Pedro Barbosa

Pedro Barbosa

Jogador com um talento ímpar, um verdadeiro artista da bola, era daqueles que não deixava ninguém indiferente, ora maravilhando as plateias com os seus golos incríveis e com as suas jogadas geniais, resultantes de fintas curtas e movimentos imprevisíveis, ora levava as bancadas ao desespero, pela sua lentidão e aparente desaparecimento dos jogos, que lhe valeram alguns assobios e a alcunha de “pastelão”. Foi apenas esta sua irregularidade que o impediu de ir um pouco mais longe, mas ficará na história do Sporting como um dos mais talentosos jogadores que passaram pelo Clube.

Oriundo das escolas do FC Porto, começou a sua carreira no futebol sénior no Freamunde, onde o V. Guimarães o foi buscar e foi na “cidade berço” que começou a dar nas vistas, chegando à Selecção principal, onde no entanto nunca foi um indiscutível, principalmente devido à forte concorrência de jogadores como Figo, Rui Costa e outros que se destacavam na altura, mas mesmo assim fez parte dos seleccionados para as fases finais do Europeu de 1996 e do Mundial de 2002, no qual não chegou a jogar.

Transferiu-se para o Sporting em 1995 com a difícil missão de substituir Figo, e se não o fez esquecer, conquistou também ele o seu lugar na história do Clube, que representou durante dez temporadas, tendo chegado a Capitão da equipa após o abandono de Yordanov, e contribuído de forma decisiva para a conquista de dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e duas Supertaças, com destaque para o histórico campeonato de 1999/00, que quebrou o longo jejum de 18 anos que o Sporting passou sem ser Campeão, e de que ele foi uma das figuras em maior destaque.

Fez parte da equipa que chegou à Final da Taça UEFA de 2005 disputada no Complexo Alvalade XXI, participando em 13 dos 15 jogos dessa campanha, terminando assim de forma inglória a sua brilhante carreira, numa semana em que o Sporting perdeu tudo e ele acabou expulso no seu último jogo, vítima de uma arbitragem vergonhosa.

Fez então algumas criticas públicas ao rumo que o Clube estava a seguir e ao treinador José Peseiro e após a saída deste e a demissão de Dias da Cunha, assumiu funções de dirigente no Departamento de Futebol, acabando por chegar ao cargo de Director Desportivo, que exerceu até Novembro de 2009, altura em que se demitiu na sequência e idêntica posição tomada pelo treinador Paulo Bento.

Foi distinguido com o Prémio Stromp.

In: http://www.wikisporting.com/index.php?title=Pedro_Barbosa

O único jogador que teve o seu nome numa das minhas camisolas. Podia ter sido muito melhor do que foi, é verdade, mas, para mim, já existiram poucos melhores. Respirava classe, este homem.

Jogou sempre a um altíssimo nível com a nossa camisola, até ao final da sua carreira. Um capitão verdadeiro, também.

Contudo, é verdade que não teve a mesma habilidade como director.

Mesmo assim, deixo aqui a minha singela homenagem a este meu ídolo de infância.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Deliciem-se com Pedro Barbosa:

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=iBR7c95Q6Ek[/youtube]

Grande Capitão :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

minuto 4:55, bola coladinha seja em que pé for, alguém que contrate este gajo :drool:

Passaram poucos com a sua classe por Alvalade. Verdadeiro génio. :clap:

e quando o quinito disse que se tivesse dinheiro comprava o barbosa para o ver a jogar no seu quintal

De todos os que tive privilégio de ver jogar no Sporting, foi o Capitão que mais gozo me deu ver jogar. Que senhor e que Fantástico jogador! :clap: :clap: :clap:

Que saudades de um capitão a sério, desde que saiu que não houve um de jeito.

O jogo que mais me marcou do Pedro, foi a final da UEFA, porque lembro-me de quando já estava 3-1 ele era o único que corria e puxava pela equipa, para nesse jogo foi o melhor em campo. Era um senhor.

Enorme jogador, as épocas como dirigente não mancham tudo o que fez pelo Sporting.

Capitão Barbosa :clap: :clap: :clap:

este sim, tinha classe! Um autentico genio, saido da zona onde eu nasci e vivi, um orgulho!!!

Depois dele nao houve mais nenhum Capitao, infelizmente.

Orgulho-me de ter uma camisola comprada por ele, com o nome dele estampado nas costas, e com dedicatória especial!

Capitão Barbosa!!!

Que saudades, Pedro! Tivessemos alguém com os teus pés e o teu génio e estavamos hoje um pouco melhor.

O Último dos Românticos.

Podia ter sido muito, mas muito melhor do que foi - estava lá tudo: raça, técnica, remate. Teve rasgos de pura genialidade, mas na maior parte das vezes era inconsequente.

O Pedro Barbosa fintava os outros… Parado! Até porque ele não era muito rápido lol

Por falar nisso…
Andei à escola com alguns jogadores da Academia do Sporting como o André Santos e o Carriço que até foi da minha turma tal como outros e eles diziam que chegaram a treinar com ele e que era impossível tirar a bola ao gajo sem fazer falta. Eles ficavam de tal maneira aziados que desistiam mesmo… LOL

Na primeira vez que fui ver um jogo europeu ao estádio, este senhor arrumou o Maccabi sozinho. Até hoje, acho que continua a ser a melhor exibição individual que vi alguém fazer com a camisola do Sporting.
Muitas, muitas saudades.

Um jogador fabuloso, com uma técnica invejada por muitos, lembro-me muito bem num jogo da UEFA, no ano em fomos à final, fintou 2 ou 3 sem grande dificuldade, se ele corresse como o C.Ronaldo teria sido um autentico fenómeno europeu ;D

Contra o AZ Alkmaar, na Holanda. :great:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap

Só quem percebe 0 ou perto disso de futebol é que pode achar que o Barbosa é mediano ou coisa que lhe valha…

Um génio!

Craque. De longe o jogador com mais classe que vi em campo, dos últimos grandes capitães que tivemos. Basta ver o seu discurso curto e grosso antes do jogo. Estou mesmo a ver o Judas ou o Carriço a discursar e a incentivar num pré-jogo… ::slight_smile:

Paulo Bento recentemente meteu-o no top 5 de melhores jogadores com quem jogou na sua carreira toda. Eu acho que vou mais longe, no SCP nunca vi ninguém tratar a bola melhor que ele. O golo contra o porco nas antas é o meu favorito.

:clap: :clap: :clap:

Tratar a bola melhor que o Barbosa vi um e era igualmente genial: Balakov.

Barbosa era um génio e era extremamente elegante a jogar, contudo igualmente muito irregular e grande parte das vezes inconsequente, passando por muitas e boas temporadas penosas.

Vejo-o mais como o jogador que passou ao lado de uma enorme carreira devido a essa mesma irregularidade: para um bom jogo seriam necessários uns 6 ou 7 maus e houve temporadas que nem isso.

É o típico jogador que tinha tudo a ganhar com o final da carreira, mas se me lembro bem dos apontamentos geniais, também me lembro, ainda melhor por ter sido o que ocorreu na maior parte das vezes, do desespero que senti pela quantidade de vezes que desaparecia por completo das partidas.

Reconheço que nas últimas temporadas isso não se tenha notado tanto, sendo bastante importante, por exemplo, para o fortíssimo meio campo que tínhamos quando chegámos à final da UEFA.

Um técnica fabulosa e uma classe única… a que se juntava uma aparente “preguiça” que o impediu de ter outros voos…

Tinha tanto de fabuloso como de irritante! :mrgreen: