No início da Liga 2005/06 eu estava muitíssimo pessimista; estou agora bastante menos… Vou-me explicar e gostava de saber as opiniões dos entendidos aqui do forum.
Como já confessei noutras ocasiões, os actuais dirigentes do nosso clube não foram eleitos com votos meus. Apesar disso tenho esperança que possamos ter algumas alegrias na época cujo início se avizinha.
Sou, por natureza, um anti-sistema, mas tenho que reconhecer que um sistema bem montadinho pode originar bons frutos e parece-me que é o que está implantado no nosso clube.
O FSF está legitimado, Cácá et al. também, o lobby Paulo Bento / Pedro Barbosa também, os anti-sistema foram corridos, os “sistemáticos” foram promovidos, etc, etc, etc.
Parece-me pois que estão criadas as condições para que todo um grupo tenha “os seus lucros” e que o povinho seja alimentado com uns êxitos desportivos.
- benvindo ao clube dos “não foram eleitos com votos meus” bem hajas
Atrevo-me a dizer que o título deste tópico é demasiado generalista tendo em conta o conteúdo.
Olhando para a equipa de futebol digo de caras: É curta.
É a mesma equipa do ano passado…os reforços de peso necessários para pegar de estaca na equipa não apareceram (não é o paredes que nos vai levar ao titulo).
O investimento em novas mais valias foi zero. Vamos lutar pelo campeonato e taça mas não somos os favoritos nem temos as mesmas armas que os outros.
Só por milagre seremos campeões.
Que pessimismo,temos de ter um bocado mais de esperança,a minha convicçao para esta época e mais elevada que a da anterior.O Sporting vai jogar em tres frentes e uma equipa que joga em tres competiçoes tem de ter um plantel maior.
Na Liga dos Campeoes depende do grupo,se o Sporting vir a ascender ao 2 pote penso que temos obrigaçao de conseguir passar a fase de grupos,se o grupo for demasiado complicado pelo menos continuem na taça uefa.
Em termos nacionais,penso que como sempre somos favoritos e so vejo uma equipa superior a nossa que sao os porcos,de resto tudo depende do avançado que vier e se a sincronizaçao com Liedson for apropriada.Se o avançado se adaptar bem podemos ter uma optima epoca.
Em relaçao ao nosso plantel,nao foram as contrataçoes que todos estavamos a espera,o plantel e praticamente o mesmo,apesar de tudo temos um meio campo com bastantes duvidas em termos de potencial e se todos conseguirem demonstralo entao temos uma boa equipa,casos de Romagnoli,Carlos Martins,Farnerud e o proprio Douala.
Podemos ter uma vantagem no meio disto tudo,pois Paulo Bento vai começar com a equipa desde o inicio e sinceramente é nele que dposito as minhas maiores esperanças
Eh pá, não gosto nada de ouvir dizer que se o Sporting não conseguir passar a 1ª fase da Liga dos Campeões que vá pelo menos à UEFA. Nós somos o Sporting, pessoal, temos de pensar grande para sermos grandes. Claro que o Sporting vai passar a 1ª fase e vai fazer uma óptima carreira.
O plantel parece estar estabilizado e é bom ser quase todo da época passada. Se todos jogarem o seu normal, num bom ambiente, se o Martins “explodir” definitivamente como espero, se o Moutinho e o Nani continuarem a crescer, se o sueco e o paraguaio se derem bem no meio-campo e se houver um bom reforço para fazer dupla com o Li (embora eu ache que o Djaló vai ser uma óptima surpresa) vai tudo correr bem.
São muitos “ses”, mas todos perfeitamente realistas.
Sinceramente acho que o Sporting vai ganhar o CN e a TP e vai fazer boa figura na Europa. Temos o melhor treinador dos três grandes (ainda ninguém me convenceu que o FCP ganhou o que ganhou “apesar” do Co, e o Fernando Santos é vulgaríssimo, mesmo para o mauzinho…).
Eh pá, não gosto nada de ouvir dizer que se o Sporting não conseguir passar a 1ª fase da Liga dos Campeões que vá pelo menos à UEFA. Nós somos o Sporting, pessoal, temos de pensar grande para sermos grandes. .
