Pedro, o Leão Citadino

O candidato Pedro Madeira Rodrigues, como desconhecido dos Sportinguistas, desdobrou-se naturalmente e desde que apresentou a sua candidatura, em entrevistas a diversos órgãos da Comunicação Social, em declarações com base diária, quer na divulgação do que pretende para o Sporting, quer na crítica aos actuais órgãos sociais, principalmente na figura do presidente do clube.

Estava obviamente em desvantagem, isto em termos genéricos, quer pelo capital de reconhecimento que não possuía, quer pela histórica dificuldade em ganhar eleitorado quando a direcção vigente concorre a novas eleições.

PMR tinha e tem duas frentes de batalha nesse combate eleitoral. A primeira, é a conquista da confiança dos sócios pelas ideias que apresenta, pela sua postura e eventual carisma, a outra é o aproveitamento de contextos negativos particularmente a nível desportivo, que o Sporting atravessa. Nada de novo, aqui.

PMR, além das tais duas frentes de batalha, tem dois bónus, que funcionam como pequenos “boosts” eleitorais:

  • Uma franja de Sportinguistas marcadamente anti Bruno de Carvalho, por razões que não interessa agora escalpelizar e que independentemente das valências do candidato rival, depositarão os seus votos contra o presidente actual.

  • Uma Comunicação Social adversa a Bruno de Carvalho e os Poderes instalados no futebol português, quer por conflitos passados pelos quais este também teve a sua responsabilidade, quer pelas suas posições que criaram incómodos diversos, alguns que potencialmente abanariam o futebol português se neste a impunidade não fosse uma certeza vergonhosa.

O que fez PMR nestas semanas de campanha? Sendo o mais objectivo possível, evitando em parte apreciações de natureza meramente subjectiva e com pressupostos de natureza e visão pessoais, que não me vou escusar a fazê-las.

Apresenta uma impreparação inadmissível em um candidato à presidência do Sporting, em questões em que um qualquer sócio anónimo minimamente informado, conhece.

  • Afirma que foi com a actual direcção que a Academia passou a ser da banca, quando sempre existiu um contrato de locação financeira associado.

  • Promete Jornal gratuito aos sócios sem fazer ideia dos seus custos operacionais.

  • Desconhecia que a totalidade das quotas revertem para o clube.

  • Desconhecia os pressupostos da reestruturação financeira, quer na questão da recompra das VMOCs, quer na maioria da SAD.

  • Revelou desconhecimentos de questões básicas das contas da SAD ( a gota de água foi a previsão de prejuízos no final do ano contabilístico ).

  • Afirma que o orçamento para as modalidades é insustentável, quando o clube dá lucro.

Independentemente da visão de cada um do clube, que muitas vezes o vemos como prolongamento das nossas expectativas e preferências pessoais, há uma matriz intrínseca que devemos respeitar, quer por tradição, quer por vivência, quer por conhecimento das sensibilidades da generalidade dos adeptos.

Tendo em conta isto e parecendo-me que vai para lá da minha visão pessoal:

  • Não se pode propor desinvestimento nas modalidades mais representativas e tradicionais, quando em simultâneo se incluem no programa eleitoral clubes navais ou velódromos. Isto fere por completo a nossa história e tradição.

  • Não se pode falar em “falência” na formação, a bandeira que diferencia o Sporting, o seu ADN, à conta de algumas convocatórias dos últimos tempos das selecções ( ver quantas internacionalizações têm Geraldes, Palhinha, Iuri, Podence, etc… antes de chegar aos sub21 ), quando é sabida a qualidade dos diferentes e actuais escalões etários da nossa formação, isto após a regularização, com esta direcção, dos pagamentos em atraso à rede de olheiros e o investimento que esta tem feito na Academia, após contextos de despedimentos colectivos por uma situação de pré falência.

  • Não se fazem contagens regressivas para o despedimento do actual treinador do clube, em plena competição e com objectivos a alcançar, embora que mínimos.

  • Não se pode prometer o despedimento de um treinador sem custos associados.

  • Quem tem coluna vertebral, não pode incorrer em processos de vitimização após ter atacado o presidente com atoardas
    de natureza pessoal ( estabilidade familiar, IRS, etc… ).

  • Não pode prometer obras de fundo no estádio, sem qualquer estudo e conversação prévios ( arquitecto responsável ), referindo valores manifestamente irrealistas.

Diria que num contexto normal, Pedro Madeira Rodrigues deu já suficientes tiros eleitorais nos pés, demonstrando que não se preparou, não estudou os dossiers e tem uma visão diferente do clube, daquela que eu sinto ser a sua matriz histórica e intrínseca.

