Pedro Proença eleito o melhor árbitro mundial em 2012

O português Pedro Proença foi eleito o melhor árbitro mundial em 2012, numa votação organizada pela Federação Internacional da História e Estatística do Futebol e que envolveu jornalistas e especialistas de todos os continentes.

Em 2012, o árbitro lisboeta foi escolhido para arbitrar a final da Liga dos Campeões, entre o Chelsea e o Bayern de Munique, e a final do Euro2012, na qual a Espanha derrotou a Itália.

Na votação da Federação Internacional da História e Estatística do Futebol (IFFHS), Pedro Proença recebeu 174 votos, mais 101 do que o turco Cuneyt Çakir e 102 do que o inglês Howard Webb, vencedor em 2010, tendo o húngaro Viktor Kassai, melhor de 2011, sido quarto, com 50.

No “top-15” apenas três árbitros não são europeus, com o uzbeque Ravshan Irmatov a ficar colocado no sexto lugar, com 35 pontos, e o colombiano Wilmar Roldán a ser oitavo, com 20, enquanto o equatoriano Carlos Vera foi o 15.º mais votado, com cinco.


In JN

É merecido… Isto na minha opinião, é claro… :inde:

E qual o interesse disto?

Não é todos os dias que um árbitro português é votado como o melhor a nível mundial. Estamos num fórum Sportinguista e desportivo, acho que é motivo para discutir/apresentar esta eleição.

A nivel internacional esteve bem, por isso o premio é merecido.

Temos (Portugal) o melhor treinador do mundo, o melhor jogador do mundo e o melhor árbitro do mundo. O resto é conversa.

EDIT: E até o melhor presidente do mundo.

Curiosamente, em teor oficial apenas o árbitro é reconhecido. Logo na questão mais polémica do futebol português :mrgreen:

Fez uma excelente epoca a nivel internacional…

Com um post inicial com aquelas fotos, qual é, então, o objectivo… apresentar a eleição ou gozar/criticar a eleição?

Se tivesse menos 100 pontos ainda seria 1º classificado :lol:

Depois de arbitrar a final da Champions e do Euro2012, é natural que tenha sido eleito o melhor do ano. Os critérios que levaram a estas nomeações é que, a meu ver, deixam a desejar.

As fotos que coloquei explico-as com o que fez o ano passado a nível interno, num jogo que retenho bem na memória, mas não meto em causa a sua eleição, apenas o jogo a que elas se referem. Mas já editei.

Apesar de não ser concensual, nos jogos internacionais esteve bastante bem ! Muito melhor que outros conceituados como Howard Webb, que me parece muita parra e pouca uva, visto que comete muitos erros crassos

E o melhor agente desportivo do mundo (Jorge Mendes), penso que recebeu um prémio e tudo. :lol:

É outro que lá fora é muito bom, mas que cá dentro é o que se vê.

O único que é relativamente unânime que temos é o melhor treinador do mundo. De resto…

E o melhor agente…

E a melhor receita de bacalhau…

Eu concordo que é o melhor ábritro português, do mundo não posso afirmá-lo.

A diferença dos jogos que apita em Portugal para os das competições europeias é brutal.

Melhor jogador.
Melhor treinador.
Melhor empresário.
Melhor árbitro.
Melhor Presidente (infelizmente).
E, claro, Melhor Clube do Mundo.

Sim senhor, o Futebol Português está em força…

Tivéssemos nós mais 20 milhões de pessoas no País e maior poder de compra, a Liga Inglesa tinha que se cuidar…

O proença que vá para a puta que o pariu. Um joelho partido era pouco. E ele arbitrar bem lá fora, e arbitrar como arbitra em Portugal só o torna num ser ainda mais nojento.

Esta historia de estar de ferias no dia do lampes -porco esta muito mal contada, e comeca logo no presidente do conselho de arbitragem porque pelos vistos ele nao estava de ferias !!
Ele simplesmente se indisponilbilizou a ele proprio para fazer o favor a quem lhe pediu directamente para nao arbitrar mais o benfica!!

E por estas e outras que detesto ver sportinguistas que vem para aqui armados em virgens ofendidas a defender os arbitros e sempre a culpar o nosso clube…
Que vejam estes merdas e reparem bem a forma como esta cambada de arbitros nos respeita , com greves, falta de comparencia, etc , e aos outros e isto!!

Mas em cima disso vao para o estrangeiro fazem boas arbitragens , vem para para portugal e o que se ve, respeitar esta gente ?

Nunca , respeitar mas sim como pau de baseball nas costas ainda era pouco !!