Pedro Barbosa

O mito de que só jogava bem quando tinha o contrato a acabar em nada condiz com a postura exemplar de grande capitão que eu conheci.

Quanto às suas funções como D.D., apesar de ter regressado ao clube na data referida, tenho ideia de só ter “subido” à posição mais tarde…

Eu posso não ter um informação tão privilegiada quanto alguns membros aqui têm, nomeadamente a algo que passou há quase 10 anos.

Mas passa-se a ideia de que o Pedro Barbosa só jogava quando estava no último ano de contrato, como se de um qualquer mercenário se tratasse. Pormenor interessante, ele nem sequer tinha empresário. Mercenário que é mercenário, rodeia-se de um bom Jorge Mendes desta vida.
Ainda hoje acredito que não ter empresário foi o que permitiu tê-lo tantos anos no Sporting.

Além disso, olho para os desportos profissionais norte-americanos e todas as equipas que querem ser campeãs procuram jogadores no último ano de contrato, toda a gente sabe que essa é a melhor motivação, particularmente quando chegam os playoffs, porque os jogadores vão lutar até à exaustão por um melhor salário, uma melhor vida. Só cá é que nós olhamos para esse facto como algo negativo. Eu percebo o que querem dizer, mas acho que olhamos de maneira demasiado assertiva para esta pequena “nuance”.

Outro facto: há um ano que ele faz uma época abaixo das expectativas e logo dizem que era expectável, não era o último ano de contrato, etc etc etc. Lembro-me de ler que nas semanas imediatamente a seguir ao último jogo ele tinha sido operado a uma hérnia inguinal e admitiu que estava completamente preso de movimentos, tendo feito a época em grande esforço.

Ainda como director-geral ou desportivo do futebol: eu, pessoalmente, gostaria de ver alguém mais “lobo” e menos “cordeiro” na altura em que as câmaras começam a filmar, mais no estilo de Paulo Bento. Mas se Barbosa era muito suave, Bento era muito agressivo, o que marcava ainda mais o contraste entre ambos.
No entanto, e pegando sempre no FCP, por ter um passado de sucesso e desse modo ser sempre uma boa referência: eu sei quem é o director-desportivo do Porto, mas muitos aqui não sabem. E não aparece 10% das vezes que o Barbosa aparecia, e quando aparece é porque está perto do banco de suplentes ou a ver os treinos. Declarações públicas, essas, são zero.
Ouvi falar dele aqui há uns tempos quando foi almoçar com o Vítor Pereira. Souberam 2 ou 3 pessoas. O Godinho tentou fazer o mesmo e ainda não tinha saído de casa e já estavam as câmaras todas à porta da FPF.

Não me importa que eles apareçam pouco, importa-me que façam o seu trabalho bem feito. Bento e Barbosa foram uma boa dupla - tiveram duas falhas colossais, a meu ver, Grimi e Djaló, mas também eu fui enganado pelo primeiro. O resto é quase um mar de saudade que resta desde esses tempos…

Olhando em retrospectiva, fazíamos muito mais com muito menos. Quando os outros tentavam achincalhar com o losango, o risco ao meio e a tranquilidade, era porque não tinham mais nada em que pegar.
Hoje vem a besta, que não tem outro nome (aconselho verem a entrevista dele ao Daniel Oliveira, no Alta Definição, diz muito dele enquanto pessoa e profissional de futebol) do Eusébio dizer que o Benfica só perdia em Alvalade se fosse lá com os juniores. E isto diz muito do actual estado do Sporting e do respeito que nós merecemos da parte dos adversários.

Totalmente de acordo.

Quem não perceber o que é escrito nesse post, então decide mal sobre quem são as pessoas indicadas para o SCP

Dasse, ó Majestade, quando tu dizes isso acerca dum post meu, pergunto-me se terei escrito alguma errada… :lol:

:beer:

Também sempre tive essa opinião acerca do grande Barbosa.

Barbosa: «Próximo presidente do Sporting não deve pensar em títulos»

Antigo jogador e dirigente leonino antecipa processo eleitoral.

Pedro Barbosa entende que o próximo presidente do Sporting não deve apontar à conquista de títulos no mandato a iniciar em março. O antigo jogador e dirigente do clube apela aos candidatos às eleições para que falem verdade aos sócios.

«Qualquer candidato, e acredito que ainda vão surgir mais, deve dizer a verdade. Não falo de A ou B. Quem for para o Sporting tem de ter coragem. O momento é muito dificil, por aquilo que é publico, que são as dificuldades financeiras, as dificuldades de tesouraria, dos pagamentos do dia a dia. É preciso coragem para pegar num clube com a grandeza do Sporting. Tem de ser um projeto credível, pela verdade. E digo sem problemas que, face ao que foi feito nos últimos anos, face aos encargos e ao que se gastou e que não se devia ter gasto, o Sporting tem de redimensionar-se. Eu acho que o próximo presidente não deve pensar em tíotulos. Baixa as expectativas», começou por dizer, no programa «Maisfutebol», da TVI24, no qual é comentador.

