Quem diz que o PES do ano passado é fraco é porque gosta de jogos completamente imediatos e sem curva de aprendizagem. Jogo em “4 estrelas”, ou seja, um nível abaixo do máximo (esquece-me o nome), e não têm noção do prazer que é aprender a dominar aquele estilo de passe manhoso do jogo, que requer atenção e astúcia, para depois vencer o Real Madrid por 2-1 e isolar-me no 2º lugar do campeonato espanhol. De referir que estou na 2ª época, tenho imensos originais do SCP. E já fiz 26 jornadas.
Peguei no Fifa 11 e joguei contra um amigo que tem o jogo desde 2010. Ao segundo jogo já o dominava no jogo “jogado”, apenas perdi nos penalty’s porque durante o jogo em si ainda não tinha atinado com o sistema de remate.
São jogos diferentes. PES tem ficado cada vez mais simulação, mais real, Fifa é so arcada com animações muito bonitas e bem feitas. Daí a dizer que um é melhor que o outro… Só fico possesso quando vêm com a tanga que o Fifa é sobejamente melhor porque sim, porque “ah e tal tem fintas”. O problema é que a maior parte dos compradores só olham para jogos sem história, sem dificuldade, e por isso se perdem mitos como Ico e Shadow of the Colossus. Não que esteja a comparar o Pes com estes colossos da PS2, mas dá para perceber que 90% prefere a satisfação imediata.
Olha que este PES2012 (pelo menos na Demo) a maioria dos jogos também tem a mesma historia. Contra o CPU, os jogos sou eu a dominar a posse de bola, e o CPU a jogar com 10 gajos dentro ou muito perto da grande área, e a deixarem apenas um mamão lá no centro do meio do campo, para ganhar as batatas longas aka alívios da defesa.
PS. Jogo em Top Player.
Se não notaste diferenças a defender é mesmo porque nem lhe tocaste.
Agora é muito mais complicado roubar a bolinha aos adversários, e aos “craques” então chega mesmo a ser irritante.
Tu no 11 basta pressionar e fazer carrinho, e fica o assunto arrumado.
Já no 12 bem podes pressionar que nem lhe fazes comichão, e até ao fazer carrinhos é mais complicado acertar, e mesmo quando se acerta não é certo que se roube a bola, pois o adversário ainda consegue muitas das vezes levantar e sair do lance a jogar.
E até o método para se por o pé à bola é diferente, agora requer mais perícia, não basta estar sempre a spammar no botão até roubar a bola, agora é preciso largar no momento certo, pois se falhas no timing o mais certo é a defesa ficar desequilibrada, porque é mais lento recompor a defesa.
Comecei no ISS e nunca mais parei. Foi o pior para quem estava habituado a vencer os jogos todos e ser sempre o melhor em campo, coisa que eu fazia na dificuldade mais elevada. Tornou-se um jogo em que é preciso perícia.
Para a demo 2, já há patch para remover o “blur” e graficamente está muito melhor agora.
Há também a possibilidade de configurar a “camera” em zooms, altura e ângulo de rotação.
Não falo do FIFA porque nem sequer experimento mas no PES há a possibilidade de anular completamente a assistência no passe, ou seja, controlo total sobre o jogador e liberdade total para passar a bola.
Nota-se também melhorias na AI dos companheiros de equipa. Conseguem-se combinações excelentes visto que as desmarcações estão muito mais variadas e “reais”.
Vamos aguardar pela versão final mas, pela amostra, é certinho que o vou comprar (como sempre).
O jogo esta muito bom,só é pena o Sporting ser tão fraquinho no jogo
O melhor jogador é o Patrício com 84 e de seguida o João Pereira com 82(e isto porque são jogadores titulares da selecção nacional,caso contrário não lhes davam estes valores).
O jogador que dá mais gozo jogar na equipa é o Capel que tem um dribble muito bom.
Já tenho ambos (Fifa e PES) e pela minha experiência este ano qualquer escolha é “boa”.
O Fifa tem um sistema de defesa que não simpatizo, e pelos vistos nenhum dos jogadores que apanho online porque os jogos terminam todos com > 6 golos, mas tecnicamente está muito bom e o single-player foi muito melhorado.
O PES tecnicamente está bastantes furos abaixo do Fifa (animações, comentários, físicas, etc), mas em termos de gameplay é provavelmente o único PES á altura dos da geração passada, fluído, divertido e emocionante. Ainda não posso avaliar completamente a ML por causa das “barreiras linguisticas”, mas parece-me estar muito RPG-style.