Não deixa de ser elucidativo que a sua actual e maior e talvez única força, é a performance desportiva do futebol profissional, nos últimos meses, contrariando uma tendência de crescimento, registada nos três anos anteriores.

[member=11692]Lion73

Os meus parabéns uma critica construtiva com factos.

:pray: :pray: :pray: :pray:

Apesar de ser um completo inapto para o cargo de presidente de um clube como o nosso, PMR está a fazer o seu trabalho. Não tem culpa deste último ano de mandato horrível por parte de BdC, basta-lhe continuar a aparecer a falar mal do presidente para lhe ganhar votos.

O leão citadino :smiley:

Aqui não pode ser alvo de censura :lol: :lol:

Tenho muito medo dessas eleições!!! Não sei porquê, mas não estou com um bom “feeling”, só espero estar redondamente enganado. E esse medo que tenho é com um candidato que não vale nada ou perto disso, imaginem se fosse alguém que aparece mais bem preparado do que este?!?

Infelizmente os “velhos do restelo” anda aí e todos sabemos a força que têm e o quanto “gostam” do Nosso Presidente!

Muito apreensivo, muito mesmo…

  • Pergunto-me o que será o seu trabalho… porque tenho a certeza que até há 3 ou 4 meses atrás, nunca lhe tinha passado pela cabeça candidatar-se a Presidente do Sporting.

  • Não tem culpa? Não tem culpa de quê? Só se for de existir e mesmo aí alguma culpa terá.
    Queres dizer que ele não sabe aquilo que está a fazer ao clube? Que não tem noção das coisas, é isso?

Por amor de Deus, deixemo-nos de coisas castanhas e fumegantes…
Querem fazer melhor que o Presidente actual? Força! Mas haja noção e bom senso.

Mensagem pessoal para alguns users do fórum: Não deixem que o vosso “mal-estar” com o actual Presidente seja escandalosamente manipulado para dar apoio a uma coisa abjecta.

EDIT - Só mais um aparte - O “último ano de mandato horrível” talvez seja melhor que a maioria dos anteriores 30 “brilhantes” anos.

É isto! Se fosse um candidato a sério, faço ideia…
É deprimente isto. Tantos anos de porcaria e grandes vitórias para os mesmos. Agora que finalmente temos alguém a fazer um bom trabalho, é isto.

A ser verdade esta sondagem do CM, a aproximação do PMR não é fruto do seu trabalho, mas sim da situação das equipas A e B, das modalidades e do desgaste da imagem de BdC. Não se pode dissociar esta aproximação com o péssimo ultimo ano de mandato de BdC. É que enquanto a equipa estava bem, a velhada e a franja anti-BdC ainda tolerava os excessos de linguagem e posts do facebook deste. Sem resultados desportivos este desgaste torna proporções que poderão perigar a eleição de BdC.
Ao PMR basta ser a alternativa ( a única), por pior que seja, para ter logo uma votação bastante significativa. As pessoas não vão votar PMR, vão votar contra BdC e estes votos de protesto são um grande perigo, pois seria um desastre se PMR fosse eleito.

A sondagem do CM tem zero representatividade. Se acertaram em 5 ou 6 sócios elegíveis, foi muito.

Tenho pena é que no último ano do Godinho, que estava a ser um nadita pior que este, a velhada não se tenha manifestado e tenha sido preciso uma “revolução” para evitar a morte do clube.
E se o normal sócio do Sporting não tem um pouquinho de noção e de valores para ver a diferença entre os dois candidatos (já dou de bónus a ingratidão que está implícita numa das opções) para o melhor futuro do clube, então lamento mas serei eu que estarei a mais.

Só demonstra o teu total desconhecimento sobre aquilo que falas.

Existe uma página no facebook chamada “Os troques da empresa” onde explica passo por passo que a sondagem é um redondo zero. Nessa própria sondagem, eles colocam os adeptos dos clubes rivais como voto e baseiam a sua sondagem em adeptos, não sócios.

Portanto, antes de vires falar do que quer que seja informa-te. E não é " a ser verdade…" só demonstra que te estás literalmente a lixar se é verdade ou não, és um anti-bdc de primeira.

Quem tem cu tem medo

Olha agora :lol:
Eu sei que vindo do CM a probabilidade de ser peta é bastante grande, mas tenho lá agora que seguir página X ou Y para poder comentar os valores de uma sondagem tal como os vejo? E deixei a ressalva, se não lidas, paciência…

Já agora, nas próximas eleições autárquicas, para a CML, por exemplo, terei que seguir que blogs para estar mandatado por sua excelência a comentar? É só mesmo para saber…

Agora sou um anti-BdC de primeira :lol: Pudera, depois deste último ano era difícil não o ser. Mas mesmo assim entre PMR e BdC a escolha é óbvia, BdC tem sempre um excelente trabalho de recuperação do clube nos 3 primeiros anos para apresentar. Vamos agora ver se a tendência para liderar um clube estável mantém-se ou se consegue aprender e melhorar.