«É preciso reconstruir novamente tudo aquilo que, modéstia à parte, foi refeito no meu período. Não quero puxar a brasa à minha sardinha, mas houve ali uma aposta do Paulo Bento e da direção, por uma questão de necessidade. Não é por que fica bem. O Sporting precisa encontrar um rumo, que vai sendo afinado. Não pode ir por um caminho e depois seguir outro, como foi feito por esta direção», acrescentou.

No programa chegou mesmo a brincar-se com a possibilidade de Pedro Barbosa ser candidato à presidência do Sporting, mas este, já mais a sério, refutou essa possibilidade. Embora contasse com o apoio de Salvador Martinha, convidado especial desta semana.

IN Maisfutebol

Isso não é um mito é verdade, pedro Barbosa só corria quando se estava em final de contrato

Eu concordo com o Pedro Barbosa.

O candidato que vencer não pode nem deve prometer títulos.

O mais importante, acima de tudo, é restaurar a credibilidade, a reputação, a grandeza do Sporting Clube de Portugal.

Nós, Sportinguistas, somos a massa associativa mais paciente de Portugal. Estivemos 19 anos sem ganhar um título, agora já vamos para a nossa 11 época sem sermos campeões. Podemos esperar mais uma, duas épocas.

Não podemos é continuar a ver o nome do nosso Clube, arrastado pela lama, pela indignidade, pelos nossos rivais e detractores.

O futuro Presidente tem que se concentrar em arrumar definitivamente a casa, meter lá dentro gente competente, gente que saiba o que está a fazer, gente que trabalhe por amor à camisola, quiçá seguindo modelos de Clubes mais modestos mas que têm gente dedicada, que dá de si em prol do seu Clube, com modéstia, com humildade, mas que trabalham com competência.

Isso é o que qualquer verdadeiro Sportinguista tem que exigir do nosso futuro Presidente. De falsas promessas e demagogias estamos nós fartos.

Afinal, com papas e bolos se enganam os tolos.

Excelente como sempre o capitao.

Como este nao gostamos de os ter la. Correr com ele dali. Os bons é para insultar. Croissants e disparates desses.

Eu prefiro claramente o Barbosa na sua faceta de comentador. Quanto ao Barbosa director desportivo do Sporting, esse, espero vê-lo bem longe de Alvalade. Ocupando funções directivas na administração de JEB, Barbosa fica associado a um dos muitos momentos tristes da história recente. Tinha aquela postura de low profile que, quanto a mim, apenas servia para camuflar o facto de Barbosa não perceber nada do ofício.

Pelo menos era sensato, recorria pouco a mercado…porque sentia não ter competência para essas andanças. Aliás, sempre que intervinha lá surgia um Angulo desta vida!..

Qual momento? O de ainda ganharmos jogos e titulos?..

Enorme Barbosa :clap: :clap: :clap:

Moutinho de classe mundial

Admito que é um timing de merd@ para colocar aqui este texto, mas pronto… :inde:

O que está feito, feito está. Que se procurem os responsáveis, que os metam numa cruz, só queria aqui deixar este texto porque fala de futebol.

Quando jogava no Sporting e estagiava na Academia em Alcochete assistia, com alguns colegas, aos jogos das camadas jovens. Eram muitos os miúdos com qualidade em busca do sonho de ser profissional de futebol. Entre eles estava João Moutinho, já com o seu jogo competitivo.

Como júnior chegou a treinar connosco e quando a passagem dele se verificou em definitivo já revelava maturidade e personalidade. Os jogos que entretanto realizou fizeram perceber isso mesmo. Consistente e equilibrado. Além da qualidade que demonstrava, tinha uma vantagem em relação a estes jovens que agora despontam na equipa principal. [u]Estava integrado numa equipa experiente, com jogadores mais velhos e tinha todo o apoio e suporte desses jogadores. Nunca era o responsável por nada a não ser por jogar o que sabia, o resto era tratado pelos outros.

Já o disse e escrevi que esta é a melhor forma de integrar os jovens.[/u] Os dirigentes do Sporting na altura não perceberam e os de agora também não. Saem prejudicados os jogadores e o próprio clube, que não os potencia nem aproveita as suas qualidades.

Puxando o filme atrás vejo como João Moutinho cresceu nesses seis meses que jogou comigo e na equipa principal do Sporting. Acabei a carreira no final dessa época mas continuei a acompanhar o Sporting e a evolução do miúdo.

Um ano depois regressei como dirigente e pude acompanhar de perto o seu crescimento como jogador e como homem. Desde Janeiro 2005 o Moutinho nunca mais parou e já lá vão oito anos. Com 239 jogos na Liga e 84 jogos europeus a sua afirmação tem sido constante.

