Não abro este tópico por gozo, mas sim como sendo uma solução para combater os excessos (bebidas que não sejam aconselhadas para atletas de alta competição e alimentos) dos nossos atletas.
Há algum tempo que se reclama da forma física de alguns jogadores nossos. Não vale a pena enumerar nomes.
A minha ideia é que deveria haver uma cláusula que obrigasse os jogadores a manter a forma física e o peso ideal, como os jogadores de futebol normais! Se o peso máximo que o jogador pudesse ter fosse ultrapassado, começavam-se a tomar medidas, como por exemplo no salário, ou então ter que ficar mais tempo depois do treino habitual a fazer exercício, para que o seu desempenho nos jogos oficiais do Clube fosse o desejado e, assim não enganar a quem os paga e apoia.
Até é algo ‘normal’ em pré-época. Contudo, as barrigas do Rochemback, do Pedro Silva e do Veloso manter-se-ão 2010 a dentro. Profissionalismo. Quando esta coisinha não existe nada há a fazer. E isto aplica-se tanto aos jogadores como aos responsáveis técnicos.
Por acaso até achei o Veloso mais magro do que estava… Pareceu-me, fui o único? Já o P.Silva deve ter adoptado os mesmo comportamentos gastronómicos que o seu amigo Rochemback, estão iguaizinhos…
Bom tópico já que mais não seja para se alguém vier cá ver saber que estamos atentos.
Volto a meter em causa os métodos de treino do nosso preparador físico João Aroso. Rochemback, Veloso, Polga, Pedro Silva estão claramente com excesso de peso. O Veloso então é um caso escandaloso.
Será que ninguém é capaz de meter esta gente a suar…?
Não concordo com a culpa do preparador físico para a má forma de alguns.
Aliás, essa nem é a sua principal função. De que adianta trabalhares a tua forma física, com vários exercícios de força, resistência, flexibilidade ou velocidade se depois dos treinos te desleixas? Querem o Aroso atrás deles?
Que me adianta a mim correr como um maluco e chegar a casa e vingar-me na comida? O problema do Sporting é a falta de profissionalismo dos jogadores e de quem os deveria controlar e nem sequer existe: um nutricionista.
Vejo todas as equipas preocupadas com o excesso de peso dos atletas. No Sporting, isso se é trabalhado é em segundo plano.
Todas as semanas, o peso dos jogadores deveria ser controlado. De certeza que não é.
Cada atleta deveria ter um plano de alimentação rigoroso às suas necessidades e teria que o cumprir na íntegra, sendo avaliados no final de cada semana.
Cada atleta que não estivesse a evoluir na redução do seu peso, estaria fora dos convocados até se notarem sinais de melhoria.
É por estas e por outras que não somos nada e continuaremos a ser. Custa muito dinheiro ter um médico nutricionista no clube que controle o peso dos atletas. É muito dispendioso… :whistle:
Jogadores como Polga, Pedro Silva, Rochemback, Grimi, Miguel Veloso, não deveriam ser utilizados, custe o que custar, enquanto não tivessem sinais de melhoria.
É evidente que cada caso é um caso, mas neste aspecto é mais falta de profissionalismo dos atletas ao não manterem uma vida minimamente regrada, do que propriamente outra coisa.
E são nestes pequenos aspectos, que também ficamos um degrau abaixo daquele onde desejaríamos estar.
contratem uma equipa tecnica a serio , de preferencia estrangeira. se nao houver dinheiro uma comandante de uma unidade Ranger seria tambem optimo…ate lá mais do mesmo. :sleep:
quando é que se vai conseguir perceber que cada vez mais a condiçao fisica é um factor determinante para o sucesso de uma equipa?
:rotfl: :rotfl: acho que nem mesmo eles conseguiriam controlar os churrascos de picanha…
quanto ao tópico propriamente dito, não assisti 'a 2ª parte, logo não sei como se encontram, fisicamente, o Roca e o Pedro Silva, quanto ao Miguel Veloso, parecia-me bem mais magro do que no inicio da pré-temporada.
Este é o melhor tópico do fórum até agora. Melhor no sentido de reunir unanimidade entre todos:)
Considero que o caminho para o título deste ano passa por, exactamente, controlar o peso dos jogadores e não só isso.
GINÁSTICA, ponham as bailarinas a fazer exercícios de elasticidade e flexibilidade. Ponham-nos a jogar voleyball, basketball ou futvolley ou qq coisa do genero, mas ponham-me estes gajos a mexer. Hoje quando acordei pensei nisto:
Era por de um lado o carriço, o djalo, o moutinho e o… (tou com dificuldades em arranjar mais um…mas pode ser o) Tonel e do outro o Rochemback, o Polga, o Veloso, o P.Silva e metam-nos a fazer estafetas numa pista de tartan…
100 metros pra lá e pra cá. Vai, volta, entrega a estafeta. O outro grupo, em simultaneo, vai volta entrega a estafeta até o 4º elemento de cada grupo fazer isto…
Quando o primeiro grupo acabasse, o segundo grupo (com o rochemback ainda a voltar dos 100 metros) tinha de fazer um numero bastante razoavel de abdominais… tipo 100 ou 150.