Agradeço o elogio, mas agora vem aí outro tipo de crítica… :mrgreen:

De um ponto de vista mais pessoal.

Muito dificilmente deixaria, nestas eleições, de votar em BdC. Desgostoso relativamente esta época desportiva, mas confiante na capacidade e empenho do presidente em corrigir as coisas e retomar o rumo dos 3 anos anteriores, que se saldaram em crescimento competitivo transversal ao futebol e modalidades, fora as medidas decisivas nas mais variadas áreas, que tornaram o clube sustentável e viável.

Mas e no caso de haver alternativas, esperava algo bem diferente, que contribuisse para uma discussão saudável do clube, mesmo com as naturais e normais picardias dos momentos eleitorais.

O que eu não esperava era ver como candidato um blogger da praça, conhecido pelo veneno e muitas vezes atoardas de natureza pessoal anti BdC ( o Azevedo, o Ditador, o Palhaço ), que revelou ignorância ao longo destes anos em muitos aspectos da vida do clube, blogger com quem curiosamente várias vezes me travei de razões e cujos “argumentos” desmontei, uma e outra vez.

Portanto este processo eleitoral aproxima-se de um qualquer filme de terror de mau gosto, em que tudo o que eu esperava expurgado do clube parece querer voltar, mas em pior. Muito pior. O que parecia impossível.

PMR, ou mente sucessivamente ( não contribuiu para a Missão Pavilhão ora contribuiu, mas em nome de terceiros ) ou é ignorante ( a tal questão da Academia, das quotizações, dos R&C, da reestruturação financeira ) ou vive num mundo paralelo onde os outros são uns acéfalos ou é absolutamente irresponsável ( a rábula à volta de JJ ).

A censura e bloqueio a sportinguistas na sua pagina oficial, com o argumento falacioso/mentiroso de utilização de linguagem menos própria ou perfis falsos, é o vislumbre de uma postura demagoga e hipócrita, faceta que sempre demonstrou, aliás, como escriba.

Ou seja, para ti mentir, deturpar e demonstrar ignorância é normal, já que ‘está a fazer o seu trabalho’, certo?

Nada que me surpreenda de ti.

Vais votar em Branco, vais…

Bem vindo ao mundo da politica e eleições no geral :mrgreen:
O objectivo dele é ser eleito, o modo como o faz deve-lhe ser indiferente e, pela sondagem, não está a dar-se assim tão mal, infelizmente.

Acredita no que quiseres.

Concordo com tudo no entanto tmb vou dar aqui a minha opinião num dos fatores que mais criticam BDC que é parte desportivo da equipa.

Se formos ler os comentários deste fórum no dia 31 de agosto e usarmos como amostra para ai uns 80% dizia que era equipa e treinador para ganhar tudo a nível nacional e fazer uma excelente campanha a nível internacional, E é esse o papel do presidente dar o máximo de ferramentas para o treinador alcançar esse objetivo se depois consegue ou não é outra historia pois existem N fatores que não se controla por isso ninguém promete o titulo mas sim lutar pelo mesmo.
Obviamente que ele é o responsável máximo mas sera que no dia 31 de Agosto se discordava tanto das escolhas feitas?

outra critica que se faz tem a ver com os custos, Acabamos de fazer o defeso mais rentável de sempre, o clube esta equilibrado financeiramente, os Sportinguistas desejosos de ganhar um titulo nacional então pq não investir mais um pouco e ainda por cima em ano de eleições. faz todo o sentido tanto que se estivéssemos a fazer uma grande época nestas eleições BDC concorria sozinho e não existia tantas criticas a BDC.

Por fim a questão da formação que tantos criticam a pergunta é se no dia 31 de agosto com os nomes que estavam no plantel viam Geraldes, Pondence etc a terem oportunidades de jogar?? Não me parece!!

BdC cometeu erros mas usar esta péssima época desportiva como argumento é um pouco hipócrita pois depois de se verem resultados é fácil avaliar.

SL

Se as sondagens fossem leis, o Trump não estava onde está, ainda por cima uma sondagem do CM.

No entanto, vamos ver o que isto vai dar no dia 4.

Excelente análise [member=11692]Lion73. Contudo, PMR é, a meu ver, um testa de ferro de gente mais graúda e que actua na sombra.