É um jogador de alto rendimento, como poucos, e a sua competitividade e entendimento do jogo fazem dele um dos melhores médios europeus e mundiais. (*)

É um jogador de equipa e tem revelado, agora no Porto, a importância que assume no jogo colectivo. Sabe ocupar os espaços de forma inteligente sendo tacticamente evoluído e disciplinado. Consegue ser o ponto de equilíbrio, defensivamente e ofensivamente, da equipa marcando o ritmo, o momento de pressionar e ter a capacidade para circular a
bola eficazmente. É o elemento mais importante da manobra colectiva do Porto.

O jogo da passada semana contra o Málaga diz-nos mais uma vez quem é o Moutinho. Foi o jogador que mais passes efectuou (85) acertando 62 com uma eficácia de 73 por cento e foi o que mais passes recebeu (55) dos companheiros. Isto diz bem da sua importância e a forma como os seus companheiros o vêem, pensam e acreditam nele. A sua chegada à área adversária e a forma como remata mais vezes dá-lhe a possibilidade também de ser decisivo. E são os golos que o fazem atingir outro patamar competitivo, elevando a sua dimensão como jogador.

Este ano tem para já cinco golos, sendo dois na liga dos Campeões. O último foi o corolário da sua exibição. Hoje olho para os seus quase 27 anos e vejo-o num ponto alto dematuridade competitiva e a expressar a sua qualidade sempre com rendimento. O fim da época aproxima-se e a provável saída para um grande do futebol europeu pode ser real.

A necessidade de realizar receitas extraordinárias colocará Moutinho fora do Dragão? A compra da totalidade do passe dá essa indicação mas existem outras opções para encaixar bom dinheiro com vendas. Na decisão o dinheiro estará presente e será sempre importante mas espero que a opção não seja uma Rússia mas um projecto desportivo que o leve para outro nível competitivo e de exigência. A acontecer espero que privilegie o aspecto desportivo e a sua projecção futebolística.

Este é também um momento de decisão para a gestão do Porto e para Moutinho. Teremos o médio como rosto e figura do Porto nos próximos anos e quem sabe terminar a carreira ou será mais uma das suas vendas? A identidade já reconhecida de jogador «à Porto» pode fazer dele a bandeira dos últimos anos de gestão de Pinto da Costa. Acredito que este pensamento esteja na cabeça do presidente do clube mas veremos se o dinheiro fala mais alto.

http://www.maisfutebol.iol.pt/pedro-barbosa/pedro-barbosa-joao-moutinho/1423763-6277.html

(*) Evoco os meus bragging rights, porque muita gente levou a mal que eu tivesse dito que Moutinho era, para mim, um dos melhores médios do Mundo. Não sei se pelo seu trajecto/saída do SCP ou se porque realmente não apreciam, fiquei admirado com a resistência encontrada a esta ideia. Porque, daquilo que vejo dentro de campo, não vejo esta noção como descabida.

Diz-se que após a vitória em Vidal Pinheiro foi até ao balneário chorar…troquei uns emails com ele por causa de uma crónica do mais futebol em que cometeu uma imprecisão e corrigi-o…foi de uma humildade incrível! Um capitão a chorar no balneário, é dos nossos!

Já cada vez que fala na Tvi, acaba por desmanchar um pouco essa ideia.
Confesso que não o vejo todas as semanas, mas quando o vejo e fala sobre o Sporting, é outro que se enche de paninhos quentes.

E tem que o fazer, tem responsabilidades no programa, não é um Guedes ou um Gobern desta vida, que facilmente alienam adeptos dos outros clubes pelas imparáveis alarvidades que lhes saem da boca…

:arrow:

Classe não é para todos. (nem vejo nenhum desse programas há muito tempo.)

Pois infelizmente a nós calham-nos sempre os responsaveis e com classe.
E não há ninguém com pulso firme, duro e directo (o chamado curto e grosso, e para quem jogu GTA5, um Trevor lol) que defenda o clube.

Mas também confesso que não o esperaria do Barbosa.
Não “nasceu” no clube.
Não era/e Sportinguista, apenas jogou ca uma data de anos e foi capitão.
E infelizmente todos nos sabemos o que isso significava nos ultimos 18 anos.

Ps. Eu adorava-o como jogador. Do melhor que vi. (quando queria) Mas estes ex-jogadores que acabam nas Tv’s, cada vez que abrem a boca, matam um pouco da carreira que tiveram. Sendo o Dani outro igual.

O Barbosa é Sportinguista. Logo no primeiro ano em que terminou carreira, e todos sabemos como e porquê, ele sentava-se com o Rui Jorge ne Central e vi-o lá quase todos os jogos durante uns anos.

Mas é esse o trabalho dele nesse programa ? Não vi muitas vezes, mas tenho a ideia que ele faça a análise a jogos e tal, não é um vulgo paineleiro que lá está para a peixeirada com os rivais.

(devia ter usado a 1a pessoa para lançar confusão :P)