E ficavamos nisto até perderem aí umas 500 gramas (já ouvi falar de treinos em que os jogadores perdem 2 e 3 kg)
Pesavam-se antes e depois deste exercício.
Todos os dias nisto, até pelo menos conseguirmos chegar ao P.Silva.
Porque uma coisa eu concordo, se a equipa ainda não assimilou a forma de jogar do Paulo Bento (o que eu acho que já) também não era agora, e uma coisa é certa, se este pessoal ganhasse forma física qq estrategia resultava, porque têm boa técnica e são até inteligentes.
Em resposta ao mister Zé Carlos… a culpa pode ser do João Aroso mas não só, e em última análise será de quem os coloca a jogar.
Se um jogador está mais gordo do que é natural, os exames de inicio de época constatam isso (ou deviam), então deviam ter treino específico para determinados jogadores!
Até no clube de bairro onde joguei futsal (pior que amador), havia jogadores com treino diferenciado no inicio de época. Se um jogador tem 90kg então tem que ter mais preparação para correr igual a um que pese 60kg. Se isso implica mais carga física e treino espicífico? Sim. Então faça-se! Não esquecer que o peso não tem apenas a ver com gordura mas também com a constituição óssea de cada um.
Como se pode resolver “tudo” com nutricionista? O nutricionista faz tanto, ou menos, quanto o Aroso. Até pode indicar-lhes o que comer e tentar controlá-los mas, como tu dizes e bem, se eles chegam a casa e comem 3 bollycaos e 3 leites com chocolate, quem os pode contrariar?
Considero Veloso o pior porque já está assim há 3 ou 4 anos. Epa até deveria partir do próprio jogador. Um gajo com a técnica dele, se ganhasse mais elasticidade seria um jogador do caraças! Não compreendo porque é que estes gajos no SCP ficam assim à sombra da bananeira, e mal saem para um clube de topo ficam umas bestas do dobro do tamanho (Nani, Ronaldo, Figo…)
Só se explica porque aqui em Portugal ninguém treina como deve ser, para não chatear os meninos. Uns alongamentos, uns abdominais, e o resto é com bola. Então e o cardio? E o ginásio? É só para lesões?
Concordo em pleno, excepto na parte do nutricionista. O grande problema do Sporting é mesmo a falta de profissionalismo dos jogadores, chega a ser confrangedor ver a estampa física do Rochemback e do Pedro Silva. Têm que ser eles os principais responsáveis pela manutenção da sua própria saúde e do seu próprio corpo. Tudo começa nos jogadores, não tem que ser o preparador físico a andar atrás dos jogadores para que eles não comam bolinhos ou picanha.
No entanto, uma possível solução para este problema seria a proibição de jogar a quem apresentasse excesso de peso. O problema é que não temos um plantel onde seja possível implementar este tipo de medidas, porque nos falta qualidade e quantidade.
O Pedro Silva está uma besta, nem queria acreditar quando o vi ontem. :o Do Polga já tinha falado, o Rochemback parece-me mais magro do que foi e o Miguel Veloso também parece ter menos banhas. O único caso que posso “aceitar” é o do Grimi porque está parado há alguns meses e torna-se mais difícil manter a forma assim (ainda que antes também não fosse um exemplo).
Mas não se admite minimamente esta forma física para jogadores de futebol profissional, aliás, para qualquer atleta que seja. Não vale a pena estarmos a bater só no preparador físico porque o principal responsável pela sua forma física é o próprio jogador. Devia partir dele a iniciativa de não se parecer mais com um barril do que com um desportista.
Agora, se a responsabilidade não existe na cabeça destes jogadores, concordo que sejam punidos de alguma forma. Aqui o que está em causa não é se estão mais bonitos ou feios, acho bem que se sintam bem consigo. Mas na forma em que se apresentam, o seu rendimento desportivo fica claramente diminuído e o prejudicado é o de sempre, o Sporting. Isto é que não se pode admitir.
Se tem então há qualquer coisa que funciona mal. São jogadores a mais com problemas de peso e isso não é definitivamente compatível com a alta competição. Haver um caso ou outro pode acontecer mas em exagero só demonstra ou amadorismo ou incompetência a este nível.
Concordo… Mas também é preciso ter em atenção que não é apenas o Sporting!
Manuel Fernandes (slb) e Anderson (fcp) são também exemplos disso.
Lá fora, ainda se privilegia os aspectos fisicos, muito mais que em Portugal.
E também há casos e casos… Falando dos que sairam do Sporting, no Ronaldo vi essa transformação impressionante no Man Utd, mas com muito culto pessoal ao corpo pelo meio. Já no Nani e no Hugo Viana por exemplo, não acho as mudanças no fisico foram assim tão drásticas. E em todos os casos estamos a falar de jogadores de 18/19/20 anos, em crescimento e vindo dos juniores…
E também se virmos bem… pensemos no que se dizia e no que era o Yannick Djaló em puto e depois…
…e vemos que, se eles quiserem, também é possivel evoluirem esse aspecto no Sporting e em Portugal.