Sim mas sinceramente se nao houver hipotese de poder passar a 2 fase prefiro continuar nas competiçoes europeias do que ir mais cedo para casa.
Tambem é um “se” e este ainda e mais realista
Há um factor que tem de ser tido em conta numa equipa que aposta na formação como o Sporting: o factor evolução dos jogadores mais jovens. O sucesso desta época estará associado à evolução de jogadores como Nani ou Moutinho e à possibilidade de aparecer um outro jogador das camadas jovens que pegue de estaca. A isso podemos juntar o facto de não termos grandes razões para temer o factor contrário, ou seja, o ocaso da carreira de jogadores mais seniores.
Em matéria de saídas e entradas, conseguimos, aparentemente, algum “lucro”. Saíram alguns dos jogadores mais dispensáveis, tendo entrado outros para as suas posições, apostando apenas na melhoria da qualidade do que no aumento de quantidade. Continua é a faltar o tal avançado, facto que será determinante na avaliação do reforço da equipa.
Face ao aumento do número de jogos (que nem será tão grande, dado existirem menos 4 desafios na SuperLiga este ano), não se pode dizer que tenhamos um plantel muito vasto. Fica no entanto a certeza de que quase todos os jogadores do plantel serão chamados em determinada altura, reduzindo os riscos de insatisfação de determinados jogadores por não jogarem. Acho que o grupo sairá beneficiado por termos um plantel não muito vasto.
Saúdo a coerência na hora de contratar, sendo notório que se privilegiaram jogadores com alguma experiência nas competições europeias, de forma a contrabalançar a inexperiência da maioria do plantel nessas andanças.
Falando de casos particulares, gostaria de começar a época sem Deivid e sem João Alves. Gostava de me enganar, mas já os rotulei com um “não servem”. Acho que o que os segura é mesmo o facto de terem custado uma boa maquia aos cofres do clube. O tal “factor Tello”.
Decisivo para este Sporting vai ser o rendimento de Paredes. Se o paraguaio se assumir como indiscutível temos algumas razões para optimismo. Esperemos também que Paulo Bento perceba que terá de ser Paredes ou Custódio, nunca os dois.
Também será importante virmos a ter uma dupla consistente no ataque. Justifica-se as altas expectativas na vinda do tal avançado prometido. Liedson tem tudo a ganhar se vier a jogar com um jogador que o complemente.
Gostava ainda que Douala continuasse. Serei dos poucos que ainda acreditam no camaronês, mas acho que se o calibrarem bem pode vir a ser útil (bastava colocarem-lhe um intercomunicador com alguém na bancada a dizer “esquerda… direita… cruza… chuta… pára!!”). É que não há ninguém no plantel com as suas características, sendo o jogador que mais se aproxima de um verdadeiro extremo. Em certos jogos acredito que tivesse utilidade.
Depois é esperar que Carlos Martins atine, que a defesa mantenha o nível do ano anterior (Ricardo incluido) e que surja alguma surpresa naqueles de quem nem se esperam grandes milagres (Romagnoli, por exemplo).
Resumindo, não há caso para grandes optimismos nem para grandes pessimismos, sendo que o simples facto de apostarmos em alguma continuidade (do treinador aos jogadores) pode trazer-nos alguns frutos. Resta-nos esperar e controlar a ansiedade.
Resumindo, não há caso para grandes optimismos nem para grandes pessimismos, sendo que o simples facto de apostarmos em alguma continuidade (do treinador aos jogadores) pode trazer-nos alguns frutos. Resta-nos esperar e controlar a ansiedade.
:arrow:
Perspectivas para esta época desportiva?
Vencer o Campeonato, obviamente. :arrow:
Campeonato, Taça, Supertaça, e Liga dos Campeões. Se sairmos antes e formos parar à UEFA tambem é para ganhar.
O torneio Guadiana tambem entra seriamente nas minhas expectativas.
Basicamente sempre que o Sporting jogar, quero ganhar. E temos de ganhar.
FORÇA SPORTING!!!
Campeonato, Taça, Supertaça, e Liga dos Campeões. Se sairmos antes e formos parar à UEFA tambem é para ganhar. O torneio Guadiana tambem entra seriamente nas minhas expectativas. Basicamente sempre que o Sporting jogar, quero ganhar. E temos de ganhar.FORÇA SPORTING!!!
