Eu posso não ter um informação tão privilegiada quanto alguns membros aqui têm, nomeadamente a algo que passou há quase 10 anos.
Mas passa-se a ideia de que o Pedro Barbosa só jogava quando estava no último ano de contrato, como se de um qualquer mercenário se tratasse. Pormenor interessante, ele nem sequer tinha empresário. Mercenário que é mercenário, rodeia-se de um bom Jorge Mendes desta vida.
Ainda hoje acredito que não ter empresário foi o que permitiu tê-lo tantos anos no Sporting.
Além disso, olho para os desportos profissionais norte-americanos e todas as equipas que querem ser campeãs procuram jogadores no último ano de contrato, toda a gente sabe que essa é a melhor motivação, particularmente quando chegam os playoffs, porque os jogadores vão lutar até à exaustão por um melhor salário, uma melhor vida. Só cá é que nós olhamos para esse facto como algo negativo. Eu percebo o que querem dizer, mas acho que olhamos de maneira demasiado assertiva para esta pequena “nuance”.
Outro facto: há um ano que ele faz uma época abaixo das expectativas e logo dizem que era expectável, não era o último ano de contrato, etc etc etc. Lembro-me de ler que nas semanas imediatamente a seguir ao último jogo ele tinha sido operado a uma hérnia inguinal e admitiu que estava completamente preso de movimentos, tendo feito a época em grande esforço.
Ainda como director-geral ou desportivo do futebol: eu, pessoalmente, gostaria de ver alguém mais “lobo” e menos “cordeiro” na altura em que as câmaras começam a filmar, mais no estilo de Paulo Bento. Mas se Barbosa era muito suave, Bento era muito agressivo, o que marcava ainda mais o contraste entre ambos.
No entanto, e pegando sempre no FCP, por ter um passado de sucesso e desse modo ser sempre uma boa referência: eu sei quem é o director-desportivo do Porto, mas muitos aqui não sabem. E não aparece 10% das vezes que o Barbosa aparecia, e quando aparece é porque está perto do banco de suplentes ou a ver os treinos. Declarações públicas, essas, são zero.
Ouvi falar dele aqui há uns tempos quando foi almoçar com o Vítor Pereira. Souberam 2 ou 3 pessoas. O Godinho tentou fazer o mesmo e ainda não tinha saído de casa e já estavam as câmaras todas à porta da FPF.
Não me importa que eles apareçam pouco, importa-me que façam o seu trabalho bem feito. Bento e Barbosa foram uma boa dupla - tiveram duas falhas colossais, a meu ver, Grimi e Djaló, mas também eu fui enganado pelo primeiro. O resto é quase um mar de saudade que resta desde esses tempos…
Olhando em retrospectiva, fazíamos muito mais com muito menos. Quando os outros tentavam achincalhar com o losango, o risco ao meio e a tranquilidade, era porque não tinham mais nada em que pegar.
Hoje vem a besta, que não tem outro nome (aconselho verem a entrevista dele ao Daniel Oliveira, no Alta Definição, diz muito dele enquanto pessoa e profissional de futebol) do Eusébio dizer que o Benfica só perdia em Alvalade se fosse lá com os juniores. E isto diz muito do actual estado do Sporting e do respeito que nós merecemos da parte dos adversários.