosto de pouco hip-hop, sou músico, e para mim muito sampling que fazem é plágio. Sabes que mesmo que não saibas tocar guitarra ou bateria podes comprar vsts e tocar qualquer coisa com meia dúzia de teclas midi, sim? Com som real e tudo. Pilar do Hip-Hop? Não, simplesmente esse estilo está repleto de bananas que não sabem compor uma letra quando isso é o mais importante do estilo, agora imagina tocar guitarra, baixo, bateria, wtv. Se for um sample como se verifica na “sing for the moment” do Eminem ou na “changes” do Tupac aprovo, tá lá o crédito atrás!
Plágios não me fazem confusão desde que sejam bandas suficientemente conhecidas para que se perceba que a mesma melodia foi usada duas vezes, aliás até dá para ver o que cada artista consegue fazer com a mesma matéria-prima.
Neste caso não consideraria plágio, existe um trabalho tão grande de composição (adição, subtracção, edição,etc) que me parece perfeitamente aceitável (embora legalmente o possa ser, tudo depende da licença da obra original).
Se eu parafrasear o texto de uma notícia ou obra segundo os meus próprios termos, mesmo usando alguns elementos em comum, não considero estar a plagiar.
Vá lá que os Expensive Soul foram originais e ‘plagiaram’ uma musica nunca antes ‘plagiada’ dos Impressions, porque eles têm algumas que já o foram 5 e 6 vezes… sacanas :