“MAI NADA”, independentemente das opiniões que nos dividam este espirito nunca pode morrer, É PARA GANHAR, nem que venha um grupo com Barcelona, Roma e outro qq, é para ganhar sempre.
E SOBRETUDO, agora com mais um anito de experiencia, por a nu que o 3-4-3 de Adriaanse é facilmente comestivel, quero 4 sekos na tripeirada…
Finalmente alguem que partilha da minha visão da tactica do Porto. Digo eu que se as equipas sem serem os grandes perderem o medo do porto e jogarem com 2 pontas de lança, eles vão ter muitos dissabores este ano!!!
Finalmente alguem que partilha da minha visão da tactica do Porto. Digo eu que se as equipas sem serem os grandes perderem o medo do porto e jogarem com 2 pontas de lança, eles vão ter muitos dissabores este ano!!!
Também penso isso, tanto que estava convencido que os íamos limpar por completo em Alvalade. Só que aí o Adriaanse teve medo e alterou ligeiramente a táctica. E também jogamos de forma um pouco burra, mas isso já nao interessa.
Se o Adriaanse manter o esquema, penso que isso só será uma vantagem. Principalmente tendo em conta que ele agora só pensa em marcar mais de x golos. Deve voltar a descuidar-se na defesa.
Vou ser muito sincero e sucinto na minha análise:
Sinceramente nem sei dizer se estou optimista ou pessimista para esta nova época que se apresenta. Todos os anos tenho muito a mania de dizer que “é este ano”, “eu acredito” e outras mais afirmações e no fim da época são as tristezas que se têem visto.
Vou levando as coisas pelo dia a dia e vamos indo e vamos vendo. Acho que o Sporting deveria e teria que assumir que qualquer competição que entra é para ganhar, mas a realidade é que nos últimos anos não é isso que tem acontecido na prática, devido aos imensos dissabores.
Concordo que temos que lutar por vencer o campeonato e taça e concordo que deveremos tentar fazer a melhor campanha possível na champions, uma campanha que nos possa orgulhar e que mostre a nossa presença de uma maneira positiva.
Não vou abordar muito a temática do grupo dos amigos. Entendo que provavelmente existem pessoas aqui com fontes bem credíveis, com mais conhecimento de causa do que eu.
Quanto à equipa em si, sou da opinião que o nosso maior trunfo foi ter mantido as peças mais importantes da época passada, sendo esse o primeiro reforço. Moisés e Farnerud são ilustres desconhecidos para mim, embora o sueco pareça começar a querer provar aquilo que vale. Paredes poderá ser, se vier em boas condições, uma bela adição a um meio campo em que eu espero que Romagnoli apareça para mostrar o que vale assim como João Alves e Carlos Martins.
Vejo João Alves um jogador que se perder a timidez, se começar a perceber onde realmente está e se tiver vontade de triunfar, um jogador que ainda poderá dar muito que falar pela positiva, assim como Romagnoli como referi acima.
Falta-nos o tão ansiado avançado que pelo que me parece, não será Tristan. O mais positivo disto é que provavelmente amanhã ainda chega o ponta de lança e ninguém sem dar por nada. Continuo é com receio no reforço desta posição.
Espero também que Caneira se mantenha e que Paulo Bento mostre que a belíssima segunda volta efectuada a época passada com uma equipa de nível médio/baixo, não tenha sido em vão e que agora com uma equipa formada por si e com a sua inteira responsabilidade, mostre que poderá ser o treinador do campeão nacional 2006-2007 como todos esperamos. Tem valor para isso mas como digo, um dia de cada vez.
Nota: Desculpem o testamento. :arrow:
Sempre cautelosa…é o fado sportinguista ver para crer!
Tenho fé sempre, mas com calma, muita calma!
Finalmente alguem que partilha da minha visão da tactica do Porto. Digo eu que se as equipas sem serem os grandes perderem o medo do porto e jogarem com 2 pontas de lança, eles vão ter muitos dissabores este ano!!!
