Pesca

Viva malta.

Recentemente decidi voltar a um hobby que já não fazia a alguns anos. Pescar.

Os meus tempos de pesca remontam a alguns anos já lá bem para trás quando ia com o meu pai. Recentemente comecei a ter bixo novamente, arranjar algo diferente visto que um gajo passa tantas horas em frente ao computador e decidi adquirir o material e voltar a tentar algo que sempre me deu bastante prazer.

No entanto aprendi que afinal não pesco nada disto e com muitos videos de youtube e muita ajuda da malta das lojas lá voltei a comprar o material necessário para me ir entretendo.

Alguém aqui do fórum tem este hobby, que queira partilhar experiências e locais preferidos? Os meus locais de eleição no momento são no Porto e também em Aveiro (Aveiro preferência).

Recentemente adquiri este material para jigging (nunca tinha experimentado, mas aprendi que gosto mais de este tipo de pesca mais ativo e “simples”)

• Cana Spinning Major Craft
  • Carreto Shimano Nasci FD 250

É material de entrada, nada por ai além nem preços absurdos.

1 Curtiu

A propósito de pesca, o meu primeiro trabalho foi numa empresa na Venda Nova que tinha um grupo desportivo que por sua vez tinha uma secção de pesca desportiva.

Para me integrar, fui a algumas excursões com colegas pescadores e até entrei em concursos de pesca; nunca, nem uma vez consegui pescar um girino que fosse para amostra.

Mas, aquele pessoal era castiço pra caramba e estavam sempre a pensar como engatar os mais, digamos, tótós.

Uma vez, engataram-me a dizer que se molhasse o isco em anis era sempre a aviar.

Levei 2 garrafas de anis (no tempo em que o anis era mais aguardente do que licor) para um concurso, não pesquei nada e os gajos mamaram o anis todo ao longo do dia. :rofl::rofl::rofl:

Outra vez, no Guincho houve um sacana que levou carapaus fritos para almoçar.

Enquanto uns colegas distraíam outro colega (que ia sempre vestido à pescador dos pés à cabeça, com um cinto para pendurar os anzóis, uma faca para arranjar o peixe, chapéu e colete à pescador, canas em fibra de vidro, uns dois carretos Shimano, enfim, todo equipado), o gajo desce a arriba por baixo de onde ele tinha a cana, puxou a linha da água com muito jeito e meteu-lhe um carapau frito no anzol, atirou a linha novamente à água e deu-lhe uns quantos puxões…

O gajo fica todo entusiasmado, começa a puxar a linha e vinha lá pendurado um chicharro frito… :rofl::rofl::rofl:

Havia outro colega que ia para a pesca de casaco, camisa, gravata e sapatos de verniz…

Nunca mais trabalhei numa empresa com um ambiente tão porreiro, tão castiço e tão gozão, um gajo tinha que andar sempre de olho aberto.

12 Curtiram

ahahah pescar um carapau frito deve uma coisa de outro mundo. Pagava para ver a cara do tipo quando agarrou o bixo :rofl:

1 Curtiu

Bem, anos depois ainda contavam essa história, a safa dele foi que, entretanto, saiu da empresa.

1 Curtiu

Eu a mais incrível que tenho, quando era miúdo e numa das pescarias com o meu pai, eu a querer mostrar que já sabia, lá armei o anzol com a isca preparei o lançamento e zauu. O problema é que nunca mais vi nem ouvi o chumbo a bater na água. Passado um bom minuto questionei o meu pai se tinha visto alguma coisa. Ao que ele se começa a rir descontroladamente de mim. Basicamente pesquei-me a mim próprio, fiquei com o Anzol preso na testa. A minha sorte é que não havia muita carne para agarrar e foi fácil tirar :rofl:.

Depois disso talvez tenha sido o melhor dia de pesca que já fiz até hoje. Até uma raia saiu. Que acabei por devolver.

5 Curtiram

Gosto muito de umas boas pescarias. Hoje não pesco tanto como há uns anos, mas ainda vou fazendo umas saídas do porto de Setúbal - em Novembro - para irmos às douradas, ao largo da Comporta. Pescamos ao fundo, 40-60m.

Ocasionalmente, vou ali para um pesqueiro que conheço perto do Guincho, pescar à bóia para ver se saco uns sargos que entram com a maré a encher.

Durante as férias de Verão, esteja onde estiver, havendo mar, procuro sempre arranjar um dia para uma saída de pesca. Na 5a-feira passada saímos de Tavira e ainda rendeu.

Ao longo dos anos especializei-me no lançamento em “folha seca”. O meu filho, que está sempre presente, anda a aprimorar o lançamento em “banana” :sweat_smile:

Tenho excelentes jornadas de confraternização aliadas a pescarias.

3 Curtiram

Eu sou pescador lúdico desde que me lembro.

Também comecei a pescar uma pesca completamente rudimentar com o meu velhote.

Na adolescência comecei a pescar com um amigo daqueles que tiram a camisa para te dar e foram os melhores momentos da minha juventude.

Pesca de rio sempre nos mesmos locais mais km acima menos km abaixo mas era mesmo ali que estávamos como peixe na água.

Conhecíamos cada metro daquelas margens e sabíamos onde dava peixe como ninguém

Depois veio o trágico dia em que o meu amigo ficou agarrado a uma árvore num acidente de carro e a pesca ficou para trás.

Deixou de fazer sentido, deixou de ter piada.

Faltava qualquer coisa, faltava o meu companheiro de pescarias, não era a mesma coisa sem ele.

A cana (só tinha uma) ficou encostada largos anos até que depois de largos anos já casado e com a minha mais velha nascida recuperei o hobby.

