A história e os títulos são activos inegociáveis dos Clubes
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,
Exmas. Senhoras Deputadas,
Exmos. Senhores Deputados,
Em 2021, Portugal celebra 100 anos de campeonatos nacionais e por isso terão de haver 100 campeões. Actualmente, a Federação Portuguesa de Futebol não reconhece as 17 edições do Campeonato de Portugal (única prova nacional disputada entre 1922 e 1938) não respeitando assim a história dos Clubes e Jogadores que venceram dentro de campo, com as regras da altura e com o aplauso dos adversários.
A história centenária do futebol português não pode ser reescrita nem alterada, sendo que esta luta pela ‘verdade desportiva’ é em defesa da história de clubes como o SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, CF Os Belenenses, SC Olhanense, CS Marítimo e Carcavelinhos FC (hoje Atlético Clube de Portugal).
Porque razão estes Clubes têm razão? Basta ler os jornais das décadas de 1920 e 1930; basta ver como outros países europeus resolveram o mesmo problema (Alemanha, Itália e Holanda); basta ler as actas oficiais e outros documentos da Federação Portuguesa de Futebol; basta compreender os modelos competitivos das provas em questão…
O objectivo desta petição pública é obter as assinaturas necessárias para que este assunto seja discutido na Assembleia da República.
Para: Federação Portuguesa de Futebol, Liga Portuguesa de Futebol, Disciplina da Liga
Todos nós sabemos o que pessoas ligadas ao SLB tem andado a fazer nos últimos anos em relação às influências e trocas de favores para atingir os seus objectivos desportivos.
Exigimos por isso uma rápida resolução dos casos e a respectiva decisão de descida de um clube que tem praticado através dos seus gestores desportivos a prática de vários crimes !
Exigimos a descida de divisão do SL. Benfica
Também acho. Depois algumas virgens ficam ofendidas quando é colocado em causa a militância dos sportinguistas…
Eu subscrevi a petição do reconhecimento dos títulos praticamente quando saiu, mais ou menos há 1 mês atrás e só temos 2500 assinaturas ?!?! É isto a militância sportinguista?
Tb temos que saber fazer por isso. Meter a mm na nossa assinatura, pedir a blogues/páginas de FB para publicarem estás petições (alô [member=14672]johnfrusciante [member=14782]SANGUEDELEAO )!
[b]Peyroteo no Panteão Nacional - uma justa homenagem[/b]
Exmos. Senhores,
Fernando Peyroteo foi por 6 vezes o melhor marcador do campeonato nacional, prova em que apontou 332 golos em 197 jogos, uma média fantástica de mais de 1,68 golos por jogo, média ainda hoje não superada por NENHUM JOGADOR DO MUNDO em jogos a contar para os campeonatos nacionais.
De entre os variadíssimos recordes de Peyroteo destacamos apenas seis deles que ainda hoje se mantêm:
1º - O jogador português que mais golos marcou na história do Campeonato Nacional: 332 golos.
2º - O jogador português que mais golos marcou num só jogo em campeonatos nacionais: 9 golos contra o Leça em 22 de Fevereiro de 1942, que o Sporting venceu por 14-0.
3º - O jogador português que mais golos consecutivos num só jogo para campeonatos nacionais: 5 golos ao Vitória de Guimarães em 8 de Fevereiro de 1942.
4º - O jogador com mais golos marcados ao S.L. Benfica: 64 golos em 55 jogos (média de 1,2 por jogo).
5º - O jogador com mais golos marcados ao F.C.Porto: 33 golos em 32 jogos (média de 1,02 por jogo)
Em termos de Títulos, internacionalizações e recordes pessoais:
Títulos: 10 (5 Campeonatos)
(1 Campeonato de Portugal) e
(4 Taças de Portugal)
Internacionalizações AA: 20 (15 golos)
Reconhecer o inequívoco mérito de Peyroteo: será:
a) será honrar a História do Desporto Português;
b) significa projectar o nome de Portugal no panorama desportivo internacional, dado que a sua média ainda hoje não foi superada por nenhum jogador do mundo em jogos a contar para os campeonatos nacionais;
c) e significa o fortalecimento dos relações bilaterais fraternas entre os povos-irmãos de Portugal e de Angola, dado que Fernando Peyroteo nasceu em Humpata, a 10 de Março de 1918.
[Humpata é uma vila e município da província da Huíla, em Angola. Tem cerca de 31 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município do Lubango, a Este pelo município da Chibia, a Sul pelo município de Virei, e a Oeste pelo municípios de Bibala.]
Sublinhamos, para os menos atentos, que, na época de Peyroteo, não havia competições europeias de futebol de clubes e eram em reduzido número os jogos realizados pela Selecção Nacional de Portugal.
O maior reconhecimento, a título póstumo, que possa ser prestado é o de trasladar os seus restos mortais de Fernando Baptista de Seixas de Vasconcelos Peyroteo para o Panteão Nacional, o que desde já se requer a Vossas Excelências.
Mais se requer que no acto solene ora requerido sejam convidados o Chefe de Estado da República Popular de Angola e respectivo Presidente da Federação Angolana de Futebol.