Logico, repara o 3-3-4 de Adriaanse no Alkmaar foi comido por um incompetente como Pesito duas vezes, na 1ª estao a ganhar em Alvalade, em vez de virem para tras, continuam armados em malandros e perdem o jogo, na Holanda em tempo de prolongamento e com a eliminatoria nas maos continuam desenfreados a procura do 4-1 e levam o golo do Garcia.
Ja o ano passado na pocilga, P.Bento tira um empate num jogo que poderiamos ter ganho e para a taça foi a roubalheira que se viu.
O que aconteceu em Alvalade, apesar de Adriaanse ter passado de 3-3-4 para um 3-5-2 foi uma ekipa de putos a não ter andamento para o plantel 15 milhoes mais caro dos gajos, nem por um momento critico PB por essa derrota, simplesmente nao tinham unhas para tocar guitarra e viu-se que acusaram a pressão.
Alem disso quem tinha que ter discutido o titulo com eles eram os galinaceos e nao o SCP, esses é que andavam em grandes cavalgarias e compraram meio mundo em Janeiro, nós? Nos fomos buscar o Koke e uns defesas de jeito.
Mas acredito que se PB agora que ja instalou a segurança defensiva que vimos, for capaz de trabalhar as mecanizaçoes ofensivas com os novos jogadores, talvez o SCP possa mudar a forma de jogar e em vez de entregar o dominio ao adversario esperando por um erro, possa começar a ser uma equipa mandona e atrevida, para isso conto com Nani, Moutinho, Romagnoli e Liedson.
Farnerud para mim é bluff, mas espero estar errado…
Fico a espera que o teorico dos teoricos, o nosso Tomane, entre nesta dissertaçao.
So aqui estou para discutir futebol, nao me interessa do Pipinho, se o cacá mamou mais um milhao, se contratou x em vez de y, so discuto futebol, essa é a filosofia…
Não estou de acoro em relação à vossa opinião sobre o Adriaanse. É um treinador que aposta no espéctaculo, ou seja, no ataque, prefere marcar mais um golo que o adversário em vez de se remeter à defesa.
Eu aprecio isto nos treinadores mas infelizmente são cada vez menos a terem esta filosofia de jogo.
Quanto aos exemplos que o Inci dá, só jogam a seu favor. No Alkmaar fez uma campanha muito meritória, sendo de longe a melhor equipa a jogar em Alvalade, e foi eliminada não por jogarem desenfreadamente ao ataque, mas sim porque a sorte teve totalmente do nosso lado e os lnace que nos deram a vitória são bem ilustrativos.
No porco, apesar de toda a campanha contra ele, a verdade é que conseguiu levar para casa 2 troféus, e infelizmente, nunca tivemos hipóteses de os vencer e tenho muitas dúvidas que a explicação para isso se resuma apenas ao valor de cada plantel.
Finalmente para este ano, o desejo do Inci em espetar-lhes 4 batatas que também é o meu, não passa de um sonho, porque se se pode criticar o holandês por suas tácticas ultra ofensivas, que dizer de Paulo Bento que para mim, tem demonstrado ser um treinador do género da escola italiana, isto é, defender bem e se possível marcar um golito no contra ataque.
Veremos se o Paulo Bento deste ano será o mesmo do ano passado, mas não vislumbro razões para ele mudar, pelo contrário, até agora as contratações tem denotado preocupações com o aspecto defensivo, e isso já diz muito.
Enfim, estou à espera de ser campeão este ano, jogando o mesmo futebol entediante do ano passado, que em nada me agrada, mas que infelizmente é o que o futebol se está a tornar, um jogo chato.
Vai necessitar de muita muita sorte…
Acho que a táctica do Porto ganha muitos jogos pela pressão alta que fazem. O meio campo deles é muito bom e recupera muitas bolas basicamente nem dando chances ao ataque adversário de se desenvolver. Ora se analisarem bem vão ver que em, digamos, 50 lances de perigo que o porto sofreu, em 25 a defesa meteu água. Claro que o Co tem mérito. Claro que dão espectáculo. Em portugal basta conseguir montar uma táctica para se ganhar aos pequenos para se ser campeão.
Têm o exemplo da campanha deles na Champs este ano com essa táctica… :?
E o erro de muitas equipas é pensarem que é o Quaresma que é o motor daquilo… Quantos mais o marcarem mais fintas e faltas ele ganhará…