Comecei uma pesca completamente diferente da que com que cresci.

Pesca de águas interiores paradas, vulgo pesca em barragens.

Boia em várias tecnicas, fundo, predadores ao spinning fiz de tudo mas depois descobri a pesca á pluma vulgo pesca com mosca ou fly fishing.

Já lá vão uns 15 anos que não pesco de outra forma e não me vejo a pescar de outra forma.

O meu concelho é que compres material barato até descobrires o que gostas o peixe que lpodes pescar e como o fazer, depois sim se achares que vale a pena investir em melhor material investe.

7 Curtiram

O próximo material que comprar vai ser para também ter opções de pescar em águas interiores. É sim concordo contigo relativamente ao material. Barato e depois evoluir. Quando digo barato digo entradas de gama. Material demasiado barato também pode tornar a experiência má.

Entendo completamente. Sou dono de uma loja de pesca e sei bem como é,:sweat_smile:

1 Curtiu

Eu sabia que devia ter aberto este tópico :joy: estou a brincar.

Ja sei a quem recorrer quando tiver dúvidas :joy::joy:

Já pesco há muitos anos. Primeiro em agua doce. Zona do Tejo acima de Vila Franca e valas.

Quando comecei só a apanhar peixe gato deixei essa pesca. Passei a agua salgada. Ericeira, Peniche, Guincho, Tejo etc.

Gosto de pescar em surfcasting e à boia. Também pesco de barco no Tejo

Há 2 anos que nao vou á pesca. Por motivo de doença nao posso apanhar sol e como nao gosto de pescar de noite espero por melhores dias.

1 Curtiu

Material barato não quer dizer obrigatoriamente material mau.

Vou-te dar um exemplo, quando comecei a pescar o material standard das canas era a fibra de vidro.

Já existiam canas em fibra de carbono mas eram bastante caras e muito longe de estar ao alcance do vulgar povinho.

Depois oferta das de fibra de carbono carbono foi subindo e o preço foi baixando até que acabou por substituir as de fibra de vidro praticamente por completo.

Era raríssimo ver uma cana de fibra de vidro numa qualquer loja de pesca.

No meu tipo de pesca que é considerada uma técnica de pesca elitista (coisa que eu discordo mas isso dava pano para mangas) a fibra de carbono foi norma durante umas largas dezenas de anos de praticamente tudo o que era fabricante.

Desde o mais rasca e barato (a Decathlon tem um kit de iniciação por 75€ que cumpre perfeitamente) ao material de topo e mais caro (uma cana de pesca á pluma de topo facilmente passa os 1000 paus) quem comprava sabia que era garantido que de melhor ou pior qualidade o material da cana era fibra de carbono.

De há uns anos para cá muitos pescadores de pluma estão a optar por canas em fibra de vidro que nem sequer eram opção há 10 anos atrás.

E tal como as de carbono há canas de fibra de vidro caras e baratas.

Em modo de off topic existem também as canas de pluma em bambu.

Bambu esse que foi o material standard antes de haver fibra de vidro e de carbono.

Algumas são autênticas obras de arte mas essas não são mesmo para qualquer carteira.

Exato. Também tenho aprendido exatamente isso. Mas para quem esteve afastado tanto tempo quando volta é um mundo completamente novo. Senti-me um pouco perdido com tanta escolha. Não é que eu na altura soubesse muito porque pescava com aquilo que me punham nas mãos. Mas para alguém que quer começar mesmo pesquisando é fácil ficar um pouco perdido com todo o material que existe no mercado. É um pouco como tudo.

Pratico spinning, mas aos dias de hoje com menos regularidade daquela que gostaria. Quando andava pela zona de Leiria, na altura do Verão, estava batido com o meu velhote. Aos fins-de-semana ainda vamos lá. Seja spinning, seja chumbadinha. Um amigo meu sabia que pescava e começou a querer aprender na zona de Lisboa. Aqui não me puxa o vício porque desconheço por completo os locais para spinning e não tenho tido muita paciência para andar horas infinitas à procura.

Mas continua a ser das minhas actividades favoritas.

2 Curtiram

O meu filho mais velho de vez em quando vai pescar para o Sado. Tem uma cana de pesca do chinês, mas já trouxe um polvo, chocos, corvinas e sarguetas.

Não é a cana… é o pescador. :rofl:

1 Curtiu

A pesca é persistência, a pior coisa que pode acontecer a alguém que vai pescar pela primeira vez é apanhar peixe :sweat_smile: vai pensar que sempre assim e não é.
Quem vai muita vez acaba sempre por apanhar uns dias bons e são esses que vão ficar na memória os restantes 70% a 80% de dias que não se apanha nada esquecemos.
Mas é sempre melhor um mau dia de pesca, que um dia de trabalho :innocent:

2 Curtiram

O meu pai pescava com uma cana de bambu e uma cana de fibra de vidro.

Entretanto, como ele faleceu, andei à procura delas e não sei o que lhes fez, ainda me davam um jeitão pois como agora tenho mais tempo livre, gostava de retomar a pesca.

A ver se agora, depois de velho, tenho mais sorte do que em puto.

2 Curtiram

Isso é o que eu digo a minha mulher quando não apanho nada.

Que tenho de lá voltar para apanhar os que lá ficaram.

1 Curtiu

A preparar-me para mais uma época de pesca …de setembro a abril …apeada… chumbadas de 200 gramas ao fundo com sardinhas/cavalas inteiras .

De noite na praia da barra em aveiro duas horas com a maré a descer e duas horas a subir .

Pesco sempre …congros ou charrocos ou o mais certo e na pior das hipóteses uma garrafa de vinho e boa companhia com amigos